[DÚVIDA] - Volante aliviado traz algum problema?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Volante aliviado traz algum problema?

Mensagem por leandro colombo em Seg Set 01 2014, 20:51

Boa noite galera!

Estive afastado por alguns problemas pessoais......

No feriadão de páscoa fundi o motor do meu carro indo pra praia, estourou uma mangueira d'água e o motor superaqueceu ( a ponto de travar), o por incrível que pareça, a luz da temperatura não acendeu..... meu mecânico falou que este sensor funciona somente com água.....
Com o motor aberto, o meu mecânico olhou pra rindo e falou: AGORA É A HORA...... montamos com mais taxa, foi tirado um bife a mais do cabeçote..... e o volante do motor foi aliviado em quase 1,5kg. Bah o resultado ficou muito bom.... o carro ficou mais rápido, mas em compensação perdeu uma pouco de torque...... Mas assim..... quem quer dar uma apimentada a mais... aconselho a fazer isso...... Ia aliviar o virabrequim, mas depois de algumas pesquisas na internet e algumas conversas com os Hermanos vimos q é meio perigoso, pois o motor fica muito rápido e há uma grande probabilidade de desbielar rsrsrsrsrs...

leandro colombo
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Cidade/Estado : Porto Alegre
Motorização/Cor : Ka action 2003
Código de Opcionais : completo

Re: [DÚVIDA] - Volante aliviado traz algum problema?

Mensagem por Dragoniten em Seg Set 01 2014, 21:47

Tiraram quanto do cabeçote? A taxa final ficou quanto? Não sei quanto pesa o volante do mono, mas o do Flex é um pouco mais pesado pelo o que eu conversei com o cara que aliviou o meu. Aliviei semana retrasada, mas tirei muito mais do que você, rs. O meu foi de 9,3kg pra 5,6kg, cerca de 40% de redução e balanceado com 0,1g de precisão. No seu só tiraram material ou também balancearam? Porque volante desbalanceado é bem perigoso e pode aumentar o esforço nos mancais. O nosso virabrequim não precisa ser aliviado, pois o Rocam já tem um virabrequim super leve em relação aos outros motores.

Não existe perda de torque em baixa, é errado colocar desta forma. O que você deve ter percebido é a diferença de inércia do motor, fazendo com que você precise de mais acelerador enquanto solta a embreagem pro carro entrar em movimento, mas a partir do momento que a embreagem acopla, você precisa de menos energia pra girar o volante do motor, já que o momento de inércia dele diminui, podendo utilizar mais da potência do motor pra movimentar o carro.

A perda de torque pode ter sido por causa do aumento da taxa de compressão, mas não do alívio do volante. Não existe perigo de desbielar nada, não estamos falando de um AP ou Fire, rs, mas um alívio de virabrequim é muito mais complexo e requer muito mais cuidado. Vale mais a pena comprar um volante de alumínio 7075 do que aliviar o virabrequim. O efeito vai ser o mesmo, sem prejudicar uma peça tão fundamental quanto o virabrequim.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por leandro colombo em Seg Set 01 2014, 22:05

Dragoniten escreveu:Tiraram quanto do cabeçote? A taxa final ficou quanto? Não sei quanto pesa o volante do mono, mas o do Flex é um pouco mais pesado pelo o que eu conversei com o cara que aliviou o meu. Aliviei semana retrasada, mas tirei muito mais do que você, rs. O meu foi de 9,3kg pra 5,6kg, cerca de 40% de redução e balanceado com 0,1g de precisão. No seu só tiraram material ou também balancearam? Porque volante desbalanceado é bem perigoso e pode aumentar o esforço nos mancais. O nosso virabrequim não precisa ser aliviado, pois o Rocam já tem um virabrequim super leve em relação aos outros motores.

Não existe perda de torque em baixa, é errado colocar desta forma. O que você deve ter percebido é a diferença de inércia do motor, fazendo com que você precise de mais acelerador enquanto solta a embreagem pro carro entrar em movimento, mas a partir do momento que a embreagem acopla, você precisa de menos energia pra girar o volante do motor, já que o momento de inércia dele diminui, podendo utilizar mais da potência do motor pra movimentar o carro.

A perda de torque pode ter sido por causa do aumento da taxa de compressão, mas não do alívio do volante. Não existe perigo de desbielar nada, não estamos falando de um AP ou Fire, rs, mas um alívio de virabrequim é muito mais complexo e requer muito mais cuidado. Vale mais a pena comprar um volante de alumínio 7075 do que aliviar o virabrequim. O efeito vai ser o mesmo, sem prejudicar uma peça tão fundamental quanto o virabrequim.

O meu volante foi banceado, não sei quanto ficou de taxa de compressão, se não me engano foi tirado 1,5mm....... o carro mudou da noite pro dia...... tudo novo... pistão 0.50..... vira novo ( pois o meu colou) rsrsr..... o estrago foi feio... mas há males que vem para o bem né? rsrsrs..... agora o proximo passo ( num futuro próximo) é colocar um comando carlline, fueltec e pretendo colocar um volante de alumínio, embreagem de ceramica e quem sabe um coletor com 4 corpos de borboleta.... Sabe se o da yamaha r1 cabe? já ouvi falar q dá pra colocar em alguns carros.

leandro colombo
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Qua Set 03 2014, 11:52

Por ser um Action, acredito que seja 1.6, correto? O curso do pistão original é 75,48mm, com taxa de compressão de 9,5:1. Ou seja, 7,95mm de compressão no cabeçote. Se você tirou 1,5mm, fica com 6,45mm. 75,48mm do curso, dividido por 6,45mm da nova distância pro cabeçote fica com 11,7:1. É um bom aumento de taxa, próximo aos 12,3:1 do 1.6 Flex.

Recomendação: Fuja de Fueltech, Pandoo, InjePro. Você vai gastar uns 2~3k só com o módulo de injeção, fora os sensores que você vai ter que comprar adicionais, que tem que ser da própria empresa, que te fazem gastar no total uns 4~5k SÓ PRA INSTALAR a injeção programável. Procure alguém na sua região que faça a instalação da injeção MegaSquirt. Ela é IDÊNTICA à Fueltech (hardware), mas pode ser toda calibrada com os sensores originais do carro, até facilitando a retirada mais pra frente caso você queira colocar em outro carro. Fora que se você realmente entende de injeção e as modificações possíveis, dá pra programar em casa tudo o que você quiser mudar. Você sendo de POA, não fica muito longe caso queira um dia fazer isso com um cara que conheço aqui em Curitiba. Aluga um carro durante o dia pra passear aqui em CWB deixa fazendo a instalação da injeção, rs.

Comando só vale a pena se for subir a rpm de corte e embreagem cerâmica não compensa pra um carro "sem torque" (que seria o caso de um motor aspirado), só se você pretende colocar um turbo numa pressão considerável. Se for subir a rotação de corte, também é interessante pensar na troca do câmbio do 1.6 pro 1.0, por causa das relações de marcha, senão sua primeira marcha vai até 60, a segunda até 100 e a terceira passa de 150km/h, rs. Aí você não ganha tanta performance, entende? Encurtando as marchas você mantem a velocidade máxima de cada marcha próxima ao original, mas com muito mais torque pela redução maior.

4 corpos de borboleta também é uma mudança desnecessária. Nosso TBI é pequeno. Se você colocar um de 76mm (3") já vai sobrar. Só pra você ter ideia, se o nosso TBI original tivesse 2,5" de borboleta (que tem de boca, mas não de borboleta), o de 3" teria 44% a mais de área, que se traduz em 40% a mais de fluxo no motor.

Um trabalho interessante também seria o retrabalho do cabeçote, aumentando os dutos de entrada de ar pras válvulas e talvez colocar tuchos mecânicos para aumentar ainda mais a RPM de corte.

Se você ainda não tem, recomendo pensar antes de tudo no UP dos freios, colocar os da Ecosport como eu e várias outras pessoas aqui do fórum já fizemos. Dá uma boa diferença no tempo de fading.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por leandro colombo em Qui Set 04 2014, 22:55

Valeu pelas dicas, pretendo fazer um up nos freios, acho eles meio fracos pro carro, em relação a turbinar.... não pretendo fazer isso, gosto dos carros turbos, mas os apro me fascinam.... sem contar que se eu colocar um caracol, seguidamente vou torcer aquele parafuso da pressão rsrs.......
Falando em relação de marcha, acho a relação do meu ka bem parecida com o outro ka 1.0 q eu tinha, não sei se já comprei com a caixa trocada, mas em quinta marcha a 100km/h eu to a + ou - 3200 rpm, acho bem curto... em segunda marcha acho q dá uns 70 e em terceira em corta um pouco acima de 100km/h.
Sobre o cabeçote, pretendo dar uma trabalhada nos dutos e talvez ângulo de vállvulas, mas acho q vou ficar somente nos dutos e o comando eu pretendo colocar um carlline estágio 2 se não me engano ele tem 274º .
Vou dar uma pesquisada na injeção que tu me falou, o meu mecânico tem um gol turbo e nele ele usa a rolemotors, já ouviu falar sobre ela? ele me falou que é bem boa e não perde em nada pra fueletch.
Quero ir fazendo tudo os poucos, porque a grana tá meio curta, mas tbm não pretendo vender o meu kazinho, sempre quis ter um 1.6.

leandro colombo
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Sex Set 05 2014, 15:27

Comparando aqui com a caixa do Fiesta 1.0 do meu irmão, o seu tem a caixa do 1.6 mono mesmo. O dele fica 3650 rpm a 100km/h e meu que tem a caixa do 1.6 Flex fica 2650 a 100km/h. A caixa do 1.6 Flex é MUUUITO longa, especialmente as 3 últimas marchas. Isso mata muito a aceleração do carro.

Se não vai colocar caracol, descarte a embreagem cerâmica. Vai ser um gasto que você pode colocar em outro lugar do carro.

Comando:
http://www.carlinicompetizione.com.br/pdf/catalogo-com-valvula.pdf

Eles tem o FOR 1R, 270º e o FOR 2R 290º. Se você pretende fazer uma preparação forte, retrabalhar cabeçote, etc, recomendo pegar direto o segundo, pra não ter perigo de querer trocar mais pra frente, rs (e dá pra usar com o cabeçote até original, tuchos hidráulicos, etc).

Nunca ouvi falar, mas pela pesquisada rápida que dei aqui, parece uma empresa bem pequena e local aí de POA mesmo, mas num sistema parecido com FuelTech/Pandoo. Veja quanto sai a brincadeira e se não tem que comprar coisas "adicionais" demais, porque se precisar não compensa tanto quanto uma MS2. E outra, não dá pra comparar um AP com um Rocam, são necessidades diferentes, rs. Essas injeções tipo a FT250, FT300 precisam de datalogger pra tudo. Só o leitor besta de Lambda com datalogger da Fueltech custa 460 reais, pra você poder fazer um log da relação ar/combustível e ver se está tudo ok. na MS2 você pode pedir pra injeção fazer um log automático de tudo e pegar os arquivos no notebook, ou até melhor, conectar um adaptador bluetooth ou USB na injeção e ler todos os sensores e fazer log de tudo o que você quiser por um celular ou tablet com Android. Não te deixa dependente de uma telinha minúscula de calculadora que tem nessas injeções como essa Rolemotors que você me mandou, ou socar o carro de reloginhos com AFR, pressão de óleo, pressão de combustível, temperatura da água, etc. Entende?

Vá fazendo as poucos mesmo, vai namorando, vendo os melhores ups pro momento e tal. Eu começaria pelos freios, rs. Estou com os HP5344 (frisados) 258mm da Eco. São bonitos e também funcionam super bem. Nenhum sinal de fading mesmo em frenagens mais fortes.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por leandro colombo em Sex Set 05 2014, 22:05

O discos são lindos, não conhecia..... mais um item na minha lista.... mas onde será q encontro?

leandro colombo
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Sab Set 06 2014, 01:00

Aqui em Curitiba eu só encontrei em uma loja de freios, que por sinal, o dono estava lá e disse que depois que descobriu a linha HP da Fremax, nunca mais comprou nenhum outro, rs. Ele disse que se frear e cuidar com carinho nos primeiros 200km, esses discos aguentam qualquer porrada depois e duram pakas. Fora que pelos frisos você já pode controlar o desgaste máximo dos discos, mas eu já andei 1.6 mil km e os discos não estão 100% lisos, ainda apresentam sinais leves de usinagem. E olha que eu uso e abuso MUITO do freio, rs.

Peguei o número de vários lugares que trabalham com freios em Curitiba, pelo google mesmo, e fui ligando de um em um até encontrar. Pelo o que me lembro eu fui no site da Fremax e peguei o telefone dos distribuidores de Curitiba, mas aí me passaram pra revendedor que vendia só pra oficina, aí a partir deles que consegui o telefone de uma oficina que tinha a série HP, entendeu? Foi 198 dos HP5344 contra 120 dos BD5344. Acho que foi um bom negócio, pois é algo que vai durar pelo menos uns 30 mil km e uma diferença de apenas 60 reais pra tanto tempo, vale o gasto. As pastilhas comprei as EcoPads (código ECO1234) que são bem macias e aguentam muito bem o tranco. É a mesma marca que fornece pastilhas pra StockCar, então dá pra imaginar que não é qualquer bosta, rs. Só não esqueça que pra trocar os discos tem que comprar um jogo de pinças da Ecosport, fácil de encontrar em ferro velho (já que Ecosport capota fácil HAHAHAHA). Os códigos de cada pinça são 555 e 556, estampado em baixo relevo do lado da pinça.

Fotos básicas:

E dá outra cara pra roda do carro, mesmo ela estando imunda como a minha, rs. Essa foto tirei ontem. Não limpo a roda desde que coloquei os freios novos. Até que estão bem limpas pra tanta falta de limpeza, hahaha.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por leandro colombo em Sab Set 06 2014, 09:46

Os discos são lindos, já vou começar a catar aqui na net........ muito obrigado pelas dica, o teu kazinho deve tá show de bola e pelo que vi tu é que nem eu..... faz as alterações no carro visando performance.......

leandro colombo
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Dom Set 07 2014, 16:07

Eu sou muito mais ter o carro andando do jeito que eu quero do que ficar desfilando pros outros aplaudirem, sem falar na segurança proporcionada pelas mudanças realizadas até o momento.

Próximo passo é a MegaSquirt que te falei, rs. Já conversei com a patroa e provavelmente mês que vem vai rolar. Dependendo de como for te atualizo por aqui sobre as novidades.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por marcelolimajr em Ter Out 21 2014, 22:51

Esse freio dá p KA 1.0 2011???? melhora mt???

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 351
Cidade/Estado : Rs - Santa Maria
Motorização/Cor : 1.0/ Preto
Código de Opcionais : vidro eletrico, farol neblina, ar condicionado

Mensagem por Dragoniten em Ter Out 21 2014, 23:15

Dá sim! Melhora MUITO. Peguei estrada agora no final de semana e várias frenagens de 180~80 por causa de caminhões. Nem sinal de fading como era com o freio original.

Dragoniten
Moderador
Moderador

[DÚVIDA] - Onde posso fazer o alívio do volante no RJ?

Mensagem por gosselen em Qui Maio 14 2015, 21:39

Fala pessoal,
Alguém conhece um lugar para fazer o alívio do volante aqui no RJ?
Vlw

gosselen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 Verde
Código de Opcionais : *

Mensagem por Maraccini em Sex Maio 15 2015, 21:30

Volante aliviado só para carros mexidos principalmente para 1.6 e além disto o volante depois devera ser balanceado.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Dragoniten em Sex Maio 15 2015, 23:28

Exatamente, Maraccini! O meu foi balanceado a 0,1g por um cara muito bom aqui em Curitiba.

@off-topic, já montamos o SC e a AEM no Fiestinha, acertamos o básico até o momento com lambda 0,82. Assim que tivermos mais tempo vamos terminar o acerto dele no mapa. Bichin está um canhão. Pegamos 170 de velocidade real na reta e antes era um sofrimento pra chegar a 155 na descida, hahahaha. O que mata é o câmbio curto batendo 6300rpm nessa velocidade... Abçs!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Dom Maio 17 2015, 16:17

Para KA 1.0 que tem freios a disco solido podem furar este com uma furadeira industrial. E só ajuntar os dois discos presos com parafusos e furar com broca os furos ficaram simétricos, podem fazer furos na diagonal ou alternados na parte baixa media e alta do disco, fiz no meu a alguns anos e melhorou muito pois não pedia eficiência devido ao excesso de calor.

Off tópico parabéns, pode trocar quando sobrar uma grana e colocar diferencial 4,25 ( eu escolheria este) ou 4,07 , e fique de olho nas velas e bobina Pois estão sob condição severa em relação a condição original. Abraço.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:03

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: