[DICA] - COMO MELHORAR DESEMPENHO/CONSUMO

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[DICA] - COMO MELHORAR DESEMPENHO/CONSUMO

Mensagem por Maraccini em Qui Jun 25 2015, 21:56

Percebi a necessidade de alguns de melhorar um pouco o desempenho para melhorar saída (arrancada) em um cruzamento, etc (houve até caso de desligamento de sensor de oxigênio (sonda lambda-  uma solução errada).

Então vou propor uma serie de melhorias SUTIS e não um veneno pesado.            ( aumento ou troca de TBI, cabeçote banco de fluxo, taxado e com nova valvulas e angulação diferente, comando, coletor de escape e escape completo, bicos, Unichip ou outro piggyback ).

Melhorias vão surtir melhora mas motor tem que estar com funcionamento perfeito!!

Uma dica importante quando sua bobina der defeito (Rocam) já troque pela do FIESTA ROCAM 1.6 ano 2012 ou do New Fiesta é a mesma !  É mais forte e mais resistente não queima mais!! só precisa trocar contato que é diferente  veja  Tópico  " Troquei a bobina e acabou o problema " 

Para Rocam gasolina e Motor Endura : 

1)  O regulador de pressão vai de 2,2 bar até 2,7 bar e funciona inicialmente com o vácuo em 2,2 bar pode-se tampar com parafuso  mangueira do vácuo e rodar para ver como ficou o carro pois melhora resposta em baixa rotação e pode ser o desempenho suficiente que queria. 
Ira aumentar consumo (um pouco) mas se gostou pode colocar um  solenóide de tasquinho de partida a frio ou ver com mecânico pois antigamente alguns carburadores tinham um solenóide e maioria retirava pode conseguir de graça, desta forma com uma chave no painel pode ligar/desligar vácuo e usar só quando quiser e não interferirá no consumo.

2) Este item pode ser complemento ao item 1 ou usado sozinho, em um eletricista pedir para puxar uma Extensão com terminais macho/fêmea  no fio de retorno da sonda IAT ( sensor de temperatura do ar ) e instalar um Trimpot (espécie de resistor regulável )  de 5 K ohms ou um Potênciometro de 5K ohms 
+ (mais) um resistor  de  1 K ohms por 1/3 watt  ou  no máximo de 1/2 de watt em série ( linha) para restringir corrente, pode-se usar tb um variador de avanço com regulagem de carro GNV.

Regulagem  que dá efeito vai de 5,15 K ohms até 5,52K ohms , acima de 5,70 dá erro no modulo ECU.

Regular com 5,15 k ohms (mais econômico), 5,37 K Ohms ou 5,52 K ohms

Estes valores parecem estranhos mas o adiantamento de ponto é feito por faixas, infelizmente por problema perdi todos dados do meu notebook.

Quem não tiver conhecimento básico para fazer pode comprar um CAR  CHIP com regulagem no ML que é um Potênciometro ! mas colocaria um resistor  de  1 K ohms por 1/3 watt  ou  no máximo de 1/2 de watt em série para restringir corrente.

Vai adiantar o ponto de ignição , melhorando dirigibilidade em baixa e media rotações e funciona BEM !!  Além de diminuir consumo. Mas em WOT aceleração plena ( total ) não funciona .

É uma artimanha que se usa muito fora do Brasil ( chip fora do modulo)  e utiliza  o mesmo principio de forma básica de uma função do Unichip .

Deve ser colocado no retorno da IAT para a ECU para evitar problemas futuros no sensor! 

Nos Endura só testei até 5,15 K ohms com muito bom efeito.


3) Filtro esportivo indico o Inbox porque este fica dentro da caixa original do filtro de ar e capta ar de forma original ( pega menos ar quente ). 

O filtro esportivo cônico capta mais ar, mas dentro do cofre dos KAs Rocam pega muito ar quente e ar quente é menos denso e tem menos oxigênio e desempenho piora apesar do barulho indicar o contrario. Somente com  um CAI ou pegando ar perto do capo para ter ar menos quente, melhora com este filtro!

Nos motores Rocam é muito IMPORTANTE fazer um CAI ( Cold Air Intake) tomada de ar frio para melhorar desempenho/consumo.

Exemplo : tirei o ressonador da caixa de filtro coloquei cano de PVC e fixei com durepoxy  e coloquei uma mangueira sancionada metalizada de kombi para pegar ar frio na grade do lado do carona.


4) Este item deve ser usado em conjunto com o item  dois (2) e três (3)  e deve abandonar o item um (1) :   deve  usar um regulador de pressão de linha de combustivel ajustavel ou regulável sugiro da marca  DS  que vai dentro da flauta original , para carro original :  ajustar com 2,72bar a 2,80 bar e se tiver filtro esportivo + CAI  pode usar a regulagem mais forte (maior) de 2,78 bar até 2,85 bar.

Vai precisar ir ao mecânico e usar equipamento que mede pressão/vazão para poder regular

Há necessidade de um acerto fino -um ajuste -  no carro original por Ex: ( 2,72 - 2,80 ) colocar em 2,75 e andar com carro e aumentar até  que na retomada de 40 km/h em 2a marcha ao pisar no acelerador de vez se HOUVER um vacilo, um buraco e DEPOIS o carro DISPARAR com tudo precisa reduzir um pouco. Acerto final !!

Se tiver mais algum membro do clube na sua cidade podem rachar o custo deste e da regulagem e  testar nos veiculos se gostarem pode dai cada um comprar o seu. Mas custo baixo em torno de R$ 50,00.

Esta configuração já melhora em baixa, média e alta rotação (WOT) . E não aumenta o consumo se Não pisar muito lógico!!

Pode ser que seja preciso reduzir o valor no Trimpot para 5,15 ate 5,20 Kohms.

Em carros originais sem os itens 2 e 3 quase não há vantagem de se utilizar o item 4 regulador de pressão.


Obs: para a gde maioria o item 2 e 3 já será suficiente, melhora bem em baixa e media rotação . E o item 4 em conjunto melhora tb em alta rotação.


Carros  FLEX   Rocam 1.0  e 1.6 

São motores muito bons mas que apresentam problemas no sistema de arrefecimento , tem taxa de compressão muito alta para uso de gasolina tipo C e devido a isto tem um sensor de detonação por cilindro (outros motores tem um por motor) ,tendência de entupir bicos, regulador e filtro de combustível e calibração de fabrica ligeiramente pobre ( tentativa de melhorar consumo)  - por todas estas características tende a bater pino com facilidade se não tiver manutenção em ordem! Por isso que atrasa muito o ponto com gasolina.

1) Este  item pode ser repetido como os gasolina só que regulador de pressão vai de 3,0 bar a 3,5 bar de pressão da linha de combustível.

2) Há uma certa dificuldade de ajustar os Trimpot  ( e outros veja no item da gasolina) para Flex pois devido a diversos mapas de ignição devido a variedade de combustível.

Numa calibração de fabrica que é feita de acordo com orçamento pois é cobrada por tempo de desenvolvimento e quanto maior melhor resultado final mas mais caro (custo) então em geral fazem na BÁSICA pelo menos 4 mapas de ignição somente para diferentes combustíveis e misturas.

Gasolina - 50% - 75% - 100% etanol.

A calibração é feita com gasolina tipo C (apesar de usarmos 25% hoje 27% de etanol anidro a calibragem é feita com 22% e somente FIAT usa 17 ou 18% não sei porque ? nem pessoal da Bosch nem da Marelli sabem a razão disto). Então não tem sensor para identificar gasolina com melhor octanagem Premium e Podium e estas sem ADIANTAR ponto não trás benefícios só qualidade e queima mais rápida mas não potência e consumo melhor.

Mas maioria hoje tem 9 calibrações levando somente em conta o combustível e misturas ( Podem ser mais ou menos calibrações depende marca modelo)  (Gasolina -30% - 40% - 50%-60% - 70% - 80% - 90 % e 100% etanol)

E são entregues para fabrica de 3 a 4 calibrações finais diferentes que ainda levam em consideração os seguintes dados, por exemplo : Temperatura do ar, Temp.. da água (arrefecimento), pressão atmosférica , razão estequiometrica do combustivel, etc , além de fatores que podem modifica-las como combustivel adulterado, batida de pino (pré igniçáo) , etc.

Devido a isto que é difícil de ajustar pois depende da mistura de combustíveis no tanque pode usar desde 4,70 K ohms até 5.25 K ohms dependendo do combustível/mistura pode ter que reajustar quando abastecer mas devido a alta taxa de compressão com Gasolina  Podium ou Premium  tem um desempenho muito bom e tb o consumo muito bom , mas pode dar batida de pino com mais facilidade com gasolina C ou adulterada.

Desempenho bom tb para etanol 85% a 100% etanol! 

3) Filtros esportivos o mesmo dos de gasolina ( ler acima) e CAI ainda mais necessário devido ao maior calor do cofre do motor.

4)  Este item pode e deve ser usado em conjunto com o item  dois (2) e três (3)  e deve abandonar o item um (1) :   Mas Este item diferente do gasolina pode ser usado sozinho e torna-se mais necessário pois devido a mistura POBRE da calibração original que além de não economizar combustível ainda aumenta temperatura da câmara de combustão e aumenta chance de batida de pino (pré- ignição) então usar um regulador de pressão ajustáveis (regulavel) com 3,52 bar até 3,75 bar , apesar de estar aumentando a pressão NÃO vai haver aumento do consumo e sim uma redução de consumo e melhora de desempenho! 

Fazer afinação igual descrito no item da gasolina.

Pode ser que tenha que fazer uma afinação para usar gasolina e outra quando for usar etanol, meio trabalhoso  MAS vale a pena melhora bem o carro.

Veja tb tópico " dicas de como melhorar consumo de carros flex "

Motores Sigma 1.5   e   1.0 3 Cil TiVCT
Ford não fornece informações técnicas destes modelos e como carros estão no amaciamento e garantia ainda não testei mas CAI, filtro Inbox e Trimpot no sensor IAT devem surtir pela teoria o mesmo efeito. 
Regulador de pressão junto a bomba e não na flauta dificultando sua modificação!

Desculpem o tamanho procurei ser o mais sucinto possível !

Boa sorte, espero que ajude e um abraço a todos !

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Re: [DICA] - COMO MELHORAR DESEMPENHO/CONSUMO

Mensagem por claudecir em Qui Jul 02 2015, 14:29

Venho deixar minha experiência, teste combustível:

Trajeto fixo 70% estrada 30% cidade.
Media feita com abastecimentos até 11000km rodados.

Gasolina Comum = media 15km/l
Gasolina Nitro + = Médoa 16.2Km/l
Mistura 5l Nitro + 11 Podium + comum até encher, em teste.

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