[INFORMAÇÃO] - FREIO ABS. VC SABE USAR DIREITO? EXPLICO COMO FUNCIONA!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[INFORMAÇÃO] - FREIO ABS. VC SABE USAR DIREITO? EXPLICO COMO FUNCIONA!

Mensagem por Maraccini em Ter Jun 02 2015, 03:12

Sabe usar bem o ABS (sistema de frenagem de emergência) e como funciona?  
Vou colocar de forma simples.

Todos os modelo dos KA G3 tem ABS + EBD + CBC

Para usar bem esqueça o que apreendeu anteriormente sobre frenagem de emergência que todos sabiam que se pisasse de vez e forte no pedal do freio este iria travar as rodas e poderia perder controle ( virar, aquaplanar) e além de tudo a parada total iria aumentar muito e sem controle direcional.

Bem o ABS entra em ação somente depois dos 40 km/h em carros normais e 30 ou 35 km/h em esportivos isto para evitar dar trancos ( forte brecada ) em transito dentro da cidade que comprometeria o conforto.

Bem numa frenagem de emergência a mais de 40 km/h pisando rápido e forte no pedal de freio e aqui a difrença do que estava acostumado devesse manter o pedal precisando fortemente ate perigo passar ou parar totalmente,        -       Pedal  de freio vai tremer, Volante vai tremer, vai fazer Barulho alto , rápido e compassado vindo das rodas , alguns motoristas falam que relatam sensação de problema ( defeito) no freio, que não iria parar MAS não se preocupe é o sistema atuando através da sua central ( do ABS ) com informação dos sensores presentes em cada roda, ele atua muitas vezes por segundo acionando e soltando ( daqui vem barulho e vibração ) as pinças de freio evitando o tratamento e reduzindo muito o espaço de parada.


Isto não quer dizer que numa travem as rodas em alguns condições pode travar 1) abaixo de 40 km/h pisando forte no freio , 2) uso fora de estrada sobre terreno muito escorregadio (barro) e ou areia e etc MAS na grande maioria de condições funciona muito bem ! ( inclusive sob forte chuva e água empoçada que poderia causar aquaplanagem (( dificulta mas não evita )).

A aquaplanagem se ocorrer ( forma uma lamina de água sob os pneus tirando o atrito e sem este nada de direção nem frenagem)  deve diminuir a velocidade reduzindo marcha (freio motor) com volante reto e nunca pisar no freio e acelerar suavemente  para que os sulcos dos pneus escoem a lamina e possa retomar o atrito e a dirigibilidae ai sim pode frear.

Além deste temos o EBD este distribui a força aplicada pelos freios nos eixos dianteiro e traseiro e de roda em roda faz com que a cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente (sinal informado a central do ABS pelos sensores nas rodas ) para manter equilíbrio da frenagem e EVITA a PERDA de CONTROLE do carro (dirigibilidade) pode virar o volante e mudar a direção conforme está freando, exemplos :  se tem uma pessoa com maior peso de um lado do carro ele equilibra a frenagem soltando e acionado o freio daquele lado ou daquela roda onde esta o peso maior para manter o equilíbrio e  mesmo que esteja com duas rodas sobre asfalto e duas sobre concreto se frear forte sensores vão identificar diferença e frenagem e dirigibilidade serão controladas ( neste caso o conjunto ABS+EBD +CBC ajudam mas  mesmo assim é uma situação complicada ).

Para maior segurança durante a frenagem em curvas, o CBC  aplica a pressão de frenagem de forma assimétrica, contornando situação difíceis assim reduz o perigo de instabilidade do veículo que podem surgir na aplicação dos freios em curvas em alta velocidade .(uma melhora significativa na estabilidade e segurança na aplicação da pressão de freio, mesmo nas curvas.)  

ESC = EBA + CBC (+ABS).         - ESC :  controle eletrônico de estabilidade

Agora falarei de sistema que tem nos new KA SEL :

Existe em alguns carros o controle de tração e estabilidade  no nosso caso KA SEL que funciona ( no controle do carro - dirigibilidade ) mais ou menos assim como o EBD diferindo deste pois funciona com acelerador pressionado ( rodando e não freando ) e freios são acionado na roda que precisa pelo modulo independente da vontade do condutor para corrigir a condução do carro e ECU pode reduzir torque para ajudar ( reduz patinação - giro em falso da roda - falta de aderência )

E o EBA é um amplificador da potência aplicada no pedal de freio que antecipa a ação do ABS nas situações de extrema urgência e funciona bem para motoristas inexperientes com o uso do ABS, pode causar um problema pois causa uma parada rapida e violenta  podendo ocasionado uma batida de traseira pelo veiculo que vem atras,  por isso em alguns carros o break light e/ou luz de freio que acende mais rápido e fica piscando na ação deste sistema é um item de segurança normalmente acoplado a este sistema.

******* Alias  o controle eletrônico de estabilidade ESC todos modelos poderiam ter pois tem ABS+EBD +CBC = ESC seria só fazer o modulo interagir pois como esta configurado hoje só funcionam nos SE e SE Plus na frenagem e não andando (acelerando) -  uma economia porca  em dona Ford ? *******  .

Espero ter ajudado. 
Abraço a todos.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1303
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [INFORMAÇÃO] - FREIO ABS. VC SABE USAR DIREITO? EXPLICO COMO FUNCIONA!

Mensagem por sousaman em Ter Jun 09 2015, 15:58

Maraccini,

Legal!

_________________
[FOTOS] - Nossa História Kalística - Do Old Ka 98 ao New Ka 2015:
http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1149
Idade : 41
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [INFORMAÇÃO] - FREIO ABS. VC SABE USAR DIREITO? EXPLICO COMO FUNCIONA!

Mensagem por Lucas Campos Dallaval em Sab Jun 20 2015, 17:43

Muito bom, Maraccini!

Abraço.

Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Idade : 29
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 13/06/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [INFORMAÇÃO] - FREIO ABS. VC SABE USAR DIREITO? EXPLICO COMO FUNCIONA!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:07


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum