Falhas no Som e alguns retoques finos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Falhas no Som e alguns retoques finos

Mensagem por LeonardoHB em Seg Jan 26 2009, 17:18

Senhores... eu estou com problemas no som do meu carro e isso me incomoda horrores!!

Tenho dois kits coaxiais no meu carro (5x7 na porta e 5 na traseira) um sub de 12' na mala e um módulo banda 4.8 na mala tbein...

Coisas que acontecem com o meu som... as vezes eu sinto que os falantes das portas simplesmente param de tocar e só voltam qdo eu aumento bastante o volume... é como se desentupisse o ouvido numa descida de serra...

Outra coisa que é nítida... meu som se está em um volume bem alto e com o sub bombando eu vejo que todas as luzes do carro oscilam de acordo com a batida do sub. Reparei que o cabo de alimentação do som que é ligado direto na bateria não possui nenhum porta fusível, mega capacitor ou algo do tipo para segurar a onda.

Não entendo patavinas de som de carro... rs Bitola de cabos que eu preciso para meu som... essas coisas...

Só comprei os equipamentos e os cabos RCA, levei pro cara instalar e falei "qto fica?" e só.

Me ajudem ae.

Obrigado e espero ter um retorno em relação a isso... pois eu ligo para lojas e todo mundo só pensa em vender e só sabem falar "passa aqui que deixamos seu som 100%" "vem aqui que consertamos" e ninguém me fala oq pode ser e nem me passam um preço por cima...

Valeu!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Re: Falhas no Som e alguns retoques finos

Mensagem por cgsbauer em Seg Jan 26 2009, 19:15

Ja tive este problema em outro veiculo e a solucao foi simples.

Procure onde tem emendas no fio do som do seu carro (geralmente perto dos alto falantes ou do modulo ou ainda atras do radio) e refaca as emendas.

O que acontence é os instaladores emendam os fios ao invez de solda-los, ai com o tempo gera um mal contato que da esse efeito de falhar um ou mais alto falantes.

Quanto as luzes do carro piscarem, creio q seja pq o consumo de energia aumenta.

Abcs

cgsbauer
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 75
Cidade/Estado : Rio de janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.6 Flex Prata Geada
Código de Opcionais : KPH9

Mensagem por eaffonso em Seg Jan 26 2009, 22:09

O problema das luzes piscando resolve com um mega-capacitador. A bateria não consegue suprir energia rápido para o amplificador qdo se exige muito do som, o mega-capacitador é para corrigir esse problema, só precisa para o módulo que empurra o sub.

[]'s.

eaffonso
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 85
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse [KPB9]

http://www.affonso.com.br

Mensagem por jefer em Seg Jan 26 2009, 22:16

tenho um porta fusivel

meu cabo positivo q liga a bateria no modulo eh da grossura de um dedão

gostaria do megacapacitor ainda, nao eh necessario nao pisca nem nada mas vammos evoluindo neh

jefer
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 866
Cidade/Estado : Toledo - PR
Motorização/Cor : 1.0 - Preto
Código de Opcionais : neo

http://www.inf.ufpr.br/jbdorr

Mensagem por Adriano Maggo em Seg Jan 26 2009, 22:28

outra coisa que pode ser qdo se pisca as luzes do carro é porque o cabo de alimentação do módulo é fino, o minino que se pode usar para a sua configuração de som é 16mm!!!

mega-capacitor com certeza seria outra coisa bem aconselhável, além claro, de verificar emendas e soldas fios, como o cgsbauer comentou!!!

Abraços,
Maggo...

Adriano Maggo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 544
Cidade/Estado : Poços de Caldas MG
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KFC9

http://www.dmepc.com.br

Mensagem por LeonardoHB em Ter Jan 27 2009, 09:55

Foi td isso que me falaram pra fazer... o pior é que tudo encaixa... o fio de alimentação é mto fino... não tem porta fusível mto menos mega capacitor... e eu acho que o porco do instalador utilizou partes da fiação original para baratear no serviço... e ficou um lixo... vou gastar ae uns 300 pilas pra dar um tapa geral no meu som...

E eaffonso... eu tenho um módulo pra tudo... um banda voxer 4.8

Falows!!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Tar em Ter Jan 27 2009, 10:15

Sobre as luzes oscilarem, o meu som é 2 falantes de 5" e 2 de 5x7" e nas partes graves das musicas a luz de cortezia da uma LEVE enfraquecida, e olha que nem módulo eu uso.

Mas com vc acontece isso até com o carro ligado?

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por LeonardoHB em Ter Jan 27 2009, 10:58

Até com o carro ligado... e vc tem que ver q loucura qdo tá de noite e os faróis ligados... parece uma arvore de natal qdo eu boto um black bombando no carro... KKKKK

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Tar em Ter Jan 27 2009, 11:06

eita porr4, então é problema mesmo, dirigir com os faróis piscando é complicado heim, imagina se fosse um som mais forte?
hauhauhauhauha

Mas deve ser só a falta desse capacitor que o pessoal li de cima falou... ;D

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por LeonardoHB em Ter Jan 27 2009, 11:52

É eu sei... mas o mega capacitor é caro que só... hehehehe de 200 a 300 conto um que sirva pro meu som... Razz

Módulozinho duka esse... hehehe

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Angelo em Ter Jan 27 2009, 14:28

Olha leonardo

Aqui em curitiba eu fui numa loja de um conhecido. Loja top de som rssss...

E falei que queria um som bãooo... ele me mostrou o sub de 12 mais um trio de 2 cornetas e um tweter falou q com a acustica do ka o som iria ficar muito bom... me deu um modulo de 1000 da buster. e instalou tudo total gastei 950 reais com tudo. e o som ficou muito bom mesmo... porei coloquei mais um trio de corneta e tweter e soquei tudo no porta malas e vou te falar . O som do meu carro é show. Graças a fantastica acustica.

Faça isso é bem melhor que os autofalantes das portas.

Abraços Leonardo e ae esta minha dica. Vale a pena o dinheiro. E a mulherada olha muito o karro rsss

Angelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 409
Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por Lasek em Qui Mar 26 2009, 21:29

Posso ajudar tuas luzes piscam deve ser por causa da sua bateria q é fraca.Eu tenho um modulo da banda o perfomance 5.0 q puxa a plena potencia 80 ah o teu q é o 4.8 deve puxar por essa faixa de amperes tb.No manual do teu modulo deve ter a bitola certa d fio q alimneta ele, ah o porta fusivel q deve ser colocado na saída da batera, serve pra estorar quando houver sobre alimentação em teu modulo ou tipo o fio pegando na carcaça do carro q é negativo...se n colocar pode até pegar fogo na charanga mas esperamos q isso n aconteça!!rsrsrs espero ter ajudado um pouco.

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por LeonardoHB em Sex Mar 27 2009, 10:52

Eu preciso MESMO levar meu carro pra arrumar esse som... o pior é pagar pra instalar (porcamente) e ter q pagar novamente para arrumar em outro lugar de confiança... o cara q instalou o som fechou a loja e sumiu uns 5 meses depois q eu instalei o som com ele...

Qdo o cara é picareta não dá certo mesmo...

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Marco em Sex Mar 27 2009, 12:07

FALA AE!

um fusivel acho que ia resolver metade dor problemas, fusivel é tipo 5 conto, isso com certeza vai segurar as osciladas das luzes, quando aos falantes, pode ser mal contato mesmo dos fios, em um aloja pra arrumar, deve sair em torno de uns 30 50 conto a mao de obra e uns 15 de fusivel e fios novos se bobear!

Marco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Sao Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Tecno / Mangels Motion 15" / Toyo Proxes4 195/50/15 / Escape Inox 4"

Mensagem por LeonardoHB em Sex Mar 27 2009, 12:19

Será q é só isso? Tava pensando q iria morrer uns 200 conto... vamos ver...

Valeu!!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Eagle em Sex Mar 27 2009, 20:36

Cara eh o seguinte:
Basico que qquer instalador tinha q fazer é instalar um fusivel proximo a bateria, pode ser um Max fusivel praqueles modulos booster pra som original (oq nao eh o seu caso), e um fusivel de vidro ou de faca pra qquer som um pouco melhor (fusivel de faca so acima de 60 ou 70A, abaixo eh dificil de achar)... quer pico de corrente no seu carro ja era o modulo!
Basico 2: fio NAO tem emenda. se o seu tiver tira o fio e coloca um sem!

Isso ta no topico fixo. Uma conta pra vc:
Eficiencia de modulos classe AB (60%) Acho q o banda eh isso. Se a eficiencia for menor eh so refazer a conta.
Corrente pro 4.8: 480 watts/60% = 800 watts;
800 watts a 12 volts: (800/12=66.666) arredondando 67 amperes.
Seção do cabo para comprimento de 3 a 5 metros: 21,2mm². (Caso seja utilizada bitola de seção inferior ao exigido, o cabo pode esquentar e até derreter, se derreter e encostar na lateria do carro fecha curto... entendeu o que eu kiz dizer neh?). Se for utilizado bitola maior, o projeto sairá mais caro.

Ja a luz piscando pode ser duas coisas, falta de corrente da bateria (so o fusivel eh 67A a bateria eh 45) ou se o modulo nao estiver sendo 100% usado devido a regulagem eh o cabo q eh mto fino. O megacacitor ajuda ai desde de q vc tenha uma instalação adequada!

EDIT: corrigindo erros de portugueis!!

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9

Mensagem por Rodrigo Sartori em Sex Mar 27 2009, 21:11

Poxa Leo, meu som tá acontecendo a mesma coisa.

Eu mesmo instalei meu som, comprei o fio na bitola adequada, coloquei fuse, ele sai direto da bateria até o módulo sem emendas. O fio nao esquenta nem nada, mas qdo coloco o som alto as luzes do carro oscilam. Nao sei oq pode ser, desconfio q a bateria seja fraca.

Oq acham?

Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo

http://www.CampinasBikeClube.org

Mensagem por Lasek em Sab Mar 28 2009, 23:50

Geralmente é a batera q é fraca...O ka a batera original é 45 ah, meu banda 4.8 puxa 80 AH mais o radio creio q uns 5 AH...Ai vamos ter q por uma batera mais forte pra suprir essa demanda d energia.Porq mais cedo ou mais tard estraga o modulo ou a batera original d 45 AH q n guenta mandar toda essa força pro modulo...

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por igordmb em Dom Mar 29 2009, 06:28

lasek falou tudo... luz piscando e realmente porque a bateria nao consegue fornecer a energia que se pede... essa bateria e so pro carro ligar, se for colocar um som desses nao vai dar muito certo. ve qual fica mais em conta, ficar com o som baixo, trocar a bateria, colocar o mega capacitor ou uma bateria a mais para o modulo rsrsrsrsrs...

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por vinny em Dom Mar 29 2009, 06:47

Mega-capacitor resolve.

Lol tbm com uma banda 4.8 =P dificil bateria q segure

vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Código de Opcionais : Original :)

Mensagem por Encore em Dom Mar 29 2009, 10:01

Amigo,
antes de sair comprando um Megacapacitor, veja o seguinte.
Primeiro, pelo que entendi vc está sem porta-fusível, certo? Bom, o porta-fusível, ao contrário dos que muito acham, não é pra proteger o amplificador e sim o carro. Acho uma loucura instalar o som dessa forma, pois corre-se o risco de curto - seu carro está correndo sério perigo de queimar módulo da injeção, por exemplo - e outra evita que uma oscilação grande de corrente provoque alguma faísca tb, ou seja, evita que seu carro pegue fogo.

Quanto à bateria, é claro que quanto mais forte melhor, mas essas baterias de 45ah agüentam um som enquanto o carro estiver em funcionamento.
O Banda 4.8 não é tão forte assim, não. Já vi esse amplificador tocando num Celta - que usa mesma bateria do seu carro - e não tem oscilação, não.

Na minha opinião, troque o cabo de força. Com certeza é esse o problema, se esse "estalador" de som teve a capacidade de "instalar" o teu som sem porta-fusível com certeza colocou o melhor cabo de força no teu sistema, ou seja, aquele fino e mais barato em que ele pode ter maior lucro. Só a título de exemplo, a espessura do cabo não é tudo, pois cabos com a mesma espessura podem ter desempenho diferentes por conta do material empregado neles... por isso tem cabo de 21mm² que custa 9 reais o metro e outros que custam 40 reais o metro.

Faça o seguinte:

1º) coloque o porta-fusível! Com certeza se der um problema elétrico no teu carro e vc levá-lo assim na concessionária é perda da garantia na certa. E ela terá toda razão, pois o consumidor provocou o dano sozinho. Tá no CDC. É excludente de responsabilidade do fornecedor.

2º) Depois verifique o aterramento do cabo do amplificador, pois o mal aterramento causa piscação - o que acho provável pelo "profissionalismo do estalador" que tenha feito besteira nessa parte. Só pra vc ter idéia, se o problema for no aterramento, a piscação continuará mesmo que vc troque cabo de força, bateria e coloque um megacapacitor. Fora que pode queimar o teu amplificador.

3º) Na minha opinião, o teu problema é cabo fino. Já coloca um de 21mm² pra eliminar essa dúvida de uma vez, pq se persistir com certeza não é o cabo, mas cabo mais grosso nunca é demais. Eu uso cabo de 21mm² pra um amplificador que precisa de 8mm² e com certeza sempre sei que o cabo jamais será o problema, numa casos desses.

4º) Se persistir o problema da piscação, o que acho improvável, troque a bateria por uma de 65 ou 75 amp.

5º) Se persistir, o que acho impossível, coloque um Megacapacitor.

Mesmo que ache besteira o que digo, pelo menos coloque um porta-fusível...pq isso é muita irresponsabilidade do "estalador".

Encore
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Cidade/Estado : Curitiba/Pr
Motorização/Cor : 2.3L/ Preto
Código de Opcionais : não sei.

Mensagem por igordmb em Dom Mar 29 2009, 12:44

so isso??? affraid moleza Cool

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Rodrigo Sartori em Seg Mar 30 2009, 12:55

Hehehe, não é fácil, mas ele tem razão. Passei em uma loja bem famosa de som em Campinas e o cara me falou tudo isso.

É importante tomarmos cuidado pra nao danificar o carro.

Ja cheguei a perceber o carro falhar no mesmo ritmo das batidas do som qdo aumetei demais o volume, entao podemos perceber que isso afeta toda a prate elétrica do carro.

Valeu Encore.

Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por LeonardoHB em Seg Mar 30 2009, 13:47

Valeu pela "diquinha" Encore... rs

Era isso q eu tava pensando mesmo... bitola do cabo e porta fusível... o cara fez um trampo bem porco no meu carro... preciso mesmo levar num lugar... assim q tiver um tempo corro atrás disso...

Valeu mesmo! Assim q tiver feito eu posto o resultado aqui e tranco o tópico!

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Encore em Seg Mar 30 2009, 14:28

Então, há outras possibilidades que podem ser feitas, mas não recomendo para um som do dia a dia, como o seu.
Sobre o que o amigo falou de oscilar a marcha lenta, isso pode resultar na queima do módulo da injeção eletrônica... Aí é que o barato sai caro...pq o sujeito não quer gastar de 50 a 100 reais a mais na instalação vai gastar MUITO mais depois - liga na ford pra ver qto sai um módulo da injeção rsrsrs - fora a perda da garantia (e com razão).

P.S.: Só pra terem idéia...aqui em Ctba liguei na Ford pra ver qto saia um módulo da injeção eletrônica do meu Fusion... sai o preço de meio Ka 1.0 básico...he!he!

Encore
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por igordmb em Ter Mar 31 2009, 01:41

mesmo que a injeçao fosse 10 reais teria que fazer essas instalaçoes todas para deixar de correr o risco de queima-la sempre e tambem evitar outros problemas... no final das contas realmente sai barato

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por vinny em Ter Mar 31 2009, 18:34

Rodrigo Sartori escreveu:Hehehe, não é fácil, mas ele tem razão. Passei em uma loja bem famosa de som em Campinas e o cara me falou tudo isso.

É importante tomarmos cuidado pra nao danificar o carro.

Ja cheguei a perceber o carro falhar no mesmo ritmo das batidas do som qdo aumetei demais o volume, entao podemos perceber que isso afeta toda a prate elétrica do carro.

Valeu Encore.

Qual loja vc foi?

vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Código de Opcionais : Original :)

Mensagem por LeonardoHB em Qua Abr 01 2009, 13:48

Opa... vamos manter o foco! Faça essa pergunta por MP ao Rodrigo!

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Rodrigo Sartori em Qua Abr 01 2009, 20:34

É, nao dá pra bobear com isso, muito sério.

Vou fazer o teste da bateria mais forte conforme uma das recomendações do instalador.

Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Encore em Qui Abr 02 2009, 09:35

Rodrigo Sartori escreveu:É, nao dá pra bobear com isso, muito sério.

Vou fazer o teste da bateria mais forte conforme uma das recomendações do instalador.

Só pra deixar claro que o que vou comentar a seguir não sei se é o caso do amigo acima.
Pessoal, antes de sair trocando bateria - que é algo caro, pelo menos eu acho - verifiquem sempre a espessura do cabo de vcs!
Sei como funciona com instaladores...eles querem é ganhar $$$. A troca da bateria é recomendável no caso de som forte, sim. Mas não adianta colocar bateria forte se o teu cabo é subdimensionado. (Não adianta ter bateria de 150A e um som de 1000w RMS num cabo de 10mm², por exemplo, pois o cabo menos espesso vai restringir a tensão (amperagem) e consequentemente teu sistema não terá os tais 1000w RMS).
Já vi cara usando SD2300 em bateria de 45A e sair cantando por aí que tem um som de 2300w RMS!...e depois não sabe pq o sub dele toca mais fraco que sub de 8polegadas com 1/3 da potência daquele, porém bem alimentado.

Então, a dica ao montar um som é:
1º) calcule a potência total do teu sistema.
2º) pegue a potência total - se for usar um só cabo de força pra dois ou mais amplificadores, p. ex. - e calcule a bitola do cabo e coloque uma um pouco maior.
3º) veja como estão as ligações e o aterramente, principalmente!
4º) Se no teu cálculo incial vc já viu que a tua bateria não é suficiente para a potência total do teu sistema, troque-a de imediato - no caso do teu som ser realmente potente. Caso contrário, aguarde a instalação e veja como se comporta o sistema todo. Se tiver oscilação troque a bateria.
5º) Caso seja feito tudo a rigor e não tem outro recurso, coloque um Megacapacitor: 1F para cada 500w RMS no amplificador em que será conectado.
6º) Ainda assim, se vc acha que tem alguma oscilação pode fazer o aterramento BIG 3.

Não quero condenar os instaladores, pois conheço vários que são sérios. Mas antes dele ser teu amigo gente boa, ele é um comerciante e o negócio dele - o que não é condenável - é ter lucro com a sua atividade. É claro que ele quer que vc gaste o máximo possível.

Encore
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:44

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo