[DÚVIDA] - Posso mudar o óleo da troca habitual?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Posso mudar o óleo da troca habitual?

Mensagem por lkstaudt em Seg Jul 06 2015, 16:56

Olá,

Eu tenho um KA 2008/09. Eu costumo demorar para andar 10.000 km, mais que um ano. Porem preciso trocar o óleo e o filtro a cada 6 meses. Eu poderia trocar o óleo para 5.000 km e o filtro para diminuir meu custo?

lkstaudt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Feliz/RS
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : DH/VE/AC

Re: [DÚVIDA] - Posso mudar o óleo da troca habitual?

Mensagem por Maraccini em Seg Jul 06 2015, 21:32

Apesar de usar o carro pouco e provavelmente pela Km utiliza-lo em cidade e isto é considerado uso severo Não vejo problema em estender prazo de troca para um ano pois :

Prazo de troca de óleo sintético segundo fabricantes do óleo pode ser de até 25.000 a 30.000 Km , mas recomendam usar prazo estipulado pelo fabricante do carro. Fora do Brasil usam 30.000 Km fácil!!

Óleos sintéticos são elaborados por processos químicos não naturais e portanto não sofrem muito de oxidação e portanto não há necessidade de troca com 6 meses , prazo dado pelos fabricantes de óleos podem ser usados por até 1 ano, fora do Brasil usam por prazo maior mais gasolina lá é melhor !!! 

Problema do  motor Rocam é o TH - Tensionador Hidráulico do comando de válvulas que pode dar problema com óleo velho (oxidado por tempo). Mas com óleo sintético não deve ocorrer!

Agora se quer mesmo usar outro, deve usar óleo mineral ou semi- sintético ( preferível )  com mesma característica  técnica 5W30 de SM para cima  e observar incondicionalmente prazo de 5.000 Km ou seis (6) meses .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1295
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por lkstaudt em Ter Jul 07 2015, 11:03

Ok, agradeço pela resposta!

lkstaudt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Dragoniten em Ter Jul 07 2015, 12:22

Não recomendo. O Rocam já tem costume de superaquecer por diversos problemas no sistema de arrefecimento. Se superaquecer com óleo mineral existem grandes chances de formar borra dentro do motor, que pode prejudicar a lubrificação en partes essenciais e causar danos maiores.

Lembrando que óleo sintético não forma borra. Se for regredir, no máximo para semissintetico, mas nunca para mineral.

Eu não rodo nem muito nem pouco, mas demoro de 9 a 10 meses para rodar 10kkm e sempre fiz a troca assim. Meu motor tem 94kkm rodados e quando fui trocar a junta de tampa de válvulas deu pra ver tudo brilhando por dentro. Nenhum sinal de borra, contaminação, nem nada. Óleo é o sangue do motor e um dos menores gastos que você tem com ele. Troque de posto para pagar mais barato, mude o modelo de pneu para economizar, mas nunca economize na troca do óleo.

Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por lkstaudt em Ter Jul 07 2015, 15:22

Hum, entendo!

O que eu faço é completar os 10.000 km, ai troco no posto Ipiranga, óleo e filtro.

Agradeço pelas respostas!

lkstaudt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:16

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: