[DÚVIDA] - Qual a rotação ideal para o 1.0?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Qual a rotação ideal para o 1.0?

Mensagem por rbilar em Qua Ago 12 2015, 00:33

Olá, como vão?

Comprei meu Ka (10/11 1.0) hoje e estou muito feliz. Porem eu não estou acostumado com motor 1.0.

1 - Estão gostaria de saber qual é rotação ideal para troca de marchas?
2 - E qual ideal para velocidades contínuas?
3 - Em qual rotação faz o melhor consumo?
4 - Ele é de rotação alta ou baixa?

Mais uma coisa, qual é o consumo médio dele?

Obrigado pessoal.

rbilar
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ford Ka 2010/2011 1.0 - Azul
Código de Opcionais : AC + DH + TE + AL

Re: [DÚVIDA] - Qual a rotação ideal para o 1.0?

Mensagem por rbilar em Qua Ago 12 2015, 10:32

Ahh, mais uma coisa sobre a rotação. Acredito que meu Ka ta super acelerado. Ao soltar a embreagem, sem acelerar, ele é empurrado. Fica até difícil freiar.
Alguém sabe oque pode ser?

rbilar
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Dragoniten em Qua Ago 12 2015, 13:14

rbilar escreveu:Olá, como vão?

Comprei meu Ka (10/11 1.0) hoje e estou muito feliz. Porem eu não estou acostumado com motor 1.0.

1 - Estão gostaria de saber qual é rotação ideal para troca de marchas?
2 - E qual ideal para velocidades contínuas?
3 - Em qual rotação faz o melhor consumo?
4 - Ele é de rotação alta ou baixa?

Mais uma coisa, qual é o consumo médio dele?

Obrigado pessoal.

1 - Rotação ideal para quê? Economia ou performance?
2 e 3 - Para velocidades contínuas ou velocidade de cruzeiro, normalmente quanto menor a rotação, melhor, desde que o motor esteja conseguindo empurrar o carro, caso contrário é melhor reduzir uma marcha. Eu quando estou andando de boas fico em 1200~1300 rpm, é melhor para o consumo.
4 - Não existe motor de rotação alta ou baixa, ele tem uma faixa de funcionamento de 1000 a 6700 rpm. Você pode utilizar a faixa inteira de rotação conforme sua necessidade. Precisa fazer retomadas ou acelerar na estrada? Pode ir até o corte sem dor de cabeça. Se o engenheiro que desenvolveu o motor e programou a ECU colocou isso como limite, é porque você pode sim usar esporadicamente em retomadas ou acelerações sem dano algum ao motor.

O consumo depende de mil variáveis. Forma de condução, trajetos longos ou curtos, manutenção em dia, tipo de óleo usado, clima, relevo da cidade... Enfim, isso é melhor você mesmo medir.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por rbilar em Qua Ago 12 2015, 15:15

Obrigado Dragoniten Smile

Desculpe minha ignorância nas perguntas. Sad

rbilar
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Dragoniten em Qua Ago 12 2015, 18:43

Imagina hahahaha. É que as vezes as perguntas ficam confusas e precisamos de algo mais objetivo. Qualquer coisa estamos aí! Abraço!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por BrunoXR em Qua Ago 12 2015, 20:21

Rbilar, aconselho a leitura da seguinte matéria http://autoentusiastas.com.br/2012/04/quem-tem-medo-de-rotacao/
é bastante esclarecedora, principalmente com relação às rpm altas.

BrunoXR
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 33
Cidade/Estado : Campos do Jordão/SP
Motorização/Cor : 1.5/preto
Código de Opcionais : se

Mensagem por Maraccini em Qua Ago 12 2015, 23:06

Pessoal não estou aqui para gerar polemica  apenas mostrar que existem brigas homéricas na engenharia sobre este tema de condução de veículos movidos a combustão interna ( aqui ciclo Otto ). Vai um breve resumo.

Se o torque é a capacidade de vencer a inércia, superar obstáculos e tracionar o carro, a potência é o resultado desta força à medida em que se aumenta a rotação do motor.

Cada motor gera torque e potência máximas em faixas diferentes de rotação. Isso é definido por um conjunto gigantesco de variáveis do projeto: geometria dos comandos de válvulas, velocidade e volume do fluxo de todo o sistema de admissão e de escape, curso do virabrequim, comprimento das bielas, taxa de compressão, relação entre diâmetro e curso dos pistões (R/L),  etc.

Para veículos de rua, o torque precisa aparecer em rotações mais baixas ( não é o caso de motor 1.0 sem variador de comando) – e preferencialmente, que tenha a potência máxima em rotações altas. Quando esta condição é atingida, fala-se que o motor é elástico ( carro mil não é elastico é girador torque e potencia em rotações mais altas) sua faixa útil é bem gorda. É aquele carro em que você pisa no acelerador e a força surge bem rápido, independentemente do giro do motor. ( carro 1.0 precisa de giro e uso das trocas de marchas)

O 1.0 quatro cilindros por causa da construção do motor R/L é "girador"   voltada para desempenho em alta rotação ( subida de giro rápida ) e apresenta baixa disponibilidade de torque em baixa Rotação e que mais se aproximam dos motores das motos e portanto precisa de giros então tem geralmente cambio e diferencial muito curto ( só que no KA a Ford alongou!!)

1) Uma vertente diz que condução é como o Dragoniten falou e que serve para a maioria dos carros e dizem ser a mais técnica e a que  gosto pessoalmente mas encontra obstáculo na construção dos motores 1.0 de 4 cilindros como explicado acima ( exclui - se aqui o 1.0 3 Cil. Com variador de comando onde o R/L é voltado para torque em baixa apesar das 4 válvulas porque neste esta condução/vertente funciona)

2) Existe outra como está na autoentusiastas fazer o motor girar (uso em alta rotação só que isso induz a passar do torque para potência ((ver teoria acima)) e consumo aumenta muito, devido a isso que carros 1.0 geralmente na estrada a 120km/h giram a mais de 4000 rpm e são mais gastões que outros motores de cilindrada maior nesta mesma velocidade! )

3) Existe outra vertente que fala que motor para render bem tanto quanto a desempenho  e principalmente o consumo deve ser utilizado dentro da melhor faixa de giro característica de cada motor (definidas  pelas  curvas de torque e  potência ) em razão das rpm e do peso. Esta vertente normalmente é a mais usadas pelas fabricas, inclusive indicam nos manuais as velocidades máximas em cada marcha e tb velocidade em que a troca de marcha deve ser usada para melhor consumo ( ver manual Ford )

Se quer conduzir desta forma procure os dados que quer no manual ou veja se alguém copie este aqui para vc! 

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por BrunoXR em Qui Ago 13 2015, 10:24

Maracinni, esse assunto ainda vai gerar uma guerra mundial um dia kkkk.
Sempre fui muito curioso, quando tinhas uns 15 anos de idade já procurava motivos pra entender porque um Monza 2.0, que tinha 110cv a 5600rpm e 17,3Kgf.m a 3000rpm parecia andar mais que um Palio 1997 1.6 16v que tinha 106cv a 5750rpm, porém 15,1Kfg.m a 4500rpm. Rapaz, eu fazia contas(as tenho até hoje) levando em consideração a simples base matemática e física que tinha aprendido até aquela data. Eu considerava curso de pistão, "força" da combustão, tentava achar o torque na rpm de máxima potência, ou a potência na rpm de torque máximo (eu nem conhecia ainda a fórmula P=T.2pi.W). Sempre me intrigou muito o fato de carros de massa parecida, com potências máximas iguais ou próximas, porém um com muito torque em baixa e outro com pouco torque e a rpm mais alta, parecerem ter comportamentos tão diferentes. Quantas vezes ouvi alguém falar que um carro X que tem torque máximo a 4500rpm ou mais não parece ter a potência máxima divulgada pela fabricante. Recentemente me tornei piloto de monomotor e percebi que que o assunto também afeta os aviões, embora os pilotos não discutam isso tanto quanto os motoristas/pilotos de carro. Aviões de mesma massa, sem passo variável de hélice, com potências iguais, porém a rpm distintas apresentavam diferentes valores de corrida de decolagem, por exemplo.
Eu concordo com a sua explanação, e também confesso que minha condução se aproxima bastante daquela descrita pelo colega Dagroniten, embora eu não costume utilizar rpm tão baixa em cruzeiro, geralmente mantenho entre 2000 e 3000rpm, porém em ultrapassagens e subidas de serra exploro faixas mais altas como 4000-4500rpm, e, quando necessário, mando o ponteiro do tacômetro lá perto do corte, sem dor de cabeça ou problema de durabilidade.

Vou fazer apenas uma observação aqui sobre a minha visão do torque. Torque não produz trabalho mecânico, apenas rotação de um eixo. Já o deslocamento do pistão sob influência de uma força (que também tem relação com o torque) produz trabalho mecânico. Como tanto o torque quanto a potência são conseguidas com o deslocamento do pistão a partir da combustão, em suas fórmulas em algum momento terá a expressão ForçaxDeslocamento, assim, é possível incluir o termo torque dentro da fórmula de potência. Em engenharia o valor do torque é muito importante para se determinar o diâmetro do eixo daquele motor, seja a combustão, elétrico... O que importa para vencer inércia, tracionar o carro e vencer obstáculos é unicamente a potência. Não a potência máxima, mas a potência naquela dada rotação de uma situação específica. O motor que tem alto valor de torque em baixa rotação tem boa agilidade porque, em função desse torque, entrega alta potência já em baixa rpm, mesmo com baixas cargas no acelerador. Eu uso os valores de torque e potência máximos e suas respectivas rpm apenas como uma referência da curva de potência daquele motor. Imagine uma situação em que um carro trafega a uma velocidade baixa constante "x", em uma subida, com o motorista pisando leve no acelerador. Levando-se em consideração sua aerodinâmica, massa, resistência ao rolamento, ele consome 40cv. Para alterar seu estado inercial e variar a velocidade, o motorista abre todo o acelerador, fazendo com que o motor entregue 48cv (valores totalmente hipotéticos kkkk). O que vai varia sua velocidade será a diferença da potência motriz de 48cv pela potência resistiva de 40cv, ou seja, 8cv irão alterar o estado inercial do veículo. Se o motor apresentar bom valor de torque nessa situação, será um indício de que apresentará um bom valor de potência também, portanto terá bom desempenho. Já disse isso algumas vezes, as fábricas deveriam disponibilizar, obrigatoriamente, as curvas de potência de todos os motores, não apenas valores de torque e potência máxima.
Às vezes eu vejo revistas publicando relação de Peso/Torque, acho meio cômico; Peso/Potência é muito interessante, mas a relação Peso/Torque nada diz sobre um motor, pois um mesmo valor de torque dará um comportamento totalmente distinto a um propulsor se ele aparecer a 1500rpm ou a 6000rpm.

Grande abraço a todos!

BrunoXR

Mensagem por Maraccini em Qui Ago 13 2015, 13:28

BrunoXR

Tinha um prof. que falava que potência e torque são a mesma coisa vista de um angulo diferente: o das rotações ! 

Bruno as frases não são minhas as frases são de prof. do curso de Mecânica Automobilística da FEI :

“O torque é o que indica a capacidade do motor gerar trabalho. Em função do tempo (entenda como a evolução das rotações do motor), ele troca de nome e passa a ser potência”,

"Em resumo: torque e potência são a mesma força, vista sob métricas diferentes. Esta diferença é fundamental . Agora, o que é torque? ”É a força gerada na explosão dentro das câmaras de combustão pelo curso do virabrequim (força de giro) vezes o braço de alavanca” e e  é a capacidade de vencer a inércia, superar obstáculos e tracionar o carro. É por isso que a sua unidade envolve trabalho e distância (newton x metro ou Nm, quilogramas-força x metro ou kgfm, etc). "Unidades de força ! 
"A potência é o resultado desta força (torque) à medida em que se aumenta a rotação do motor."

Pode chegar a mesma conclusão usando a formula citada  fórmula P=T.2pi.W onde as rotações (fator variável) modificam as grandezas entre si  (T= P dividido por 2pi.W) e observado o gráfico de potência e torque quando dispostos juntos (quando se cruzam o torque cai).

Torque é tão importante para tracionar e manter a força que veiculos com mesmo motor C-10 e o Opala tinham o mesmo motor 6 cilindros no opala  ele era trabalhado para ter mais potência e na C-10 como era um veiculo de trabalho (carga) motor era trabalhado para conseguir maior torque possível em baixa rotações em detrimento da potência. Falando em motor que citou o do Monza ou do Astra ( injetado) tinha a mesma diferença quando usada na pick-up S10.

Realmente para acelerar em media e alta rotação ( não a partir da imobilidade)  e manter velocidade a potência é mais importante , mas numa retomada em baixa rotação inicialmente a influencia é do torque e quando sobe as rotações papel passa para a potência .

Também não uso o carro em rotações tão baixas como o Dragoniten falou mas o carro dele além de ser 1.6 tem 8 válvulas. (maior disponibilidade de torque em baixas rotações).

Realmente tem razão a faixa da disponibilidade de torque ( e da potência tb por exemplo temos a diferença de um motor 1.0 de carro e de uma moto ) são mais importante que valor absoluto pois um carro com 70 kgfm e 700 cv  parece ser uma grande motor mas se a faixa for respectivamente de 12.000 rpm e 18.000 rpm é um formula um e impossível de se utilizar de maneira civilizada.

Espero ter ajudado a esclarecer . ( quero dizer o professor esclareceu  kkkk não vou levar credito por trabalho de outro )

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por BrunoXR em Qui Ago 13 2015, 14:46

Maraccini, a frase do seu Professor “O torque é o que indica a capacidade do motor gerar trabalho. Em função do tempo (entenda como a evolução das rotações do motor), ele troca de nome e passa a ser potência” sintetiza o que eu tentei dizer no último parágrafo inteiro e certamente não consegui kkkk.

É justamente isso, "a capacidade do motor gerar trabalho". O torque indica a capacidade do motor gerar trabalho, em função da  ”força gerada na explosão dentro das câmaras de combustão pelo curso do virabrequim (força de giro) vezes o braço de alavanca”.Foi a partir desse princípio que eu fazia, no passado, os cálculos que citei.

O que você citou está corretíssimo, inclusive sobre as diferentes configurações de um mesmo motor para diferentes veículos. O que eu quis dizer é que o que provoca a variação do estado inercial é a potência, oriunda do torque naquela rotação.  Eu entendi sua explicação e ela está correta, a única observação é quanto ao significado físico de torque e potência.

Potência nada mais é que realização de trabalho dividido por tempo. Trabalho é multiplicação de uma força pelo "deslocamento" de um corpo (vamos imaginar que a força é aplicada no sentido de deslocamento, apenas para evitar o cosseno do ângulo e simplificar).

Então no motor nós temos basicamente, num intervalo de tempo, que o trabalho mecânico (bruto) seria a multiplicação da força proveniente da combustão pela deslocamento do pistão. Se dividíssemos o resultado pelo intervalo de tempo "t" teríamos  o valor da potência, em um cálculo bem simplista, apenas a título de exposição de pensamento. Potência, dada em Watts, é (Fxd)/t. Repare que "d" nesse exemplo se refere à distância percorrida pelo pistão, portanto, está ocorrendo a geração de trabalho mecânico por ele.

Agora vamos olhar sob a ótica do torque somente. Torque, ou momento, é a multiplicação de um Força pelo comprimento de uma alavanca, produzindo ou tentando produzir a rotação dessa alavanca. Torque, no Sistema Internacional, é dado por N.m. Trabalho mecânico também é a multiplicação de N.m, porém "m", relaciona-se ao deslocamento, em metros, do corpo, não ao comprimento do braço de uma alavanca. Tanto que no SI, trabalho é dado em Joules.

No caso do nosso exemplo, nossa potência seria (Força x deslocamento do pistão)/tempo. Ocorre que o Torque também é essa relação de Força x metro, porém não metros referentes a "distância percorrida", porém referente ao tamanho da manivela do virabrequim (ou árvore de manivelas). Ocorre que o mesmo valor de distância percorrida pelo pistão tem total ligação (claramente) com o comprimento da manivela citada, ou seja, a multiplicação F x Deslocamento do pistão tem total relação com a multiplicação Força x Comprimento da manivela. Embora de naturezas distintas, devido à presença do valor referente à distância na multiplicação N.m, seja distância percorrida pelo pistão ou distância entre o ponto de aplicação da força na manivela e o ponto de rotação, é possível relacionar Potência e Torque através da formula citada.
Assim, em um motor rotativo  tanto o torque quanto a potência se referem aos mesmos valores de N e m (embora no caso do m - metro -a natureza seja distinta como dito), é possível relacioná-los pela fórmula P=T.2pi.(velocidade angular).
No entanto, o que provoca o movimento do carro, seja constante ou acelerado, é a potência. Por exemplo, na C-10 citada, o trabalho para trazer a eficiência volumétrica para rotações mais baixas é justamente para que a partir desse melhor enchimento do cilindro em baixa rotação, tenhamos mais "força" proveniente da combustão e maior potência. Como o torque aumenta, convenciona-se dizer que o motor foi configurado para entregar mais torque.

Estava assistindo a um filme essa semana, durante uma arrancada um personagem diz para o protagonista alguma coisa assim "cuidado, esse carro adversário tem bastante torque, ele vai sair na sua frente...". O que o personagem quis dizer seria " esse carro tem bastante potência já em baixa rpm, ele vai sair na sua frente...".

Só pra ressaltar, considero correto tudo o que você explanou, a minha observação é somente com relação aos significados físicos de Torque e Potência.

Já a citei, mas finalizo com a mesma frase do seu Professor: “O torque é o que indica a capacidade do motor gerar trabalho. Em função do tempo (entenda como a evolução das rotações do motor), ele troca de nome e passa a ser potência”.

Abraço

BrunoXR

Mensagem por Maraccini em Sex Ago 14 2015, 16:37

BrunoXR 

Não lembro de ter descrito a definição técnica de potência  mas é mesmo a taxa de conversão de energia em função do tempo (como vc disse) - MCI é uma maquina térmica!

Acho que conseguir entender o que quiz dizer com  "O que importa para vencer inércia, tracionar o carro e vencer obstáculos é unicamente a potência. Não a potência máxima, mas a potência naquela dada rotação de uma situação específica"

Sei que as duas "forças" potência e torque tem uma certa coexistência e origem no movimento resultante da combustão ( no pistão ou no virabrequim ) e uma certa dependência mesmo que fraca pois pode-se calcular uma usando a outra, e olhando somente do ponto de vista da potência que mesmo em baixa rotação ela existe e portanto age (influi em todos os momentos (toda faixa de giro) e até  usando a formula de potência mas bem simplificada ( inclusive quanto a perdas por atrito e sem velocidade angular)  P= T. Rpm    e a  1000 rpm (fator é 1) então neste momento a potência seria aproximadamente igual ao torque então  a potência faria tb o papel do torque e assim  poderia chegar a mesma conclusão sua acima mas por tudo que aprendi e já li não concordo mas não acho errada  pois algumas teorias simplistas (por um único prisma e não que isto seja demérito ) já se mostrarão com o tempo estarem corretas. Espero que isto não o ofenda pois esta não foi minha idéia só não concordo mas como disse antes não acho errada é um outro ponto de vista !

Mas houve outra frase " O que eu quis dizer é que o que provoca a variação do estado inercial é a potência, oriunda do torque naquela rotação" Concordo

Em outra frase " No entanto, o que provoca o movimento do carro, seja constante ou acelerado, é a potência " tb concordo se constante for a velocidade .

Quanto a motor de veiculos de carga vc quis dizer que o deslocamento da faixa de potência mesmo que potência Máxima abaixe naquela nova faixa terá uma potência maior em relação ao outro motor ou a que tinha antes e que isto que movimenta o veiculo e não o aumento do torque . Em parte concordo, mas veículos de carga necessitam de maior torque em baixa rotação para vencer a inércia .

O resto da sua explanação concordo com tudo mesmo !!

“Força é toda causa capaz de produzir ( alterar o estado de repouso ) ou alterar o estado de movimento de um corpo” 
Torque ou força de torque é uma medida da força que age em um objeto fazendo com que ele mesmo gire. ( giro do virabrequim, transfere energia para volante do motor e pela transmissão (cambio e diferencial ) transfere para as rodas e ocasiona o movimento )

Uma descrição sob o ponto de vista da potência em relação as rpm que tenho numa apostila:
Potência :constata-se que ela atinge o seu máximo a um regime relativamente elevado.
Nos regimes baixos, a potência desenvolvida é relativamente fraca; o torque é importante, mas a velocidade em rpm é fraca.
Nos regimes médios, o torque diminui ligeiramente, mas a velocidade aumentou fortemente; a potência é nitidamente mais elevada.
Nos regimes de potência máxima, a curva torna-se horizontal. O torque diminui fortemente, e esta diminuição é completamente compensada pelo aumento do regime. A potência estabiliza-se.
A um regime mais elevado, a diminuição do torque é tão importante que o aumento da velocidade não a compensa mais. A potência diminui.

Só uma observação "Assim, em um motor rotativo"  sei o que diz disser, mas rotativo é o motor Wankel .

Abraço 

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Maraccini em Sex Ago 14 2015, 17:52

BrunoXR

Peço desculpa lendo novamente aqui no meu note pareceu meio arrogante e observação nada teve de arrogância nem de ensinar nada era só uma informação mas nem deveria ter comentado!

Talvez sua teoria encontre baseamento em motores de competição ( turismo ou stock ) onde sai em torno de 4000 a 5000 rpm e passa da inércia para WOT (aceleração total) estes motores praticamente só utilizam a potência diferente de um de arrancada ( que por breve tempo precisa da tração do torque) 

Abraço 

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por BrunoXR em Sex Ago 14 2015, 19:07

Tranquilo Maraccini, não foi arrogante não, de forma alguma. Como lhe disse via MP, nosso debate foi sadio, respeitoso e construtivo para o forum!

Pelo que li nós temos pontos de vista iguais, só damos nomes diferentes a uma situação prática igual. Você defende o termo "torque" como responsável pela superação da inércia, pelo tracionamento do veículo, eu defendo o termo "potência", ainda que seja "potência em baixa rotação".

Respeito seu ponto de vista e sua argumentação e também peço desculpas caso tenha parecido arrogante em algum momento!

Aliás, agradeço pelo debate, considerei bastante interessante!

Esse tema potência x torque é algo que gera bastante discussão mesmo, na aviação um tema que gera discussão na mesma proporção é a geração de sustentação por um aerofólio. Até mesmo livros renomados, como o Introduction to Flight, de John D. Anderson Jr., inicia o tema explicando várias teorias.

Nesse link aqui (também do Autoentusiastas kkk) http://autoentusiastas.com.br/2012/04/torque-ou-potencia-qual-interessa-mais/ o autor tem um ponto de vista muito parecido com o que tentei expor, mas é apenas a título de curiosidade kkkk, não to querendo dar continuidade ao assunto não!

Grande abraço e desculpa alguma coisa!

BrunoXR

Mensagem por Maraccini em Sex Ago 14 2015, 22:50

BrunoXR li materia da autoentusiastas e adoro o Bob Sharp 

Mas este cara que fez a matéria apresenta muitas incoerências vou citar algumas pois é material publicado e não conheço o cara!!! E olha que nem li tudo mas não agüentei tanto erro. 
O que está entre aspas são meus comentários ao que ele escreveu !

a chave, representa, no parafuso o torque que exercemos no sentido de virar este parafuso. Se este parafuso não oferecer resistência ao movimento torcional, teremos um torque zero; se a resistência for alta, teremos um elevado torque.
. "Com um torquimetro na mão veremos que não existe torque zero - só teoria e no motor sempre tem o atrito, as bielas fazem um movimento misto de conversão entre os dois eixos XeY (forma resistência ao movimento) enquanto o virabrequim gira, "peso" massa rotacional : do virabrequim ,do volante do motor, das bielas, dos  pistões e acionadores do comando de válvulas , comando de válvulas e válvulas.

os conceitos de torque e de energia são completamente distintos, reservada as semelhanças unicamente na matemática.  

"única ciência exata é matemática ( apesar de ter sido criada pelo homem é usada para teorizar sobre física quântica e astrofísica),  na física (astrofísica e mecânica quântica (não conhecemos tudo ) excluem a física da ciência exata apesar de natural )  e química ( ciência central - química quântica quanto a estrutura dos átomos com a física e  vários elementos químicos ainda desconhecidos tabela periódica natural) isto na minha opinião mas isto não é nada !!

O conceito de torque relaciona-se à força aplicada sobre um braço de alavanca para provocar rotação.  
No motor, a força é a resultante da queima do combustível, que gera uma pressão no interior do cilindro que produz uma força sobre o pistão, que pela sua biela leva MOVIMENTO a uma manivela no virabrequim, que por isso mesmo tem o nome de árvore de manivela.
quando ocorre o movimento, então consideramos o torque como o trabalho

" se houve rotação do virabrequim a energia é transmitida para o volante do motor e através da transmissão a energia cinética chega as rodas (modo simplista sem considerar perdas por atrito e massa rotacional e etc)."

Não interessa a tensão elétrica ou a corrente elétrica utilizada pela resistência aquecedora: importa a potência (lembrando que potencia elétrica = tensão elétrica x corrente). " incoerente pois se aumentar a potência tem que aumentar a corrente pois a tensão é constante e há perdas como toda maquina térmica !"

O torque, por outro, lado está, conforme vimos anteriormente, estritamente ligado com a potência, e daí a sua presença nas fichas técnicas dos motores. Motores com elevado valor de torque em rotação baixa representam um excelente indicio de excelente disponibilidade de potência nesta faixa de rotação, implicando elasticidade no motor. Altos valores de torque de um motor representam justamente esta elasticidade propiciada por ele, entretanto esta elasticidade vem em decorrência da potência disponível em baixa rotação e não do torque, como erroneamente as publicações deixam transparecer.

Uma aplicação importantíssima do conceito “Torque” está justamente no dimensionamento das caixas de transmissão e eixos dos veículos. Motores com elevados valores de torque produzirão maiores esforços nesses componentes. Um bom exemplo disso são alguns veículos utilitários movidos a gasolina e que sofrem o “transplante” para um motor Diesel, muitas vezes de menor potência que o original a gasolina, mas de maior torque. O resultado invariavelmente é o mesmo: quebra de caixa de câmbio, eixo, diferencial, semieixos etc.

Repetindo para mostrar  a incoerência

Altos valores de torque de um motor representam justamente esta elasticidade propiciada por ele, entretanto esta elasticidade vem em decorrência da potência disponível em baixa rotação e não do torque, como erroneamente as publicações deixam transparecer.
"  Então o movimento vem da potência e não do torque é o que ele fala ! "

dimensionamento das caixas de transmissão e eixos dos veículos. Motores com elevados valores de torque produzirão maiores esforços nesses componentes
. "  incoerente : como o torque irá produzir mais esforço se ele mesmo falou que é a potência  que movimenta e não o torque "          

Um bom exemplo disso são alguns veículos utilitários movidos a gasolina e que sofrem o “transplante” para um motor Diesel, muitas vezes de menor potência que o original a gasolina, mas de maior torque. O resultado invariavelmente é o mesmo: quebra de caixa de câmbio, eixo, diferencial, semieixos etc.

" outro ciclo mas novamente incoerente pois alega categoricamente que quem produz a força é a potência então como esta potência menor pode acarretar problema no cambio ??? Só que aqui ele fala que tem maior torque se a teoria dele é que o que manda é a potência que relevância teria esta informação????   ele se contradiz novamente e fala que o torque maior pode dar problema na transmissão e não a potência ??????? Então ele não sabe se o torque influencia ou não ou só quando ele fala existe o torque??"

Chega não vou ler mais !!!!!.

Abraço 

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por BrunoXR em Sex Ago 14 2015, 23:26

kkkkk Maraccini, como você mesmo já disse, eu também gosto das nossas discussões aqui, melhor agente parar kkkk, no bom humor mesmo, sem ressentimentos kkk. Temos pontos de vista distintos e o importante é respeitarmos isso.
Eu ia comentar os tópicos levantados referentes à matéria, mas teríamos que entrar em conceitos de elementos de máquinas, resistência dos materiais, torção, talvez até fadiga... e hoje é Sexta-Feira (a noite ainda kkk)!!!
Abraço

BrunoXR

Mensagem por Barah em Sab Ago 15 2015, 08:03

A aceleração vai ajudar a explicar algumas diferenças na relação torque vs potência.

Textos grandes, muita salada, o assunto eh complexo mesmo.

Barah

Cidade/Estado : Joinville/SC
Motorização/Cor : 1.0 3 cil/Branco
Código de Opcionais : SE

Mensagem por Maraccini em Dom Ago 16 2015, 13:38

Por MP conversei com o BrunoXR e ele tem raiz na industria aeronáutica e realmente nesta área o conceito dele de torque está certo e não diz nada ou quase.. somente quanto de potência estará disponivel em cada regime de rotação e talvez para calculo da hélice e ou caixa de redução e outros

Não sou especialista mas o torque em um motor de um avião faz somente girar a hélice tenha ele ou não caixa redutora e é a potência crescente disponível com a subida de giros que dá a energia necessária para voar. 

Com visão automobilística acho que torque é importante mas não é a principal nem única força em ação e age em determinados momentos (giros).

Agora um especialista em tratores diria que ambos estamos errados e o importante é o torque pois é este que representa quantos quilos um trator pode tracionar.

Então matéria é complexa mesmo e em um MCI (Motor de Combustão Interna) conceitos e aplicações dependem da finalidade e funcionalidade que dele é exigido !

Abraço a todos.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:43

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: