[IMPRESSÕES] - Consumo dos motores do Ford Ka G3

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [IMPRESSÕES] - Consumo dos motores do Ford Ka G3

Mensagem por Maraccini em Sex Out 16 2015, 15:36

É uma das funções do modo test é um código que depois vc procura que informa erros. Ignição e injeção se aparecer NONE não há erro gravado no modulo ECU mas mesmo assim pode haver erro na sonda.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1303
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por PalenciaMat em Sex Out 16 2015, 16:26

Não há erro, esta marcando como NONE, acabei de encher o tanque com gasolina comum, zerei o contador e estabilizou em 8.6km/l. Agendei para terça a visita mecanica, vamos ver no que vai dar, a CSS daqui de Mogi tem um péssimo atendimento, te tratam como "dono chato"

PalenciaMat
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 17
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes/São Paulo
Motorização/Cor : 1.5/Branco Artico
Código de Opcionais : SEL

Mensagem por Maraccini em Sab Out 17 2015, 00:54

Infelizmente o tratamento das CCS está muito ruim e de baixo nível técnico tanto com consultores e mecânicos e olha que já fui consultor mas o nível hoje tá mal!!.
Cuidado com gasolina que não seja Aditivada por causa da gasolina formulada (sacanagem oficial do governo).

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Henrique Martins em Dom Nov 15 2015, 13:35

Tenho um Novo Ford KA 15/15, rodo 100% cidade, maioria dos abastecimentos etanol, ar ligado quase 100%, tento rodar dentro da faixa de economia, mais:

7 no etanol e 9 na gasolina... Decepcionado com o consumo do carro;

Será que tem algum problema? Já que tenho visto os consumos aq do pessoal sempre é acima de 10.

Henrique Martins
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Goiânia/Goiás
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : SEL Plus

Mensagem por Eslf15 em Seg Nov 16 2015, 13:51

O Ford Ka que tenho é o 1.0 3 cil. e rodando somente na cidade, o consumo fica entre 9 e 9.7 Km/L na gasolina e entre 7.6 (quase sempre no ar-condicionado) e 8.6 Km/L (tentando economizar e com ar-condicionado umas 50% das vezes) no Etanol. O carro já tem mais de 15.000 Kms rodados.

Eslf15
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Sergipe
Motorização/Cor : 1.0 12v/Branco
Código de Opcionais : KCCS

Mensagem por Maraccini em Seg Nov 16 2015, 18:20

Dá para melhorar o consumo tem que aproveitar o variador de avanço e dirigir mais com acelerador apertado em baixa rotação (modo carga) mas no dia a dia é dificil !
Neste caso (modo de condução) o indicador de troca "eco" não funciona direito !
Este motor é muito sensível ao modo de dirigir e tenho notado que apresenta uma facilidade de sujar os bicos mesmo usando combustivel aditivado ( consumo aumenta e vibração aumenta tb e pequenos engasgos )

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Lucas Campos Dallaval em Qua Fev 10 2016, 19:41

Boa noite, pessoal.

Atualizando o consumo do meu Ka.

Km: por volta de 11 mil km rododos.

Consumo cidade: 10,5 a 11,5 km/l com gasolina e ar condicionado ligado. (cidade pequena e trânsito travado).

Consumo 70 a 80% estrada: 14,5 a 15,5 km/l com gasolina e ar condicionado ligado.

Abraço.

Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE

Mensagem por jpstelmann em Ter Fev 16 2016, 11:16

Bom dia pessoal

Um pouco de história. Estou analisando uma mudança de cidade, mais especificamente do Rio para Teresópolis. Como trabalho no Rio, terei que me deslocar para cá entre 3 ou 4 vezes por semana, que dá uma média diária de 200km. A minha primeira idéia, que ainda não está totalmente descartada, era comprar uma pickup 1.4 (strada, montana, hoggar) e meter 2 cilindros gigantes de gnv na caçamba para econimizar. Mas vi, também, que esses carros não são os reis do baixo consumo. Pesquisando, cheguei ao VW Up (não topo com VW) e o novo Ka 1.0 3 cilindros. Agora que entram as questões:
1 - Pelo que pude ver aqui, creio que chego a um consumo de 15km/l. Acham que consigo melhorar isso?
2 - Acham que valeria a pena colocar gnv no carro, para melhorar o custo diário? Alguem aqui já colocou GNV nesse novo motor?
3 - Ou indicariam outro modelo?

Abraço a todos!

JPStelmann

jpstelmann
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : nenhum
Código de Opcionais : nenhum

Mensagem por Maraccini em Ter Fev 16 2016, 22:23

1) já cheguei a fazer 17/ 18 bem tiozão mas cambio náo ajuda e no seu caso de pegar serra menos ainda na descida pode melhorar mas na subida !!!
2) todo carro perde potencia no GNV e as próprias fabricas dos kits alegam apesar de ter gente que fala que não sentiu a perda !!! Kkkkk então seria melhor o 1.5 diferença é pouca e vai sentir menos a serra no alcool /gasolina como no GNV.
3) Se vai pegar muita estrada e espaço não é prioridade e quer consumo bom tente comprar um Up TSI excelente desempenho (só cuidado com os pneus aro 14 os Goodyear Duraplus são muito ruins !) com o melhor consumo do Brasil !! (mas espaço interno menor que KA apesar de ter mais porta mala !)
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por jpstelmann em Qua Fev 17 2016, 10:45

Maraccini escreveu:1) já cheguei a fazer 17/ 18 bem tiozão mas cambio náo ajuda e no seu caso de pegar serra menos ainda na descida pode melhorar mas na subida !!!
2) todo carro perde potencia no GNV e as próprias fabricas dos kits alegam apesar de ter gente que fala que não sentiu a perda !!!  Kkkkk então seria melhor o 1.5 diferença é pouca e vai sentir menos a serra no alcool /gasolina como no GNV.
3) Se vai pegar muita estrada e espaço não é prioridade e quer consumo bom tente  comprar um Up TSI excelente desempenho (só cuidado com os pneus aro 14 os Goodyear Duraplus são muito ruins !)  com o melhor consumo do Brasil !! (mas espaço interno menor que KA apesar de ter mais porta mala !)
Abraço

Valeu pelas informações, Maraccini. Não vi o preço do Up Tsi, mas como estou a procuda de economia, e não desempenho (para isso tenho o 308...heheheh...). Mas vou dar uma olhada também no Up, mas como disse, não simpatizo muito com a Vw.

De qualquer forma, pessoal, coloquem aqui as suas opiniões. Abraço a todos!!!

JPStelmann

jpstelmann
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : nenhum
Código de Opcionais : nenhum

Mensagem por Maraccini em Qui Fev 18 2016, 23:29

O Up TSI é voltado para eficiência energética (e não deempenho como quase todos imaginam ) e tem o melhor consumo do Brasil segundo a etiqueta tecnica do inmetro .
E é um 5 estrelas no teste de impacto Latin NCAP .
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Tive Azar!

Mensagem por HUGO MATOS em Qua Set 14 2016, 17:27

Pessoal, sou novo no forum!

Adquiri a 20 dias um Ka Se 2016/2017. Estou no Segundo tanque. O primeiro abastecimento foi com Gasolina e fiz média de 9,22 KM/l. O segundo tanque foi abastecido com álcool e estou chocadooooooooooo, gastei 1/4 para rodar apenas 52km, ou seja, se seguir essa média, gastarei um tanque (45l) para rodar 208 km. Socorro!

Será que meu carro veio com defeito, dado a quantidade de pessoas no forum que relatam consumos bem superiores?

Sou um cara educadissimo no transito, troco as marchas sem forçar nem um pouco o motor e dirijo priorizando o baixo consumo.

Me ajudem!

HUGO MATOS
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : São Paulo / sp
Motorização/Cor : 1.0 Preto

Mensagem por Eudes em Sex Set 16 2016, 14:37

O meu Ka 1.0 faz numa média 9km/l etanol e 13km/l na gasolina comum, consumo dentro da cidade de SP e com o ar ligado direto.... só andar com o pé leve que o carro economiza.

Na estrada já fiz 17/18 como o Maraccini disse. andando bem tiozão. rsrs

Eudes
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.0 / preto
Código de Opcionais : SE Plus

Mensagem por jdqlima em Sex Set 16 2016, 17:08

O meu KA 1.0 também esta bem econômico, ultima aferição com meio tanque de gasolina somente na cidade e usando muito pouco o ar, fez 13,82 km/l transito leve e 2 ou 3x intenso, na estrada ainda nao aferi, com alcool costuma fazer 9,7 km/l nessas mesmas condicoes, o carro esta com 12mil km e ate os 5000 km ele nao era muito economico fazia 7,8 com alcool com gasolina nao cheguei a aferi pq so passei a utilizar o esse combustivel agora pois aqui em Salvador a diferenca esta gritante entre eles.

jdqlima
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : KCD5

Mensagem por Maraccini em Seg Set 19 2016, 19:55

Primeiro vou falar de Fatores que influenciam no consumo de um carro Zero 0 km ou pouquíssimo rodado e depois dos usados :

1) Amaciamento : mesmo motores modernos necessitam de amaciamento em media até 5000 km para atingir nível máximo de economia e desempenho mas no caso do New KA 1.0 em conversa com outros proprietários o consenso foi que o consumo melhorou depois de 7000 km .

2) Qualidade do combustível :  em conversas alguns alegam que usam o mesmo posto que usavam com outro carro mas eu sempre pergunto qual era a taxa de combustão do outro carro (anterior) ? Explicando - quanto maior a taxa maior a eficiência do motor e tb tem um controle sobre o ponto de ignição /injeção maior e quando pega um combustível mais ou menos  atrasa tanto o ponto que consumo fica maior e desempenho menor.

3) Transito : a fluência ou fluxo do transito interfere muito no consumo  exemplo meu Fiesta fazia pelo CB e no papel  - 7km/l de etanol na cidade mas no transito pesado de São Paulo nas Marginais e grandes avenidas com Ar ligado faz de 2 a 2,5 km/l 

4) Circuitos rápidos e fora da Temperatura de trabalho ideal : para ter consumo ideal motor deve atingir temperatura ideal de trabalho (dilatação, sensor de oxigênio (lambda) e lubrificação) e com menos de 12 km pela manhã não atinge esta temperatura e esta condição de uso é considerado um dos modos de condução severo pelo manual e até o óleo do motor deverá  ser trocado com a metade do tempo /km - Melhor neste caso deixar carro em marcha lenta aquecendo por 2 a 3 minutos que consumo melhora e não sobrecarrega o motor !

5) Modo de condução :  uso em altas rotações e ou em baixíssima rotação com marcha alta fora do torque e potência para a rotação aumentam muito o consumo ! Alta rotação não tem que falar é claro !! E no outro Explicando método carga que é baixo giro com marcha alta e acelerador com pouco mais de meia carga funciona  mas precisa sempre haver reserva de potência explicando. Em 5a marcha a 1500 rpm com 70% do acelerador "pisado"  carga se pisar e sentir que motor responde rapidamente método carga está funcionando MAS se demorar para ganhar velocidade está trabalhando fora da faixa de potência ideal ( forçando) e consumo aumenta !!  Este método muda de carro para carro e demora para acostumar com carro novo !! Por isso que nem sempre marcha alta e pouco acelerador traz o melhor consumo !!

6) Defeitos problemas no carro para isso que existe a garantia pois mesmo peças novas apresentam defeitos um motor novo não deveria mas pode apresentar tb um defeito !

Em carros usados outros fatores interferem no consumo além de alguns dos anteriores descritos :

1) Desgaste do motor, bomba de combustível, rolamento de rodas
2) Defeitos nos sensores do motor exemplo :  IAT, MAP, Rotação, posição, velocidade , temperatura e etc
3) Mal contato de conexões elétricas de : sensores , bicos injetores , bomba, modulo ECU e etc e ainda falha do aterramento da bateria e ECU .
4) Sujeira em TBI , sensores, bicos , filtro de combustível , etc
5) Incrustações de carvão nas válvulas e cabeça do pistão .
6) Problemas de circulação do liquido de arrefecimento / radiador
7) Óleo errado, proporção errada de aditivo e água no radiador .
.Cool Catalisador entupido, escape furado ou entupido .
9) Bicos com vazão errada ou regulador de pressão com defeito
10) Velas, cabos de velas e bobina com defeito  
11) Baixa tensão da bateria e outros como freio pegando, embreagem patinando e etc (ainda tem muita coisa !)  como podem ver existem inúmeros fatores que podem afetar o consumo de carros usados o que torna difícil as vezes localizar o(s) defeito(s) mas estes são os principais ! 

Abraço.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Psutilbr em Ter Set 20 2016, 17:10

Boa tarde,
Galera,

Bom tenho visto que o pessoal questiona sobre consumo do KA G3, vamos as minhas impressões...

A pouco mais de um mês fiz uma viagem a MG via Fernão Dias com velocidade entre 80 e 100 km/h (quando sem radar pisei um pouco mais), pois agora esta cheio de radares, para ser arrecadado muito dinheiro né como sempre..Bom, fiz de uma forma os cálculos e média, não sei se estou errado da forma que fiz, mas se estiver por favor me corrijam.

Antes mesmo de sair de sampa abasteci o veiculo com álcool até o primeiro disparo da bomba, zerei no painel para calcular a média. Assim que cheguei ao destino parei em um posto no qual sempre abasteço quando vou para lá e pedi para que completasse e fiz o mesmo processo no primeiro disparo completo. Então de sampa a minas com aproximadamente 330 km ate a cidade, deram 17 litros aproximadamente, ou seja deu uma média de 19,41km/l isso no álcool.

Na volta de MG para Sampa abasteci com Gasolina completei novamente da mesma forma na ida zerei os km, mas com atenção a velocidade e contagiro, minimo 80 km e máxima 100 km contagiro não passando dos 3,5, apenas algumas vezes para ultrapassagem mas sempre de olho e mantendo essa média ao maximo, ao chegar em sampa deu 310 km, ao chegar em sampa fiz o mesmo processo abasteci novamente e ao primeiro disparo deu 13 litros e fazendo o cálculo de 310 / 13 = 23,84 km litros.

Bom espero ter feito o calculo corretamente.

Abraços

Psutilbr
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : sp/sp
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / Prata
Código de Opcionais : New KA SE

Mensagem por Murilo Miranda de Oliveir em Ter Set 20 2016, 17:56

Colegas,

O meu Ka está com 10mil km rodados.

Abasteci apenas 4 tanques com álcool, pois moro em Palmas/TO e aqui não compensa.

O consumo com álcool variou entre 9,7 a 10,4 km/l.

Quando abastecido com gasolina o consumo variou entre 12,5 a 13,4 km/l.

Meu uso é misto rodovia/cidade. E sempre com Ar ligado, moro em Palmas/TO.

Nas poucas viagens que fiz, sempre com gasolina no tanque, o consumo também foi na faixa de 13km/l, andando 120km/h.

Já tentei várias vezes aumentar a média, mudar o modo de condução mas sem sucesso.

Murilo Miranda de Oliveir
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Cidade/Estado : Palmas/Tocantins
Motorização/Cor : 1.0/Branco

Mensagem por Maraccini em Qua Set 21 2016, 01:21

O volume ou quantidade de combustível que entra no tanque quando da primeira travada, depende da velocidade do abastecimento pois em velocidade alta ( normalmente tem 2 travas no bico em outros 3 travas e portanto 3 velocidades) entra AR junto com combustível e ocupa o lugar deste diferença entre enchimento lento e rápido pode chegar de 2 a 3 litros. 
E mesmo a velocidade não deve ser padrão pois em alguns lugares se enche mais rápido ! 
Tinha um Fiesta novo que em determinado posto e com abastecimento rápido após 3 ou 4 segundos jorrava combustível para fora junto com barulho de ar. 
Então quem quer fazer calculo mais preciso de consumo deve pedir para frentista abastecer no mais lento

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Socorro

Mensagem por wagner gandra em Dom Set 25 2016, 10:56

Galera me ajudem com dicas, meu k 15 15 está péssimo de média. Fazendo 9 na gasolina. Já troquei filtros ando sem excesso de giro e a média não melhora, ele está com 27 mil rodados. Me ajudem.

wagner gandra
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : belo horizonte mg
Motorização/Cor : 1.5 plus preto
Código de Opcionais : .

Mensagem por Maraccini em Qui Set 29 2016, 15:14

Troque de posto e tente Resetar a ECU (modulo) tem tópico aqui como fazer e cuidado que deve ter na reconfiguração da direção eletrica (veja manual ) . As vezes uma limpeza dos bicos com aditivos extra via tanque resolve tb tente o Perfect Clean da Koube . Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

meu ka 2009 consome muito

Mensagem por gabriel messias em Qua Nov 30 2016, 00:11

meu ka ta fazendo 12km na estrada na cidade nem medi para não mi arrepender da compra isso é na gasolina

gabriel messias
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : desterro pb
Motorização/Cor : 1,0 prata
Código de Opcionais : basico

Mensagem por Maraccini em Dom Dez 04 2016, 17:10

Gabriel
O KA G2 flex 1.0 nunca foi exemplo de consumo nem desempenho em certas condições consome mais que o 1.6.  Procure usar dicas anteriores dadas neste tópico !

Por ter alta taxa de compressão tente usar uma mistura de gasolina e etanol talvez o custo final seja menor ! Use 20 litros de gasolina e 30 litros de etanol ou ponha 7 litros de etanol e complete com gasolina .

Fuja da gasolina normal (a aditivada por lei não pode ser formulada!) pois pode estar usando sem saber, não é obrigatório os postos informar se vendem a gasolina formulada (lixo uma gasolina adulterada oficial) só no Paraná é obrigatório .

Procure manter cabos de velas , velas e bobina em dia , limpe a TBI , e veja se os sensores de temperatura do motor , IAT e outros (sensor de oxigenio e catalisador) estão funcionando bem ! vazão de bomba de combustivel, regulador de pressão e filtro de combustivel o consumo já alto aumenta muito em motores sem manutenção .

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:36

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4