MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?

Mensagem por Zé em Qua Mar 11 2009, 09:20

Como o HPower disse, para turbos original de fábrica é relativamente fácil aumentar potência. Há vários casos por aí de Gol T, Parati T, Audi T, Marea T, etc etc ganhando bastante potência apenas com remapeamento, justamente pq o overboost de pressão é controlado pela central. Até nestes Punto T-Jet mais novos, já ouvi falar que tem gente tirando 195cv do motor dele usando apenas um piggyback... mas ainda não vi.

Ainda estou muito curioso com o desempenho do seu Ka... fala aí sobre o intake elétrico (antes/depois) e sobre os testes com o G-tech pra gente poder disseminar esse conhecimento aqui no fórum.

Se é relativamente fácil fazer o Novo Ka andar 0-100km/h em 8,3s , aposto que tem muita gente curiosa (além de mim) sobre como fazer isso.

Abraço.

Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : Brasília/DF
Motorização/Cor : Carro de Boi / Acabamento em madeira
Código de Opcionais : Conversível, suspensão com feixe de molas, abastecido com capim, tração 10x8.

Mensagem por branquitude em Qua Mar 11 2009, 09:50

HPower escreveu:hahahahahahahaha

continua jogando todos os carros de SP no lixo

e olha que aqui é a capital em termos de carro forte

Quanto ao nível do mar, ajuda sim!

O Audi tinha 198 cv, medidos em dinamometro.... , ah e não é no dina boqueta da esquina, é no DInojet (um dos únicos que servem como referencia!)quanto ao desempenho dele X outros Audi originais de 180 cv,..... era ridículo

o engraçado, é que CANSAMOS de fazer comparativo, pega, racha e tudo mais que vc pensar em termos de comparar um carro e outro.... repito CANSAMOS...

e tudo aqui é diferente.

sabe o engraçado, eu mexo com carros de pista, já fiz carros de arrancada e agora foco mais nos carros de rua para TRack day.... quero dizer que os números e estimativas de vcs são muito interessantes.... e fazem eu pegar 15 anos de experiencia e jogar no ralo...

quanto ao chip em carro T de fábrica, ridículo de fácil.... um dos casos que chip funciona...

Se tem uma coisa fácil em carro T é ganhar 50 cv, basta subir o pico de pressão uai!

ou vão me falar aqui que dar mais meio quilo de pressão no motor turbo não aumenta a potencia??? ai fecho a oficina!

Caro HPower,

Com certeza é muito fácil aumentar a potência em carros T originais de fábrica, mas é como foi dito, precisa injetar mais combustível e aumentar a pressão da turbina, é assim em qualquer carro T do mundo. O que o chip ou Unichip faz é administrar a mistura ar combustível e o ponto de ignição, ficando limitado à vasão dos bicos injetores e regulagem de pressurização da turbina, pois precisa ser um casamento perfeito, senão bye bye motor.

Uma coisa muito importante e que deve ser considerada é o torque destes carros em questão.

Um exemplo bem prático é o meu Corolla Turbo de 300cv e 36kgf.m de torque que eu alinhei com um Gol quadrado que tinha 350cv e 20kgf.m de torque.

Arrancamos parado e o meu Corolla mesmo sendo 300kg mais pesado que o Golzinho abriu na frente mais de 3 carros, depois o Golzinho foi chegando e só me passou no final da 3ª marcha, já a mais de 140km/h, andou na frente de 4ª e no final da 5ª marcha eu passei de velocidade final.

Ou seja, quem comandou a arrancada o tempo todo foi o torque, porque o Golzinho além de ser bem mais leve ainda tem mais potência.

Não arrancamos em prova de 200m, mas com certeza a briga seria muito boa, pois ele só me passou entre 140-150km/h, exatamente na faixa dos 201m. Já no 0-100km/h o meu levou uma vantagem enorme.

É isso aí. Isto é teste prático.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 90
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : Completo + Farol de Neblina + Amortecedores Dupla Ação + Filtro Duplo Fluxo + Intake Elétrico

Mensagem por Zé em Qua Mar 11 2009, 10:27

branquitude escreveu:
Caro HPower,

Com certeza é muito fácil aumentar a potência em carros T originais de fábrica, mas é como foi dito, precisa injetar mais combustível e aumentar a pressão da turbina, é assim em qualquer carro T do mundo. O que o chip ou Unichip faz é administrar a mistura ar combustível e o ponto de ignição, ficando limitado à vasão dos bicos injetores e regulagem de pressurização da turbina, pois precisa ser um casamento perfeito, senão bye bye motor.

Branquitude, vc tá derrapando na teoria aí...

Piggybacks gerenciam sim a quantidade de combustível injetado por meio de aumento ou diminuição do TEMPO de injeção. Realmente os bicos têm uma limitação física de sua vazão, que só poder ser mudada por eletro-erosão ou com bicos novos. Mas o tempo de injeção pode ser alterado, consequentemente alterando a quantidade de combustível e fazendo alimentação adequada para maiores pressões de turbo.

Mesma coisa com a turbina... dá pra controlar o boost de pressão pela central e o piggyback consegue elevar o valor de pico da pressão, fornecendo mais ar pro motor. Com o acerto de ponto e combustível certos, não há problema nenhum, nada de "bye bye motor", desde que a nova pressão possa ser corretamente acertada dentro dos valores máximos admitidos pela central. Só dá problema se o cara que estiver acertando fizer cagada...

Aguardo respostas sobre o intake elétrico e o g-tech!

Abraços.

Código de Opcionais : Conversível, suspensão com feixe de molas, abastecido com capim, tração 10x8.

Mensagem por rafalb em Qua Mar 11 2009, 11:02

Zé, está derrapando na teoria aí...

Zé escreveu:
branquitude escreveu:
Caro HPower,

Branquitude, vc tá derrapando na teoria aí...

Piggybacks gerenciam sim a quantidade de combustível injetado por meio de aumento ou diminuição do TEMPO de injeção. Realmente os bicos têm uma limitação física de sua vazão, que só poder ser mudada por eletro-erosão ou com bicos novos. Mas o tempo de injeção pode ser alterado, consequentemente alterando a quantidade de combustível e fazendo alimentação adequada para maiores pressões de turbo.
E SE O BICO ABRE 100%, OU PERTO DISSO??

Mesma coisa com a turbina... dá pra controlar o boost de pressão pela central e o piggyback consegue elevar o valor de pico da pressão, fornecendo mais ar pro motor. Com o acerto de ponto e combustível certos, não há problema nenhum, nada de "bye bye motor", desde que a nova pressão possa ser corretamente acertada dentro dos valores máximos admitidos pela central.
O QUE SERIAM ESTES VALORES?

Só dá problema se o cara que estiver acertando fizer cagada...

Aguardo respostas sobre o intake elétrico e o g-tech!

Abraços.

Última edição por rafalb em Qua Mar 11 2009, 11:08, editado 1 vez(es)

rafalb

Número de Mensagens : 29

Mensagem por LeonardoHB em Qua Mar 11 2009, 11:06

Rafalb... não ofenda ninguém no fórum... não é porque o cara tem o nick de Zé q ele sabe ou não das coisas... Entendido? A próxima sua dessa maneira eu irei suspender seu acesso por 5 dias ok?

Abraços!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por branquitude em Qua Mar 11 2009, 13:01

O Zé,

Leia mais atentamente o que eu escrevi anteriormente. Sem abrir a válvula westgate, lhe digo, é impossível aumentar 50cv em um Audi A3 150cv. Não existe Chip mágico.

Agora abrindo manualmente a válvula westgate para maior pressurização da turbina e depois refazendo o mapa de injeção adequado à nova pressão de turbo, que é o que o que o chip, Unichip, FuelTech, Injeforce, Pandoo, Digipulse Full e Megasquirt fazem, claro, se ganha mais potência e torque, isso não é nenhuma novidade. É inclusive assim a forma obrigatória de se aumentar potência em carro turbo.

Aqui em Salvador por Exemplo, tem um Golf Turbo 20v original. O dono trocou a turbina e instalou uma FuelTech para refazer o mapa. Apenas isso. Resultado, o carro passou para 344cv, só que antes a turbina original pressurizava 0.6BAR e a nova turbina pressuriza 1.8BAR, ou seja, 03 vezes mais pressão e consequentemente 3 vezes mais combustível.

Sacou agora?

Claro que existem outros truques como troca do comando de válvulas, aumento da cilindrada, angulação e retrabalho do cabeçote, etc, mas tudo isso sempre está associado no final das contas à admissão de mais ar para o motor.

Agora melhor eficiência se consegue aliviando o peso das rodas, aumentando a centelha de ignição e abrindo as velas, aliviando o peso do comando, virabrequim, bielas e pistãos, por peças de titânio, mas estes últimos custam muuuuuuuuuiiiiiiiito caro.

Não confunda Zé Carroceiro com Zeca Roceiro!

Abraços,

Branquitude da Bahia.

branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Código de Opcionais : Completo + Farol de Neblina + Amortecedores Dupla Ação + Filtro Duplo Fluxo + Intake Elétrico

Mensagem por Zé em Qua Mar 11 2009, 13:48

A escolha do nick foi justamente por isso mesmo. Queria ver como o pessoal reagiria a um "Zé Mané" dando palpite aqui...

Bom, vamos à vaca fria:

Respondendo ao Rafalb:

Piggybacks gerenciam sim a quantidade de combustível injetado por meio
de aumento ou diminuição do TEMPO de injeção. Realmente os bicos têm
uma limitação física de sua vazão, que só poder ser mudada por
eletro-erosão ou com bicos novos. Mas o tempo de injeção pode ser
alterado, consequentemente alterando a quantidade de combustível e
fazendo alimentação adequada para maiores pressões de turbo.
E SE O BICO ABRE 100%, OU PERTO DISSO??

>> Aí troca o bico por um que atenda à
necessidade. Ou faz eletro-erosão no original. Coisas muito simples de
serem feitas. Ah...e regula o tempo de injeção para os novos bicos,
claro.

Mesma coisa com a turbina... dá pra controlar o boost de pressão pela central
e o piggyback consegue elevar o valor de pico da pressão, fornecendo
mais ar pro motor. Com o acerto de ponto e combustível certos, não há
problema nenhum, nada de "bye bye motor", desde que a nova pressão
possa ser corretamente acertada dentro dos valores máximos admitidos
pela central.
O QUE SERIAM ESTES VALORES?

>> Tempo máximo de abertura dos bicos,
avanço/atraso máximo da ignição, pressão máxima da turbina, etc. Toda
central eletrônica tem uma faixa de tolerância para alteração dos seus
parâmetros. Caso a preparação exija valores maiores do que os admitidos
pela central original, é necessário partir para outra coisa que te dê
mais liberdade... uma stand-alone, por exemplo.

Última edição por Zé em Qua Mar 11 2009, 14:30, editado 1 vez(es)

Mensagem por Zé em Qua Mar 11 2009, 13:54

branquitude escreveu:O Zé,

Leia mais atentamente o que eu escrevi anteriormente. Sem abrir a válvula westgate, lhe digo, é impossível aumentar 50cv em um Audi A3 150cv. Não existe Chip mágico.

Agora abrindo manualmente a válvula westgate para maior pressurização da turbina e depois refazendo o mapa de injeção adequado à nova pressão de turbo, que é o que o que o chip, Unichip, FuelTech, Injeforce, Pandoo, Digipulse Full e Megasquirt fazem, claro, se ganha mais potência e torque, isso não é nenhuma novidade. É inclusive assim a forma obrigatória de se aumentar potência em carro turbo.

Aqui em Salvador por Exemplo, tem um Golf Turbo 20v original. O dono trocou a turbina e instalou uma FuelTech para refazer o mapa. Apenas isso. Resultado, o carro passou para 344cv, só que antes a turbina original pressurizava 0.6BAR e a nova turbina pressuriza 1.8BAR, ou seja, 03 vezes mais pressão e consequentemente 3 vezes mais combustível.

Sacou agora?

Claro que existem outros truques como troca do comando de válvulas, aumento da cilindrada, angulação e retrabalho do cabeçote, etc, mas tudo isso sempre está associado no final das contas à admissão de mais ar para o motor.

Agora melhor eficiência se consegue aliviando o peso das rodas, aumentando a centelha de ignição e abrindo as velas, aliviando o peso do comando, virabrequim, bielas e pistãos, por peças de titânio, mas estes últimos custam muuuuuuuuuiiiiiiiito caro.

Não confunda Zé Carroceiro com Zeca Roceiro!

Abraços,

Branquitude da Bahia.

Branquitude, cara... nos turbos de fábrica a Wastegate é controlada eletronicamente.... Por isso consegue-se alterar a pressão e acertar tudo apenas alterando alguns parâmetros da central. E para dar mais pressão, vc tem que fechá-la, não abrir. Isso a central faz automaticamente, de acordo com o mapa de pressão que ela tem.

Outra coisa: Unichip não é "chip", muito menos mágico. O nome causa essa confusão, mas piggybacks têm funcionamento bastante diferentes de um chip pronto pra instalar no carro.

Ah... vc não respondeu sobre o intake elétrico e o G-tech ainda... Se quiser, crio um tópico exclusivo pra isso...

Abraço.

Mensagem por branquitude em Qua Mar 11 2009, 15:47

Ô Zé,

É realmente preocupante, pois acho que você andou olhando e pior ainda, acreditou nos gráficos coloridos e absolutamente falsos da www.NascarChips.com.br, aqueles chipeiros malditos, deveriam ser presos por falácia, mas como brasileiro é um povo otário, burro, metido a esperto, eles entre outros ainda sobrevivem dessa enganação, pois todo dia existe mais um que acredite. Pelo amor de Deus, não seja mais um desses.

Qualquer Engenheiro por mais ingênuo que seja sabe dessa palhaçada.

Faça o teste você mesmo, gaste os R$3500.00 no Unichip depois se decepcione quando um Ford Ka 1.0 Turbo com apenas 0.8BAR de pressão de turbo, com apenas um simples kit turbo plug and play, chamado aqui por nós de "kit mocinha" ou "kit menininha", pegar e atropelar esse Audi A3 de 200cv. Detalhe, um Kit mocinha custa R$1500,00 na SPA Turbo ou Folego Turbo.

Agora se você apenas trocar a turbina desse Audi A3 por uma modelo T3 e instalar um MEG, affffffff...... Dá mais de 350cv e você vai gastar apenas R$1600,00.

Não acredite em Papai Noel cara, pense, raciocine e questione, Engenharia não mente.

Estou apenas fazendo o meu papel de Engenheiro de alertar e informar.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Zé em Qua Mar 11 2009, 17:00

branquitude escreveu:Ô Zé,

É realmente preocupante, pois acho que você andou olhando e pior ainda, acreditou nos gráficos coloridos e absolutamente falsos da www.NascarChips.com.br, aqueles chipeiros malditos, deveriam ser presos por falácia, mas como brasileiro é um povo otário, burro, metido a esperto, eles entre outros ainda sobrevivem dessa enganação, pois todo dia existe mais um que acredite. Pelo amor de Deus, não seja mais um desses.

Qualquer Engenheiro por mais ingênuo que seja sabe dessa palhaçada.

Faça o teste você mesmo, gaste os R$3500.00 no Unichip depois se decepcione quando um Ford Ka 1.0 Turbo com apenas 0.8BAR de pressão de turbo, com apenas um simples kit turbo plug and play, chamado aqui por nós de "kit mocinha" ou "kit menininha", pegar e atropelar esse Audi A3 de 200cv. Detalhe, um Kit mocinha custa R$1500,00 na SPA Turbo ou Folego Turbo.

Agora se você apenas trocar a turbina desse Audi A3 por uma modelo T3 e instalar um MEG, affffffff...... Dá mais de 350cv e você vai gastar apenas R$1600,00.

Não acredite em Papai Noel cara, pense, raciocine e questione, Engenharia não mente.

Estou apenas fazendo o meu papel de Engenheiro de alertar e informar.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

Cara, vou te falar... eu tava desconfiando que isso ia acontecer. Tava demorando...

Pelo visto vc é mais um que vai ficar repetindo as teorias do CM aqui, sem discutir realmente o assunto em pauta. Isso tá espalhando igual praga em tudo quanto é fórum... e é seeeeeeempre igualzinho. Dá pra identificar de longe.

Olha a bagunça q vc fez: na mensagem anterior, falou em "abrir wastegate" na mão pra conseguir mais pressão em Turbo de fábrica, sendo q wastegate tem é que fechar pra aumentar pressão e é uma válvula controlada eletronicamente nos Turbos de fábrica atuais. Até aí, tudo bem, era só uma falta de conhecimento técnico, normal, pois todos estamos aprendendo aqui.

Mas depois, piorou muito... vamos por partes analisar o que vc fez:
1) Enfiou a Nascar no meio da discussão sendo q nenhuma vez nesse tópico alguém falou de qualquer empresa q venda ou instale qualquer piggyback (Unichip ou qualquer outro). E ainda atacou gratuitamente os caras, chamando-os praticamente de golpistas.

2) Emendou falando mal de brasileiro, dando a entender que somos todos idiotas (menos vc).

3) Tentou colocar pressão falando q qualquer engenheiro q discordar de vc é burro ou tapado.

4) Falou mal de piggyback (de novo) e fez uma comparação esdrúxula de um Ka 1.0 com 0,8 de pressão contra um Audi 1.8T de 200cv... Detalhe: o Audi perde até para o Ka se ele tiver "chip", mas ganha de qualquer coisa se tiver MEG.

5) Colocou o pobre do Papai Noel na jogada tb... dá um descanso pro velho, ele tá de férias.

6) Veio com esse discurso de "engenharia não mente", falando pra eu pensar e questionar e etc etc.

7) Finalizou lindamente posando de bonzinho e defensor dos fracos e oprimidos.

Bom, no fim das contas, falou um MONTE de abobrinhas, atacou gente e produtos não citados anteriormente, fez uma salada danada (com Papai Noel, brasileiro burro, engenharia, etc), não deu o braço a torcer sobre o lance da wastegate (aliás, nem voltou no assunto) e DE NOVO não falou nada sobre o intake elétrico e o G-Tech...

Geralmente, quando começa assim, o tópico acaba em confusão pq as pessoas não aguentam ficar lendo tanta bobagem junta e alguém acaba perdendo a linha. Mas eu não farei isso. Vou manter a calma e TENTAR voltar à parte técnica, sem super-engenheiros, "contra fatos não há argumentos", papais noéis, e essa confusão toda...

Na sua próxima postagem, pode falar o tanto que quiser, mas procure, pelo menos, voltar ao assunto da wastegate, do intake ou do G-Tech que, aliás, já tem pelo menos uns 3 dias q vc simplesmente ignora e não fala nada sobre... Estranho, não?

Abração do Zé Carroceiro (ou Zeca Roceiro, como queira).

Mensagem por LeonardoHB em Qua Mar 11 2009, 17:17

Bom... é o último post dessa maneira que eu vou tolerar.. já avisei antes... Branquitude... manera no seu jeito de falar... vc não é perfeito... Zé... vc tbein manera... vamos falar de coisas interessantes... ninguém quer entrar no tópico e ver discussão besta... então se continuarem assim vou bloquear o acesso dos dois por alguns dias pra se acalmarem. é o ultimo aviso!

Abraços!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Zé em Qua Mar 11 2009, 17:42

Concordo 100%, Leonardo. Discussão besta mesmo.

Então, filtrando e retomando a parte técnica:

- Como é e como funciona o intake elétrico que o Branquitude usa?
- Como são realizados esses testes com G-Tech?

Abraços.

Mensagem por HPower em Qua Mar 11 2009, 20:19

hahahhaahhahahaha

agora só leio

ao menos to dando risada de algo, em meio de tanta desgraça!

HPower

Número de Mensagens : 46
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.6 Vermelho
Código de Opcionais : KPP 9

Mensagem por Cerchiari em Qua Mar 11 2009, 20:59

Porque tópicos de preparação sempre dão nisso?

Quem está de fora e é leigo (como eu) acaba desanimando de fazer algo no carro pois fica confuso do que fazer ou não.

Seria uma boa uma discursão com FATOS e DADOS aí sim da pra conversar.

Cerchiari
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 16
Motorização/Cor : 2.0 16v/Prata
Código de Opcionais : Ghia

Mensagem por fabio.mfp em Qua Mar 11 2009, 21:22

Esqueçam intake eletrico, eu vi, nao eh nada de mais, nao acrescenta nada, ele soh colocou pra testar. Se Branquitude permitir, eu posto a foto q eu tirei.

Ahhhh! E esse sabado, se td der certo, eu, Ruan, Cerchiari, Marcao etc etc (FordHP-BA), chamaremos Eulalio tb, pra presenciar esses numeros do Branquitude ao vivo, rsrsrs! E medirmos nossos carros!

fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class

Mensagem por Cerchiari em Qua Mar 11 2009, 21:28

Po Eulalio ta sumido!!! Vamos testar é? Eu vou é ver preço e o Corolla turbo hehehehe

Cerchiari
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por ruansposito em Qua Mar 11 2009, 21:43

Cerchiari escreveu:Po Eulalio ta sumido!!! Vamos testar é? Eu vou é ver preço e o Corolla turbo hehehehe

eu tb... uhhhhu

ruansposito
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 130
Cidade/Estado : Lauro de Freitas - BA
Motorização/Cor : New Ka Class 2012
Código de Opcionais : Completo

http://www.fiestawhite.com

Mensagem por Zé em Qua Mar 11 2009, 22:04

fabio.mfp escreveu:Esqueçam intake eletrico, eu vi, nao eh nada de mais, nao acrescenta nada, ele soh colocou pra testar. Se Branquitude permitir, eu posto a foto q eu tirei.

Ahhhh! E esse sabado, se td der certo, eu, Ruan, Cerchiari, Marcao etc etc (FordHP-BA), chamaremos Eulalio tb, pra presenciar esses numeros do Branquitude ao vivo, rsrsrs! E medirmos nossos carros!

Finalmente alguém respondeu sobre o intake... valeu Fábio. Eu já desconfiava q não funciona. Alías, eu tenho a impressão que esse negócio pode é acabar restringindo o fluxo de ar quando o motor estiver em rotações altas. Esse negócio sopra igual a o q (em termos de vazão)? Um secador de cabelo? Um ventilador? Um cooler?

E essa medição foi uma ótima notícia! Será ótimo para esclarecer o lance do 0-100. Mas o Branquitude tem q ir de Ka, pô... não de Corolla T. Não é um encontro de Fordistas? Wink

Abusando da boa vontade dos amigos baianos, será que alguém poderia filmar os testes pro pessoal do forum saber como funciona? No 0-100 seria bom fixar a câmera filmando o painel pra gente poder saber quantos km/h o velocímetro indica quando bate os 100km/h reais registrados no G-Tech.

Abraços.

Última edição por Zé em Qua Mar 11 2009, 22:14, editado 2 vez(es)

Mensagem por branquitude em Qua Mar 11 2009, 22:11

Ô Zé,

Calma aew meu fio...

Antes de voltar para a parte técnica, não sou CMzista, até uso o produto dele que é muito bom, mas não concordo com tudo que ele fala não. Já quebrei o cacete com ele e inclusive já peguei um erro sério dele onde ele inclusive me perguntou quanto eu queria para não falar a ninguém que ele tinha errado. A coisa é séria. CM diz que qualquer coisa que não seja o produto dele é perda de tempo, que não rende, etc e a coisa não é bem assim. Tudo que eu falo eu já testei em carros meus ou outros carros que já ajudei a preparar ou presenciei a preparação.

No meu Ka 1.6 por exemplo. Medi cada etapa no dinamômetro, onde ele todo original deu 112cv. Retirei o Catalisador e deu 115cv. Coloquei filtro DF e foi para 118cv. Coloquei o Intake e foi para 121cv com 17kgf.m de torque. Já aterroriza os 2.0 de arrancada.

Tem várias discussões neste fórum, eu só entro no que é minha praia. Tem muita coisa séria e muita bobagem também. Estamos aqui para divergir e aprender, ninguém é obrigado a concordar. Não sou, nem jamais quero, pretendo ou imagino ser o dono da verdade, mas uma coisa é certa nas ciências exatas, a verdade é puramente matemática. Existe um modelo matemático perfeito ou quase perfeito para todo tipo de evento já percebido. Antes de especular deve-se ao menos procurar saber por si mesmo como a coisa realmente funciona através de literatura técnica de respaldo, não opniões técnicas, senão realmente fica sendo achismo ou interpretação errônea.

Mas vamos lá. Voltando à parte técnica que você pediu Zé.

Você ja conhece o G-Tech?

É um aparelho que mede aceleração, potência, torque tudo através da força gravitacional (G).

O aparelho não é 100% preciso, mas chega muito perto e é uma excelente referência.

O teste deve ser feito entrando-se com todos os parâmetros corretos do carro, inclusive peso real já incluindo o do motorista e outros ocupantes e tudo que estiver dentro do carro. Leva 2 minutos ao todo para configurar.

Feito isso, deve-se arrancar com o carro parado e no plano, onde o registro completo se dá ao atingir 400m ou 1/4 de milha, que é indicado pelo aparelho. Pronto, só comparar os gráficos, ver onde está errando na arrancada e fazer de novo e melhor. É isso aí.

Só para se ter idéia. Quando eu tinha acabado de pegar o meu Ka, que estava todo original (112cv), eu fazia 0-100km/h entre 9.5s a 10s. Depois de algumas arrancadas, conhecendo melhor os limites do carro, estando já com 121cv agora, o tempo reduziu para 7.25s no 0-100km/h.

Pode postar a foto sim Fabio.

O intake elétrico é recomendado para carros 1.0, no meu que é 1.6 rendeu muito pouco. Deve render cerca de 3 a 4 cavalos no 1.0 e mais 1kgf.m de torque,

Quem tiver algum 1.0 e quiser eu vendo o meu por R$250,00 já com botãozinho liga-desliga, relé de proteção e chicote elétrico.

Custa quase R$300,00 + frete no ML sem nada disso. Se pagar para instalar botãozinho liga-desliga, relé, chicote, terminais, etc, vai custar mais de R$400.00 pegando no ML. Comigo sai por R$250,00.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Cerchiari em Qua Mar 11 2009, 22:16

Zé escreveu:
fabio.mfp escreveu:Esqueçam intake eletrico, eu vi, nao eh nada de mais, nao acrescenta nada, ele soh colocou pra testar. Se Branquitude permitir, eu posto a foto q eu tirei.

Finalmente alguém respondeu sobre o intake... valeu Fábio. Eu já desconfiava q não funciona. Alías, eu tenho a impressão que esse negócio pode é acabar restringindo o fluxo de ar quando o motor estiver em rotações altas. Esse negócio sopra igual a o q (em termos de vazão)? Um secador de cabelo? Um ventilador? Um cooler?

E essa medição foi uma ótima notícia! Será ótimo para esclarecer o lance do 0-100. Mas o Branquitude tem q ir de Ka, pô... não de Corolla T. Não é um encontro de Fordistas? Wink

Abusando da boa vontade dos amigos baianos, será que alguém poderia filmar os testes pro pessoal do forum saber como funciona?

Abraços.

Zé, o intake realmente parece restringir em altas rotações, em alta velocidade.
Quanto ao Corolla é pq ele está la na praparadora onde vamos, e estamos curiosos pra ver esse corolla de perto heehehe, fora que vou pesquisar preços pro turbo do focus.

Eu ou o Fabio filmamos blz?

Cerchiari
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por fabio.mfp em Qua Mar 11 2009, 22:20

Zé escreveu:
A um "secador de cabelo", como ele mesmo nos falou dando risada.

Zé escreveu:
O Corolla dele queimou a central, ele tah de Ka mesmo.

Zé escreveu:
Abusando da boa vontade dos amigos baianos, será que alguém poderia filmar os testes pro pessoal do forum saber como funciona? No 0-100 seria bom fixar a câmera filmando o painel pra gente poder saber quantos km/h o velocímetro indica quando bate os 100km/h reais registrados no G-Tech.

Abraços.
Se Branquitude quiser, a gente filma mesmo, jah tinha pensado nisso.

fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por fabio.mfp em Qua Mar 11 2009, 22:35

branquitude escreveu:
Pode postar a foto sim Fabio.

fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por branquitude em Qua Mar 11 2009, 22:37

Zé,

O manual do intake elétrico fala que ele sopra pressão máxima de 3PSI, ou 0,2BAR. Mas eu digo que deve soprar algo em torno de 0,07BAR, pois 3PSI de pressão já desequilibraria todo o conjunto de injeção.

Para carros 1.0 eu recomendo, já para 1.6 o ganho é muito pouco.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Zé em Qua Mar 11 2009, 22:45

Branquitude, tô calmo cara... mas foi bastante estranho, pq eu já vi posts praticamente iguais ao seu último vindo de CMzistas de carteirinha. Inclusive os termos que vc usa são exatamente os mesmos utilizados na página do CM... Mas se vc diz que não é, ok...

Sobre o intake, tá esclarecido, ok.

Sobre os testes, agradecemos muito a disposição dos amigos baianos! Já sabem... quanto mais informação, melhor. E se for mesmo de Novo Ka, excelente!

Sobre o Corolla... queimou a central? Q m**** hein? Preju salgado na certa... como foi isso? O q aconteceu?

Abraços.

Mensagem por duche em Qui Mar 12 2009, 01:42

opa tbm quero ver esse 0-100

duche
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 796
Cidade/Estado : São Luís
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : KPI9

Mensagem por Zé em Qui Mar 12 2009, 10:39

Branquitude, conheço o G-Tech sim. Mas foi bom vc descrever a operação dele pra quem não conhece poder saber do que se trata.

Vc já reparou qual a diferença entre os 100km/h indicados pelo G-Tech e indicados no painel? Seria legal saber qual o "erro" do velocímetro do Novo Ka, considerando que o G-Tech esteja medindo com precisão.

Mensagem por Sgt Said em Qui Mar 12 2009, 10:49

Não sei se já explicaram... mas quem é este tal de CM? Tô perdidaço nesse topico!!! huahhuahuahuahuhauhua

Sgt Said
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Natércia/MG
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KFM9 (Kit Neo + Fly)

Mensagem por Zé em Qui Mar 12 2009, 11:05

Sgt Said escreveu:Não sei se já explicaram... mas quem é este tal de CM? Tô perdidaço nesse topico!!! huahhuahuahuahuhauhua
Cezar Marques, dono da CMRacing... dá uma pesquisada que vc encontra fácil, principalmente em outros fórums de carros e automobilismo.

Sugiro que não sejam postados mais comentários sobre o CM aqui pra não desvirtuar o tópico de novo.

Abraços.

Mensagem por Sgt Said em Qui Mar 12 2009, 11:26

Blz... Valeu pela dica.

Sgt Said
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Natércia/MG
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KFM9 (Kit Neo + Fly)

Mensagem por claudiotassis em Qui Mar 12 2009, 11:28

no meu 1.0 basico eu fiz de 0-100 em 3.9 segundos... ai eu reparei que tinha uma lamborghini me empurrando...lol

nunca testei, mas, meu 1.0 com roda 17" deve fazer em uns 13 segundos!! tah pesado pacas!!!

claudiotassis
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 220
Cidade/Estado : Vitoria ES
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : basico

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:03

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: