[DÚVIDA] - Pq a água está sumindo do reservatório?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Pq a água está sumindo do reservatório?

Mensagem por Giba em Qui Ago 13 2015, 12:40

Tudo bom Pessoal,

Estou com um problema no meu KA 1.0 2009: A água do reservatório tem sumido constantemente e já não sei o que faço. Troquei a tampa e tampa a conexão do bloco do motor tem 1 mês pois ela estava podre e vazando por lá. Agora não tem vazamento nenhum, apenas acho que qdo uso ar pinga um pouco demais, mas acredito que não tem nada a ver, certo?

Acabei de fazer uma viajem de 1200kms, rodando a 120/140 carro sem falhas, fazendo média de 10-10,5 no etanol.

Que acham que pode ser?

Abraço

Giba
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : Top

Re: [DÚVIDA] - Pq a água está sumindo do reservatório?

Mensagem por Maraccini em Qui Ago 13 2015, 13:36

Verifique o óleo veja se não está misturando ( junta queimada), junta queimada pode tb lançar a agua pelo coletor de escapamento ( olhe se não esta saindo muita água pelo escape, pode ainda estar entrando no coletor de admissão e indo para cilindros (verifique se velas não estão molhadas ou enferrujadas).
Verifique estrutura da válvula termostatica.
Pode ser um vazamento em outra área, ai num mecânico que tenha equipamento para pressurizar sistema pode identificar e localizar !
Só cuidado pois Rocam tem "facilidade" de superaquecimento.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Giba em Qui Ago 13 2015, 19:05

Maraccini,

O oleo não está espumado e nem saindo aguardo pelo escape. Esse fim de semana vou tirar as velas e se não encontrar nada terei que visitar meu mecanico mesmo.

Abraço e obrigado

Giba
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por vitordiasm em Qui Ago 13 2015, 23:11

o meu tava com um problema parecido, colocava água no reservatório e depois de um tempo rodando, a luz de temperatura acendia, aí quando eu ia olhar o reservatório tava seco de novo. Tive que trocar a carcaça da válvula termostática que tava quebrada e aí o problema sumiu.

vitordiasm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 97
Cidade/Estado : Belém - Pará
Motorização/Cor : 1.6 2008/2009 Flex Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Giba em Sex Ago 14 2015, 08:01

Vitor, e vc percebia o chão molhado ou motor molhado? Ou não conseguia ver?

Valeu pela ajuda

Giba
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Giba em Sex Ago 14 2015, 08:25

vitordiasm escreveu:o meu tava com um problema parecido, colocava água no reservatório e depois de um tempo rodando, a luz de temperatura acendia, aí quando eu ia olhar o reservatório tava seco de novo. Tive que trocar a carcaça da válvula termostática que tava quebrada e aí o problema sumiu.

Valeu pela ajuda

Giba
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por vitordiasm em Sab Ago 15 2015, 12:49

Giba escreveu:
vitordiasm escreveu:o meu tava com um problema parecido, colocava água no reservatório e depois de um tempo rodando, a luz de temperatura acendia, aí quando eu ia olhar o reservatório tava seco de novo. Tive que trocar a carcaça da válvula termostática que tava quebrada e aí o problema sumiu.

Valeu pela ajuda

No início eu não percebia. A luz de temperatura tinha acendido umas duas vezes antes de dar pane geral, com um grande intervalo de tempo entre elas, mas eu só fazia encher o reservatório e voltava ao normal. No dia que parou de vez, eu estava indo pra faculdade de manhã e a luz acendeu. Chegando lá eu completei com água e sumiu, mas quando fui sair de lá eu vi que a luz acendeu de novo e o reservatório tava seco. Aí nesse dia que eu fui perceber que já tinha dado pau de vez, porque eu completava com água e na mesma hora a água passava direto pro chão, mas não tava saindo do reservatório, tanto que eu até achei que fosse alguma mangueira que tinha estourado. Quando cheguei em casa chamei o mecânico, e ele disse que uma peça tinha quebrado dentro da carcaça da válvula, fazendo com que ela rachasse. Aí troquei essa carcaça e resolvi o problema.

Abraços

vitordiasm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 97
Cidade/Estado : Belém - Pará
Motorização/Cor : 1.6 2008/2009 Flex Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Maraccini em Dom Ago 16 2015, 14:09

Vi que acha que é mesmo a junta, é um problema crônico do Rocam. Normalmente ligado a problema na carcaça e na válvula termostatica (principalmente dos Flex mas não exclusivo), procure bom mecânico /retifica e não esqueça das outras peças do sistema de arrefecimento. Olhe com cuidado a válvula de temperatura da água !
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Giba em Qui Ago 27 2015, 14:35

Dando uma atualizada já que vcs me ajudaram. O carro simplesmente parou de baixar água, engraçado que isso parou de uma hora para outra. Será que tinha ar no sistema mesmo depois de rodar mais de 500kms? Troquei tb a tampa mas mesmo depois da troca ainda tive que completar umas vezes...

ufaaaaaaaa

Giba
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Qui Ago 27 2015, 22:03

Grande chance de ser ar mesmo.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por freys em Qui Ago 27 2015, 22:27

Olá gostaria de compartilhar algo que me aconteceu há cerca de uma no atrás e que me trouxe sérias consequências hoje, a cerca de 3 meses.
Troquei meu reservatório de agua que era original ( e que era desde 0km) por um de marca paralela e mantive a tampa original. até aí tudo bem meu sistema continuava a baixar a agua mas havia diminuído em relação ao tanque "velho". Fiz troca da agua toda usando "all seasons" e águia destilada e tudo mais, cheguei a viajar algumas vezes sempre com a agua baixando cerca de um dedo por semana, e eu sempre andando com agua dentro do carro em caso de "emergência".Até que um dia descobri sem querer que a tampa do sistema estava vazando um pouquinho de água por ela, como se estivesse mal rosqueada, dei uma apertada e vi que ela pulou a rosca, como se a tampa estivesse espanada, e então peguei a tampa do corsa maxx da minha mãe que estava nova e de bobeira lá, dei uma apertada com o CARRO FRIO, e fui viajar, cheguei a checar se estava tudo bem com a tampa antes de pegar a estrada e tudo estava normal, PORÉM, quando chegou na estrada, que o carro esquentou, aumentou a pressão dentro do sistema, e o "plástico" do tanque PARALELO ficou aquecido e MOLE, foi o suficiente para a rosca PULAR NOVAMENTE, e apesar de estar usando o programa TORQUE DO ANDROID, o mesmo não foi capaz de diagnosticar falta d'agua no sistema, já que não havia mais nenhuma dentro dele, Doente que diagnosticou FUI EU MESMO na praça de pedágio da rod. dos Bandeirantes após "brincar" com um Cobalt que ia atrás de um Fusion ( e eu de Ka atrás rsrsrs só rindo mesmo)ao ver que a "neblina" que se formava à minha frente não estava na estrada e SIM AO REDOR APENAS DO MEU CARRO! adivinhem.... junta queimou, rachou o cabeçote, acabou a viajem e quase o casamento pfffffff... e tudo isso... as duas da madrugada!!!! Evil or Very Mad eu queria que Deus mandasse um raio!!!entre guincho e manutenção gastei algo em torno de R2500,00 reais! Moral da História galera, peça paralela nem pra emergência... depois desse dia é só original... a única coisa que compro paralela é grampo de porta e olha lá que fico com medo da porta sair na mão!

freys
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : Campinas São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : 0

Mensagem por freys em Qui Ago 27 2015, 23:01

Só mais uma coisa, eu havia falado pro pessoal da acácia auto peças, que a tampa paralela que eu havia comprado estava pulando a rosca e eles me disseram que não era pra eu rosquear até o final, que era pra só dar um aperto e pronto. Não me convenci e devolvi a tampa. Depois da retífica, falei pro meu (ex) mecânico, que a rosca estava pulando, e que eu queria que fosse trocado o tanque e a tampa por originais, ele disse assim: "não garoto, eu fiz o teste de pressão e deu tudo certo, não está com escape de ar não,pode ficar sossegado!" dois dias após ter pegado o carro, como um sinal vindo do céu, encostei o carro abri o capô e quase enfartei! a agua estava com um dedo de altura! exatamente como naquela madrugada do inferno! Diabinho corri enchi o tanque liguei pro mecânico falei uma meia dúzia pra ele, comprei o tanque e a tampa por R$110,00 na Ford Tempo, e resolvi ESTE PROBLEMA! mas a agua continuou a baixar... triste sina... sem NUNCA TER TIDOPROBLEMAS COM AGUA NO MEU CORSA CLASSIC 2008, COM 60K, este fordinho me deixou no chão... mas não desisti!! olhei o sistema inteiro e constatei que a VÁLVULA TERMOSTÁTICA estava vazando na parte de baixo e eu TAMBÉM HAVIA AVISADO AO MECÂNICO QUE ERA PRA TROCAR TUDO O QUE FOSSE NECESSÁRIO! o Sensor era novo eu mesmo já havia comprado e substituído preventivamente e então estava novinho, e a carcaça da termostática.... estava fixada com cola de motor... que abriu o bico e me deixou puto! simplesmente puto! fora o fato de que a tampa superior estava vazando óleo após a retífica e meu mecânico acabou me entregando a junta da motorcraft para que eu mesmo trocasse já que ele andava muito atarefado... Detalhe que foi contornado com a cola de motor da loctite, através de um vídeo do Dr. Macete, aliás, muito obrigado Dr.! Enfim, troquei por uma carcaça nova da FORD!!!!! e abraçadeiras novas, e o sistema está zerado agora, não baixa uma gota!

freys

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : Campinas São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : 0

Mensagem por JP em Seg Out 19 2015, 14:55

Eu também tive problemas de água desaparecendo do reservatório. Meu ka é 2008/2009

O problema também estava na válvula termostática que rachou. Pelo que percebi vazava água quando o motor estava em funcionamento e quando eu parava na minha vaga no prédio o laz**** pingava bem pouco e se escondia no protetor do cárter. Devido a isso o chão sempre estava seco. Jamais iria perceber.

Só percebi que havia um problema quando na pista o carro começou a ligar a ventoinha de maneira constante e foi aí que desliguei o carro e vi que não havia nenhuma gota de água no sistema.

Troquei a peça (válvula termostática) por uma original e ficou tudo beleza.

Abs.

JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 210
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:42

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: