[DÚVIDA] - Será que o Marcador de Combustível do NOVO KA G3 está marcando corretamente?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Será que o Marcador de Combustível do NOVO KA G3 está marcando corretamente?

Mensagem por Fabrício Silveira em Seg Jun 29 2015, 19:35

Boa tarde Prezados,

Sou novo no Clube e, se por algum acaso já tiverem postado problema parecido com o meu, peço desculpas.

Adquiri um NOVO FORD KA 14/15 (zero km) em janeiro de 2015 aqui em Porto Alegre.
Em março, com pouco mais de 3000 Km, por um descuido deixei o carro entrar na reserva (costumo completar o tanque quando atinge 1/2 tanque para evitar problemas). Para minha surpresa, notei que a luz de reserva do combustível não acendia no painel (não consegui postar as fotos aqui no Clube para mostrar o marcador na metade da reserva e a luz apagada).

Entrei em contato com a concessionária que me vendeu o carro e agendei de levar em abril quando fechasse 5.000 km e fizesse a primeira revisão.
Em abril, conforme combinado, levei o carro e deixei 2 dias na concessionária para que fizessem a revisão e realizem o reparo no marcador de combustível.
Quando retirei o carro, ainda na concessionária notei que o carro estava na reserva (conforme haviam me solicitado) e o marcador no painel continuava apagado.

O consultor falou que seria necessário substituir a boia, passados uns 15 dias entrei em contato e o consultor informou que outros 2 carros apresentavam o mesmo problema e que eles não sabiam como resolver. Informou ainda que já haviam trocado a boia de um outro NOVO KA e realizado diversos procedimentos para auferir a boia e, mesmo assim o carro não acendia a luz no painel.

Levei o carro em outra concessionária agora em Junho (larguei a primeira concessionária de mão devido ao péssimo atendimento no pós venda) e, depois de realizarem diversos testes alegaram que: o espaço de reserva no tanque possui 5 litros e a luz no painel somente acenderá quando o carro atingir 3 litros.
Ainda, disseram que este é o padrão do marcador de combustível do NOVO FORD KA.

Assim, questiono se os confrades que possuem o NOVO FORD KA já notaram algo neste sentido ou se a luz do painel acende assim que o carro entra no "marcador vermelho" da reserva. Realmente estou um pouco descrente na informação repassada, pois se este fosse realmente o "padrão", não teriam porque realizar diversos testes no carro, deveria esta informação estar "na ponta da língua".

Desde já, muito obrigado pelo auxílio!

Fabrício Silveira
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Porto Alegre/RS
Motorização/Cor : 1.0 / branco
Código de Opcionais : ND

Re: [DÚVIDA] - Será que o Marcador de Combustível do NOVO KA G3 está marcando corretamente?

Mensagem por jaspionvgp em Seg Jun 29 2015, 20:26

O meu acendeu a luz da reserva quando peguei o carro no caminho da concessionária para minha casa.
Completei o tanque com 47,5 litros. Creio que acendeu a luz com cerca de 3 litros mesmo.

jaspionvgp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 112
Cidade/Estado : VGP/SP
Motorização/Cor : 1.0 SE Plus / Branco Ártico
Código de Opcionais : Alarme, Sensor Estacionamento, Friso lateral, Módulo Conforto, Farol Neblina

Re: [DÚVIDA] - Será que o Marcador de Combustível do NOVO KA G3 está marcando corretamente?

Mensagem por sousaman em Ter Jun 30 2015, 10:08

Fabrício Silveira,

Ontem meu marcador entrou na reserva e com 5 litros a luz de advertência acendeu (o ponteiro estava bem no meio da área vermelha).

Abasteci 21,4 litros e o ponteiro voltou para exatamente o meio. Entendo que existia 3,6 litros ou mais.

O tanque do Ka tem 51,6 litros conforme manual do proprietário.

Assim vejo que 5 litros seja o suficiente para chegar num posto.

Abraços!

http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1149
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo

http://www.uol.com.br

Mensagem por Fabrício Silveira em Ter Jun 30 2015, 14:37

Boa tarde Jaspionvgp e Sousaman,

Agradeço a atenção dispensada e a colaboração com vossos relatos.

Sousaman, acredito que sim, a capacidade do tanque reserva é suficiente para chegar em algum posto de gasolina quando estamos dentro da cidade.

A minha dúvida é quanto a luz no painel acender somente quando o mostrador chega na metade do tanque reserva... todos os carros que tive até hoje sempre acenderam a luz de reserva quando o carro entra na reserva e, no caso do KA ela só acende quando o carro está na metade da reserva. Isto segundo relato dos consultores, pois eu particularmente só vi ela acender quando ligo o carro no primeiro estágio da ignição, o qual ela apaga após uns 5 segundos juntamente com as demais luzes do painel de instrumentos.

Pelo seu relato, a luz do painel acendeu quando você tinha uns 4,4 litros (capacidade 51,6l /2[meio tanque] = 25,8l - 21,4l = 4,4l).
Diferente do que acontece no meu carro, que levei ao limite de abastecer 48,5 litros e a luz no painel não havia acendido.

Ainda, chama a atenção que, se o "padrão de fábrica" do carro é este, porque ambas as CCS ficaram com o carro um dia inteiro para realizarem testes? pois em ambos os casos relatei e mostrei através de fotos o marcador de combustível, sendo que na primeira CCS que levei (onde comprei o carro) o consultor informou que havia um problema no carro.

Todavia, não descarto ser um problema pontual em meu carro, pois li muitos relatos aqui de problemas que não se encaixam no meu carro (graças a Deus), como exemplo, cito os carros que tiveram problema de infiltração de água da chuva.

Mais uma vez, muito obrigado!

Abraços!

Fabrício Silveira
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : Porto Alegre/RS
Motorização/Cor : 1.0 / branco
Código de Opcionais : ND

Mensagem por frnando em Ter Jun 30 2015, 15:52

O meu acende a luz na metade da barra vermelha, acredito ser normal.. foi erro das concessionárias mesmo, até por ser um carro novo no mercado, não devem saber muito sobre ele.

frnando
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 49
Cidade/Estado : RS
Motorização/Cor : 1.0 Branco Ártico
Código de Opcionais : SE

Mensagem por sousaman em Ter Jun 30 2015, 16:40

frnando,

Igual ao meu painel.
Mas pensando entre nós aqui....
Como um funcionário representante da marca não conhece seu próprio produto?

frnando escreveu:O meu acende a luz na metade da barra vermelha, acredito ser normal.. foi erro das concessionárias mesmo, até por ser um carro novo no mercado, não devem saber muito sobre ele.

Seja um Ka até a Ranger, o cara tem obrigação de saber tudo sobre os produtos que vendem.

Ao menos o vendedor que me atendeu, sabia o que estava falando e me explicou mais coisas que eu imaginava.

Agora a assistência técnica "sabe" o basicão, quando os problemas de verdade aparecem, os caras não pensam pra fazer e mexer, saem trocando tudo..... com certeza a bóia estava boa, poderia ser uma simples calibração do ponteiro do painel.

Vamo que vamo.

Abraços!

http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1149
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo

http://www.uol.com.br

Mensagem por Maraccini em Ter Jun 30 2015, 20:47

Meus fiestas que tive tb acendiam quando tinham 4 litros no tanque que pode variar pelo movimento do carro e inclinação deve ser padrão Ford e constava no manual destes carros.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1295
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por frnando em Qua Jul 01 2015, 10:16

sousaman escreveu:frnando,

Igual ao meu painel.
Mas pensando entre nós aqui....
Como um funcionário representante da marca não conhece seu próprio produto?

frnando escreveu:O meu acende a luz na metade da barra vermelha, acredito ser normal.. foi erro das concessionárias mesmo, até por ser um carro novo no mercado, não devem saber muito sobre ele.

Seja um Ka até a Ranger, o cara tem obrigação de saber tudo sobre os produtos que vendem.

Ao menos o vendedor que me atendeu, sabia o que estava falando e me explicou mais coisas que eu imaginava.

Agora a assistência técnica "sabe" o basicão, quando os problemas de verdade aparecem, os caras não pensam pra fazer e mexer, saem trocando tudo..... com certeza a bóia estava boa, poderia ser uma simples calibração do ponteiro do painel.

Vamo que vamo.

Abraços!

Verdade, teria que ter obrigação de saber! O que me vendeu sabia muito pouco, não sabia dizer as diferenças da SE para SE Plus e SEL, eu que tive que dizer a ele.

frnando

Número de Mensagens : 49
Cidade/Estado : RS
Motorização/Cor : 1.0 Branco Ártico
Código de Opcionais : SE

Mensagem por Brand Halfed em Qua Set 30 2015, 14:05

A única vez que vi o carro na reserva foi quando retirei da loja, mas não recordo se a luz estava acesa, acho que sim. De qualquer modo, nunca deixo chegar na reserva, costumo encher sempre que está por volta de 1/2 tanque.

Hoje aconteceu algo curioso, fui abastecer e pedi pra encher até o primeiro desarme, como faço sempre, e sempre fico fiscalizando, já que frentista insiste em colocar mais, mesmo o cara alertando. Fui lá, na loja e paguei, quando liguei o carro o ponteiro estava no mesmo lugar de antes do abastecimento. Achei estranho, vi o cara colocar gasolina e tudo. Saí com o carro e andei uns 15km até meu destino, e conforme ia rodando o ponteiro ia subindo lentamente até chegar no topo.
Vale ressaltar que enquanto o cara abastecia, eu girei a chave pra anotar o odômetro parcial e fazer a média. Não sei se tem alguma relação, mas eu já havia feito isso antes e não ocorrera o mesmo.

Fabrício, qual é essa CSS que não presta? Só pra eu nunca levar meu carro lá.

Abraço

Brand Halfed

Número de Mensagens : 26
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se

Mensagem por rodrigo2993 em Qua Set 30 2015, 14:40

Brand,

O que você relatou acima acima, já ocorreu comigo, de encher o tanque e conforme andar o ponteiro, aos poucos, ir subindo. Na verdade já aconteceu algumas vezes.
Isso só não ocorre quando eu peço para o frentista parar de encher no segundo corte somente, quando aí sim, de acordo com o manual, o tanque fica 100% cheio.

E sobre a questão da luz reserva acender, a minha sempre acende quando está aprox. no meio da barra vermelha, do nível reserva, bem mais pra baixo aliás.

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 66
Cidade/Estado : CAMPINAS
Motorização/Cor : 1.0 PRATA
Código de Opcionais : SE PLUS

Mensagem por Brand Halfed em Qua Set 30 2015, 17:20

Valeu Rodrigo, realmente bem esquisito isso...Smile

Abraço

Brand Halfed

Número de Mensagens : 26
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se

Mensagem por Maraccini em Qui Out 01 2015, 20:40

Esta cedo para acontecer isto mas esta demora do marcador normalmente se deve a bóia estar encharcada de água e assim muda seu poder de flutuação. Acontece com carros com mais idade pode ser lote com problema !!
Quantos a quantidade no tanque até a velocidade de abastecimento pode afetar o volume final, principalmente neste carros sem quebra onda no tanque e a formação de vapor e bolha de ar é maior e interfere .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

posição da boia na fabrica ka 2015

Mensagem por robertto em Sex Out 02 2015, 00:36

MINHA EXPERIENCIA-Ao abastecer após sair da agencia abasteci e o ponteiro não foi até o cheio , fui a outro posto minutos depois e mandei completar até a boca , mesmo assim o ponteiro não foi até o cheio (ficava a uns 5 mm do max).
agendei na ccs e lá relataram que alguns poucos KA vieram com esse problema e que iriam ajustar a boia , fiquei lá e assisti tudo , tiverem que arriar o tanque pois por dentro não há acesso, e ajustaram a fixação da boia , segundo alegaram foi um problema de montagem de fabrica, bom passei um dia lá , mais compensou, não deu mais erro de leitura.

robertto
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 9
Cidade/Estado : rio de janeiro
Motorização/Cor : hatch se 1.0 preto ebony
Código de Opcionais : sensor est.,calha,pelicula

Mensagem por Dragoniten em Sex Out 02 2015, 01:22

Galera, sei que seria interessante se o mostrador de combustível tivesse precisão cirúrgica, mas é preciso entender que ele serve apenas de referência para que você saiba quanto combustível tem no tanque, não tendo nem de perto a precisão que muitos de vocês esperam. Meu Ka quando marca o ponteiro em cima do 0, foram 40 litros, ou seja, ainda tenho mais 5. Já cansei de ouvir relatos de gente com o Ka 2014~... dizendo que abasteceu quando a luz da reserva acendeu e quase não entrou nada de combustível, começaram a questionar se o tanque realmente tinha os quase 52 litros e todo um mimimi desnecessário como se a informação da boia fosse mais precisa que a informação do manual/fábrica.

Resumindo novamente: boia = apenas referência

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

problema do marcador de combustível

Mensagem por crisggomes em Dom Out 18 2015, 12:21

Oi robertto, também tenho um ka 15/15 com esse mesmo problema do marcador de combustível não atingir o nível máximo, mesmo a bomba de combustível registrar o segundo afogamento. Levei na concessionária em seguida ao abastecimento, e o gerente informou que havia tido problemas desse com dois ecosport, e após a troca da boia e do tanque de combustível, verificou que o problema era devido o declínio do chão do posto de combustível para o mesmo lado da abertura do tanque de combustível, fazendo com que a bomba de combustível não termine de abastecer, registrando que o tanque já está cheio. No meu caso, quando eu abastecia o carro, realmente havia uma caída para o mesmo lado da abertura do tanque de combustível (abertura do abastecimento). O gerente me acompanhou a um posto e deixamos o carro com a caída oposta a abertura do tanque de combustível. Assim, foi possível abastecer mais 7 litros e, por fim, o marcador registrou que o tanque estava completo.
Eu acreditei que isso fosse problema de fábrica. Meu carro teve a boia trocada, pois reclamei que a luz da reserva não havia acionado, assim que o marcado havia entrado na faixa vermelha (o mesmo problema relatado no fórum, mas que testando agora ainda não acionou a luz).
Agora estou com essa outra dúvida da marcação de tanque cheio, se o problema é ainda na boia. Portanto, gostaria de saber quando você comprou seu carro (o meu foi em julho/2015) e se você já tentou abastecer com o chão do posto de gasolina tendo a caída para o mesmo lado da abertura do tanque de reserva. Dependendo da resposta vou entrar em contato com a concessionária novamente.
Obrigada

crisggomes
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : Campo Grande/MS
Motorização/Cor : 1.5/prata
Código de Opcionais : ka SEL

Mensagem por Dragoniten em Dom Out 18 2015, 16:22

Caramba, mas que posto é esse que vocês abastecem que não é plano? Hahahaha. Um pouco inclinado pra frente ou pra trás eu já vi, mas PRO LADO? Aí é erro de preparação do local para construção do posto, etc. Qualquer projetista sabe que os locais que os carros ficam para abastecer devem estar nivelados, tanto para colocar a quantidade correta de combustível no carro quanto para verificação dos outros fluidos do veículo.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por crisggomes em Dom Out 18 2015, 19:43

O pior é que vários são assim...hahaha. E só reparei por causa desse problema do ka. E nunca tive problemas com os outros carros, inclusive já tive um ka 2008.
Acho que muita TB não reparou..hahaha

crisggomes
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : Campo Grande/MS
Motorização/Cor : 1.5/prata
Código de Opcionais : ka SEL

Mensagem por Anonyc em Ter Nov 24 2015, 14:43

Eu achava que o Ka não tinha a luz indicando reserva porque meu ponteiro já estava na metade da marca vermelha do combustível e não acendia. Resolvi deixar até o limite, fui acompanhando no computador de bordo quantos km eu teria de combustível para andar ainda. Quando bateu EXATOS 40 km, a luz acendeu.

Anonyc
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Cidade/Estado : Vila Velha
Motorização/Cor : 1.5 / Branco
Código de Opcionais : Sel

Mensagem por Maraccini em Qua Nov 25 2015, 02:39

Na realidade a luz acende quando tem aproximadamente 4 litros mas a km faltante (autonomia) depende da média do consumo. Mas Engraçado que no meu antigo tb acendia quando faltava 40 km !! ( valor relatado no manual ).

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Caribé em Qua Jun 01 2016, 10:16

Olá a todos. Parei aqui nesse debate pois procurava informações sobre autonomia do computador de bordo quando o carro entra na reserva.
Ontem achei estranho que o marcador estava prestes a entrar na área vermelha e a autonomia ainda marcava 98Km, valor que achei elevado. Qual geralmente a autonomia do de vocês quando o marcador entra na área vermelha? esse valor que apontei pode estar correto?
Quanto à luz do combustível, na minha opinião o certo era que ela acendesse quando está na zona vermelha da marcação do tanque, como ocorre geralmente em outros modelos (tive um FIAT e era assim). Mas, de fato, a luz só acende quando está na metade da área vermelha. O melhor é não esperar ela acender pra evitar pane seca.
Abraços

Caribé
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 55
Cidade/Estado : Campo Grande
Motorização/Cor : 1.5 branco artico
Código de Opcionais : SEL

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:22

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: