[IMPRESSÕES] - Consumo dos motores do Ford Ka G3

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [IMPRESSÕES] - Consumo dos motores do Ford Ka G3

Mensagem por claudecir em Seg Jun 15 2015, 10:00

Uso o aplicativo torque + um add dele que adiciona essa função de medir em tempo real.

claudecir
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 40
Cidade/Estado : Águas Mornas
Motorização/Cor : 1.0 12v, Prata Dublin
Código de Opcionais : SE

Mensagem por reiduartes em Sab Jun 20 2015, 23:36

Meu Ka se esta agora com mil km, o primeiro tanque não monitorei, mas o segundo tanque usei com alcool e deu o seguinte: rodei 413 km com 42,6 lts de alcool, o que deu uma media de 9,68 km por litro, agora voltei a gasolina e vou monitorar de novo, mas acho que antes do motor bem amaciado a media ainda nao é a a melhor.
Meu percurso foi quase todo urbano e uso muito pouco o arcondicionado, o que percebi tambem e´que no alcool o barulho do motor parece ficar mais aspero.

reiduartes

Número de Mensagens : 38
Cidade/Estado : Brusque/sc
Motorização/Cor : 1,0/branco
Código de Opcionais : 0

Mensagem por claudecir em Dom Jun 21 2015, 09:03

reiduartes escreveu:Meu Ka se esta agora com mil km, o primeiro tanque não monitorei, mas o segundo tanque usei com alcool e  deu o seguinte: rodei 413 km com 42,6 lts de alcool, o que deu uma media de 9,68 km por litro, agora voltei a gasolina e vou monitorar de novo, mas acho que antes do motor bem amaciado a media ainda nao é a a melhor.
Meu percurso foi quase todo urbano e uso muito pouco o arcondicionado, o que percebi tambem e´que no alcool o barulho do motor parece ficar mais aspero.

URBANO + AR sem duvida pesa muito no consumo, se tiver terreno muito acidentado é pior ainda. Sugiro pé leve se quiser um bom consumo.

claudecir

Mensagem por Maraccini em Dom Jun 21 2015, 14:55

Conforme manual e a pratica testar consumo nos primeiros 1500 km rodados não se tem dados concretos pois o amaciamento está na metade ainda e este a que. Reduz fricção entre materiais diminuindo perdas por calor e atrito, tolerância entre válvulas e sede de válvulas diminuem evitando perda na compressão, assentamento dos anéis dos pistões e cilindro diminuem tb evitando tb perda de compressão, etc melhorando performance e consumo.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1303
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por jsemionato em Qua Jun 24 2015, 06:51

consumo do novo ka SE 1.5 (5° tanque)

DATA 09/mai 23/mai 30/mai 01/jun 24/jun
km rodados 0,00 575,80 550,80 571,40 556,60
gas/alcool gasolina gasolina gasolina gasolina gasolina
total litros 51,40 41,88 37,78 39,00 44,73
Km/litro 0,00 13,75 14,58 14,65 12,44
Total em R$ 163,97 133,60 128,50 142,00 140,00
R$/Km 0,000 0,232 0,233 0,249 0,252
R$/Litro 0,000 3,190 3,401 3,641 3,130
km atual 9,00 585,00 1136,00 1707,00 2264,00
nº do tanque 1 2 3 4 5

jsemionato
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Cidade/Estado : vitória
Motorização/Cor : branco 1.5

Mensagem por rafalonghi em Qua Jun 24 2015, 07:58

jsemionato escreveu:consumo do novo ka SE 1.5 (5° tanque)

DATA 09/mai 23/mai 30/mai 01/jun 24/jun
km rodados 0,00 575,80 550,80 571,40 556,60
gas/alcool gasolina gasolina gasolina gasolina gasolina
total litros 51,40 41,88 37,78 39,00 44,73
Km/litro 0,00 13,75 14,58 14,65 12,44
Total em R$ 163,97 133,60 128,50 142,00 140,00
R$/Km 0,000 0,232 0,233 0,249 0,252
R$/Litro 0,000 3,190 3,401 3,641 3,130
km atual 9,00 585,00 1136,00 1707,00 2264,00
nº do tanque 1 2 3 4 5

Aposto q a planilha do amigo aí tem até grafico! hehe...
mas diz aí, foi percurso misto?

rafalonghi
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 172
Cidade/Estado : Bento Gonçalves / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SEL

Mensagem por reiduartes em Sex Jun 26 2015, 23:20

reiduartes escreveu:Meu Ka se esta agora com mil km, o primeiro tanque não monitorei, mas o segundo tanque usei com alcool e  deu o seguinte: rodei 413 km com 42,6 lts de alcool, o que deu uma media de 9,68 km por litro, agora voltei a gasolina e vou monitorar de novo, mas acho que antes do motor bem amaciado a media ainda nao é a a melhor.

Terceiro tanque, o segun do a ser monitorado, agora abastecido com gasolina:
Rodei 456 Km abasteceu 38,04 Lts media 11,98 Km por litro, percurso todo urbano e muito pouco uso do ar.
Acho que ate que esta fazendo uma boa media considerando que não esta amaciado ainda com apenas 1200 km, meu carro anterior era um Onix 2013 e conseguia 10 a11 km por litro nesse tipo de percurso.

reiduartes

Mensagem por reiduartes em Sex Jul 03 2015, 23:02

reiduartes escreveu:

Rodei 456 Km  abasteceu  38,04 Lts  media   11,98 Km por litro, percurso todo urbano e muito pouco uso do ar.
Acho que ate que esta fazendo uma boa media considerando que não esta amaciado ainda com apenas 1200 km, meu carro anterior era um Onix 2013 e conseguia 10 a11 km por litro nesse tipo de percurso.

03/07/15
Quarto tanque : rodei 620 KM abasteceu 43,15 Lts media de 14,36 Km por litro, percurso 70% urbano e 30% rodovia, muito pouco uso do ar.
Agora o carro esta com dois mil km esta melhorando a media.

reiduartes

Mensagem por reiduartes em Qui Jul 16 2015, 10:27

reiduartes escreveu:
reiduartes escreveu:

Rodei 456 Km  abasteceu  38,04 Lts  media   11,98 Km por litro, percurso todo urbano e muito pouco uso do ar.

03/07/15
Quarto tanque : rodei 620 KM abasteceu 43,15 Lts   media de 14,36 Km por litro, percurso 70% urbano e 30% rodovia, muito pouco uso do ar.

QUINTO TANQUE : rodei 564,4 KM abasteceu 40,97 lts media de 13,77 percurso todo urbano, uso do ar so memso pra desembacear vidros, poruqe ja estamos quase virando sapos aqui de tanta chuva.
Carro com 2.500 km +-

reiduartes

Mensagem por rafalonghi em Qui Jul 16 2015, 10:39

reiduartes escreveu:
QUINTO TANQUE : rodei 564,4 KM abasteceu 40,97 lts media de 13,77 percurso todo urbano, uso do ar so memso pra desembacear vidros, poruqe ja estamos quase virando sapos aqui de tanta chuva.
Carro com 2.500 km +-

Caramba, q média urbana hein! show... cheers

Por aqui eh a mesma situação, então fico alternando entre parabrisa (ar condicionado) e pés (ar normal), ambos quentes.
Essa troca fica ligando e desligando o ar condicionado, será q prejudica?

rafalonghi
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por BrunoXR em Qui Jul 16 2015, 11:40

Olá a todos! Sou novo aqui no fórum. Adquiri um Ka 1.5 em 09/2014, acho que fui um dos primeiros a pegar o modelo 1.5, nem a imprensa tinha publicado testes sobre o modelo com esse motor ainda na época. Hoje o carro já está com 34.000Km, só de estrada. Utilizo quase que exclusivamente etanol aditivado (com agente redutor de atrito) e tenho registrado na estrada, com uma pessoa no carro e andando normalmente, médias de 12,5Km/l. As estradas em que geralmente trafego são rodovias sinuosas da Serra da Mantiqueira. Quando estou com o pé um pouco mais pesado a média fica em torno de 10,5Km/l. A pior média que consegui na estrada foi cerca de 8Km/l, mas foi em um trecho de subida de serra e com o pé bem baixo no acelerador. Nada posso falar sobre o consumo em cidade, pois meus percursos são sempre cerca de 90% estrada e 10% cidade. Nunca medi o consumo com gasolina também, pois só abasteço com esse combustível um tanque a cada 5000Km, e acabo nem medindo. Acho excelente o conjunto do Ka com motor 1.5, é uma ótima combinação entre bom desempenho e baixo consumo. Creio que para ficar ainda melhor, só se viesse mesmo o motor Ecoboost 1.0 de 125cv...
Abraço a todos!

BrunoXR

Número de Mensagens : 33
Cidade/Estado : Campos do Jordão/SP
Motorização/Cor : 1.5/preto
Código de Opcionais : se

Mensagem por lgmafra em Qui Jul 16 2015, 15:30

Fala galera, tenho um Novo Ka SE 1.0 e vi nos comentários que o de vocês são bastante econômicos. Tenho feito um acompanhamento do consumo de combustível. Rodando na cidade com o ar desligado 95% do tempo e o carro faz entre 8,59 e 9,29 KM/l. Quando chego a colocar ele na estrada, ele faz uns 10,4 KM/l.
Será que o meu está apresentando algum problema, ou esse baixo consumo seria algo normal inicialmente?? O meu carro está com 6400 KM rodados.
Valeu!!

lgmafra
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Itabuna/Ba
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : SE Plus

Mensagem por BrunoXR em Qui Jul 16 2015, 17:37

Igmafra, consumo é algo meio complicado de se comparar, mas em todos os testes que tenho visto do Ka 1.0 (versão completa inclusive, com pneus 195) as médias em estrada têm ficado em torno de 13,3Km/l com etanol. Da uma olhada nos testes da revista Car and Driver, por exemplo. Ia postar o link, mas não é permitido.

Esse consumo que você informou está parecido, até um pouco maior, que os apresentados pela versão como motor 1.5, da uma olhada no comparativo dele com o March 1.6 da mesma revista pra você ver. Segundo a matéria o consumo com etanol na cidade ficou em 9,4Km/l e na estrada 12,5Km/l.

Da uma passada na concessionária e pede para dar uma verificada nos parâmetros do motor, só por desencargo de consciência
Abraço

BrunoXR

Mensagem por Maraccini em Qui Jul 16 2015, 21:29

Use um tanque de gasolina sditivada para limpar bicos e depois troque de posto do etanol , se não resolver pode ter algum problema na ECU que pode estar dando consumo mais alto.
As vezes a condução de um carro de motor menor 1.0 quando se vem de outro pode fazer aumentar consumo tb minha esposa consegue gastar mais agora no mil do que no anterior 1.6 ( modo de dirigir sem aproveitar corretamente a faixa de torque/potencia )

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por BrunoXR em Sex Jul 17 2015, 14:24

Pessoal, preciso de um auxílio de vocês. Ontem eu descobri aquele modo de testes do painel do novo Ka. Lá consta uma informação de consumo do veículo. Ocorre o seguinte: meu carro tem cerca de 34000Km, do quais no mínimo 32000Km foram percorridos com etanol aditivado,  e o restante com gasolina aditivada, com pelo menos 90% em estrada. Como já disse, meu consumo médio em estrada fica por volta dos 12,5Km/l com etanol, na estrada, e somente com o motorista a bordo e sem carga. Algumas vezes medi o consumo de 13Km/l com etanol, mas, por acreditar que fosse algum erro na minha medição ou no sensor de tanque cheio da bomba de abastecimento do posto, acabei desconsiderando as medições. Ocorre que no painel do Ka estava o valor de 13,6Km/l!!! Já li que esse consumo acusado seria o consumo "global" do veículo, ou seja, desde a primeira vez que o motor foi ligado. Porém, ontem mesmo, fiz uma viagem de 50Km, e ao verificar novamente o consumo, constava 14,7Km/l! Assim, 50Km não seria distância suficiente para provocar uma variação de 1,1Km/l em um média de 34000Km. Alguém sabe me dizer a que se refere esse consumo? Seria referente ao último trajeto? Seria o consumo instantâneo? Apenas como observação, o hodômetro não apresenta qualquer erro de indicação de quilometragem, já que faço o mesmo trajeto cinco dias por semana há vários anos, desde outros carros, e a quilometragem indicada é a mesma.
Agradeço se alguém puder me passar essa informação. Entrei no chat do site da Ford, mas por algum motivo não houve resposta, não sei se houve erro de conexão ou algo do tipo.

Obs- não se assustem com os números de consumo que declaro ter obtido com o modelo, não quero parecer fanboy exaltando o carro. Eu tenho um método de direção que alia um ritmo bom (de forma alguma lento) e controle de acelerações e frenagens que me levam a esses consumo. Como exemplo, no meu antigo Onix 1.4 eu conseguia 12Km/l, também com etanol (aditivado). Esses consumos sempre se referem a condução em estradas livres. Quando pego muitos caminhões e veículos mais lentos e preciso recorrer a mais ultrapassagens e maiores variações de velocidade nas entradas e saídas de curvas em função do ritmo dos veículos à frente, o consumo no Ka fica em torno de 10,5 Km/l e do Onix ficava em 9,5Km/l.

BrunoXR

Mensagem por Maraccini em Sex Jul 17 2015, 22:59

Estou tentando junto a Ford a codificação de alguns dados do painel.

Mas este do suposto consumo NÃO é nada confiável pois meu carro com com só 4 km na concessionária indicava 15,6 Km/ l e algumas vezes já marcou 17,4 km/l com etanol (me achei o tal e fiquei muito feliz com carro) mas média geral ficou em pouco mais de 13 Km/ L quase só estrada.

Não deve ser instantâneo pois não zera ( ou náo apreendemos ainda zerar ) E não chega perto do real então até termos do que e de como faz leitura não de muita atenção a este dado !!!!!

Inclusive existem : um dado que indica porcentagem de combustível no tanque e outro que fornece autonomia restante e nenhum destes batem com o de consumo ( dados tb a serem confirmados pela Ford quando tiver e se tiver resposta comunico a todos !!!!

Abraço !!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por BrunoXR em Sex Jul 17 2015, 23:07

Verdade Maraccini, hoje fiz um trajeto de cerca de 20Km, e o consumo voltou pra 13,8Km/l. Porém o consumo real, pelas minhas contas, ficou pouco abaixo de 12Km/l hoje. O carro pode ser econômico, mas não faz milagre também né! kkkk
Grande abraço!

BrunoXR

Mensagem por rafalonghi em Seg Jul 20 2015, 10:19

O computador de bordo é mto sem noção nas médias.
Nada como a boa e velha conta matemática manual de um tanque ao outro!

rafalonghi
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Gnull em Seg Jul 27 2015, 11:41

Está valendo mais a pena gasolina ou etanol?

Gnull
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : SC
Código de Opcionais : New KA SE

Mensagem por lucasminduri em Seg Jul 27 2015, 14:24

Ontem rodei 310 km sendo + - 30 no trânsito de BH, o restante na estrada voltando pra casa, fiz uma média de 11,27 km/l com álcool, co ar ligado 98% do tempo da viagem e andando + - 100/120 km/h. o computador de bordo acusou 10,5 de média. Acho que sendo um motor 1,5, pneus 195, sedam, a média para álcool está excelente.

lucasminduri

Número de Mensagens : 21
Cidade/Estado : Minduri - MG
Motorização/Cor : KA + 1.5 Prata SEL

Mensagem por Rafael Rc em Seg Jul 27 2015, 22:03

Alguém já gravou o consumo instantâneo do computador de bordo para o motor 1.0 3C? Qual é o menor consumo que ele consegue fazer (fundo de escala)?

Rafael Rc
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Minas Gerais
Motorização/Cor : -
Código de Opcionais : -

Mensagem por Lucas Campos Dallaval em Qui Jul 30 2015, 14:38

Boa tarde, Pessoal.

Compartilhando minhas médias de consumo com vocês.

Combustível: Gasolina Comum
Km Rodados: 611
Litros: 46,7
Média (Km/l): 13,1
Uso: Cerca de 75% em estrada, creio que 25 a 30% do percurso total com a/c ligado.

Combustível: Etanol Comum
Km Rodados: 529
Litros: 47,2
Média (Km/l): 11,2
Uso: Cerca de 80% em estrada, sendo uns 50% do percurso total com a/c ligado.

Km Rodados: 317
Litros: 32,3
Média (Km/l): 9,8
Uso: Cerca de 75% em estrada, creio que 25 a 30% do percurso total com a/c ligado.

Km Rodados: 453
Litros: 45,6
Média (Km/l): 9,9

Atualmente estou rodando com gasolina comum, posteriormente coloco mais médias para vocês.

O que acharam? Vale salientar que meu carro está com cerca de 2.500km, ainda no período de amaciamento, portanto, raramente estiquei a aceleração para trocas de marchas, buscando trocá-las por volta de 2.500 rpm.

Um abraço.

Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco

Mensagem por Gnull em Qui Jul 30 2015, 14:45

Lucas Campos Dallaval escreveu: O que acharam?

Sinceramente, estava esperando mais do consumo, até pq você anda mais em estrada. Espero que esse consumo seja em razão da fase de amaciamento e depois melhor.

A média do meu Palio Fire era 15km/l, no Ka ainda nao medi

Gnull
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : SC
Código de Opcionais : New KA SE

Mensagem por Maraccini em Qui Jul 30 2015, 18:43

Lucas seu carro ainda está amaciando para motores modernos gitam em torno de 3000 km  o meu que que pego muita estrada deveria amaciar antes mas melhorou mesmo depois de 5000 km .

Uma dica os motores Rocam sofre desgaste acentuado nas sede de válvulas e posterior carbonização das válvulas (que impedem o  perfeito funcionamento do motor) com uso direto de etanol pois apesar deste ser liquido é considerado seco pois não tem poder de lubrificação e não sei quanto aos sigma (do seu ou do 3cil do meu) mas dê preferencia ao etanol power da Shell que além de detergentes e dispersantes que eliminam a gosma que o etanol produz tem aditivos que lubrificam (vai notar que até barulho diminui).

Outra dica use gasolina Aditivada não somente porque ela ajuda o sistema de injeção ficar limpo mas tb para se livrar da gasolina formulada - veja tópico aqui no clube.  " cuidado com gasolina que esta usando" 

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Lucas Campos Dallaval em Qui Jul 30 2015, 19:02

Muito obrigado pelas dicas, Maraccini!

Abraço.

Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco

Mensagem por reiduartes em Sab Ago 01 2015, 11:48

reiduartes escreveu:
reiduartes escreveu:
reiduartes escreveu:

03/07/15
Quarto tanque : rodei 620 KM abasteceu 43,15 Lts   media de 14,36 Km por litro, percurso 70% urbano e 30% rodovia, muito pouco uso do ar.

Carro com 2.500 km +-

Mais um tanque monitorado, acho que passei dois tanques sem monitorar porque tive que abastecer em postos não confiaveis e ai não completei.

Rodei 531,2 KM abasteceu 39,39 Lts media de 13,48 km/lt percurso 90% urbano e muito pouco uso do ar o carro esta agora com 4 mil km, a media parece se manter.

reiduartes

Mensagem por djfernandolages em Dom Ago 02 2015, 18:42

Atualizando a minha média de consumo agora com 9 meses de uso e hodômetro marcando 5.870 km estou fazendo média de 13,8 km/l na gasolina (shell) em perímetro urbano sem ar ligado pois aqui na região não está quente ainda ao ponto de ligar o ar, estou super satisfeito com esta média, um tanque está rendendo para rodar o mês inteiro.
Obs: após os 5.000 km rodados que a média de consumo melhorou, até os 5k estava na média entre 11,5 e 12,5 km/l variando entre estes valores.

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco

http://www.djfernando.br21.com

Mensagem por rafalonghi em Seg Ago 03 2015, 11:24

Por aqui devido ao frio e umidade o ar trabalha bastante, não está chegando a 11 Km/Lt na cidade.

Motor já passou dos 6.000 Km mas meu pé está (muito) mais pesado! rs...

rafalonghi
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Seg Ago 03 2015, 21:39

O ar frio é mais denso (maior quantidade de oxigênio) num mesmo volume assim a ECU aumenta o oferta de combustível para manter nível estequimetrico perfeito e aumenta a potência e reduz consumo ( precisa pisar menos no acelerador para conseguir mesmo desempenho) mas com uso do A/C e pé pesado não tem como diminuir consumo mesmo.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por claudecir em Ter Ago 04 2015, 16:12

Meu carro esta quase com 15000 quilômetros rodados e fiz uma média para saber com qual combustível ele consome menos:

Gasolina comum ~ 15,3km/l
Shell nitro++ ~ 16,3ml/l
Mistura 11 litros Podium  + completar o tanque com comum = 17,10km/l.

Ka 1.0 3c 70% estrada 30% cidade pouco uso de ar quase idêntico entre as medições.

claudecir

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:51

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo