[VIAGEM] - De Uberlândia-MG a Machu Picchu-PE com o novo Ka 1.0 SE 2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[VIAGEM] - De Uberlândia-MG a Machu Picchu-PE com o novo Ka 1.0 SE 2015

Mensagem por Godelemos em Qui Abr 09 2015, 11:12

Bom dia Pessoal

Fiz a viagem do Peru agora em março. Saí de Uberlândia-MG e fui até Cusco de carro! Vou deixar aqui minhas impressões desta viagem com o novo Ka.

O KA me enganou! Quando tirei ele na CSS fui com aquela mentalidade de que os carros de hoje são mais fracos e que os de antigamente são mais fortes. Depois de rodar 8,5 mil km em 13 dias mudeis de opinião, este carro é um trator!!
Quando decidi fazer a viagem pesquisei na net e vi muita coisa sobre 1.0 não subir a cordilheira do andes. Fui com medo e descobri que o carro fica realmente frouxo devido à altitude (perde uns 30% da força) mas mesmo assim o kA se mostrou bem disposto!!
Na estrada o KA anda bem demais, em um trecho depois de Cuiabá acompanhei um Civic numa toada de 150 km/h durante umas 2h e o carro não negou fogo, mas o que realmente surpreende é sua capacidade de andar bem bebendo pouco! No geral fiz a viagem a uma velocidade média de 120 km/h com o ar ligado o tempo todo e a média geral ficou em 15,5 km/l.
Dos mais de 8 mil km rodados passei por uns 300 km muito ruins. Caí em 2 buracos que classifico como "fim de viagem" e o carro sequer furou o pneu. Como tive um Fiesta Rocam 2013 sempre que estou rodando com o KA traço um paralelo entre os dois e, sem dúvidas, o KA herdou a robustez do Fiesta, poderia ter herdado o silencio também, não do motor que já é bem silencioso, mas das peças de plástico do interior da cabine. Pois, meu KA esta com 17 mil km e mais barulhento do que meu Fiesta que estava com 60 mil km.
Do lado peruano, abasteci com a gasolina pura 84. O KA fez média de 21 km/l com o ar ligado 50% do tempo. Com este combustível o carro fica muito potente, a impressão é de que ganha muito torque e fica mais esperto do que com álcool. O ronco do motor muda demais, fica encorpado e parece que trocou o motor ( quem quiser um vídeo para ouvir o som meu whatsapp é 34 9108-0455).
Um ponto negativo do KA que notei lá no frio extremo (peguei neve no pico dos andes) é que seu para brisa  é uma bos** e embaça muito, mas muuuuito mesmo!! Chegando no Brasil peguei uma chuva intensa e mesmo usando desembaçador, sprays, flanelas o vidro continua embaçando muito. Ao ligar o ar quente na posição desembaçador o ar condicionado liga junto ( me ajuda ae né Ford). Outro ponto negativo é que se você realmente não andar 10 km depois de trocar de combustível, você corre riscos reais de ficar na estrada. Meu fiesta tinha esta recomendação mas funcionava perfeitamente se você não seguisse, já o KA...

Em suma, o KA se mostrou um ótimo carro para viagens longas. É um carro muito econômico sem  ser frouxo e com uma mecânica bastante confiável.

A Viagem

No dia 10 de março saí de Uberlândia em um New Ka 1.0 SE (1.0 sobe a cordilheira do andes de boa, mas perde-se muito força do motor), minha primeira parada foi Cuiabá. Para quem faz este trecho a dica é; entre Rondonópolis e Cuiabá o trânsito de carretas é intenso e com alguns buracos, a atenção deve ser redobrada. No segundo dia fiz Cuiabá-MT/Cacoal-RO. Depois que se sai de Cuiabá o trânsito de carretas desaparece e roda-se umas 6h de estradas muito bonitas e vazias, até chegar à divisa de Rondônia, onde começam a surgir , novamente, alguns buracos. No terceiro dia fiz Cacoal-RO/Rio Branco-AC. Trecho com estradas medianas, tendo como ponto alto; passagem pela capital Porto Velho e a travessia da balsa no rio madeira. No quarto dia seguimos rumo à fronteira. Chegando lá os trâmites são bem tranqüilos, basta o carro estar em seu nome e seus documentos em bom estado (Aquela história de documentos com menos de 10 anos é papo furado). Do lado peruano também é muito tranqüilo. Dá entrada na migracion, depois atravessa a rua e dá entrada no carro na Sunat. Aqui os fiscais da Sunat te avisam que vc precisará do SOAT (seguro) e que pode fazê-lo em Puerto Maldonado (fizemos na Lá Positiva, R$ 30,00)
Dentro do Peru, enchemos o tanque com a gasolina peruana 84 (o carro anda muito e gasta pouco) seguimos rumo a Puerto Maldonado(trecho com bastante patrulhamento e quebra molas). Chegando lá, o hotel reservado pelo site Booking, não confirmou minha reserva, tive que sair à procura de outro. Não foi difícil encontrar, a cidade tem muita hospedagem! Puerto não tem atrativos a não ser as lojinhas com preços iguais ou maiores que os do Brasil. Saímos rumo a Cusco 05:30 da manhã, são pouco mais de 550km, mas levamos quase 12h para percorrer, pois as estradas são muito sinuosas e muito bonitas, a cada 20min  vc quer parar para fazer fotos!! O trecho entre Puerto e Cusco praticamente não tem patrulhamento. Após o almoço (Marcapata) masquei folha de coca, minha esposa não, subimos a cordilheira e alcançamos seu ponto mais alto 4,7 mil metros, minha esposa vomitou 2x no carro, eu não. Aqui faz muito frio, pegamos neve, não desligue o carro se descer para tirar fotos pois corre o risco de o mesmo não ligar mais. Chegamos a Cusco de tardezinha, o trânsito é caótico, desorganizado, ofensivo!!
Para Machu Picchu não fomos de carro. Fizemos o passeio chamado Machu Picchu By Car, que consiste em sair fora do nostálgico trem da Peru Rail e fazer de Van até a hidroelétrica e depois uma caminhada de 3h na mata. Deste modo fica 600 reais o casal contra 1000 reais do modo convencional. De quebra vc faz um passeio magnífico as selva em outro país!!!
Para finalizar, o Peru é um pais muito bonito e a sensação de segurança lá é inúmeras vezes maior que no Brasil!! Os preços lá não são muito diferente dos daqui. A comida não é muito boa e o povo é mediano em recepção, não são calorosos mas também não são carrancudos. É uma viagem que vale a pena cada instante!!
Caso alguém tenha alguma dúvida meu whatsapp é 34 9108-0455 Anderson

Godelemos
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 26
Cidade/Estado : Uberlandia MG
Motorização/Cor : 1.0 TIVCT Branco
Código de Opcionais : Completo

Re: [VIAGEM] - De Uberlândia-MG a Machu Picchu-PE com o novo Ka 1.0 SE 2015

Mensagem por sousaman em Seg Abr 13 2015, 09:23

Anderson,

Muito bacana suas impressões do carrinho e relatos sobre a viagem.

Coloque algumas fotos aqui para vermos as belezas dos vizinhos.

Abraços!

http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1149
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo

http://www.uol.com.br

Mensagem por Godelemos em Seg Abr 13 2015, 22:03

Claro !!!

Na Divisa do Acre com o Peru em Assis Brasil

Entrando na Carretera Interoceânica, estrada criada numa parceria entre Brasil e Peru para ligar os dois países pela floresta amazônica e a Cordilheira dos Andes

Amazônia andina

Destino final

Mais fotos...

Godelemos

Mensagem por Godelemos em Seg Abr 13 2015, 22:06

Cliquem em "expandir imagem". Para ver o tamanho real da foto, sem cortes.

Godelemos

Mensagem por sousaman em Ter Abr 14 2015, 06:47

Godelemos,

Muito legal!

Parabéns pela coragem é chão pra caramba.

Abraços!

http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1149
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo

http://www.uol.com.br

Mensagem por Hades666 em Qui Abr 16 2015, 14:01

A gasolina de nossos vizinhos é acrescida de chumbo, altamente recomendado no manual de proprietários para vc não colocar nos carros nacionais, prejudicando seriamente o motor.....nossos motores são(infelizmente) preparados para funcionar com gasolina+álcool. Melhor vc verificar como ficou...

Hades666
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 180
Cidade/Estado : Poa/RS
Motorização/Cor : Novo Ka White 1.0
Código de Opcionais : Novo Ka 2015

Mensagem por djfernandolages em Ter Abr 21 2015, 20:15

Cara, que viagem bacana, meu sonho de consumo, estamos planejando aqui com um grupo de amigos de nos aventurarmos até Buenos Aires este ano, e também um dos lugares que surgiu em pauta enquanto conversávamos foi Machu Picchu que provavelmente o ano que vem nos aventuraremos, com as dicas e experiências que você passou aqui sinto-me mais seguro em trilhar nesta aventura.
Grande abraço.

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE

http://www.djfernando.br21.com

Mensagem por rafalonghi em Seg Abr 27 2015, 16:45

Sensacional, pegar o carrinho e já inaugurar numa viagem destas.. prazer em dobro! mto bacana o post, relato e fotos.

rafalonghi
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 172
Cidade/Estado : Bento Gonçalves / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SEL

Mensagem por Julio Dídimo em Seg Abr 27 2015, 17:36

Muito legal, meu sonho é esta viajem porem de moto, um dia ainda vou fazer tb!

Parabéns

Julio Dídimo
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 66
Cidade/Estado : Curitiba
Motorização/Cor : 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE Plus + Alarme e pelicula

Mensagem por BrunoXR em Dom Jul 19 2015, 19:59

Parabéns pela viagem e pelo excelente relato do comportamento do Ka, passa a sensação de sinceridade e imparcialidade, nem fanatismo nem ódio em relação ao carro. Pelo que vi nesse tópico, tanto pela sua viagem como pela foto do perfil do colega Júlio Dídimo, o meu Ka não é o único a gostar de uma serrinha kkkkk. O meu sobe uma serrinha sinuosa pelo menos cinco vezes por semana.
Godelemos, tenho muita curiosidade sobre o comportamento desse 1.0 em serras, você poderia por gentileza passar alguns detalhes como, por exemplo, rpm média nas subidas de serra, marchas e velocidades? Ficaria muito agradecido!
Grande Abraço

BrunoXR

Número de Mensagens : 33
Cidade/Estado : Campos do Jordão/SP
Motorização/Cor : 1.5/preto
Código de Opcionais : se

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:22

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo