[DÚVIDA] - O que será um estouro forte no motor?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - O que será um estouro forte no motor?

Mensagem por Brand Halfed em Sab Ago 29 2015, 13:58

Pessoal, levei um cagaço hoje!
Saí pra almoçar com a esposa e estacionamos em frente a uma loja fechada com um levíssimo aclive (estacionamento da loja mesmo).
Beleza, almoçamos e tal, voltamos pro carro e assim que comecei a descer de ré, super devagarinho, quando as rodas da frente estava quase chegando no rebaixo da calçada ouvímos um estouro como se fosse um tiro! Um estouro seco e altíssimo! Até o guardador de carros que estava na volta ficou olhando meio assustado!
Na hora pensei que tinha passdo por cima de alguma coisa ou sei lá o que poderia ser aquilo, mas não imaginava que poderia ter vindo carro.
E foi isso, voltei pra casa numa boa com o carro em perfeitas condições sem qualquer tipo de problema, nem cheiro de queimado nem nada!

Mas fiquei assustado, bem assustado! affraid

Brand Halfed
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 26
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se

Re: [DÚVIDA] - O que será um estouro forte no motor?

Mensagem por Maraccini em Sab Ago 29 2015, 19:43

Tem certeza que foi do carro ? Estava com motor muito quente ? 
O que pode ser : Mas em baixa rotação muito difícil !!!

1) Carro saiu do ponto (falha no sensor de fase e ou de rotação)  ou comando pulou dente e saiu de sincronismo.

2) Falha de ignição (cabo, vela ou bobina começando a dar problema) mistura ar/combustível não queimou saiu para escape e teve ignição e explosão. Isto pode afetar catalisador !!

3) Falha da bobina devido a baixa voltagem/amperagem da bateria ( precisa ligado de perto de 14 Volts ).

4) falha na vedação das válvulas (sujeira - carvão) pode ter mandado mistura para escape ou coletor de admissão (veja se filtro de ar está sujo).

5) Uma pré ignição quando da saída dos gases ( parte não queimada) na exaustão.

6) Problema na ECU.

Veja se aparece alguma erro DTC no TEST do painel e veja se a voltagem com motor desligado e ligado.

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Dragoniten em Seg Ago 31 2015, 02:10

Muito estranho, porque mesmo se fosse excesso de combustível, fora de ponto, etc, o "tiro" da explosão após o motor não seria tão alta, porque o carro original tem catalisador, abafador central e silenciador no final. Meu Ka mesmo quando tirei o catalisador e usava o Launch Control cortando centelha e atrasando ponto quase não fazia barulho com o silenciador original traseiro... Muito estranho mesmo.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por Brand Halfed em Seg Ago 31 2015, 13:51

Valeu pessoal, muito estranho mesmo.
De lá pra cá tudo continua normal.
Tenho certeza de que o barulho veio do carro, mas não necessariamente de onde. A impressão foi ser da parte dianteira baixa do auto. Marcha não desengatou e nem nada, continuei dando a ré normal e lentamente e foi como se nada tivesse acontecido depois disso.

Mês que vem vou fazer a primeira revisão de 5000km e vou relatar isso na CSS.

Uma coisa também que percebi e que ocorreu 3 vezes foi que ao dar a partida no carro, parece que o motor de arranque continua funcionando por alguns segundos depois de soltar a chave. Não tenho certeza se foi por virar a chave e soltar antes do carro pegar de fato, mas nesse dia do estouro fora a terceira vez desse ocorrido.

Abraço

Brand Halfed

Mensagem por rodrigo2993 em Seg Ago 31 2015, 14:10

Brand,

Não sei se o seu, por ser 1.5, é diferente.
Mas no meu que é 1.0, não é para segurar a chave até pegar.

Olhe seu manual, mas se for que nem o 1.0, você só gira a chave e solta, nada de ficar segurando, e só manter o pé na embreagem até o motor funcionar.

Sou leigo acredito que isso nada tenha a ver com o estouro, me chamou atenção só o seu procedimento para dar a partida.
Abraço,

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 66
Cidade/Estado : CAMPINAS
Motorização/Cor : 1.0 PRATA
Código de Opcionais : SE PLUS

Mensagem por Dragoniten em Seg Ago 31 2015, 16:01

Bem observado, Rodrigo. Nos Kas 2015 você só vira a chave e pode soltar. A injeção mantém o motor de partida ligado o tempo que achar necessário para que o motor entre em funcionamento. Os Kas 2008~2013 já tinha um sistema de proteção semelhante, mas era preciso segurar a chave na partida. Quando o motor ligava, mesmo com a chave ainda virada no arranque, a injeção desliga o relé do motor de partida, porque o motor já ligou, não correndo o risco de danificar o sistema de partida.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Lucas Campos Dallaval em Seg Ago 31 2015, 16:03

Boa tarde, pessoal.

Todos os modelos do Novo Ka possuem esse sistema auxiliar de partida. É só pisar na embreagem, virar a chave e soltar que o sistema da a partida.

Abraço.

Última edição por Lucas Campos Dallaval em Seg Ago 31 2015, 16:08, editado 1 vez(es)

Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE

Mensagem por Brand Halfed em Seg Ago 31 2015, 16:05

Oi Rodrigo,

Cara eu também sou leigo com essas paradas de carro, e eu mencionei a questão do arranque apenas para trazer uma informação a mais e/ou deixar de omitir um fato, fato este que eu também considero sem relação com o estouro.

Eu tinha certeza de que eu tinha lido alguma coisa a respeito deste procedimento de partida automática, inclusive ontem fui procurar no manual e não encontrei. Achei que havia confundido com o "easy start", que é a ausência do tanquinho de gasolina. Como tu fizestes agora referência a isto, voltei a procurar e descobri que essa informação não consta no manual do proprietário, mas num livrinho auxiliar chamado guia de bordo.

Vou procurar dar a partida da maneira recomendada de agora em diante, entretanto, não acredito que o fato de segurar a chave até o motor funcionar possa causar qualquer tipo de dano ao veículo, inclusive não existe qualquer informação no manual ou no guia de bordo condenando esse procedimento (acredito que deveria ter um alerta no manual em caso positivo).

Eu imagino que isso seja tipo aqueles interruptores de luz com minuteira, típico de condomínios, quando apertamos o interruptor a luz acende e ficar segurando ele apertado é uma condição inócua. Mas posso estar falando bobagem, portanto, vou seguir tua recomendação e que é a que consta no manual.

Abraço

Brand Halfed

Mensagem por Lucas Campos Dallaval em Seg Ago 31 2015, 16:12

Pessoal, desculpem-me pelo equívoco. O sistema de partida funciona como mencionado, apenas confundi sua nomenclatura.

Obrigado pela ajuda, Brand.

Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE

Mensagem por Dragoniten em Seg Ago 31 2015, 16:30

Maaais ou meeeenos, hahahahaha. Não é tão simples assim como um temporizador, ele detecta uma rotação mínima de funcionamento do motor antes de desligar o relé de acionamento do motor de partida. Se fosse por tempo poderia ser muito curto para partida de manhã em dias muito frios e muito longo para uma partida a quente.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Seg Ago 31 2015, 19:23

Veja se cabos de velas estão bem colocados nas velas e na bobina , fez o modo test do painel deu algum DTC ?

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Brand Halfed em Ter Set 01 2015, 18:49

Oi Maraccini

Sim os cabos estão bem acoplados pelo que pude ver. Esse teste do painel tu podes explicar melhor como faz?

Descobri hoje o que foi aquele barulho. Foi a marcha a ré. Tenho praticamente certeza de que aquele dia eu não precisei desengatar ou engatar novamente a ré, mas talvez eu esteja enganado, mas não lembro de ter feito isso.
Agora há pouco, chegando em casa e manobrando o carro, ao engatar a ré eu "senti" que ela poderia não ter entrado corretamente, e não entrou mesmo e deu o estourão novamente.

Coincidência ou não, há dias levei o carro na CSS para verificarem aquele lance da "agarrada" na 1ª marcha e disseram que não tinha nada, que não foi detectado nenhuma anomalia, mas conversei com o mecânico e ele disse que tinha regulado uns cabos lá na frente perto do farol esquerdo bem embaixo, numa caixinha preta. Melhorou uns dias e hoje senti que parece que o problema está voltando.

Abs

Brand Halfed

Mensagem por Maraccini em Qua Set 02 2015, 01:56

Tem vídeo ensinando mas :

Pressione com chave na posição I o botão onde se zera o odômetro e segure-o durante uns 3 segundos, com a outra mão gire a chave até a posição II, onde acenderá as luzes do painel, continuando com o botão pressionado, mantenha-o pressionado até aparecer escrito no odômetro digital a palavra TEST, Ligue o carro e pode soltar o dedo o botão

Pressionando apenas com um toque a cada vez, vc navegará pelas funções

O barulho no engate da marcha a ré é característica do cambio IB5 e alguns pulam (escapam a marcha) e fazem barulho mas não é tão alto não.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:33

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: