[DÚVIDA] - Qual a potência realmente utilizada no som?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Qual a potência realmente utilizada no som?

Mensagem por Muzin em Ter Jul 29 2014, 16:24

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês?
Sou novo aqui, tenho um ford ka 2012 (ja faz um tempinho), sempre acompanhei o fórum mas até então não tinha me cadastrado...
Depois de buscar muitas informações para não atanazar vocês por qualquer coisa, venho fazer algumas perguntas...

Atualmente tenho o som original de fábrica que, pelo que pesquisei, são falantes 5x7 na frente e 5' atras com potência de 50w rms cada....
E um player que comprei da Pioneer Deh-6480bt...
Sempre gostei do meu som, o player tem opcao para dar um 'up' no bass e com isso ja estava extramente satisfeito...
O som ambiente tava bacana, batia 'legal' com os vidros fechados e dava pra curtir um som tranquilo....

Ocorre que os falantes traseiros estão horríveis, o bass ta saindo chiadão e tive que desliga o bass, agora só voz e olhe lá...
E esses dias andei em um carro com simples 6x9 e ja achei bem 'interessante'...

Vamos lá, às dúvidas:

Meu player fornece 23w rms x 4 em 4 ohm... Ou seja, pelo que entendi, meus falantes tinham 50w rms cada e recebiam menos da metade da 'potência'... Com essa potência fornecida ja estava MUITO feliz....

Gostaria de dobrá-la....
Se usar um módulo de potencia para fazer o player mandar '50w' pra cada falante, ja resolve o que eu quero?
um falante de 50w recebendo 50w não corre o risco de queimar logo?

Estou disposto a comprar falantes novos, kit 2 vias para frente e coaxiais para trás, conforme li por aqui..
Gostaria de comprar falantes pioneer ou outros, mas o que realmente queria saber é se que com o 2 vias de 100w (50w cada) e o falante original atrás meu som já atende o que eu quero!

Muito obrigado

Muzin
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Valinhos
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : DH e AC

Re: [DÚVIDA] - Qual a potência realmente utilizada no som?

Mensagem por OnTheMind em Qua Jul 30 2014, 18:08

Saudações.

Exitem dois tipos de potência que os falantes suportam: a potência RMS (nominal) e a potência musical, que geralmente é o dobro da RMS (Veja no manual de qualquer AF).

- A potência RMS é o sinal senoidal (ruido rosa) que o AF suporta sem queimar durante um determinado período (Geralmente obtidos em testes de laboratório);

- A potência musical é o sinal de áudio normal, sendo que tons mais graves se assemelham mais com o sinal senoidal enquanto os tons agudos estão bem mais distantes de atingir esse tipo de sinal.

Dito isso, podemos concluir que você pode aplicar no AF o dobro da potência nominal, ou até mais, desde que eles estejam com os devidos "cortes" (outro assunto) impedindo frequencias muito baixas (graves).

Mesmo nos falantes próprios para graves, como sub-woofers, pode-se aplicar o dobro da potência nominal, entretanto, é preciso saber o que está fazendo, pois qualquer distorção na fonte de áudio pode resultar na queima do falante, ou seja, se o som passar do ponto musical e começar a enviar distorções (que quando conseguimos ouvir é porque já estão acentuadas) é queima na certa.

No caso de Kits Duas vias, que são projetados para reproduzir toda a faixa de frequência audível, é recomendável não extrapolar a potência musical, então, pode aplicar +/-80W em um falante com potência RMS nominal de 50W sem problemas. Mais que isso, dependendo do volume e do tempo que estiver escutando, pode estragar ou até mesmo queimar o falante.

Valews.  Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por Muzin em Qui Jul 31 2014, 11:58

Obrigado meu caro! Farei isso! Mas é necessário então um módulo de potencia para entregar isso aos falantes, não? Pois o player só entrega 4 x 23w rms... E entregando 50-80w, ja tenho o resultado que busco? (o dobro do que tinha hoje?)

Muzin
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por OnTheMind em Sex Ago 01 2014, 09:12

Sim. Um módulo é necessário.

Recomendo os módulos da linha "State Of Art" Nonotecnology da Soundigital (pesquise na internet sobre eles), pois não são caros e têm alta eficiência energética, alguns têm 95% de eficiência, resultando em mais tempo de som sem esgotar a bateria, quando o carro estiver desligado, é claro. Aliás, nunca deixe a bateria descarregar completamente, pois reduz MUITO a sua vida útil.

Valews.  Bebemorar 

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por Muzin em Ter Set 09 2014, 07:47

Obrigado OnTheMind!! Eu vou montar o som do kazinho esses dias... Pensei em um kit 2 vias pra frente, um falante normal pra trás (porque o meu ta meio no osso, acho que estorou), um sub e os modulos pra empurrar tudo... Você me daria alguma sugestão de marcas, modelos, etc? Quero um som que seja top pra dentro, não precisa gritar pra fora, só de ouvir com boa qualidade e grave por dentro e com os vidros abertos ja ta OTIMO! vlw, abraçoss

Muzin
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:18

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: