Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Qui Jan 29 2009, 21:12

Como não tem um lugar só para artigos nesse forum e este se trata de som vou colocar aqui mesmo.
Se gostarem posto outros depois!
[ ]s

Som para iniciantes, leigos...
Porque investir em som?

O estress (cansaço, nervosismo) causado pelo trânsito urbano pode ser agravado por um som mal instalado ou a falta de um sistema. Ao contrário de um som que quando bem instalado ajuda a acalmar o motorista.
As vantagens de uma boa música, aquela de sua preferência (Rock, Dance, Pagode, Pop, MPB,etc) são cientificamento comprovadas para diminuir o estress. Quanto mais o som parecer com a música real melhor será.


Palco sonoro, o que é isso?
Você já foi a um concerto musical? A um teatro então, a um show? Com instrumentos tocando ao vivo ou as vozes dos atores em ação...
Você se senta de frente para o palco, fechando os olhos você escuta a nitidez do som ao vivo, a profundidade, a localização de cada instrumento, tudo à sua frente.

Dentro do carro é a mesma coisa, você está sentado de frente para o palco, a voz, a música devem vir da frente do carro e não de trás.

Pra que instalar falantes atrás com potência maior que os da frente então? Você parecerá estar sentado de costas para um show vendo a sua frente um rally endoidecido de carros e motoristas nervosos.

Os falantes são todos iguais?
Não, existem muitos tipos:

  • FullRange : (toda faixa), muito utilizado antigamente, pois era uma solução barata para reproduzir a música do rádio AM, mas é muito fraco em potência e na qualidade, pois não existe falante que consiga reproduzir toda a faixa de frequência audível (20 a 20KHz) ao mesmo tempo. Normalmente composto por cone de papel e borda rígida (não é de espuma emborrachada) Seu tamanho varia de 3" a 6". Também existe aqueles com difusor de agudos, um cone menor no centro do falante com o objetivo de reproduzir melhor as altas frequências.
  • Coaxial: compostos por dois falantes em uma mesma carcaça. Composto por um cilindro central de ferro que une o woofer com o tweeter que está acima, junto com o tweeter está ligado um capacitor para deixar passar somente as altas frequências. Seu tamanho varia de 3" a 6x9". Possui borda de borracha. Atualmente temos coaxiais profissionais de
    12" e 15" mas ao invés de tweeter temos uma corneta.

  • Cornetas: Para reprodução de frequência médias a agudas. Composto por cone de plástico ou metal que pode ser separado de seu corpo principal (driver, podemos dizer que este é o ímã e bobina que gera o som na corneta).
  • Triaxiais, Quadriaixiais, Pentaxiais, etc...: Compostos por 3, 4 ou seja la quantos forem falantes respectivamente numa mesma carcaça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. É uma opção barata para substituir um kit composto por falantes separados. Cada falante é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, optimizando o
    conjunto, (woofer para graves, mid-range para médios, tweeter para agudos e super-tweeter para "super" agudos (agudos próximos a 12KHz)) Seu tamanho varia de 5" a 6x9".

  • SubWoofers: Falantes específicos para reproduzir sons muito graves abaixo de 120Hz. Seu tamanho varia de 8" a 21". São pesados e por isso é necessário muita potência para fazê-los funcionar, de 100W a 3000W RMS (deve ter mais que isso!). Por trabalhar em baixa frequência, e comprimento de onda de som muito grande (baixa frequência) é necessário utilizar caixas acústicas para evitar o cancelamento de onda (o som que sai por trás do sub cancela o som que sai pela frente ). Possui grande borda de borracha para ter grande deslocamento do cone.
  • Woofer: Muito parecido com o subwoofer sendo a principal diferença a faixa de frequência trabalhada, em torno de 100Hz a 1KHz. Possui borda rígida, seu tamanho varia de 5" a 18".
  • MidBass: Especificamente projetada para reproduzir frequências média-graves, em torno de 100Hz a 5KHz. Possui borda de borracha para melhor reproduzir as frequências graves, parecido com o Subwoofer. Tamanho entre 5" a 8".
  • MidRange: Para frequências médias de 200Hz a 5KHz que pertence a praticamente todos os instrumentos musicais. Geralmente de 3 a 4".
  • Tweeter: Para as frequências agudas de 2kHz a 20kHz. Seu material vem evoluindo muito para tornar seu som o mais natural possível (papel, alumínio, cristal, derivados do plástico, niobium, neodímio, titânio, etc). Os feito com neodímio ou com materiais mais novos são os que possuem melhor timbre/som. São pequenos, variando de 0,5" a 3"
    (normalmente tweeters profissionais que aguentam grande potência)


Qual a diferença de potência dos falantes?
Não se deixe enganar por potências extraordinárias em falantes, esse número pode ser a potência de pico (PMPO) (potência suportada por um pico de tensão com duração de milésimos de segundo ou do popular Potência Medida Para Otátrios) e não existe um padrão no mundo para a medição desse valor, então não adianta nada você comparar os 250WPMPO de um fabricante com os 400WPMPO de outro.

O valor mais confiável é a potência RMS, a potência real dos falantes. Com esse valor você pode comparar os falantes do mercado.

Mas o que indica esse valor? É a máxima potência que o falante suporta desde que esteja reproduzindo a faixa de frequência para que ele foi fabricado, isto é, a potência que ele suporta ao funcionar por bastante tempo reproduzindo uma música.

Mas é só ligar esses falantes diretamente no amplificador?

Os kits para carros compostos por quatro coaxiais ou triaxiais podem ser ligados diretamente no Player com um funcionamento satisfatório, mas aqueles que querem obter maior "potência" dos falantes, afim de fazer mais "barulho" pode instalar amplificadores.
Um sistema fica melhor com kits de falantes.

A rigor, para um sistema com falantes específicos como SubWoofer, MidBass, MidRange e Tweeter não podem ser ligados diretamente em um amplificador pois cada falante é fabricado para reproduzir uma certa faixa de frequência e os falantes não sabem sozinhos dividir a frequência, e o que acontece é woofer, midbass, midrange distorcendo por reproduzir frequências
graves demais e tweeters queimando pelo mesmo motivo.


Para dividir as frequências é necessário utilizar um crossover, que "pega" a música que possui frequência de 20Hz a 20kHz e divide em 2 ou 3 canais com faixas de frequências diferentes e subsequentes (20Hz a 100Hz, 100Hz a 5kHz e de 5kHz a 20kHz) para ser utilizado por cada falante específico, subwoofer, midbass e tweeter. O crossover
proporciona uma melhor definição sonora e protege os falantes de reproduzir frequências indesejáveis. Alguns Players possuem crossover e os módulos (não considero booster como módulo) também possuem crossover.


Não confunda crossover com o equalizador que tem como principal função o controle de ganho/manipulação de cada faixa de frequência audível geralmente divididos em3,5, 7, 9, até 32 canais de controle de ganho. O equalizador ajuda a manter quase iguais, todas as amplitudes (volume do som) das frequências das3, 5, 7... 9... faixas da música, tirando o excesso de grave ou médio ou agudo ou acrescentando um pouco de amplitude dos agudos ou graves, resumindo, ele tira as imperfeições geradas pelo cd-player e falantes.

Além disso cada amplificador possui uma impedância mínima aceitável (normalmente 2 Ohms para ligação estério e 4 Ohms para ligação em bridge) , isto é, ao associar vários falantes em paralelo você diminui a impedância final, normalmente você divide por 2 ao fazer isso. Deve-se prestar atenção ao fazer cada ligação.

Fusível

Uma grande dúvida da maioria dos instaladores de garagem é saber dimensionar o fusível do sistema, assim com esse artigo da pra galera tentar tirar quase todas as dúvidas.

Primeiramente devemos calcular a corrente que o sistema vai consumir

I= (P x 2) / 12
Onde:
I é a corrente
máxima consumida;
P é a
potência realmente utilizada, não necessariamente a potência nominal do amplificador (potencia RMS).Ex.: Amplificador de 4 x 50W RMS em 4 Ohms (200W total) mas está sendo utilizados falantes de 8 Ohms portanto o amplificador estará fornecendo 4 x 25 W, total de 100W RMS realmente sendo utilizada.

2 , devido a característica da grande maioria dos amplificadores ter rendimento de 50%, isto é, metade da corrente que ele consome é dissipada em calor e a outra metade é utilizada para movimentar o ar (pelos falantes) gerando o som, assim a corrente é proporcional a duas vezes a potência nominal do amplificador.

Os amplificadores são divididos em classe:
Classe AB: 50% eficiência
Classe A: 25% eficiência
Classe B: 66% eficiência
Classe H (híbrido): 80% eficiência
Classe D: 90% eficiência
Classe T: 95% eficiência

12
é a tensão média da bateria.

Ex.: sistema com 300W RMS. Amplificador Classe AB
I = (300 x 2)/12 = 50 Ampéres

Pronto, calculamos a corrente máxima que vai passar pelos cabos e pelo fusível.

O dimensionamento dos cabos pode ser um próximo post. Essa semana assim q sobrar um tempo posto aqui!

A principal função do fusível é proteger o sistema elétrico do carro contra um eventual curto-circuito no projeto sonoro. Portanto para termos 100% de proteção devemos considerar a máxima corrente que a bateria pode fornecer.

Para manter a bateria protegida devemos achar o valor máximo do fusível a ser utilizado.

Geralmente a bateria automotiva vem especificada em A/h ou minutos de capacidade de reserva (ou MRC = minutes of reserve capacity) A/h significa a máxima corrente que ele pode fornecer durante uma hora até se esgotar e MCR (minutos de capacidade de reserva) significa o tempo que ela consegue fornecer o máximo de energia. Carros populares geralmente possuem bateria de 45 A/h (nosso caso) e carros de médio porte, 55A/h e 60MCR. Outra especificação é a corrente de partida (ou CCA = cold cranking amps) que indica a corrente máxima de pico (em frações de segundo) útil somente quando estudamos o que ocorre na hora da partida do motor, não tendo influência quando estudamos um projeto sonoro.


Para saber a corrente máxima da bateria fazemos uma aproximação com o valor MCR.
Ex.: Uma bateria de 45MCR pode fornecer no máximo 50A.

A vida útil da bateria é especificada em ciclos de carga e descarga, valores como 2000 ciclos ou 2 a 3 anos de vida útil.

A bateria é composta por seis células de chumbo/ácido sufúrico (duas placas de chumbo mergulhadas em ácido) que produz uma tensão de 2,4 V cada, total de 14,4 Volts na bateria com carga máxima, portanto se a tensão cai abaixo de 10,5 V é porque existe alguma célula em curto. Atualmente está sendo fabricado baterias com uma liga de prata/chumbo nos eletrodos positivos, outros possuem gel ao invés do ácido líquido e utilizam placas enroladas como caracóis ao invés de simples placas colocadas paralelamente como nas baterias comuns, tudo isso para aumentar a área de cada eletrodo aumentando assim a máxima corrente que ela pode fornecer.

Tendo em mente a corrente máxima que a bateria pode fornecer podemos dimensionar o máximo valor do fusível que melhor protege sua bateria e sistema elétrico do automóvel (100% de proteção).

Se sua bateria é de 45A/h e 50 MCR podemos aproximar a corrente máxima para 50 Ampéres, então o valor máximo do fusível será metade deste valor.
50/2 = 25A.


Este valor é devido ao fusível ser projetado para cerca de 200% de seu valor em 5 segundos ou cerca de 350% em 2 décimos de segundo, usando este raciocínio o fusível irá proteger a bateria de fornecer mais de 50A quando ocorrer um curto-circuito no sistema sonoro.

Essa é a proteção 100% mas você pode muito bem utilizar um fusível de maior capacidade (valor nominal maior) mas caso haja um curto-circuito no sistema de som este fato irá diminuir a vida útil da bateria.

Mas devemos necessariamente trocar a bateria caso a corrente que o sistema consome seja maior que a máxima corrente da bateria.

Exs:


Glossário



  • Booster: tipo de amplificador que utiliza principalmente transformadores para amplificar o som, gerando ruído e distorção, possui ótima relação custo benefício.
  • Bridge: ligação em "ponte" feita em amplificadores, tendo uma saída stereo (4 fios saindo = 2 canais) pegamos o positivo de um canal e o negativo do outro canal, obtendo uma saída mono com uma potência 2 vezes maior que na ligação stereo, usado para ligar Subwoofer;
  • Crossover: filtro que serve para dividir o som em canais contendo faixas de frequências diferentes para uso em específicos (Ex: agudos somente para tweeters e médio/graves para MidBass...);
  • Decibel: é um tipo de escala logarítmica que mede facilmente valores extremamente pequenos até valores muito grandes com o uso de números pequenos (150dB=20.000.000.000) , normalmente está relacionada com pressão sonora, a cada 3dB, dobra-se a pressão sonora;
  • Distorção: alteração no som original, seja por ruído ou por "excesso" de potência;
  • Equalizador: aparelho destinado a amplificar ou atenuar a intensidade de som de uma determinada frequência (Ex: equalizador de 7 bandas, possui 7 controles que agrupam faixas de frequência entre 20Hz a 20KHz, possibilitando atenuar ou amplificar cada faixa);
  • Fio remoto: fio que sai do player que pode ser ligado a amplificadores, antenas, e outros equipamentos que devem ser ligados junto com o player;

  • Impedância: é a resistência que o alto-falante impões à passagem de corrente elétrica alternada, seu valor muda de acordo com a frequência;
  • Mosfet: tipo de componente eletrônico que atualmente vem substituindo o transistor em amplificadores, são mais rápidos, consomem menos corrente elétrica e geram menos ruídos, garantindo uma potência de saída maior com mais qualidade.
  • Palco Sonoro: efeito criado pelo som, fazendo o ouvinte imaginar que está de frente para um palco de um conserto, onde os instrumentos e cantores podem ser localizados à sua frente como num conserto ao vivo;
  • Pezinho: caixa instalada perto dos pés do motorista e passageiro, geralmente acomoda um mid-bass e um tweeter, servem para direcionar o som afim de criar um efeito de palco sonoro;
  • Polegadas: medida semelhante ao metro, uma polegada equivale a 2,54cm;
  • Potência PMPO: é a potência de pico, medido em uma fração de segundo, sem padrão de medida no mundo;
  • Potência RMS: é a potência real ou musica;
  • RCA: tipo de conector muito utilizados em saídas de alta impedância, baixo nível de tensão e alta qualidade de som ou vídeo, geralmente banhado a ouro para evitar corrosão;
  • SPL: sound pressure level ou nível de pressão sonora.


Última edição por LeonardoHB em Ter Fev 03 2009, 09:59, editado 2 vez(es) (Razão : Adicionada informação do fusível postada recentemente.)

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Jan 29 2009, 21:31

Legal... ta tudo bem explicadinho, mesmo com os termos tecnicos está excelente =D

o pessual tem muita duvida sobre essas coisas principalmente os termos..

ia ser legal se fosse fixado \o/

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 28
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Adriano Maggo em Qui Jan 29 2009, 21:40

sou mais um a favor do tópico ser fixado!!!

parabéns pela explicação Eagle!!!


Abraços,
Maggo...

Adriano Maggo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 544
Idade : 33
Cidade/Estado : Poços de Caldas MG
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 27/09/2008

http://www.dmepc.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Tar em Qui Jan 29 2009, 21:41

É cara, posta outros ae, ja estou me sentindo quase um profissional do assunto... hauahuahuahuah

Cool

só não entendi direito o equalizador, ele não é tipo akela paradinha que tem no windows media player para mecher nos graves médios e agudos das musicas?

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 26
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Jan 29 2009, 22:08

Tar escreveu:
só não entendi direito o equalizador, ele não é tipo akela paradinha que tem no windows media player para mecher nos graves médios e agudos das musicas?

é isso mesmo irmãozinho... so q ele explicao por meios tecnicos...

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 28
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Qui Jan 29 2009, 22:13

Hitokiri Adriel escreveu:
Tar escreveu:
só não entendi direito o equalizador, ele não é tipo akela paradinha que tem no windows media player para mecher nos graves médios e agudos das musicas?

é isso mesmo irmãozinho... so q ele explicao por meios tecnicos...

Smile
é isso msm!!!!

depois vou providenciar outros entao!

sugestão para temas?

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Adriano Maggo em Qui Jan 29 2009, 22:15

como diferenciar a frequencia dos melhores sub´s, sensibilidade!!!
qual bate mais e pq?


Abraços,
Maggo...

Adriano Maggo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 544
Idade : 33
Cidade/Estado : Poços de Caldas MG
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 27/09/2008

http://www.dmepc.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Renato F. em Qui Jan 29 2009, 22:23

Gostei também. Sou um ignorante completo em som, ou melhor, era!!!

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 17/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Tar em Qui Jan 29 2009, 22:27

a só, por isso que eu não entendi direito.

Como o tamanho da caixa do sub afeta o seu grave?
pq precisa da saida de ar?
pq ele não da grave sem caixa?

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 26
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Qui Jan 29 2009, 22:35

Tar escreveu:
pq ele não da grave sem caixa?

SubWoofers: Falantes específicos para reproduzir
sons muito graves abaixo de 120Hz. Seu tamanho varia de 8" a 21". São
pesados e por isso é necessário muita potência para fazê-los funcionar,
de 100W a 3000W RMS (deve ter mais que isso!). Por trabalhar em baixa
frequência, e comprimento de onda de som muito grande (baixa
frequência) é necessário utilizar caixas acústicas para evitar o
cancelamento de onda (o som que sai por trás do sub cancela o som que
sai pela frente )
. Possui grande borda de borracha para ter grande
deslocamento do cone.

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Tar em Qui Jan 29 2009, 22:42

ooo, foi mal, acho que eu me embaralhei e não vi essa parte... ^^
Embarassed

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 26
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Jan 29 2009, 22:43

É assim... o sub qnd ele bate pra frente para provocar o som, ele descola uma massa de ar para tras. Se ele não tiver a caixa selada ou a parede da caixa do sub para fazer o ar descolado bater e voltar ele não faz o BUM. é como vc kerer ouvir o eco da sua voz num parque. Como não tem nada para fazer a sua voz voltar vc n tem eco. Agora grita numa sala vazia. Wink

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 28
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Tar em Qui Jan 29 2009, 22:49

então hitokiri, é por isso que o meu sub de 30 rms da britania da MUITO mais grave que os 4 auto falantes do ka juntos?
Se eles fossem montados tipo um subwoofer, com caixa selada, eles apresentariam um grave maior?
(são 2 de 5" e 2 5x7")

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 26
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Jan 29 2009, 22:52

Adriano Maggo escreveu:como diferenciar a frequencia dos melhores sub´s, sensibilidade!!!
qual bate mais e pq?
Maggo...

ai no casso maguzão, precisa ver as especificações tecnicas de cada um... no caso a resposta da frequencia...(AXO) qnt menor o intervalo taxa de frequencia melhor o sub bate.

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 28
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Qui Jan 29 2009, 22:54

Adriano Maggo escreveu:como diferenciar a frequencia dos melhores sub´s, sensibilidade!!!
qual bate mais e pq?


Abraços,
Maggo...

sendo curto e grosso:
nao entendi qto a como diferencia a frequencia de sub. mas qto menor o range e menor a frequencia melhor eh o grave(ex.: sub 1 - 25hz a 150hz, sub2 - 25hz a 230hz... fique com o primeiro. sub1- 50hz a 400hz, sub2 - 30kz a 400hz fique como segundo)

sensibilidade é medida em w/m quanto maior mais bate o sub. tanto q as medicoes de capeonata sao a 1 metro da fonte. dai ex 136dB

bate mais o q tem maior potencia (claro), maior sensibilidade (tb chamado de SPL), toca freqs mais baixas e com menor range

edit: esqueci de falar as freqs sub graves sao de 0hz a 60hz


Última edição por Eagle em Qui Jan 29 2009, 23:02, editado 1 vez(es)

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Jan 29 2009, 22:56

Tar escreveu:então hitokiri, é por isso que o meu sub de 30 rms da britania da MUITO mais grave que os 4 auto falantes do ka juntos?
Se eles fossem montados tipo um subwoofer, com caixa selada, eles apresentariam um grave maior?
(são 2 de 5" e 2 5x7")

Olha vo ser sincero, não sei dizer com 100% de segurança, mas vamos lá...

o subwoofer ele foi criado para funcionar assim: com a vazão do ar que ele desloca.

Os falantes eles n foram fabricados para isso.. ate pq normalmente os falantes eles n tem akela capa de borracha que o sub tem para fazer ele bater e voltar funcionado como uma mola...

Então eu axo q é assim: vai aumentar os graves: VAI. Mas eu axo q algo meio q insignificante. N vale a pena inventar moda Razz


Última edição por Hitokiri Adriel em Qui Jan 29 2009, 23:09, editado 1 vez(es)

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 28
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Qui Jan 29 2009, 22:58

Tar escreveu:então hitokiri, é por isso que o meu sub de 30 rms da britania da MUITO mais grave que os 4 auto falantes do ka juntos?
Se eles fossem montados tipo um subwoofer, com caixa selada, eles apresentariam um grave maior?
(são 2 de 5" e 2 5x7")

nao necessariamante. como fala ai no artigo, cada falante toca uma freq distinta. o sub toca grave, os originais sao coaxiais nao sao feitos pra grave.

faz um teste, deixa so os da frente ligado e aumenta o volume rpa vc ver.. vai ficar uma bateçao horrivel... a porta nao deixa de ser uma "caixa".

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Jan 29 2009, 23:00

Eagle escreveu:
Adriano Maggo escreveu:como diferenciar a frequencia dos melhores sub´s, sensibilidade!!!
qual bate mais e pq?


Abraços,
Maggo...

sendo curto e grosso:
nao
entendi qto a como diferencia a frequencia de sub. mas qto menor o
range e menor a frequencia melhor eh o grave(ex.: sub 1 - 25hz a 150hz,
sub2 - 25hz a 230hz... fique com o primeiro. sub1- 50hz a 400hz, sub2 -
30kz a 400hz fique como segundo)

sensibilida é medida em w/m quanto maior mais bate o sub. tanto q as medicoes de capeonata sao a 1 metro da fonte. dai ex 136dB

bate
mais o q tem maior potencia (claro), maior sensibilidade (tb chamado de
SPL), toca freqs mais baixas e com menor range

um exemplo

Subwoofer de 15 polegadas
Potência RMS: 700W
Impedância: 2 x 4 Ohms
Resposta Freqüência: 22Hz - 2000Hz
SPL: 90 dB/m/w


Eagle escreveu:
Tar escreveu:então hitokiri, é por isso que o meu sub de
30 rms da britania da MUITO mais grave que os 4 auto falantes do ka
juntos?
Se eles fossem montados tipo um subwoofer, com caixa selada, eles apresentariam um grave maior?
(são 2 de 5" e 2 5x7")

nao
necessariamante. como fala ai no artigo, cada falante toca uma freq
distinta. o sub toca grave, os originais sao coaxiais nao sao feitos
pra grave.

faz um teste, deixa so os da frente ligado e aumenta
o volume rpa vc ver.. vai ficar uma bateçao horrivel... a porta nao
deixa de ser uma "caixa".


pode crer a porta funciona como uma caixa... esqueci desse detalhe

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 28
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Qui Jan 29 2009, 23:03

Hitokiri Adriel escreveu:
Eagle escreveu:
Adriano Maggo escreveu:como diferenciar a frequencia dos melhores sub´s, sensibilidade!!!
qual bate mais e pq?


Abraços,
Maggo...

sendo curto e grosso:
nao
entendi qto a como diferencia a frequencia de sub. mas qto menor o
range e menor a frequencia melhor eh o grave(ex.: sub 1 - 25hz a 150hz,
sub2 - 25hz a 230hz... fique com o primeiro. sub1- 50hz a 400hz, sub2 -
30kz a 400hz fique como segundo)

sensibilida é medida em w/m quanto maior mais bate o sub. tanto q as medicoes de capeonata sao a 1 metro da fonte. dai ex 136dB

bate
mais o q tem maior potencia (claro), maior sensibilidade (tb chamado de
SPL), toca freqs mais baixas e com menor range

um exemplo

Subwoofer de 15 polegadas
Potência RMS: 700W
Impedância: 2 x 4 Ohms
Resposta Freqüência: 22Hz - 2000Hz
SPL: 90 dB/m/w

isso ai eh selenium, bomber ou hbuster?????? eheheh
fala serio 22hz a 2khz... Evil or Very Mad

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Jan 29 2009, 23:05

Eagle escreveu:
Hitokiri Adriel escreveu:
Eagle escreveu:
Adriano Maggo escreveu:como diferenciar a frequencia dos melhores sub´s, sensibilidade!!!
qual bate mais e pq?


Abraços,
Maggo...

sendo curto e grosso:
nao
entendi qto a como diferencia a frequencia de sub. mas qto menor o
range e menor a frequencia melhor eh o grave(ex.: sub 1 - 25hz a 150hz,
sub2 - 25hz a 230hz... fique com o primeiro. sub1- 50hz a 400hz, sub2 -
30kz a 400hz fique como segundo)

sensibilida é medida em w/m quanto maior mais bate o sub. tanto q as medicoes de capeonata sao a 1 metro da fonte. dai ex 136dB

bate
mais o q tem maior potencia (claro), maior sensibilidade (tb chamado de
SPL), toca freqs mais baixas e com menor range

um exemplo

Subwoofer de 15 polegadas
Potência RMS: 700W
Impedância: 2 x 4 Ohms
Resposta Freqüência: 22Hz - 2000Hz
SPL: 90 dB/m/w

isso ai eh selenium, bomber ou hbuster?????? eheheh
fala serio 22hz a 2khz... Evil or Very Mad


hahahaha é um da hbuster xDDD

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 28
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Tar em Qui Jan 29 2009, 23:07

Eagle escreveu:
Tar escreveu:então hitokiri, é por isso que o meu sub de 30 rms da britania da MUITO mais grave que os 4 auto falantes do ka juntos?
Se eles fossem montados tipo um subwoofer, com caixa selada, eles apresentariam um grave maior?
(são 2 de 5" e 2 5x7")

nao necessariamante. como fala ai no artigo, cada falante toca uma freq distinta. o sub toca grave, os originais sao coaxiais nao sao feitos pra grave.

faz um teste, deixa so os da frente ligado e aumenta o volume rpa vc ver.. vai ficar uma bateçao horrivel... a porta nao deixa de ser uma "caixa".

Verdade, os da frente apesar de não terem marca, parece que dão mais grave que os trazeiros, mas por eles mesmo pequenos "pularem" tanto pensei que seguiam o mesmo padrão dos sub, pensava que eram um sub reduzido com um tweeter no meio... hauhauahuahuha

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 26
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Qui Jan 29 2009, 23:08

Hitokiri Adriel escreveu:
Eagle escreveu:
Hitokiri Adriel escreveu:
Eagle escreveu:
Adriano Maggo escreveu:como diferenciar a frequencia dos melhores sub´s, sensibilidade!!!
qual bate mais e pq?


Abraços,
Maggo...

sendo curto e grosso:
nao
entendi qto a como diferencia a frequencia de sub. mas qto menor o
range e menor a frequencia melhor eh o grave(ex.: sub 1 - 25hz a 150hz,
sub2 - 25hz a 230hz... fique com o primeiro. sub1- 50hz a 400hz, sub2 -
30kz a 400hz fique como segundo)

sensibilida é medida em w/m quanto maior mais bate o sub. tanto q as medicoes de capeonata sao a 1 metro da fonte. dai ex 136dB

bate
mais o q tem maior potencia (claro), maior sensibilidade (tb chamado de
SPL), toca freqs mais baixas e com menor range

um exemplo

Subwoofer de 15 polegadas
Potência RMS: 700W
Impedância: 2 x 4 Ohms
Resposta Freqüência: 22Hz - 2000Hz
SPL: 90 dB/m/w

isso ai eh selenium, bomber ou hbuster?????? eheheh
fala serio 22hz a 2khz... Evil or Very Mad


hahahaha é um da hbuster xDDD


sai voz nesse sub ai hauhauahuahuah
cid moreira!!!!!!

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Gorio em Qui Jan 29 2009, 23:21

Bom como me falta experiencia ja que estou dirijindo todos os dias ha apenas 1 semanda optei por nao instalar som com medo de me desconcentrar. Mas faz uma falta, ainda mais naquele anda e para interminavel da Marginal.

Gorio
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 9
Cidade/Estado : SP/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 22/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Tico em Sex Jan 30 2009, 02:16

curti o tópico =D

Tico
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 55
Idade : 26
Cidade/Estado : Caxias do Sul/ RS
Motorização/Cor : 1.0/ Preto
Código de Opcionais : KFL9 + Roda 15''
Data de inscrição : 07/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por LeonardoHB em Sex Jan 30 2009, 11:21

Fixei o tópico. Muito interessante. Mas pessoas vamos focar no assunto do tópico!

Falows!

_________________


Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Sex Jan 30 2009, 12:26

Ai galera achei um artigo perdido no meu hd q nem lembrava q tinha mais.
Saca akelas letrinhas que os fabricantes de sub fornecem como parametros? Q, Qms, Xmas, Vas etc...
Ou dimensionamento de cabos, fusivel... Essa parte de fiação eh extensa, caso prefiram essa sera demorado e colocarei aos poucos...
O que acham?


Última edição por Eagle em Sex Jan 30 2009, 12:35, editado 1 vez(es)

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por LeonardoHB em Sex Jan 30 2009, 13:33

Eagle... pode ir postando isso... Qto a área de artigos eu vou bolar alguma coisa e depois falo para vocês.

Falows!

_________________


Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Seg Fev 02 2009, 21:58

Adicionado este post no primeiro post do Tópico.


Última edição por LeonardoHB em Ter Fev 03 2009, 09:56, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionado este post no primeiro post do Tópico.)

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por LeonardoHB em Ter Fev 03 2009, 09:57

Mto bom Eagle... isso é dúvida minha tbein!

Falows!

_________________


Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Eagle em Ter Fev 03 2009, 12:48

Eu vou postando aqui! Se vc achar interessante adicionar junto ao primeiro blz!!

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 35
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo para iniciantes [Sobre SOM]

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:14


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum