[DICA] - Como melhorar o consumo de carros Flex.

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[DICA] - Como melhorar o consumo de carros Flex.

Mensagem por Maraccini em Qua Abr 15 2015, 17:21

Gente fica aqui  uma dica de mistura alcool/ gasolina para melhor aproveitamento desempenho/consumo que engenheiros da parte de injeção/ignição da Marelli e Bosch me indicaram para melhor aproveitamento de FLEX  considerando qua nossa  gasolina tem 25 a 27% de álcool anidro (cada 4 litros 1 a 1,2 litros são de álcool anidro) e para chegar na proporção correta de 7:3 de gasolina pura e considerando que nosso tanque tem  50 ou 51 litros devemos usar (20 litros no caso de Podium que tem 25% álcool anidro) e 21 a 22 litros de gasolina e 30 ou 29 de álcool que dar proporção correta que eles indicam de gasolina/ álcool . Além de melhor desempenho e melhor consumo do que etanol puro tb não haverá necessidade de colocar gasolina no tanquinho para que tem este para partida a frio.
Sei que alguns vão alegar que nos EUA o combustível  flex é E85 ou seja 85% etanol (dependendo do local maior parte é de metanol anidro -sem água ) e só 15% de gasolina ,  mas vamos lá gasolina deles é melhor que as nossas no posto (na distribuidora é só um pouco melhor) e álcool metálico (metanol ou etanol que eles usem é anidro) melhor que nosso etanol hidratado na distribuidor e reidratado nos postos ( adulteração) e todos sabem que metanol melhor que etanol para desempenho/ consumo. Então nossa proporção real é a indicada 7para3.
Como exemplo a alguns anos fiz pesquisa para usina de álcool e ganhava etanol anidro que enchia o tanque o desempenho era ótimo , consumo era muito melhor, nunca precisava colocar gasolina no tanquinho , não saia água do escape e enfim só do melhor.
Lógico que melhor consumo é mesmo só com gasolina mas em troca de piora do desempenho.
Mas o que NÃO deixa consumo melhor e que deixaram as marchas de 4a e 5a muito longas que afasta o torque e potência da faixa de giro correta e consumo aumenta só diminui em terreno plano, (consegue nota boa de consumo através deste artificio pois estes testes são feitos em dinamometro plano e sem resistência a rolamento- na vida real muda muito temos aclives)
Este efeito é mais sentido nos SEL 1.0 que tem rodas aro 15 e pneus grandes 195/55 e alonga mais ainda o diferencial ERRO grosseiro da Ford , veja o FOX  com motor 1.0 que usa esta medida de pneus/aro o diferencial e relação de marcha são diferentes mais curtas para motor trabalhar dentro de faixa correta de giro potência/ torque Ford para se enquadrar no Inovar terá que desenvolver cambio de 6 marchas com só a 6a marcha (overdrive). Os 1.5 pela maior força sentem menos este problema.
Eu gostaria que engenheiros de transmissão da Ford fizessem curso na VW que acerta muito melhor a relação de marchas , se tivesse marchas mais curtas e diretas assim como do UP o consumo seria menor dependendo da forma de dirigir é lógico ficaria o consumo na mão do condutor alias no pé deste.
Meu fiesta tinha este mesmo problema de marchas longas e se mostrava uma osta em estrada com retomadas fracas ( só melhorava a partir de 110/120 Km em 5a e olha que era 1.6 com ar ligado era pior) e sempre trabalhando fora da faixa de giro correta em algumas situações rodar em 4a marcha era mais econômico que em 5a marcha (pelo computador de bordo até 95 km era melhor rodar em 4a, até 110 Km praticamente empatavam se fosse plano o terreno com aclive tinha que retornar para 4a para melhor consumo.

Espero ter ajudado.



Estas dicas funcionam em todos flex inclusive nos new ka que agora é meu caso ,mas é melhor para os Rocam pois tsua regularem é feita em cima do álcool (calibração) e consumo com gasolina não muda muito se comparado com o de gasolina ( principalmente nos 1.6 a partir de 2010 )



Quero disser em rselação ao etanol


alem das vantagens esqueci que etanol puro apesar de ser um liquido e considerado um combustível seco pois não lubrifica as partes do cabeçote e desgasta mais rápido as sedes de válvulas e esta mistura não deixa isto acontecer se quiser usar etanol puro recomendo o etanol V power que além de ter aditivos que evitam a gomas que o álcool forma tem aditivo que lubrificam e ajudam  evitar o desgaste das sedes de válvulas e na gasolina eu recomendo ler texto cuidado com gasolina que esta usando e tb recomendo as melhores gasolinas aditivadas que testei (sem ser Podium e nem Premium estas ultimas que estão difíceis de achar atualmente) são as da vergonhosa Petrobras - Petrobras Grid que gostei mais ( sendo redundante) e a Shell V power nitro ambas tem alem de outros aditivos tem aditivos  que reduzem atrito e havia antigamente  (pena que acabou !) tinha a Texaco com techron ( era um excelente aditivo e limpava bem o motor) abraço

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Re: [DICA] - Como melhorar o consumo de carros Flex.

Mensagem por Viniciuscr em Ter Abr 21 2015, 22:31

Estas dicas funciona mesmo fiz com o ka 12/13 bem a medida 7-3 cidade estrada media 13.6 no álcool super satisfeito.

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