[DÚVIDA] - Pq Carro esquenta com o A/C desligado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Pq Carro esquenta com o A/C desligado?

Mensagem por rodrigo.griggio em Qui Jul 16 2015, 20:46

Amigos, aqui estou eu de novo... Tenho notado que o motor do meu carro está esquentando quando ando com o a/c desligado...  Acho que esta tudo normal até ouvir a ventoinha do motor disparar. Isso só acontece quando ando com o a/c desligado.  O que fazer? O a/c tbm ajuda resfriar o motor do carro?

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 302
Cidade/Estado : Itaituba
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : KFC9

Re: [DÚVIDA] - Pq Carro esquenta com o A/C desligado?

Mensagem por Maraccini em Qui Jul 16 2015, 21:13

Sim o ar pode ajudar a baixar temperatura do liquido de arrefecimento inclusive se estiver em congestionamento e começar a superaquecer deve desviar o ar do ar condicionado de frio para o quente o que faz o ar passar pelo radiador da caixa quente e abaixa temperatura do liquido .

Carro pode estar com começo de problema no sensor de temperatura da água ( liquido de arrefecimento ) ou mangueiras entupidas , válvula termostática ou até no ar quente do carro. 

Verifique se esta passando liquido pelo redutor  interno da mangueirinha do reservatório de arrefecimento ( Vaso de  Expansão ). Se não pode retira-lá . 

Verifique se existe alguma mangueira que esta fria enquanto as outras estão quentes.

Ha um problema comum ao Rocam A água sai da válvula termostática na carcaça e vai para o radiador do ar quente (que fica atrás do painel) e não volta completamente, pode estar entupido ou entupindo . Com isso a segunda câmara da carcaça (onde fica a válvula term.) não recebe a água quente e a mesma não abre como o esperado e motor aquece mais !

Problema comum tb é a carcaça e válvula termostatica nos modelos Flex ! Que ocasiona aquecimento até  um ponto onde ocasiona um superaquecimento.

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Barah em Qui Jul 16 2015, 21:21

Rodrigo, são dois sistemas independentes... quem manda é o motor: quando necessita potência a ECU pode desligar o A/C para liberar todo o potencial do motor para a movimentação do carro.

Se vc notar, ao ligar o A/C quase que imediato entre em funcionamento a ventoinha do A/C.

Bom, desviar o líquido arrefecimento do motor para aquecer o interior do carro tem limitações, afinal o termostato do A/C está posicionado estrategicamente para ser eficiente e não criar um looping entre mandar aquecer querendo esquentar o carro nas suas potencias máximas, eh desperdício de combustível.

Focando o sistema de arrefecimento, não deve estar com água na cor ferrugem, fazer a limpeza e adicionar aditivo ajuda... checar a válvula termostática idem

Não sei qual a sua sensibilidade ao calor... eh normal a ventoinha trabalhar e a ECU sabe os limites toleráveis, temperatura em excesso faz a rotação oscilar em demasia

Barah
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 33
Cidade/Estado : Joinville/SC
Motorização/Cor : 1.0 3 cil/Branco
Código de Opcionais : SE

Mensagem por rodrigo.griggio em Qui Jul 16 2015, 22:02

O líquido de arrefecimento esta bom, faz pouco tempo que troquei a bomba de água e troquei td líquido de arrefecimento. O radiadore atras do painel eu tbm troquei por novo faz um ano, pois o mesmo estava com 3 furos. Mas como disse o carro só aquece quando o ar esta desligado.

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Sex Jul 17 2015, 01:10

Desculpe responder somente agora sai para buscar filhinha na casa da amiga.

Uma característica dos Ford é que uma parte do ar que entra  de forma induzida - coleta natural  ou forçadas : do ventilador e do ar condicionado passa sempre pelo radiador (trocador de calor) da caixa quente , independente da vontade do motorista.

Tal  fato pode ser mais sentido no verão quando se aciona o ventilador e o ar sai quente e poucos graus a mais no verão deixam o ambiente desagradável .

É devido a isso que muitos donos de ka e Fiesta anulam  o radiador da caixa quente ( ligação direta ) e a razão que em no nossos carros New KA a Ford fez que quando se dirige o ar para o para-brisa o ar condicionado é ligado automaticamente (evitar embaçamento devido ao calor).

Então o ar passando pelo trocador de calor (Radiador da caixa quente ) abaixa a temperatura do liquido de arrefecimento assim como acontece de forma mais ampla no radiador principal ( tb um trocador de calor !)

A manobra técnica de passar o ar forçado do ar condicionado pela caixa quente (radiador) é conhecida para reduzir temperatura do liquido de arrefecimento e consta de muitos manuais de carros.

Barah os sistemas não são tão independentes pois a ventoinha ( comum ao dois sistemas no Motor Rocam ) pode ser acionada pela necessidade do ar condicionado como pelo sensor de temperatura da água (liquido arrefecimento) e tem ainda o radiador da caixa quente  que é um trocador e faz parte de ambos sistemas . 

Os Rocam Flex funcionam com duas temperaturas distintas de acordo com o combustível e com acionamento da ventoinhas tb distintos de acordo tb quanto ao combustível utilizado (etanol trabalha mais quente) e a própria ventoinha tem duas (2) velocidade de acionamento diferentes.

Rodrigo no seu caso deve ser : 1) sensor de temperatura da água ( que nos Rocam controla o acionamento da ventoinha .

2) Como trocou a bomba de água então com esta pressão maior num sistema  usado cheio de incrustações pode fazer estas se moverem e obstruir carcaça da válvula termostática , radiador principal ou o da caixa quente ou pode ainda obstruir mangueiras como disse do vaso de expansão  ou outras mangueiras.

Difícil de descobrir à distancia mas fato que relatou indica inicio de problema no sistema de arrefecimento (circulação do liquido de arrefecimento).

Até proporção incorreta da diluição do aditivo com a água (destilada ou desmineralizada ) e até mesmo tipo errado de aditivo orgânico ou inorgânico.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por rodrigo.griggio em Sex Jul 17 2015, 03:53

Uma coisa que reparei, meu carro não tem ar quente no ar condicionado, o sistema é isolado, a mangueira de borracha que levaria água quente esta feito um jumper voltando novamente sem entrar pelo radiador do ar no painel. Ja as mangueiras de alumínio do a/c percebi que são duas, uma é quente a outra gelada.

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por rodrigo.griggio em Sex Jul 17 2015, 07:30

Mas acho que a água esta circulando sim, pois a água do reservatório fica super quente...

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Sex Jul 17 2015, 11:06

A mangueiras do ar estão normais , verifique se há alguma mangueira do sistema de arrefecimento (fria) diferente das outras. Se tiver deve ser ai que esta o entupimento.
Tente retirar o sensor de temperatura da agua e limpa-lo as vezes as incrustações (comum) interferem e causam falsas leituras.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por rodrigo.griggio em Sex Jul 17 2015, 11:15

Onde é esse sensor? Mas falsa leitura acredito que nao, pois realmente a água parece ferver no recipiente da água.

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Sex Jul 17 2015, 22:44

Rodrigo a única opção ( sem radiador da caixa quente ) para seu problema é que a ventoinha só esta sendo ligada pelo A/C e não pelo sensor de temperatura da água!
Aqui tem um catalogo com localização das peças

http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/Fiesta_EcoSport.html

Boa sorte

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por rodrigo.griggio em Sab Jul 18 2015, 20:19

Esta esquentando as duas mangueiras... Pessoal minha janela lado motorista fica tripidando, sabem me dizer o q pode ser? E o nome daquele interruptor da luz interna que fica na porta, alguém sabe o nome daquilo?

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Dom Jul 19 2015, 13:50

Ainda digo que deve ser ensor de Temp. da água.
Quanto ao vidro se não tiver filme pode colocar grafite em pó nas canaletes deve resolver.
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Barah em Seg Jul 20 2015, 08:27

"Barah os sistemas não são tão independentes pois a ventoinha ( comum ao dois sistemas no Motor Rocam ) pode ser acionada pela necessidade do ar condicionado como pelo sensor de temperatura da água (liquido arrefecimento) e tem ainda o radiador da caixa quente  que é um trocador e faz parte de ambos sistemas .", by Maraccini

Sim, pode ser aproveitada a ventoinha para resfriar os dois sistemas, variando as velocidades.

Entenda, cx quente é onde vai ter o dissipador de calor... não, jamais os dois irradiadores (serpentina) suportarão um o fluxo do outro sistema: tem um para a água quente e tem outro para o gás refrigerante do A/C. Esses dois irradiadores podem estar na mesma cx, isso sim.

Barah

Mensagem por Maraccini em Ter Jul 21 2015, 21:57

Barah acho que houve algum mal entendido só quis dizer que os dois sistemas tem funções simultâneas e que os Fiestas e KA (Rocam) e o nosso modelo tb!  parte do ar independente da vontade do motorista passa pelo radiador da cx quente e ajuda a refrigeração do liquido de arrefecimento, inclusive se não tiverem problema na válvula seletora e no radiador (cx quente) tem menor chance de superaquecimento.

Em nenhum momento falei que a técnica de forçar o ar refrigerado para o radiador(cx  quente) é para suportar a refrigeração (fluxo do outro sistema de arrefecimento) e sim complementar algum problema no radiador principal ou ventoinha , serve para levar carro até mecânico sem superaquecimento ou queimar junta do cabeçote. Deve desligar o recirculador para tal manobra.

É lógico que existe os dois níveis de temperatura (frio-quente) no ar condicionado 

O gás não é refrigerante a movimentação dentro do sistema de alta pressão do sistema do ar condicionado faz ele baixar temperatura (retirar calor) e funcionar como refrigerante uma característica físico -químicas dos gases.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Maraccini em Qua Jul 22 2015, 02:41

Depois de reler o que escrevi venho pedir desculpas ao criador do tópico Rodrigo, ao Barah e a todos que leram pois minha idéia ao entrar no clube foi de ajudar, colaborar e acabei fugindo em parte da idéia do tópico tentei completar uma idéia do Barah que não estava errada (acho que não foi isso que ele entendeu) e sim meio dúbia (incompleta) mas depois da explanação e no final do que escrevi achei que ficou meio petulante de minha parte então :  peço novamente desculpas !!!

Idéias são boas pois aumentam nosso conhecimento e nos dão visões diferentes de um mesmo ponto a ser superado ou compreendido !!

Voltando ao tópico Rodrigo no endereço que mandei conseguiu o que precisava e se tiver alguma duvida estou a disposição !

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Barah em Qua Jul 22 2015, 08:41

Maraccini, como fez o post pedindo desculpas, te retorno, caso contrário iria ignorar.

Contextualizar os assuntos faz o post ficar grande, por vezes cansativo. Qdo escrevo posso ser sucinto, com interpretação errônea. Ao ler post procuro interpretar e responder com base na minha formação e conhecimento técnico, como não sou uma enciclopédia posso errar.

Minha postura em fóruns: vai agregar a discussão técnica? Então entro na discussão. Caso contrário "ignore mode ON"

Barah

Mensagem por Barah em Qua Jul 22 2015, 08:56

'Amigos, aqui estou eu de novo... Tenho notado que o motor do meu carro está esquentando quando ando com o a/c desligado... Acho que esta tudo normal até ouvir a ventoinha do motor disparar. Isso só acontece quando ando com o a/c desligado. O que fazer? O a/c tbm ajuda resfriar o motor do carro?", by Rodrigo

Rodrigo, rodando com o carro na sua funcionalidade projetada, o sistema de A/C (compressor/gas/trocadores de calor) servem para resfriar o ar ambiente.

O sistema de arrefecimento do motor tem a possibilidade de desviar o fluxo do líquido refrigerante para passar dentro do radiador dentro do painel do carro: para aquecer o ar ambiente.

Os dois separadamente tem suas funções específicas e cada qual um tipo de manutenção diferente.

Pior caso, é ter excesso de temperatura do motor. É desejável chegar a tempo num mecânico para evitar danificação do motor... se conseguir usar o A/C para ajudar parabéns: está ali para ser usado.

Sistema de arrefecimento: não deve ter o aspecto do liquido refrigerante estar na cor ferrugem. Se tem, recomendo fazer a limpeza, checar tubulações, reservatórios e válvulas.

Sistema de arrefecimento é para ser "zero' ou "um": arrefece como deve ser. No ciclo frio ao quente e em seguida resfriamento: não deve ultrapassar os limites de controle estabelecidos - a ECU sabe disso e o faz muito bem.

Excesso de temperatura leva a ferver a "água" e por consequência queimar vedações e empenar o cabeçote. Então tenha algo como referência (indicador de temperatura) para entender qual é este excesso de temperatura percebido.

Barah

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:34

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: