[DÚVIDA] - BARULHO ACIMA DE 3000 RPM NA EMBREAGEM DO KA G3. O QUE PODE SER?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - BARULHO ACIMA DE 3000 RPM NA EMBREAGEM DO KA G3. O QUE PODE SER?

Mensagem por Cristiano Oliveira em Seg Ago 17 2015, 13:42

Na revisão dos 10 mil km trocaram o óleo e os filtros como consta no site.
A diferença foi que desta vez me entregaram os itens trocados e eu acompanhei a revisão que levou em torno de 01h30, bem mais tempo que a primeira revisão que levou 30 minutos.
Outro detalhe que reparei foi que a CSS se recusou a fazer a revisão de um outro cliente que levou o carro para a de 10 mil km e não havia levado para a de 5 mil km.
Mandaram ele entrar em contato com a Ford.
Fiquem de olho.

Abraços.

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 108
Cidade/Estado : São Gonçalo - Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 SEL - Branco Artico
Código de Opcionais : 0

Mensagem por Guilhermefr em Qua Ago 26 2015, 09:35

Rodrigo, que bom que resolveram o problema! Pode ser que a ccs, na montagem da peça nova, corrigiu essa folga que vc comentou. As vezes, trocaram a peça sem precisar. Meu carro está com 2100 km e até agora nada do barulho voltar.

Guilhermefr
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : Fernandópolis
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : SE

Mensagem por Cristiano Oliveira em Qui Ago 27 2015, 14:06

Guilherme e Rodrigo,

Hoje percebi um ruido/vibração do tipo "trrrrrrr" no meu ao subir um aclive em 1a. marcha dando uma forçadinha a mais no acelerador. Nunca tinha percebido esse barulho devido a somente andar com o som ligado.
O meu KA SEL 1.0 está com 11.000 km rodados.
Será que meu atuador hidráulico está com defeito como o de vocês?

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Guilhermefr em Qui Ago 27 2015, 14:16

Cristiano, tenta perceber se o barulho aparece quando você força o motor em 2ª ou 3ª marcha. Conforme o Rodrigo relatou, o som (trrrr) aparece quando o motor é mais exigido. Em leves aclives na rodovia o problema também fica evidente. Não se trata de barulho constante e alto; ao contrário: é bem rápido... Faz quando entra em aproximadamente 3.000 giros e depois para. Se você perceber isso, pode ser que o seu carro esteja com o mesmo problema.

Guilhermefr

Mensagem por Cristiano Oliveira em Sab Ago 29 2015, 15:22

Pessoal estou achando que o trrrr que escutei ao subir uma ladeira em 1a. marcha acontece por causa do suporte do capô.
Acredito que ele trepida quando o motor é mais exigido gerando esse barulho.
Ontem envolvi alguns pontos dele em uma espuma e fui fazer o teste e não consegui perceber o ruído.
Agora vou remover a espuma e verificar se o ruído volta.
Depois posto mais informações.

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Cristiano Oliveira em Dom Ago 30 2015, 20:16

Boa noite pessoal,
O meu KA 1.0 SEL está com 11 mil rodados e percebi um breve ruído ao subir pequenos aclives em 1a. marcha quando atinge entre 2000 e 3000 rpm. É um ruído estranho. Parece um trrrrrr. Como se tivesse algo arranhando e logo some.
O som me lembra muito um gato com raiva.
Pensei que fosse o ferro/haste que segura o capô aberto batendo no próprio e gerando trepidação por causa da vibração do motor ao subir o giro.
Então enrolei a haste em uma espuma e o ruído continua.

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por rodrigo2993 em Seg Ago 31 2015, 08:07

Cristiano,

Releia os post anteriores desse mesmo tópico, aparentemente é o mesmo problema. Relate para a sua CSS os casos similares e como foi solucionado e exija seus diretos.

Sds,

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 66
Cidade/Estado : CAMPINAS
Motorização/Cor : 1.0 PRATA
Código de Opcionais : SE PLUS

Mensagem por Maraccini em Seg Ago 31 2015, 19:40

Gente estou achando que este barulho que estão relatando são do funcionamento (entrada) dos acionadores do comando variável . Ele também faz barulho quando descarrega .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1303
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por rodrigo2993 em Ter Set 01 2015, 17:22

Maracini, novamente enfatizando que sou apenas usuário, meu entendimento de mecânica é limitado, mas esse ruído ocorre apenas quando o motor é mais exigido, após a tal regulagem, que pelo que me recordo, a CSS disse que havia uma folga em um cabo do atuador, o barulho zerou, em aclives de estrada, onde ele ficava intermitente.

Não apareceu mais mesmo.
Entretanto, em trechos urbanos, quando dou uma esticada, tenho notado que o tal barulho, que aliás é imperceptível apenas com o vidro um pouco abaixado, dá para ser ouvido, bem menos do que antes daquele ajuste feito na CSS. Mas é um barulho bem sutil.

Eu vou novamente na CSS para "atazanar" eles, mas, pode ser que você esteja certo, embora o nosso amigo Guilherme tenha dito que o barulho dele zerou, em todas circunstâncias, inclusive em aclives, após a troca do atuador.

Inclusive vou aproveitar para perguntar sobre o tal tec tec tec. No meu caso, aparece só em ponto morto e por incrível que pareça, quando o carro está em terreno plano. Vai entender !!!

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Cristiano Oliveira em Ter Set 01 2015, 18:36

Pessoal,

Deixei o carro ontem às 09h na CSS Besouro em Itaboraí - RJ para solução dos seguintes problemas:

1. Ruídos do painel (grade de ar + tampa do Sync).
2. Colar carpete (lado do carona).
3. Repor batentes da porta do carona que se perdeu.
4. Análise do tec tec tec do motor.
5. Análise do trrrrr em 1a. marcha nos aclives.

Liguei hoje para saber e informaram que os ruídos, carpete e batentes foram resolvidos e que o tec tec tec e o trrrrrr não conseguiram identificar.

Não vou reclamar muito, pois ontem andei com o mecânico durante uns 30 minutos e não ouvi o trrrrrr nem tampouco o tec tec tec em marcha lenta.

Vai entender.

Amanhã posto novidades.

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Qua Set 02 2015, 01:51

Rodrigo2993 Sei de casos de problemas com o acionador hidráulico da embreagem, mas agora tem muita gente achando que esta com problema tb e pode ser apenas os acionadores do comando é que nesta faixa de giro entre pouco mais de 1500 a 2000 rpm até pouco mais de 3000 rpm ( depende do combustível usado) é a faixa de trabalho dos acionadores do comando variável e este faz barulho no inicio do movimento e no final , depois o comando age direto - faz barulho de trrrr e depois como se fosse um tucho hidráulico descarregando ( chuum )

O barulho tec tec tec vemédo motor e indica um problema de lubrificação inclusive a Ford trocou de óleo por este motivo,  para alguns aparece na fase fria em marcha lenta e em outros em movimento e em outros na fase quente nas mesmas condições de uso. Quando está no plano pode ser que o pescador de óleo não esteja pegando óleo suficiente.

O barulho toc toc toc (em marcha lenta) vem do seletor de  marcha batendo na caixa de marchas. Mexendo a alavanca de marcha para entre 5a marcha e ré para o barulho.

Alguns barulhos aparecem melhor quando vidro está fechado e outros ao contrario.

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por rodrigo2993 em Qua Set 02 2015, 09:35

É Maracini, pode ser mesmo, nessa questão do "trrr". To começando a ser convencido disso. Em primeira marcha aparece nessa rotação que citou, 1500 a 2000 rpm.
Já em 2a ou 3a Marcha, na faixa de 2300 rpm ( é batata, sempre nessa faixa ) !!!!

Mas sempre quando mais exigido, em reta, saindo de boa, nem faz esse barulho.

Ontem, eu intrigado com o tal "tec tec tec" resolvi abrir a tampa do motor novamente, quando ainda estava sentado no carro, com o motor ligado, vidros fechados, comecei a puxar a alavanca para abrir o compartimento do motor, e eis que o tal barulho parou !!
Pasmem !!

Soltei um pouco a pressão e o barulho voltou. Tornei a forçar para abrir o motor, e o barulho parou.

Se quiserem posso mandar o video com o barulho, até peço desculpas, mas no meu caso, o "tec tec tec" e é esse exatamente o barulho que faz, é relacionado ao cabo/mecanismo que segura o capô, não é motor.

Tinha ficado preocupado, por tudo o que li, sobre esse tal "tec tec" que é relacionado a falta de lubrificação, mas dos males o menor, na terça já agendei na CSS e já vou telegrafar da onde vem o barulho !

Obrigado !

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Cristiano Oliveira em Qua Set 02 2015, 17:39

Fala gente,

Resultado da ida a CSS:

1. Ruídos do painel (grade de ar + tampa do Sync).
Ao sair da CSS, na primeira via com piso irregular já percebi a barulheira da grade. Na tampa do Sync não percebi barulho. Acho que usaram algum tipo de silicone para fixar.

2. Colar carpete (lado do carona).
A principio parece que está tudo OK.

3. Repor batentes da porta do carona que se perdeu.
Me deram outro. Disseram que era de um cliente que não foi buscar. Vou passar super bond para nuca mais soltar.

4. Análise do tec tec tec do motor.
Não identificaram. Mesmo com todas as orientações que peguei aqui no fórum.

5. Análise do trrrrr em 1a. marcha nos aclives.
Também não identificaram.

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Cristiano Oliveira em Qua Set 02 2015, 17:41

Rodrigo.

A alavanca que você cita para abrir o motor seria a que tem embaixo do painel no lado do motorista. A qual usamos para abrir o capô?

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por rodrigo2993 em Qui Set 03 2015, 07:42

Cristiano, sim. Ela mesma.
Tentei ajustar os batentes do capô, em diversas alturas, mas nenhuma surtiu efeito. To começando a achar que possa a ser o mecanismo que abre e fecha o capô, por esse motor vibrar bastante.
Desculpa aí moderador ! Desvirtuamos totalmente o assunto deste tópico ! Smile

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Guilhermefr em Dom Set 06 2015, 21:33

Pessoal, infelizmente, eu notei que o barulho do meu carro ainda está aparecendo em trechos urbanos, mas com intensidade bem menor.

Rodrigo, eu acredito que estamos no mesmo barco. Todos os seus relatos batem com os meus.

Resumo para galera que está chegando no tópico agora: meu carro estava fazendo um barulho (trrrrr) quando o motor era mais exigido. O som sempre aparecia na faixa dos 2.500/3.000 mil giros e não era constante, ou seja, fazia o trrrr quando entrava nessa rotação e depois parava. Muito bem. Levei o carro à ccs, oportunidade em que trocaram o atuador da embreagem. O Rodrigo estava com o mesmo problema, mas apenas regularam o cabo do atuador. Dois problemas iguais resolvidos de maneira diferente. De início, o barulho parou totalmente (parece que o do carro do Rodrigo também). No entanto, agora estou percebendo que ele ainda continua quando estou dirigindo em trechos urbanos, quando dou uma esticada (no carro do Rodrigo também).

Maraccini, acredito que você esteja certo.

Obs fora de contexto: estou bem chateado com a ford. Eu tenho um Novo Fusion 13/13 2.5 Flex cujo motor FUNDIU. O carro estava com 15.000 km. A ford já garantiu a troca do motor, mas agora vou ter que esperar, ne... Paciência. Nao saiu mais da oficina. Rsrsrs. Dois carros zero com problemas. Mas é isso aí.

Dia 10/09 vou à ccs de novo. Assim que tiver outra posição sobre o carro, mandarei notícias.

Abraços.

Guilhermefr

Mensagem por rodrigo2993 em Ter Set 08 2015, 14:33

Guilherme,
É exatamente isso.
Exceto pelo barulho intermitente que fazia, em aclives na estrada, onde o barulho "trrr" ficava intermitente por um período maior até passar da zona onde o motor operava com maior esforço, e agora não faz mais isso.

O que me estranha é que, supondo que é o mesmo barulho, por que antes desse ajuste, ocorria o barulho, e agora não mais, já que o barulho seria oriundo do comando variável ? Ou esse ajuste que fizeram interfere no momento que o comando variável atua ???

Na verdade, em trechos urbanos, antes daquele tal ajuste, fazia o barulho em 3000 rpm. Atualmente é em 2400 rpm. Aquele famoso faz e para, mto rápido.

Não contente retornei hoje a CSS, e o consultor disse que isso é assim mesmo, que é o que o Maracini citou, que outros clientes também foram consultá-lo e blá blá blá e casos como esses estão "dispensando" os clientes pois é barulho normal do comando variável.

Maracini,
Abusando um pouco de seu conhecimento, esse comando variável entra em ação sempre que o motor é mais exigido, certo ?

Pois prestando bem atenção, noto, por exemplo, ao passar a marcha em aclive, 1.a para 2.a, ou 2.a para 3.a marcha, logo quando solto a embreagem, esse mesmo barulho, muito rapidamente ocorre.
Seria aí nesse momento digamos, de "stress" do motor, ele entende que precisa mudar a dinâmica do funcionamento do motor para entregar mais potência
e começa a atuar ?

Ele só funciona em determinados momentos, certo ?

Desde já obrigado novamente.

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Guilhermefr em Ter Set 08 2015, 16:15

Justamente. Se o barulho é normal do carro, por que trocaram meu atuador? Os mecânicos não sabiam disso? Este rangido é ridículo, e ele está aparecendo nessas faixas de rotação mesmo (2.400-2.500). Dia 10/09 vou à CCS de novo. Quero ver o que o consultor vai alegar agora. Nunca vi um motor 3 cilindros fazer esse barulho. Sinceramente, eu cansei da Ford. Sei que problemas com carro acontecem e tudo mais, só que essa marca conseguiu superar qualquer padrão de normalidade.

Guilhermefr

Mensagem por rodrigo2993 em Ter Set 08 2015, 16:27

Beleza,vamos ver o que vão dizer a você dessa vez. Mas você me fez lembrar outra coisa, alguém me corrija se estiver enganado, o UP, por exemplo, tem comando variável na admissão, somente, será que o KA por ser admissão e escape, tem essa peculiaridade ? Ou não teria nada a ver ?

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Cristiano Oliveira em Qua Set 09 2015, 21:21

No meu caso, só consigo ouvir o trrrrrr nos aclives em 1ª marcha se os vidros dianteiros estivem abertos.
Com vocês também acontece isso ou conseguem ouvir com os vidros fechados?

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Guilhermefr em Sab Set 12 2015, 12:38

Cristiano, com o vidro fechado tbm.

Eu fui à CCS novamente, cujo funcionário afirmou que o barulho é normal mesmo. Enfim, não tem o que fazer. O barulho do meu diminuiu (parou praticamente) bastante quando trocaram o atuador, isso é fato. Agora faz de vez em quando quando estou dirigindo em trechos urbanos e o motor é mais exigido. Às vezes, nem faz. Estou achando que deve ser normal mesmo. Não aguento mais ir à CCS. 😂

Guilhermefr

Mensagem por Maraccini em Ter Set 15 2015, 18:44

Rodrigo os atuadores funciona sempre com a variação das rotações mas quando o motor é mais exigido ele acelera seu funcionamento e em aclives tem menos ruídos de vento e dos pneus(atrito com o chão) e este barulho é percebido melhor.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por rodrigo2993 em Seg Out 05 2015, 08:11

Guilherme,

Depois que trocaram o atuador, você disse que diminuiu aquele barulho, na cidade, queria te perguntar, se na estrada, em aclives, situações que força mais o motor, o barulho não mais ocorreu até hoje.

Estou te perguntando isso, pois, após aquele "tal ajuste" que disseram que fizeram no "cabo do atuador", não havia mais escutado, tinha parado, entretanto, ontem, na estrada, nas mesmas condições, voltou a ocorrer.

Só reiterando que o barulho, é exatamente o mesmo, que ocorre em condições de cidade, supostamente oriundo do atuador (faixa de ~2400/2500 rpm). E na estrada, ocorre a ~3000 rpm.

Queria só trocar experiência contigo, para que mês que vem, quando vou ter que fazer a revisão, possa ter mais argumentos com a CSS.

Aliás, se algum outro proprietário, quiser/puder fazer esse teste, em estrada, aclives, com os vidros fechados, quando estiver ~90km/h, 5a marcha, pise fundo para o motor responder, e quando bater ~100km/h a 3000 rpm, se aparece, repentinamente, o tal do "trrrrr".

Acho estranho, o ajuste que fizeram, fazer o barulho cessar por cerca de 1000 km rodados. Só passei a escutar o barulho, aproximadamente também 1000 km rodados após a compra.
Se é o mesmo barulho do atuador, porque com o ajuste parou, e agora voltou de novo ? Perguntas e mais perguntas.... que mês que vem a CSS vai ter que responder !

Lembrando que o barulho, é sutil, e logo para, não é intermitente.

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Guilhermefr em Ter Out 06 2015, 21:41

Rodrigo, o barulho não está ocorrendo na rodovia, mas sim apenas na cidade. Eu tenho absoluta convicção de que o carro está com problema, mas - realmente - não sei mais o que fazer. A CCS alega que o ruído é normal. Quando eu for lá de novo, vou pedir para andar no test drive mais uma vez, só pra espancar qlq tipo de dúvida. Uma solução é andar com o rádio sempre ligado (rsrs).

Guilhermefr

Mensagem por Maraccini em Ter Out 06 2015, 22:30

No meu aparece um barulho entorno de 100 km/h e 110km/h mas parece vir do velocímetro pois até em ponto morto (descida) nesta velocidade continua antes e depois (maior km/h) não percebi mas pode ser que outros barulhos suplementem o barulho!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por rodrigo2993 em Qua Out 07 2015, 17:14

Guilherme,
Então estranho hein, posso estar enganado, mas o seu, antes da troca do atuador, fazia o tal barulho, de forma mais persistente, em aclives na estrada, quando se força mais o motor/embreagem, certo ? (nessa situação, em estrada aprox ~3000 rpm / 100km/h, forçando, o barulho fica persistente e destoa no ambiente, a ponto de até a minha mulher questionar se o barulho era normal).
Após a troca do atuador, pelo menos nessa situação, não há mais o ruído, certo ?

Não sei qual a relação atuador/embreagem com o comando variável, mas levando em consideração tudo o que o Maracini nos reportou, aparentemente esse ruído, de leve, como o seu e o meu apresentam, parece mesmo ser do comando variável.

Se trocarem o meu atuador, e na estrada o ruído não mais ocorrer, vou começar a achar mesmo que o atuador mesmo é o problema. E o tal "ajuste" que fizeram no "cabo do atuador", foi só um quebra galho, e a troca do mesmo é o que vai resolver.

Resolvi não esperar a revisão, amanhã volto eu na CSS. me confirme sobre o acima, ok ?

Maracini, valeu aí pelo feedback ! Já já to quase "colando" aí em Jundiaí pra vc andar com meu carro e ver o que é normal e o que não é, com ctza vc entende mais que a CSS, já vi tudo !

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Maraccini em Qua Out 07 2015, 22:26

A função do atuador é acoplar a embreagem ( movimenta ) se estiver na estrada se não pisar na embreagem não haveria poque fazer barulho mesmo em aclives somente se o atuador não estiver acoplando direito a embreagem (ou torta ou parcial) daria barulho quando se força mais o carro!
Fale isso na CCS.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Guilhermefr em Qui Out 08 2015, 00:17

Certo, Rodrigo! Comigo foi isso mesmo. O mecânico me mostrou a peça, e eu pude ver que ela estava arranhada em um ponto só, mas não sei é normal ou não. Se eles forem trocar a peça pra vc, pede o protocolo do pedido dela. Depois, liga na ford e faz o pedido de agilizamento. A minha chegou em 1 semana.

Guilhermefr

Mensagem por Maraccini em Qui Out 08 2015, 17:18

Não é normal não arranhão peça deve fazer movimento em um eixo X se por algum motivo (defeito alinhamento incorreto,vtc) seu movimento estiver sendo deslocado para eixo Y ocasionará um deslocamento torto e riscará (arranhão) a barra.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por rodrigo2993 em Sex Out 09 2015, 16:13

Maracini, valeu, eu imprimi o que me passou e pedi para anexar junto a OS.

Larguei o carro na CSS ontem, e na sequência fiquei 40 min no 0800 da Ford, não esperando, mas falando com a atendente, me pedindo mais detalhes e tal, se teve algo de bom nesse inconveniente todo, foi ver que o atendimento deles é muito bom, ou tive sorte de pegar a moça que me atendeu.

Bem, peguei o carro hoje, do mesmo jeito, disseram que há uma folga no atuador, e não há meios de tirar o "trrrr" que reconheceram que não é normal.
Disseram que fizeram mais ajustes, mas o problema não é resolvido e que só trocando o Atuador mesmo.

Além disso, disseram que se ao trocar o atuador, o problema persistir, irão "atacar" em outras peças. Mas acreditam que como o atuador está com folga (me pergunto se é possível um atuador ter folga, seria isso o não acoplamento total da embreagem?) ele está causando esse ruído.

Semana que vem vou ligar para pegar o número do pedido da peça, e como o Guilherme disse, ligar no 0800 para agilizar !

Breve cena dos próximos capítulos !!!

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:05

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: