[DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

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[DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Qui Abr 16 2015, 01:29

Estas falhas descritas por alguns aqui no fórum e de algumas revista na arrancada e nas retomadas em baixo giro e depois de 2 semanas de experiência ( estou sem acesso a equipamentos para comprovar) com o New KA 1.0 TiCVT acho que se devem a duas condições :

A falha na arrancada deve a característica do motor de 4 válvulas que difere dos de duas válvulas que tem normalmente um torque menor mas aparece em uma rotação menor que ao de de 4 válvulas no gráfico do dinamômetro iria parecer um V invertido as vezes um W invertido com o primeiro pico menor e em rotações menores que os de 4 válvulas e na vida real da a impressão de ter mais força em baixa rotação.

Um 4 válvulas normal  apesar de ter mais torque na ficha técnica seria um W invertido onde os picos apareceriam em rotação bem maior maior e a força em baixa sera sentida como mais fraco que o motor de 2 válvulas .

Um 4 válvulas com duplo variados de comando teria uma curva mais parecido com uma chave (símbolo de matemática { ou } ) na horizontal com pico para cima indicando um maior quantidade inicial de torque em baixa rotação e apresenta se com torque mais constante até determinada rotação que um tradicional 4 válvulas mas mesmo assim inferior ao que é sentido nos 2 válvulas.
Solução ligeiro aumento de rotação ao sair e pequena queima de embreagem, característica destes tipos de motores mais sentida nos motores menores exemplo 1.0 litros.

Segunda condição explicando o funcionamento da ignição há dois momentos que o motor tem dificuldade de centelhamento ( faisca ou ignição) O primeiro acontece em baixa rotação uma vez que a energia para acontecer nas bobinas/ vela de ignição depende somente da carga energética da bateria pois ainda o gerador/alternador ainda não consegue suplementar a energia para a bateria neste momento devido a baixa rotação do motor.

O segundo momento só para conhecimento acontece em altas rotações devido a velocidade das ignições (tempo entre uma e outra), pressão, calor, combustível ( etanol é dietético e dificulta a centelha)  e outras.

Percebi que motor diferente dos Rocam foram calibrados na gasolina apesar potência máxima vir logicamente no etanol,  e em baixa rotação no caso de retomada apôs lombadas nesta condição de baixa fornecimento de centelha que foi descrito acima ha grande chance de haver pré-ignição ( famosa batida de pino) que pode ser destrutiva para motor uma vez iniciada as vezes mesmo com atraso do ponto de ignição não cessa e assim acho que fizeram  ou melhor eu faria com que nesta condição que pode ser verificada pelo giroscópio eletrônico e acelerômetro em baixa rotação atrasaria o ponto de ignição e a tb retardaria o acelerador eletrônico para evitar estas batidas de pino e ainda existe a possibilidade mesmo com estes recursos de ter a batida de pino assim mesmo e ECU atrasaria mais ainda o ponto.

Mas para mim existe um bug (falha-erro) no software pois demora muito para retomar o avanço da ignição e continua por um tempo e em alguns carros que andei parece não retomar mais a condição inicial, mas não aparece com erro DTC.

Primeira sugestão para quem tem este problema trocar tipo do combustível e rodar pelo menos 20 Km

Segunda se não resolver desconectar bateria por duas horas (pode demorar mais tempo) e após conectar deixar carro com a chave na posição II (painel/ignição ligado) por 6 minutos e dai sem voltar a chave ligar o carro e deixar em marcha lenta por 16 minutos vai reconfigurar a ECU com parâmetros originais de fabrica isto inclusive apaga DTC , mas as vezes a bateria precisa ficar mais tempo que só duas horas as vezes precisa da noite toda.

Terceira fazer punta taco ou seja dar pequena acelerada enquanto breca para não deixar rotação cair e entrar nesta condição de atraso de ponto.

Quarta : melhoria a ignição com um amplificador de faísca para evitar batida de pino nesta condição de baixa rotação e melhoraria a centelha tb em altíssima rotação.

Desculpem tamanho do texto espero ter ajudado.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por angelobicalho em Qui Abr 16 2015, 09:32

Rapaz... é de comer ou de passar no cabelo??? hehehe brincadeirinha!

Também acho muito ruim essa lerdeza em retomadas em baixa rotação. Confesso que não me acostumei com esse novo motor. Até em subidas o antigo ka era melhor. Esse não consegue segurar o giro. 
Já usei álcool e gasolina, mas não notei diferença.

Meu carro está com 1500km, vamos ver se o motor melhora após o amaciamento.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Qui Abr 16 2015, 14:34

Meu tb não amaciou ta com 700 km.
Mas pensei numa novo jeito :
Touch booster é um aparelho que vai conectado no cabo atras do acelerador eletrônico pois mesmo que vc pressione o acelerador até o final, irá ter um lag (retardo) entre o pisar e realmente o motor começar a subir o giro.
O que esse produto faz é diminuir (e muito) esse lag, dando mais segurança em arrancadas, retomadas, subidas, etc. ( tem 3 regulares pré definidas original, verde direta e vermelha ultra rápida).
Existe tb o Sprint booster que faz a mesma coisa só que são para fanáticos pois ambos custam mais R$ 800,00 a mais de R$ 1.000,00.

17/maio

as para mim existe um bug (falha-erro) no software pois demora muito para retomar o avanço da ignição e continua por um tempo e em alguns carros que andei parece não retomar mais a condição inicial, mas não aparece com erro DTC.
Gente tinha razão quinta feira carro não pegou troquei combustivel na quarta a noite e rodei 15 km para modulo reconhecer novo combustivel , mas carro não pegava de manhã fez 13 graus centígrados a noite mas carro não reconheceu o etanol e náo ligava o aquecedor de bicos só consegui fazer pegar deixando capo aberto no sol e depois tirei mangueira do ar do corpo de borboleta TBI e com secador de cabelo aqueci entrada, mas mesmo assim ficou com marcha lenta e aceleração irregular, levei na CSS e passaram scanner não deu nada mas pediram para deixar tarde toda que iriam ver o software e apareceu um erro que já consta no histórico da Ford (e tem revisáo tecnica para correçáo ) que informa que carro não liga , tem aceleração inconstante e etc, fizeram uma atualizaçáo deste Bug como já tinha imaginado, parece que teve leve melhora na acelaração e tb consumo parece menor (modulo ainda esta se auto configurando ) se tiver novidade informo.
Que esta com problema de aceleração (retomada) após uma lombada como exemplo fique esperto tem revisão tecnica para isso

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por xfx777 em Seg Maio 18 2015, 02:40

Olá, esse defeito deve ser corrigido em breve.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Qua Maio 20 2015, 01:53

Depois de 300 km mudou a resposta em media rotação esta mais rápido, mas problema (bug) em retomada em baixa rotação ainda continua, talvez um pouco melhor e consumo esta igual, esta solução da Ford ainda não resolveu este problema, vamos aguardar
Mas tenho impressáo que barulho no motor tipo  Téc. téc. Téc. Aumentou  tucho ou variador de comando?  
O óleo indicado pela Ford  para motor de 3 Cil. é o 0W20 (muito fino) , na fase fria ele é 0 (zero- muito fino) e na fase quente 20 (tb muito fino) este mesmo óleo já tinha sido indicado para os motores Sigma no começo mas depois do problema com Ecosport que foi reprovada na revista quatro rodas trocaram pelo 5W30. Ainda acho que vão trocar o óleo dos new KA 1.0 por este 5W30.
Meu carro ainda esta amaciando e não pode usar aditivo ainda mas alguém no clube já colocou um aditivo de óleo redutor de atrito ? Tipo  Militec, molykote, triboil  - se colocou parou o barulho téc. Téc. Téc. ? 
O barulho em si não me incomoda o que me deixa apreensivo é o que ele representa - o que esta acontecendo dentro do motor!
Tenho impressão as vezes de vir dos variadores de comandos e as vezes do tucho

26/maio

Gente ficou comprovado que barulho téc.- téc.-téc que carro faz as vezes frio e as vezes quente é devido ao óleo muito fino tanto na fase quente. Como na fase fria usa oleo 0W20 e agora que passou período de amaciamento (3.000 km) usei um redutor de atrito no oleo usei um Triboil um aditivo americano mas que agora tem nprepresentante no Brasil e diminui quase todo os barulhos do motor indicando que Não se trata de característica do motor como alegam na vcs e sim lubrificação deficiente ( já expliquei que este óleo já foi usado pela Ford nos motores sigma e que depois do problema no motor da ecosport da revista quatro rodas trocaram para 5W30) espero que troquem dos nossos tb.
Este Tufoil tem uma superfície de atrito tão baixo que faz Tufoil a substância mais escorregadia conhecida pelo homem e reconhecido pelo Guinness Book of Records, como "O Lubrificante mais eficiente do mundo". Alguns preparadores americanos falam que é melhor que Militec , usei porque tinha em casa ( era do meu carro )
Mas sem entrar em discussão aconselho a usar um dos redutores para conservar seus motores em boas condições: Militec, Tufoil, Triboil e Molykote A2 este ultimo ainda estou vendo com fabricante seu uso em óleos sintéticos pois texto no site deles tem um erro, assim fica a duvida se pode usar ( fora isso muito bom e usado a bastante tempo).

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Barah em Qua Jun 17 2015, 21:19

Vamos lá... comprei o Ka 1.0 SE tem perto de 2 meses e está com 6000km, acabou de chegar da revisão.

Barulho tec tec no painel e porta malas teimoso: força para fechar e teima em fechar sozinho qdo abre a porta (vácuo). Então, nada que abone a viatura, muito boa por sinal.

Eventos:

* Terceiro tanque fez 8,6 km/h na gasolina: imagino que a sonda lambda ainda estava com o nariz entupido, agora cheira bem e sabe diferenciar etanol de gasolina/; 12 km/l cidade e 16 km/l estrada, sempre com A/C ligado. Etanol faz 9,5 km/l na cidade, como é muito caro desisti de abastecer com este.

* De início o motor é amarrado mesmo, imagino que a ECU tenha uma matemática que reage melhor posteriormente. Depois de 3500 km é perceptível como o motor se solta e a autonomia se torna verdade.

* O motor entrega potência como nenhum outro, surpreende como é um motor girador e tem agilidade para aumentar a velocidade.

* De 80 @ 120 km/h é muito esperto, mesmo com 4 adultos + bagagem. A 4° marcha não rende, serve apenas de passagem para chegar em 5° marcha na velo de cruzeiro 120 km/h e ter economia - erro de velocímetro perto de 8%

* Marcha lenta muito alta: em transito lento é ruim pois precisa frear o tempo todo senão bate no carro à frente em 1° sem acelerar.

* Usar as marchas 1 e 2° em baixa rotação é querer ficar chateado: mesmo com admissão/escape variável se perde um pouco - gosta de motor cheio. Entendam, é um motor feito para girar, e isso foi a grande surpresa por ter adquirido este carro.

* Com menos de 1000 km já foi fazer viagem longa... como comentei, não adianta forçar o motor é amarrado no começo, deixe se acostumar - vai soltar acima dos 3500 km.

* Sobre amaciamento... novas tecnologias novos processos: sai de fábrica com as folgas corretas, basta não abusar e rodar como o motor cheio, do início ao fim da vida do carro.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Qui Jun 18 2015, 11:11

Barah  O carro em si com exceção do subchassi, chassi e suspensão que vieram do New Fiesta é um carro novo.

O motor é inédito (ainda) a nível mundial e por ter a pseudo-tecnologia Flex sempre vai ser único é derivado do 1.0 L  Ecosboost  (turbo de fabrica) mas tem poucas peças em comum com este como bloco, bombas de água e óleo, ( pistão, virabrequim apesar de mesmo tamanho tem materiais diferentes ) cabeçote diferente do ecoboost , pois não tem entrada da injeção direta ( o nosso é indireta) , provalmente tenha tuchos hidráulicos (enquanto o nosso tem tuchos mecânicos ) ,taxa  de compressão e provavelmente os comandos tenha uma graduação diferente tb. Além da calibração da injeção/ignição ( inclusive para Flex) e acelerador eletrônico. E muitos outras coisas como bomba de combustível de altíssima pressão, etc.

Todo projeto novo pode apresentar pequenos defeitos ou erros e como Ford não disponibiliza muito dados técnicos estamos apreendendo juntos aqui no clube.

O tec tec que estava falando é de relatos de vários amigos do fórum e é do motor indicando deficiência de lubrificação ( óleo )

Motor flex a leitura de um novo combustível ou mistura só depende de gastar o resíduo que tem dentro da carcaça da bomba de combustível que ocorre  entre 10 a 15 km depois do abastecimento e correção é quase instantânea depois disso. ( a não ser que houve um reset da ECU que retoma padrão standard e que demora pouco mais para o aprendizado de nova mistura, maneira de condução do motorista,  etc.)

Motor é amarrado porque apesar de tolerância entre as peças ser menor e técnicas de montagem mais modernas ainda assim motores de combustão interna necessitam de período de amaciamento que motores modernos duram +- 3000 km. (Reduz fricção entre materiais diminuindo perdas por calor e atrito, tolerância entre válvulas e sede de válvulas diminuem evitando perda na compressão, assentamento dos anéis dos pistões e cilindro diminuem tb evitando tb perda de compressão, etc). Aqui cabe uma informação o pessoal no clube tem relatado que motor tem conseguido melhorar mesmo depois de 8000 km na pratica um pouco diferente da teoria!

""imagino que a ECU tenha uma matemática que reage melhor posteriormente""   Não possue tal função é que passou pelo amaciamento e consumo melhorou .

Marcha lenta gira em torno de 900 a 950 rpm e sobe  para 1000 a 1050 rpm quando pisa na embreagem é desta forma para evitar ter que ficar acelerando muito em transito pesado. (carro poderia morrer)

Erro de velocímetro é proposital para haver margem de erro e serve para evitar multas.

Todo motor de 4 válvulas por cilindro respira melhor em alta rotação (tanto para potencia como para torque) como falei antes tem um torque maior só que em giro maior (maior rpm)  comandos de válvulas variaveis ajudam a diminuir (atenuam e tornam as curvas de torque ligeiramente mais planas em baixa e medias rotações ) mas não eliminam esta características deste motores , inclusive motores importados ainda tem o coletor de admissão variável  para diminuir ainda mais esta característica de potência/torque só em altas rotações .

Girador ( motores pequenos tem esta característica de girador e os três 3 cilindros  é ainda maior devido a menor peso interno e virabrequim  com curso menor e tb peso) por isto já deveria ter um cambio com relações mais curtas que não necessariamente aumentariam o consumo!

Quanto ao cambio não posso concordar pois Ford adotou de forma errônea      ( não obedecendo princípios básicos da engenharia na determinação de uma relação de marchas ) uma só relação de marchas para todos os novos modelos , New fiesta, New KA, Ecosport e Focus  independente da característica do motor (curvas de torque e potência), cilindrada, peso, diâmetro e largura dos pneus. Antigamente cada carro tinha uma relação ideal . Outras marcas ainda fazem isto !  Apesar deste erro técnico o motor é bom e na gasolina o cambio quase consegue estar na faixa correta de giro para aproveitar o motor.

Para bom amaciamento não se deve andar com motor cheio como falou , deve evitar rotações maiores que 4000 rpm até pelo menos 3000 km.

Este tópico foi criado para esclarecer sobre um erro (bug) na calibração do acelerador eletrônico , da calibração da injeção/ignição e do possível problema de lubrificação devido ao óleo indicado ser muito fino 5W20 na fase fria e na fase quente.

Ainda há o problema do manual pois carro tem tucho mecânico  que estão fazendo barulho ( acima do normal )  em alguns carros do pessoal daqui , inclusive o meu ! e não consta regulagem  dos tuchos nas revisões programadas.

Leia o tópico inteiro e se tiver sugestão ou alguma idéia coloque-as para nós.  

Desculpe se ficou grande e/ou chato!

Abraço

Maraccini
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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Barah em Qui Jun 18 2015, 21:43

Bom, eu li várias vzs o tópico inteiro kkkkk

Motor cheio é difícil de explicar, mas garanto não é motor gritando. Agora descrever como é isto complica: então sempre comento, o motor deve ser utilizado na sua melhor eficiência de curva de torque vs potência... motor cheio, por isso o escalonamento das marchas para manter esse regime - do início ao fim da vida útil.

De boa, se houvesse vantagem financeira pra rodar com etanol o tempo todo boa parte das reclamações de rateada em baixa seriam menores: carro flex é carro pato, faz nada direito. Com esta tx de compressão deste motor, tem chance de digerir melhor o etanol, pois tende ao valor ideal para etanol.

O motor ecoboost ainda está no pódio internacional de melhor motor do ano - mérito dos engenheiros da ford nacionalizar este motor e ainda ter essa ilusão de FLEXibildade praticada por aqui.

Então minha opinião: a relação de marchas OK! 3° muito boa para ultrapassagens em rodovias e tem desenvoltura no trânsito da cidade. O embolamento em baixas rotações vou administrando com o acelerador e a relação de marchas. Com a quantidade de entrega que tenho nesse motor isto se torna desprezível e com o retorno de campo a engenharia da ford vai atualizar na sua devida relação de custo benefício.

Pra vc se revisar na cadeira, sim ultrapassei n vzs a rotação de 4000 rpm antes dos 3000 rpm e estou bem tranquilo não condenei em nada o motor Cool

A troca de óleo foi feita na primeira revisão... estranhei a troca do filtro de combustível, cedo demais. Fazer o que, revisar aos 5 kkm é cedo demais, o que seria trocar o filtro de combustível perto dessa revisão prematura jocolor

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Barah em Qui Jun 18 2015, 22:20

Não me aguento... o assunto de amaciamento tem vida longa kkkkkkk

Mas vale a reflexão: os processos de usinagem estão bastante precisos e as tolerâncias idem. Depois são aplicados tratamentos de superfícies (coating) para diminuir o atrito e aumentar a dureza... e então até os 3000 km nós precisamos desgastar essas superfícies? study  Coffee  study

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Sab Jun 27 2015, 03:01

Sim sua ideia está certa e temos ainda peças como Bielas fraturadas, saias de pistão grafitadas e outras com o objetivo de diminuir periodo de amaciamento e motor atingir menor índice de atrito interno gerando menor calor, potência e consumo melhores e menores emissões de poluentes.
Concordo e até mencionei que 3000 Km é um período bom para este motor muito moderno e tecnológico , mas como já disse o pessoal do clube tem conseguido um melhor desempenho e consumo do carro (ponto ideal de amaciamento) quando este chega perto de 8000 Km ,
Mas amaciamento varia, se for um carro de estrada terá um amaciamento mais rápido pois condições (velocidade, temperatura, Constância de movimento) são mais homogêneas

Ford informa (na minha opinião de forma errada)no manual duas km. diferentes de amaciamento.

Na pagina  112 - Consumo de Oleo  - Nos primeiros 5000 km ( período de amaciamento) ******

Mas na pagina 81  ***** os primeiros 1500 km de direção ( este é o período de amaciamento do motor )  *****.    -  Não deveria estar escrito  - ( dentro do período de amaciamento do motor ).

Repete informação da pag. 81 na pagina  94 ( 1500 km).

Abraço

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Barah em Seg Jun 29 2015, 21:54

Amaciamento à parte...

Fyi à Sao Paulo, 1500 km Ida/Volta. A partir do Parana fica a viavel ethanol: entao tanque cheio e motorzinho girando bonito. Com a perda de 30% na autonomia fecha a conta no custo tendo um motor fortinho pra subidas e ultrapassagens. De 80 @ 120 km/h eh uma faixa otima para ultrapassagens em 3' marcha.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Ter Jun 30 2015, 20:13

Motorzinho muito bom e muito bem acertado (calibração) Se motor tivesse sensor para reconhecer gasolina de alta octanagem ( Podium e premium ) então poderia adiantar ponto de ignição conseguindo desempenho quase igual do etanol pois gasolina Podium tem poder calorifico muito maior que alcool e consumo excelente tb. Bem diferente da calibração para gasolina tipo C que devido a taxa de compressão manda ponto lá para trás para evitar batida de pino ( pré ignição )

Grande diferença que sente no etanol além da potência é do ponto mais adiantado deste combustivel que entrega força mais rápido e acelerador eletrônico tb deve pelo que senti agir mais direto com etanol.

Apesar disto ainda acho cambio com relação genérica ( única para todos os modelos Ford) um absurdo, mas carro muito bom mesmo assim !!

No etanol como disse fica melhor !!

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Juy em Qui Jul 30 2015, 21:25

Boa noite galera, sou novo aqui no forum ! Tenho um novo ka SEL 1.0 e tb tenho esse problema, ele falha bastante em baixa, principalmente se pega uma subidinha, as vezes ate da aquele estouro no escape. Se ligar o ar entao acaba com o carro. Na revisao dos 10000km fiz a reclamacao, eles falaram que o modulo de injecao foi atualizado, mas depois disso piorou. Semana q vem vou deixar na CSS pra ver se eles resolvem. Vlw....

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Qui Jul 30 2015, 22:26

Juy para "evitar" este problema pode fazer um punta taco uma pequena acelerada enquanto freia para elevar um pouco o giro e este sintoma de falta de força melhora !!

Mas seu carro esta estourando isto não é normal, leve mesmo na CCS e se der leve chefe de oficina para uma volta!

Peça para ver o aterramento da bateria pode ocasionar problemas na injeção e ignição .

Boa sorte brigue por seus direitos!

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Juy em Sex Jul 31 2015, 09:08

Maraccini, no punta taco ele da uma falhada tb, parece que tem lag, demora pra subiro giro, quando vou dar uma arrancada mais forte na mudança de marcha qdo solto a embreagem ele da uma engolida tb, mas em alta rotação o bixinho anda muito, vou levar na CSS terça pra ver se resolvem né. Obrigado. Depois escrevo o desfecho.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Sex Jul 31 2015, 10:44

Quanto ao lag (um bug) existe um tópico meu que explica o motivo, mas seu carro não deveria dar estes estouros deve mesmo ir na CCS.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por fapr em Qui Set 17 2015, 08:38

Bom dia.

Tenho um Ka+ SE plus, queria o SEL 1.0, mas só achei preto para comprar e não quero outro carro preto.

Fiz o teste rodando ontem com o modo ECO ligado e hoje sem o modo Eco no mesmo percurso, acredito que e melhor fazer com um tanque completo do mesmo combustível e mesmo posto, para ter certeza do resultado.

Constatei a priori que o modo ECO gera esse "DELAY", de forma proposital, acredito estou em fase de teste ainda pois rodei apenas 200 km com ele sendo 50 sem o ECO e 150 com o ECO.

No que tanque ao Delay, é o termo técnico usado para designar o retardo de sinais em circuitos eletrônicos, geralmente o atraso de som nas transmissões via satélite. Tempo de atraso de um sinal, em reverberação, eco, ou em equipamentos eletrônicos em geral.

Assim acredito que seja acentuado/agravado pelo modo ECO ativado, mas esse retardo pelo verifiquei e iniciei algumas conversas e vou ter certeza em Outubro quando viajo à São Paulo, para o encontro de família pois os tios e primos trabalham na FORD SP.

Vamos aguardar.



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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por marcoaam em Qui Set 17 2015, 15:32

Olá, fapr!

Em relação ao modo Eco, acredito que o mesmo apenas ligue e desligue aquela setinha verde que indica o momento da troca de marchas, ou seja, ele não proporciona nenhuma calibração diferenciada voltada à economia.

Um abraço!

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Qui Set 17 2015, 20:04

O delay é programado para evitar batidas de pino e emissões de poluentes e sua ação é resposta (tempo) da abertura da borboleta da TBI e na interpretação do sinal do pedal do acelerador eletrônico é recurso conhecido da engenharia o que difere neste caso é que após esta condição deveria retornar a programação original mas em álbuns casos esta condição se mantém então há um erro (bug) na programação e varias revistas já reportaram este erro. Na atualização do software do acelerador elet. Que fiz na revisão melhorou mas não eliminou.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Qui Set 17 2015, 20:14

Realmente não existe a calibração diferenciada o modulo interpreta os sinais dos sensores e indica o melhor tempo para troca das marchas para economia e ou desempenho se passar das rotações de economia.

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Cristiano Oliveira em Sab Dez 26 2015, 00:13

Fala pessoal,

O meu KA SEL 1.0 2014/2015 está chegando aos 15.000 km rodados e de 1 mês pra cá tenho percebido que ele encontra-se sem força nas arrancadas e retomadas de velocidade principalmente em 1ª e 2ª marchas.

Ao soltar a embreagem gradativamente percebo que o carro está grudado no chão. Ele demora uns 3 segundos para começar a andar, mesmo após soltar a embreagem e pisar no acelerador.

Sinto essa dificuldade principalmente quando estou parado em semáforos. Ao abrir é um sufoco. O carro não tem torque em baixa rotação e fico escutando a galera buzinar na minha traseira.

Quando passo em 2ª marcha em uma lombada é outra suplica. O carro perde potência, chegando até mesmo a dar aquela tremida tipica de quando vai morrer. Tenho que enfiar o pé no acelerador com vontade para após uns 2 segundos ele começar a desenvolver.

Se precisar entrar em uma via expressa a dirigibilidade se torna perigosa. Você entra na via com muito custo e vai vendo o carro atrás de você chegando, chegando, chegando e você com o pé embaixo e o giro demorando muito a subir.

Quando precisa cortar um busão que está parando no ponto é complicado. Você reduz a velocidade, olha o retrovisor, joga a seta e vai. Reza 10 Aves Maria e 10 Pai Nosso, enfia o pé no acelerador e sofre para o carro responder.

Existe um Lag terrível até o carro ganhar torque e responder.

Levei na CSS Besouro de Itaboraí - RJ e o consultor tentou me convencer a principio que era combustível. Depois falou que se tratava de característica do carro. Inclusive me colocou para andar em outros 1.0 SEL que estavam lá para serem vendidos, mais não adiantou. Todos os carros que entrei estavam acelerados e ele ficou com cara de tacho.

Meu cunhado possui um Ka+ 1.5 SE e se você não tomar cuidado ao tirar o pé da embreagem o carro da um coice e você bate no carro da frente. Muita força e potência.

Sei que não posso comparar o 1.5 com o 1.0. Acho estranho o fato de retirar o pé da embreagem no 1.0 e o carro ficar travado, enquanto no KA+ SE a resposta é imediata.

Outro detalhe é que o meu 1.0 SEL anda fazendo 13.8 km/l, e eu nem ando tanto com o ar ligado, somente quando está muito calor. O KA+ 1.5 SE de meu cunhado está fazendo 14.9 km/l e o cara só anda com o ar ligado. Não entendo isso.

Sei bem o que falo. O carango não era assim. Apesar de 1.0 e na gasolina ele tinha um torque legal nas marchas de entrada.

Alguém passou ou está passando por esse problema?

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Sab Dez 26 2015, 21:56

Vc pode estar com algum problema ou erro na ECU e ou acelerador eletronico ou pode ser desgaste de embreagem !
Pode até ser bicos sujos pois sinto no meu que as vezes fica mais lento e com marcha lenta irregular e coloco aditivo extra para limpeza dos bicos e melhora !!

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por joaomartini em Sab Abr 30 2016, 20:26

Pessoal, li o tópico mas gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um Ka SE 1.0 com quase 5 mil km. Além das falhas to fazendo em média 300km com um tanque de álcool e 420 com gasolina. No mesmo percurso o Up de casa faz 500 com álcool e 700 de gasolina. To achando muito estranho porque o Ka tá bebendo igual ao ex Fox 1.6. Sabem se depois da primeira revisão muda alguma coisa?

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

Mensagem por Maraccini em Dom Maio 01 2016, 00:52

Media esta muito baixa mesmo a do Up será sempre melhor!
O KA sinto que os bicos ficam sujos muito facilmente e com mais ou menos cada 1500 km consumo piora devido a isso. Quando coloco aditivo extra melhora (uso de gasolina Aditivada e etanol aditivado não é suficiente para manter limpo !) talvez os furos dos bicos sejam muito pequenos e entupam com facilidade !!

Mas na revisão pedir para passar scanner pode ter algum problema pois consumo esta muito alto !
Abraço

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Re: [DÚVIDA] - Falha na arrancada e retomada em baixo giro dos KA 1.0 3 Cilindros?

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