[DÚVIDA] - Porque a partida frio parou de funcionar? [ RESOLVIDO ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Porque a partida frio parou de funcionar? [ RESOLVIDO ]

Mensagem por RANZINZA em Sex Maio 01 2015, 19:59

Boa noite pessoal!

Meu ka 2010 a partida frio parou de funcionar e ja olhei fuziveis relê, motor do reservatorio e a valvula que fica ao lado dele e ta tudo ok.

Se alguem puder ajudar eu agradeço

Última edição por RANZINZA em Sab Jun 13 2015, 00:11, editado 1 vez(es)

RANZINZA
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Cidade/Estado : SÃO PAULO
Motorização/Cor : 1.0 AZUL NORONHA
Código de Opcionais : VIDROS ELÉTRICOS POR ENQUANTO

Re: [DÚVIDA] - Porque a partida frio parou de funcionar? [ RESOLVIDO ]

Mensagem por Maraccini em Seg Maio 04 2015, 21:41

Viu se chega energia na válvula e no motor ? testou com fio direto o motor e a válvula ? se já viu isso pode ser um erro DTC tente apagar a ECU , se não for ela pode ser contatos no sensor de temperatura da agua, limpe os contatos ( com limpa contato em spray) de todas as peças descritas aqui.

Para resetar o modulo 1) desligue o cabo negativo primeiro e depois o positivo da bateria por pelo menos duas horas , 2) religue ao inverso, 3) depois vire a chave ate posição I e deixe o carro com as luzes da ignição acessa por 5 minutos (motor desligado) 4) ligue o motor SEM voltar a chave e deixe 15 minutos em marcha lenta .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por RANZINZA em Seg Maio 04 2015, 22:18

Obrigado Maraccini...mas já fiz tudo isso que vc colocou em seus posts...mas vamo lá né vou tentando até descobrir...e tem um detalhe que eu não coloquei no inicio...é que a bateria teve queda de energia pois precisei dela e ai a ECU resetou e por isso não reconheceu de imediato qual combustível estava sendo usado e eu (acho) que por isso não acionou a partida a frio...mas se mais alguém poder colaborar com esse assunto eu agradeço também...

RANZINZA
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Qua Maio 27 2015, 21:08

E ai Resetou novamente ECU e deu certo . Ou teve outra solução ?

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por RANZINZA em Qua Maio 27 2015, 21:46

Beleza Maraccini...como eu tive que encher o tanque com gasolina e ele já está quase em um quarto (rodei pouco até então)eu vou inserir álcool gradativamente no tanque para o módulo fazer primeiramente a leitura e após ter completado o reservatório de gasolina(aproveitei pra limpar) vamos ver no que dá quando ele tiver em 100% de álcool e a temperatura ambiente estiver baixa também esse trem pega direito kkkkk.
Assim que eu tiver uma conclusão sobre o problema em breve pode ter certeza Maraccini que eu te conto e eu também estou ansioso pra ver....abraço. Very Happy

RANZINZA
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Qua Maio 27 2015, 22:15

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Dom Maio 31 2015, 23:31

RANZINZA, você tem certeza que a partida a frio se fez necessária? O sistema só injeta gasolina (dá pra ouvir o relé na hora da partida) quando o sensor de temperatura do motor se encontra abaixo de 18ºC. SP não fez tanto frio ainda esse ano pra entrar nessa condição, rs. Já aqui no sul...

Dica: Utilize sempre Podium no tanque de partida a frio. Ela não apodrece como a gasolina comum. O sistema de partida a frio da Ford é diferente da maioria das outras montadoras, ela injeta somente para a partida, ao contrario de alguns sistemas como da VW que injetam durante minutos até o motor atingir temperatura X. Por isso nosso tanquinho é tão pequeno e demora tanto para acabar.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por RANZINZA em Qua Jun 10 2015, 20:45

Beleza pessoal...negócio é o seguinte eu consegui entrar em contato com um técnico da ford que presta consultoria sobre defeitos da linha Ford e esse cara escreve pra várias revistas automotivas e o nome dele é
Reinaldo R. Nascimbeni
Supervisor de Engenharia de Serviço at Ford Motor Company e eu com muito jeito consegui uma ajuda avulsa com ele e foi exatamente assim que ele respondeu a minha duvida :

O sistema de partida frio só funciona quando a temperatura ambiente for abaixo de 18 graus. Esse sensor de temperatura utiliza a temperatura da entrada do ar de admissão. Portanto se a temperatura estiver acima de 18 graus com o veiculo abastecido com etanol, o sistema auxiliar de partida frio não será acionado. Caso o veiculo esteja abastecido com gasolina o sistema não será acionado em nenhuma temperatura. Em casos de queda de tensão, abaixo de 10volts o modulo pode perder algum dos parametros de funcionamento, mas continuará com a memoria nos ultimos parametros que tinha em sua memoria, portanto deverá carregar na calibração do avanço do motor no ultimo abastecmento (aprendizado)que realizou.

Bem hoje 10/06/2015 eu sequei o tanque do KA 2010 1.0 flex e coloquei etanol,abasteci o reservatório da partida a frio e rodei uns 10km e ainda fiquei com ele ligado na garagem por um tempão,mais ou menos uns 40 minutos para que o modulo realize a nova leitura do novo combustível para mim fazer o teste final.....mas tem um porém agora eu preciso que o clima colabore para mim pegar o bixo e dar a partida em um dia de friaca pra que todos fiquem sabendo no que deu essa novela rsrsrsrsrs
vamos ver se vai esfriar nos próximos dias para que todo o sistema esteja nos parâmetros de funcionamento para a partida a frio funcione novamente....abraço a todos Very Happy

RANZINZA
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Dragoniten em Sex Jun 12 2015, 00:00

Não utiliza o sensor de temperatura do ar do motor, ele utiliza o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. Não sei se te passaram a informação errada ou se você acabou entendendo errado. Sei disso especialmente porque tenho um potenciômetro ligado no meu sensor de temperatura de ar original (atualmente estou com uma injeção programável) e mesmo com a temperatura abaixo de 0ºC o motor não injeta gasolina do sistema de partida a frio, somente se o sensor CLT (Coolant Liquid Temperature). O sensor de temperatura do ar admitido só serve para o cálculo de quantidade de combustível injetado de acordo com a densidade do ar.

Tudo o que você escreveu foi o que eu havia dito previamente no meu outro post. Secou o tanque como? Porque mesmo uma quantidade pequena de gasolina é suficiente pra prevenir o sistema de partida a frio entrar em ação.

A leitura para adaptação de um combustível para o outro não precisa de tanto tempo assim. Em poucos segundos com o carro ligado a sonda já consegue ler a mistura e acertar qual combustível está no seu tanque, até por isso que a sonda fica nesta posição nos Flex, logo na saída do escape, para acelerar a leitura e facilitar a adaptação.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Sex Jun 12 2015, 00:18

Dragoniten a informação que precisa de mais de 10 km ( em carro 1.0 diria que até mais de 15 km) após o abastecimento com outro combustível é correta pois dentro da estrutura onde fica a bomba de combustível tem perto de um litro e é preciso gastar este para nova mistura entrar na bomba e ir para o motor dai sim vai ser rápido o aprendizado.
 Quando abastece com mais de 7 litros o próprio sistema percebe e fica aguardando uma nova regulagem da mistura de combustíveis que o sensor de oxigênio vai informar.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Sex Jun 12 2015, 00:39

Cara, os combustíveis misturam rápido quando tem um jato pressurizado da bomba do posto enchendo o tanque. Não necessita de tudo isso pra fazer o aprendizado completo, isso que eu quis dizer. Pode ser feito em muito menos tempo.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Sex Jun 12 2015, 14:46

Quanto ao tanque de combustível a grande maioria dos carros tem aletas internas para o combustível não ficar jogando de um lado para outro em curvas e assim o abastecimento lateral não interfere muito no combustível que esta  dentro da carcaça da bomba de combustível , inclusive consta do manual que deve rodar mais de 12 km , depois de colocar combustivel diferente do que tem no tanque e as fabricas que fazem calibração de sistema injeção/ignição tb reforçam esta informação.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por RANZINZA em Sab Jun 13 2015, 00:23

Senhores venho com alegria comunicar a todos que o meu fordinho esta injetando normalmente após testes do sistema de partida a frio e assim como todos os colaboradores e o técnico da Ford afirmaram:

1° A bateria do veiculo não pode estar com sua carga baixa porque o modulo passa a não reconhecer de inicio o combustível.

2° A temperatura tem que estar abaixo de 18° graus para que a partida a frio seja acionada.

3° Agradeço a Maraccini, Dragoniten,e a Reinaldo R. Nascimbeni
Supervisor de Engenharia de Serviço Ford Motor Company que colaboraram para a solução do problema...a união faz a força valeu.  cheers  cheers  cheers

RANZINZA
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Sab Jun 13 2015, 13:37

Legal
Abraço.

Maraccini