[DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Mjones.silva em Dom Ago 09 2015, 20:51

Galera, boa noite !

Sou novo aqui no Forum, tenho um Ka 2010 1.0 e queria dar um UP nele, ouvi dizer que trocando os coletores (pelo do ka 1.6) e um escapamento esportivo com abafador JK + CAI ja daria um UP no carrinho.

Queria saber se confere sobre os coletores e se tem coletores melhores que eu possa colocar.

vlwww !!

Mjones.silva
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : KA 1.0 2010/Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 09/08/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por sousaman em Dom Ago 09 2015, 21:31

Mjones.slva,

Dá uma olhada nesse vídeo e procure o membro responsável.

http://www.clubedonovoka.com/t10525-video-ka-1-5-2015-vs-ka-1-6-2009-soltando-labaredas-pelo-escape-flatshift

Ele fez um interessante trabalho de melhoria e acho que se enquadrará aos seus questionamentos.

Abraços!

_________________
[FOTOS] - Nossa História Kalística - Do Old Ka 98 ao New Ka 2015:
http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1149
Idade : 41
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Mjones.silva em Dom Ago 09 2015, 21:39

muito obrigado sousaman !!

ja mandei até uma mensagem para ele !

brigadão !!!!

Mjones.silva
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : KA 1.0 2010/Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 09/08/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Maraccini em Dom Ago 09 2015, 22:58

Os rocam a partir de 10/2010 (não sei se é seu caso) tem um coletor de escape diferente mais curto para aproximar o catalizador do cabeçote e atingir temperatura de trabalho mais rapido e tem 2 sensores de oxigenio ( popular sonda Lambda) assim coletores como do XR não serviriam ou teria que adaptar a segunda sonda e trocar a primeira pois fio ficaria curto.

Coletor do XR  é um falso 4X1 pois o original (4x1) tem uma pré câmara comum aos quatros canos e o do XR se unem na emenda com escape então na realidade é um 4x2x1 - cilindros 2 e 3 e no outro 1 e 4 exatamente como o faiscamento da bobina e o fluxo de gases de um puxa o do outro nisto melhora o torque mesmo ! Mas isto é para o 1.6 !!

É bom para um 1.6 mas no 1.0 não, como o coletor tem diâmetro maior que original vai alterar a pressão e contra pressão com retardo (redução da velocidade) de exaustão dos gases, fazendo que parte da mistura que estava 
sendo queimada não saia da câmara (combustão) e ocupe o espaço (volume) atrapalhando a mistura nova admitida (cruzamento das válvulas), perdendo rendimento e consumo maior. 

Um CAI vai bem, um filtro Inbox (Inflow ) para não pegar ar quente ou fazer um CAI com um filtro Cilíndrico  (Inflow assim como o Dragoniten .

Tem um tópico meu de uma olhada    -DICA como melhorar desempenho/consumo -   são dicas de baixo investimento que melhoram desempenho! 

Agora se quer partir para um gde investimento tem várias opções mas para 1.0 talvez o melhor seja um turbo mesmo ou supercharger com um gerenciador (piggyback) 

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Dragoniten em Seg Ago 10 2015, 00:00

Opa! Vou até responder por aqui no tópico para outras pessoas que tenham a mesma dúvida possam ler e entender essas mudanças.

Assim como o Maraccini comentou, o coletor 4x1 do Old 1.6 no 1.0 tem um diâmetro muito grande e iria prejudicar a velocidade do fluxo dos gases, fazendo com que você perca parte do enchimento da câmara de combustão com ar "limpo" da admissão. O coletor dos Flex tem um desenho HORRÍVEL do ponto de vista de fluxo, mas tem um desenho sensacional do ponto de vista funcional. Os pulsos de todos os cilindros se concentram e vão diretamente para a primeira sonda lambda que começa a fazer sua leitura cerca de 10~12s que o carro foi ligado, mas as sondas em desenhos "convencionais" demoram de 30~60s para esquentar e terem uma leitura precisa da mistura. Então por que deste sistema ser assim? Por ser um carro Flex e não utilizar um sistema de leitura da mistura de combustível direto na linha de combustível, como ocorre em sistemas desde os anos 2000 nos Estados Unidos com a utilização do E85 e implementado agora no Up TSI, o Rocam utiliza a sonda lambda como parâmetro para analisar quanto de combustível o sistema deve colocar ou retirar do mapa de combustível para que seu motor funcione nas condições ideais, porém isto deve ser o mais rápido o possível, pois dependendo do quanto mudou a proporção de álcool/gasolina, seu motor pode funcionar com falta de combustível que pode ser prejudicial ao motor, ou com excesso que causará entupimento do catalisador.

Palavra de quem trocou o coletor de escapamento pelo tubular: Só faça isso se você já tiver uma injeção programável em mãos, pois nem o piggyback vai dar conta do recado. Como a sonda fica muito longe da posição inicial, ela demora muito mais do que a injeção espera para esquentar, então começa a ser feita uma leitura muito cedo. Como ela não esquentou, a tensão ainda está baixa e a injeção pensa que é porque está faltando combustível, então vai adicionando rapidamente até atingir o máximo de compensação de combustível que tem em sua escala. Quando isso acontece, seu carro vai ficar falhando, engasgando, pipocando, até que a sua sonda esquente, TODA VEZ QUE VOCÊ LIGAR O CARRO! E isso é muito, mas MUITO irritante, vai por mim, rs.

Agora que já falei um monte de bla bla bla, vou resumir:
Não perca dinheiro fazendo CAI, colocando filtro esportivo, trocando escapamento, nem nada. Quer potência: Injeção programável e turbo, nem que seja com uma pressão bem pequena (0,4 bar por exemplo). Qualquer outra mudança você vai estar jogando dinheiro fora para ter ganhos a níveis de placebo. Palavras de quem já tentou fazer muitas mudanças no aspiradinho e não ganhou nada além do débito na conta, rs. Até mesmo meu CAI que ficou interessante eu não faria novamente..

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 24
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Maraccini em Ter Ago 11 2015, 15:03


Dragoniten parabéns pela explicação muito boa e sucinta sobre o motor Flex no meu tópico " como prometido - a verdade do carro Flex" demorei bem mais para explicar mas naquele caso estava falando da real diferença que acontece quando está em WOT aceleração máxima .

Mjones Estou colocando informação para o pessoal de forma geral entender sobre preparação

Carro mil (1.0) devido a sua característica de construção do motor tem uma relação R/L (diametro/curso) voltada para desempenho em alta rotação ( motor girador - subida de giro rápida) e apresentam falta de torque em baixa rotação então mexer nestes motores sempre eleva a potencia o torque para faixa de giro mais alta , piorando a resposta e dirigibilidade em baixas e media/baixa rotações. Tornando o carro ruim de se dirigir no transito da cidade! 

As pessoas de forma geral pegam uma informação técnica e interpretam como querem os coletor de admissão e a TBI (corpo de borboleta) no banco de fluxo dão um certo valor de restrição ao fluxo de ar e ou ar/combustível então as pessoas acham que aumentando estes o motor irá aspirar mais ar se isso fosse verdade fabricas gastariam menos (custo menor por quantidade) colocando um só tamanho para qualquer motor, mas o volume aspirado é limitado ao volume da câmara de combustão e não pelo tamanho da TBI e do coletor de admissão.

Motor é feito para uso geral e realmente o aumento da borboleta da TBI ( no máximo 10%) pode resultar num aumento (muito pouco mesmo) de desempenho em alta rotação, e um coletor de admissão maior neste caso do 1.6 no motor 1.0 diminui a velocidade do ar e diminui o rendimento em baixa ainda mais !  A não ser para uso em track day (corrida) gasto inútil !!!

Mesma coisa para comando de válvulas com maior graduação, já vi gente colocando o comando do 1.6 no 1.0 tem só 4 graus a mais e um levante maior e tb vai elevar o torque para giros maior piorando condução em cidade (baixas e medias rotações). Outros comandos Carlini , SWR ou Samancar então nem pensar !!

Um escape com UM abafador no lugar de UM silencioso melhora um pouco o desempenho MAS muito insignificante ( somente um ) pois se tirar os silenciadores muda a pressão e contra pressão do escape e pela maior velocidade de exaustão parte da mistura que estava sendo queimada na câmara de combustão e parte da mistura fresca que estava entrando na câmara ( cruzamento ) saem pelo escape aumentando o consumo e reduzindo o desempenho e excesso de combustivel não queimado vai para o catalisador e com o tempo vai entupir (derreter) ai pode começar a ter problema de temperatura e a seguir problema no cabeçote.

Além disso existem ainda os problemas crônicos  arrefecimento e ignição que precisariam melhorar e numa preparação pesada um piggyback ou injeção programável e custo subiria mais ainda - não vale a pena economize e troque por um 1.6 que não vai dar canseira!!!

Quer melhorar um pouco siga receita do tópico  DICA como melhorar desempenho/consumo.

Quer um carro mais ágil pode trocar diferencial do cambio do original 4,25 pelo do Fiesta  4,56 mas consumo tende a aumentar.

Como podem ver mexer em 1.0 devido ao baixo torque é bem problemático e um mexidão fica com característica de carro de corrida e só  anda bem em alta dificultando muito uso na cidade , neste motor ou se faz uma melhora como disse naquele tópico ou parte para turbo. ( ou supercharger mais caro e gastão mas muito bom ! )

Texto esta grande mas Espero que acabe com duvida da turma .

Abraço.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Mjones.silva em Ter Ago 11 2015, 20:52

Maraccine / dragoniten muitíssimo obrigado pela ajuda de vcs

Desculpa a demora em responder... fiquei um tempo off... vou dar uma repensada e ver o que fazer com mais calma rsrsrs... abs !!

Mjones.silva
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : KA 1.0 2010/Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 09/08/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:25


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum