[DÚVIDA] - Chipar o Ka 1.6 vale a pena?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Chipar o Ka 1.6 vale a pena?

Mensagem por Alex Bispo de Almeida em Sab Mar 21 2015, 12:52

Estou pensando em chipa o meu o que vcs acham ?
Alex Bispo de Almeida
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : Vitoria/ES
Motorização/Cor : 1.6 sport/Vermelho com Listras
Código de Opcionais : Completo

Re: [DÚVIDA] - Chipar o Ka 1.6 vale a pena?

Mensagem por Dragoniten em Sex Mar 27 2015, 22:02

Besteira. Não vai ganhar muita coisa e vai gastar fácil uns 400~500 reais dependendo da empresa. Vale mais a pena investir num sistema de freios da Eco, por exemplo.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por Maraccini em Ter Abr 28 2015, 15:03

O sistema da Ford é blindado e não da para trocar chip , pode usar piggy-back (unichip muito caro) ou via obd que alteram os sinais dos sensores e modificam a interpretaçáo da ECU, pode ver que ninguém da previsão de potência que ganhara ( uns falam de 10%) mas só em algumas condições. Também acho custo/beneficio ruim.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1515
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Maraccini em Ter Abr 28 2015, 15:10

Uma dica se seu carro for de 2010 para cima carro tem mistura muito pobre, pode usar um filtro in box ( inflow ) um CAI( tomada de ar frio), tirar a orelhinha de sherk, coloque um regulador de pressão regulável e ajuste este para entre 3,65 e 3,7 bar, um amplificador de faisca ou um jogo de vela de iridium, vai gastar menos e resultado melhor.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Ter Abr 28 2015, 20:21

Maraccini, eles abrem a central sim e reprogramam alguns parâmetros da injeção, mas não acho que valha a grana que pedem pelo resultado. Via OBD2 nunca vi fazerem, acho que aí só com o programa da Ford mesmo, mas nem as concessionárias tem.

Eu utilizo uma wide no meu Ka e a mistura poderia realmente ser um pouco mais rica, mas acho que 3,6bar perto dos 3 bar originais é um pouco demais. O que muda mesmo a performance é a falta de ponto. Nossos Kas trabalham aí com no máximo 24º de avanço de ignição, enquanto o pessoal que usa programável no Rocam fala em 36~38º de avanço até o corte de rpm. Com o motor quente e o sensor IAT a 40ºC (sensor de temperatura de ar), que não é difícil por ficar do lado do bloco do motor, o ponto cai pra 19º.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Qua Abr 29 2015, 15:42

O regulador original dos Rocam flex é de 3,5 bar, e nunca disse que ECU é blindada o software que é blindado e os grandes preparadores como Nascar chip, etc usam mesmo por obd2 veja no site dele, tem preparadores que inserem trimpot ou resistor para mudar sinal dos sensores ( é viável e mesma coisa de forma mais rústica e primitiva que os piggyback fazem. Mas no programa não conhece equipamento que modifique os parâmetros a não ser em relação ao sensor de oxigênio ( três opções gasolina pura, mistura e etanol puro) se faz quando queima sonda e motor fica desregulado. Único parâmetro que fica aberto! se conseguiram desbloquear sistema parabéns mas não conheço nenhum preparador grande que faça pode indicar?

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Maraccini em Qua Abr 29 2015, 16:02

Quanto ao ponto no meu antigo KA g1 gasolina fiz um pequeno "circuito" eletrico com um trimpot de 5 k ohms ( um resistor regulavel) e ligado em serie com um resistir de 1k ohms por 1/2 ou 1/3 de watt e instalado na IAT no fio de retorno do sensor e regulado com 5,15 k ohms para melhor relação/consumo e 5,37 k ohms para desempenho e funcionava bem, já no flex toda vez que abastecia tinha que mudar parâmetros para melhorar e acabou enchendo o saco mas ficava entorno de 4,5 k a 5,75 k ohms, flex tem muitas variáveis e dificulta acerto mas como tem equipamento faça o teste .
Existe a opção de mudar o local da IAT inclusive em alguns Rocam Fiesta uma das mangueira de ar tinha um local que acho poderia ser usado para isso ou na caixa do filtro de ar. Mas tem que fechar local antigo e vedar bem.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Qui Abr 30 2015, 01:13

Não sabia dessa informação de 3,5 bar, interessante. Entendi errado sobre a central então, achei que você tinha dito que era blindada mesmo hahahah. Também não conheço ninguém que trabalhe tão bem assim com injeção. Compensa mais colocar um piggyback por conta própria da HIS ou AEM pra fazer os acertos. Aqui em casa o Fiesta SC ganhou um M24 e vamos acertar com um PB da AEM. Ela regula mistura enganando o sinal da narrow e também fazendo correção pela leitura do MAP interno que tem. Funcionamento simples, mas bem funcional. Infelizmente ela não consegue adiantar o ponto de ignição, mas pretendo testar trocar os cabos dos cilindros 1/4 e 2/3, atrasar 180º e ir diminuindo esse atraso pra conseguir fazer o meu "avanço". Obviamente que em fase aspirada né, rs. Vai ficar pouco menos de meio ciclo atrasado, mas é assim que os PBs tipo Unichip fazem. Infelizmente não há como prever quando a ECU original vai mandar sinal, então tem que adiantar o sinal de RPM pra ter como prever a ignição.

Eu fiz isso no meu Ka, potenciômetro de 5k no fio do IAT. A temperatura cai até teóricos -5~-6ºC, mas infelizmente não existe mudança considerável na relação ar/combustível, apenas 5º de avanço, que já é alguma coisa. Logo entra uma MegaSquirt no meu Ka e vou ter um pouco mais de autonomia sobre o bicho, rs.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Qui Abr 30 2015, 02:12

Fiquei com uma duvida vc disse que tem um Fiesta SC, mas este já tem um supercharger , tá trocando o m-24 ou transformando em SC, se ta transformando sua taxa de cmpressão deve ser bem maior cuidado com o avanço de ponto ainda mais se continuar a usar gasolina, pode tentar usar um variador de avanço para GNV com regularem e ligação invertida para adiantar ponto e quanto a bobina destes carros centelha aos pares os cilindros 1 e 4 depois 2 e 3 entáo inverter os cabos não ira mudar nada, este fiesta será 1.0 ou 1.6 , vai usar polia original, vai usar a Tbi do SC com alivio de pressão e o intercooler ?
Grande deficiência dos SC é a faisca pois bobina muito fraca e alem de queima com facilidade troque bobina pela dos fiestas depois de 2010 mas tem que adaptar o conectar dos fios são diferentes .
Perdi todas as minhas anotações devido problema no note, mas me lembro que 5,,37 K dava medido no scanner a temperatura do ar dava 7 graus e 5,5 K perto de 0 graus, não me lembro de cabeça os valores de avanço mas na pratica dava uma diferença boa no comportamento em arrancadas e retomadas em baixa e media rotação lógico .
Se puder ajudar em algo to a disposição.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Seg Maio 04 2015, 15:45

Na verdade é um Fiesta Street 1.0 2006 (monocombustível mesmo). Ele tem taxa 9,8:1 e conseguimos coletor, M24, bicos e várias coisas por 1200 com um conhecido do Ford Friends aqui de Curitiba mesmo. Instalação praticamente plug and play. Já mudamos o carro pra álcool, só colocando combustível e resetando a central hahaha. A vazão dos bicos já bateu certinho. O avanço vai até no máximo 25º, muito seguro pra pressão baixa que trabalha (0,8bar). Polia original, TBI original do SC com recirculação, mas sem intercooler porque a grana não dá pra esse up no momento, rs. A bobina do Fiestinha é relativamente nova, ela aguentou bem nuns primeiros testes que fizemos, mas se precisar vamos colocar outra mais forte.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Seg Maio 04 2015, 21:20

O etanol apresenta dificuldade de atomização ( formar pequenas partículas) e com melhor aquecimento do motos isso pode melhorar use uma válvula termostatica que abra depois e deixe motor mais quente, pode usar um regulador de pressão reguláveis existe agora no mercado um que vai dentro do casulo original ( o regulador neste motor é 2,7 bar) e pode regular mistura mais fina ( acerto ) dai um coletor de escape dimensionado ou um do old KA 1.6 XR para acelerar saída dos gases do motor, no seu caso com etanol pode retirar o catalisador e depois regular mistura pelo regulador. Uma vela de iridium iria muito bem pois necessita de 5000 voltas a menos para faiscar e assim esta diferença forma um faisca mais forte (pois alcool é dieletrico dificulta centelhamento ou faísca) e assim garante uma combustão completa.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Maraccini em Ter Maio 05 2015, 02:23

Bicos injetores originais com mesma pressão de linha de combustível agüentam suprir o volume até uma pressão do turbo no mesmo combustível entre 0,2 e 0,3 kg em alguns casos até 0,35 kg, como seu caso esta usando etanol que requer já um volume maior para manter índice estequiometrico correto, e como usa pressão de 0,8 kg  deveriam estar dando falta, verificou o valor de lambda ( sensor de oxigênio) em todas as situações marcha lenta, baixa, media, media-alta ,  alta rotação e WOT (condição de aceleração total - pedal todo aberto) o que pode estar atenuando ou ajudando no seu caso e pegar ar quente no cofre do motor que deixam o ar com menos oxigênio (ar quente tem menos oxigênio) e assim bicos dão conta, mas cuidado com motores sobrealimentados  que trabalham com mistura pobre tendem a elevar a temperatura de repente  e ocasiona o entupimento dos bicos agravando mais a mistura pobre,  motor superaquece e estoura juntas , cabeçote e motor fundem.
Eu compraria o regulador de pressão que falei ( custo baixo R$ 50,00) e aumentaria pressão para 2,85 bar por garantia pois quem já teve carro sobrealimentado (turbo ou supercharger) sabe como é perigoso trabalhar com mistura pobre.
NÃO se ARRISQUE  a colocar o intercooler  SEM TROCAR BICOS (ar frio mais oxigênio e sonda ira mandar bicos injetarem mais, como seus bicos devem estar no limite vai ficar muito pobre a mistura). Boa sorte.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Ter Maio 05 2015, 14:11

Os bicos são do 1.6 mono combustível retrabalhados. Já eram usados antes em um Ka old com esse mesmo SC, sem quebra. Temos sonda wide e display pra acompanhar mistura e o piggyback da AEM vai controlar o combustível. Bem melhor que ajustar só no regulador de pressão, rs. Temos todo tipo de monitoramento, seja da central original pelo ForScan, pelo próprio programa da AEM, ou pela wide com display da ODG, não se preocupe que não estamos fazendo na louca a instalação, hahaha. Abçs.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Ter Maio 05 2015, 15:00

Legal deve ter ficado bem gostoso de dirigir com bastante torque em baixa, agora precisa só alongar diferencial para aproveitar melhor este torque/potencia extra e pode ser através de pneus maiores. Abçs.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Ter Maio 05 2015, 22:12

Amanhã vamos comprar as mangueiras que faltam pro MAP da AEM porque queremos colocar o Piggyback dentro do carro, não no cofre do motor. Aí é só montar o SC no carro de novo (tivemos que tirar nessas últimas semanas pois bateram no carro e precisamos acionar o seguro) e fazer o mapa na AEM. Tem me faltado mais tempo por causa da faculdade que qualquer outra coisa, rs. O Fiestinha tem originalmente 165/70 R13, mas já está calçando 195/55 R15 desde o ano passado. Com certeza o melhor up que podemos fazer em qualquer carro é um pneu decente e largura condizente com a condução do veículo hahaha. Já estamos também com 4 amortecedores novos e pinças da Eco com discos frisados da Fremax e pastilhas Ecopads (mesmo setup do meu Kazin) prontos para serem colocados. Só parar um dia pra montar tudo e vai ser outro carro.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Qui Maio 07 2015, 21:08

Parabéns , mas ainda acho que deve melhora ignição (bobina e velas iridium) pois os Fiesta SC nunca tiveram bom consumo devido a baixa eficiência da bobina) a bobina dos 2010 em diante são melhores, mas tem contato diferente.
Boa sorte na montagem. Abçs

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: