[DÚVIDA] - Rodas Ecosport R-15 servem no Ka G1?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Rodas Ecosport R-15 servem no Ka G1?

Mensagem por zehenriquegf em Ter Out 20 2015, 11:55

Boa tarde, colegas!

É meu primeiro tópico aqui no Fórum, porém já acompanho os tópicos há um bom tempo!
Desde da minha infância eu gosto do Ka e, quando chegou a hora de comprar meu primeiro Ka, brotou um Ka Action 1.6 03/04 de um colega de trabalho... Comprei!

O antigo dono era meio relaxado com a estética do carro, então estou arrumando as coisas para ficar um carro bem bonito.

Meu mecânico de confiança me informou que minhas rodas e pneus não estão legais. A primeira coisa que eu estranhei assim que vi o carro era que os pneus da frente possuem tamanho diferente dos pneus de trás - 2 Pirellis 175/65/14 e atrás 2 Maxxis 185/60/14 respectivamente - Isso é normal ou foi alteração do antigo dono?

Como preciso trocar, minha ideia é comprar 4 pneus e rodas novas.
Meu irmão mais velho sugeriu que eu colocasse rodas de ferro da primeira ecosport, aro 15.
E encontrei 4 pneus Eagle Sport da Goodyear 195/55/15 por um preço interessante (999).

Essas rodas com este pneu "funcionam" bem no Old Ka? O consumo tende a aumentar muito? (está fazendo algo entre 9 e 10 na cidade hoje, o que me parece excelente)

Por favor, me deem sugestões!

Agradeço desde já a todos e peço desculpas pelo conhecimento restrito em mecânica.

zehenriquegf
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Santo André/São Paulo
Motorização/Cor : Ford KA Action 1.6/Prata
Código de Opcionais : Completo

Re: [DÚVIDA] - Rodas Ecosport R-15 servem no Ka G1?

Mensagem por Maraccini em Ter Out 20 2015, 13:43

Os pneus como estavam não é normal e modifica o centro de gravidade e portanto a estabilidade. Dono anterior inventou.(trocou)
As rodas da ecosport servem mas usaria um pneus 185/60 R15 ou 185/765R15 ( este ultimo fica mais bonito e mais macio) consumo aumenta pouco ( na cidade e pode melhorar na estrada dependendo se plana mas na serra aumenta tb) pois diferencial fica mais longo com o 195/55 consumo aumenta bem mais!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por zehenriquegf em Ter Out 20 2015, 14:50

Maraccini escreveu:Os pneus como estavam não é normal e modifica o centro de gravidade e portanto a estabilidade. Dono anterior inventou.(trocou)
As rodas da ecosport servem mas usaria um pneus 185/60 R15 ou 185/765R15 ( este ultimo fica mais bonito e mais macio) consumo aumenta pouco ( na cidade e pode melhorar na estrada dependendo se plana mas na serra aumenta tb) pois diferencial fica mais longo com o 195/55 consumo aumenta bem mais!

Pneu 175/65/14 = 583,1mm
Pneu 185/60/15 = 603,0mm

-19,9mm = -3,4%.

Não tem alguma regra que essa % de diferença tem que estar entre -3% e 3%?

zehenriquegf
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por lucasminduri em Ter Out 20 2015, 15:16

Veja nesse link: http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/
Coloque a numeração correta do pneu original e depois do que pretende colocar. veja se está dentro da margem aceitável para a troca

lucasminduri
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 21
Cidade/Estado : Minduri - MG
Motorização/Cor : KA + 1.5 Prata SEL
Código de Opcionais : SEL

Mensagem por Maraccini em Ter Out 20 2015, 17:00

Pense bem nem sempre um pneu maior tem uma melhor aderência e este (maior) esta sujeito a aquaplanar mais fácil e em menor velocidade (poucos sabem disso!)

Os diâmetros externo da  roda + pneu  do 175/65R14 e 185/60R15 são compatíveis assim como o 195/55R15  mas outros fatores devem ser vistos  a roda da Ecosport de ferro tem um reforço interno e é bem pesada mais que uma de liga aro 17 E com pneus 195/55 que é mais pesado aumenta peso suspenso forçando as buchas e outros da suspensão além de ser mais largo aumenta o atrito (e alonga o diferencial piorando desempenho e consumo) além do que tem banda lateral de 107,25 mm ou seja fica mais duro.

O pneu 185/65R15 apesar de ficar ligeiramente fora da proporção é por experiência própria uma alternativa fica bem macio e não tem as desvantagens peso, atrito desempenho e consumo do 195/55 mas alonga um pouco mais que o 185/60.

O pessoal no G1 costuma passar de 165 para 175 (aro 13) e todos gostam e a diferença da banda lateral é maior que o do 175/65R14 para o 185/65R15.

Mas depende de gosto o 185/65 prenche mais o vão das rodas.
veja se alguém que está usando agora dê sua opinião ?

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por zehenriquegf em Ter Out 20 2015, 21:16

Maraccini escreveu:Pense bem nem sempre um pneu maior tem uma melhor aderência e este (maior) esta sujeito a aquaplanar mais fácil e em menor velocidade (poucos sabem disso!)

Os diâmetros externo da  roda + pneu  do 175/65R14 e 185/60R15 são compatíveis assim como o 195/55R15  mas outros fatores devem ser vistos  a roda da Ecosport de ferro tem um reforço interno e é bem pesada mais que uma de liga aro 17 E com pneus 195/55 que é mais pesado aumenta peso suspenso forçando as buchas e outros da suspensão além de ser mais largo aumenta o atrito (e alonga o diferencial piorando desempenho e consumo) além do que tem banda lateral de 107,25 mm ou seja fica mais duro.

O pneu 185/65R15 apesar de ficar ligeiramente fora da proporção é por experiência própria uma alternativa fica bem macio e não tem as desvantagens peso, atrito desempenho e consumo do 195/55 mas alonga um pouco mais que o 185/60.

O pessoal no G1 costuma passar de 165 para 175 (aro 13) e todos gostam e a diferença da banda lateral é maior que o do 175/65R14 para o 185/65R15.

Mas depende de gosto o 185/65 prenche mais o vão das rodas.
veja se alguém que está usando agora dê sua opinião ?

Eu realmente queria ver esse pneu no Old Ka, tenho medo de ficar parecendo um `mini` bigfoot. hahahahah.

Quando voce diz " peso suspenso forçando as buchas e outros da suspensão além de ser mais largo aumenta o atrito (e alonga o diferencial piorando desempenho e consumo) além do que tem banda lateral de 107,25 mm ou seja fica mais duro." Eh apenas no 195/55 ou no 185/60 tambem? Eu meio que ja tinha desistido do 195/55 e, ate seu post, compraria o 185/60. Tanto que estava pensando em pegar quatro desses -> Continental 185/60R15 84H ContiPowerContact.

Voce diz que a roda da Ecosport de ferro eh pesada... Mas ela eh mais pesada que a roda que eu tenho hoje? (Sao as normais, pretas sem desenhos...)

Obrigado pela ajuda, Maraccini!

zehenriquegf
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Ter Out 20 2015, 22:08

Foi vc que falou no 195/55 no seu primeiro post , e sim dados se referem a este pneu 195.
A roda da eco tem um reforço grande dentro (parte interna) se pegar uma na mão vai ver e sim ela é muito mais pesada que uma de ferro aro 14 e de outra aro 15 de ferro da peugeout e citroen (só que estas não servem pelo ofsett que deixa as rodas para fora do paralama!
Se achar do New Fiesta aro 15 seria bom é bem mais leve!
Eu considero o 185 tanto o /60 como /65 melhor que o 195.
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por zehenriquegf em Qua Out 21 2015, 07:32

Maraccini escreveu:Foi vc que falou no 195/55 no seu primeiro post , e sim dados se referem a este pneu 195.
A roda da eco tem um reforço grande dentro (parte interna) se pegar uma na mão vai ver e sim ela é muito mais pesada que uma de ferro aro 14 e de outra aro 15 de ferro da peugeout e citroen (só que estas não servem pelo ofsett que deixa as rodas para fora do paralama!
Se achar do New Fiesta aro 15 seria bom é bem mais leve!
Eu considero o 185 tanto o /60 como /65 melhor que o 195.
Abraço

É! Agora que eu vi, mudei de ideia inicial e esqueci de avisar. hahahah
As do New Fiesta são tudo liga leve (se existe de ferro não achei!) aí fica mais caro. Sad

Vou acabar colocando as de ferro da primeira ecosport mesmo com pneu 185/60 mesmo!

Depois eu posto fotos!

Muito obrigado mesmo pela ajuda!

zehenriquegf
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Qua Out 21 2015, 10:44

Os New Fiesta de entrada e os Focus mais antigos na linha de entrada usam rodas de ferro.
Numa pesquisa aqui vi que alguns tiveram problema do pneu pegar mas saíram do modelo de aro 13 para o 15 , tive um KA Black 1.6 $(original 14)com aro 15 mas foi em 2002 ou 2003 e não me lembro se era 185/60R15 ou 185/55R15 mas comprei ele assim e não sei se houve adaptação. No Fiesta usei o 185/65R15 e gostava !
Dê uma olhada antes nestes tópicos

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Sab Out 24 2015, 01:25

Maraccini, vamos à alguns detalhes que eu discordo no seu comentário, rs.
Pense bem nem sempre um pneu maior tem uma melhor aderência e este (maior) esta sujeito a aquaplanar mais fácil e em menor velocidade (poucos sabem disso!)
Também não é BEEEM assim. Isso depende muito mais do desenho do pneu que da sua largura. Eu já tive GPS3 na medida 175/65 R14 e aquaplanava a 60~70km/h de forma desesperadora, mesmo sem nem acelerar muito. Quando coloquei os meus Maxxis Z4S 195/55 tive uma melhora absurda na drenagem de água e não aquaplanava a menos de 90~100km/h quando eles eram novos, mas dava pra ouvir um barulho bem alto que dava até alguns sustos dos sulcos (desenho em V) drenando a água. Os Toyo T1R atuais, que troco amanhã por sinal, nem se fala. Desenho agressivo em V, só tive problema de aquaplanagem agora no fim da vida deles e em velocidades altas, rs. E mesmo num mesmo modelo de pneu é possível ter uma drenagem melhor com um pneu mais largo. Um bom exemplo disso é o XM2, que na largura 185 possui 2 sulcos centrais de drenagem, enquanto que o 195 já possui 3 sulcos centrais. Nesse caso temos uma drenagem maior e área de contato também maior, fazendo com que essa teoria de que pneu mais largo sempre vai aquaplanar mais facilmente fique meio de escanteio. Lembrando também que aderência em piso molhado tem um significado muito diferente de aquaplanagem. Muita gente acha que assim que o piso está molhado, elas estão sujeitas à aquaplanagem, enquanto que a verdade é que a aquaplanagem só pode ocorrer quando você tem um espelho d’água, seja poça ou o que for.

(e alonga o diferencial piorando desempenho e consumo)
Desempenho sim, consumo não. Carros com relações mais longas são mais econômicos por conseguirem aproveitar uma faixa de rotação eficiente por uma faixa de velocidade maior, além de manter as rotações um pouco mais baixas durante uma mesma condução. O que realmente acontece que muitos dizem que piora o consumo é relacionado ao erro do velocímetro que começa a indicar uma velocidade menor do que você realmente está, pois o mais comum é mudarmos para uma medida maior que a original, e como consequência o odômetro também começa a marcar menos km rodados, dando a impressão de que seu carro está bebendo mais.

Sobre opinião: Eu já usei 195/55 e 195/50 e estou voltando amanhã para 195/55, tanto por encher mais a caixa de rodas quanto por um conforto um pouco maior, além de que um buraco com 195/50 me deu uma maravilhosa bolha no pneu e outro entortou um bom tanto uma das rodas dianteiras e um pouco a traseira do mesmo lado. Buraco invisível logo após curva em avenida de 90km/h é tenso. Município sensacional.

PS.: Depois de experimentar um pneu 195 você nunca mais quer voltar para qualquer medida inferior pela maravilhosa facilidade com que faz várias curvas, rs. Acho que fica bonito na estética e na performance só colocando pra sentir. Mas eu tenho um pouco de sangue de rachador, então tem que ver suas prioridades também hahahaha. Abçs!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por Maraccini em Sab Out 24 2015, 14:31

Dragoniten  tudo bem realmente um desenho voltado para chuva  e material certo ajudam e muito um pneu evitar aquaplanar (se não os fabricantes não fariam kkkk).

O GPS3 é uma *erda e gasta rápido tb.

Mas o mesmo pneu (modelo) com tamanhos diferentes o de maior tamanho vai ter maior chance de aquaplanar.  

Veja alguns textos sobre o que falei !

"Os pneus mais finos, embora ofereçam uma área de contato menor com o chão, também diminuem a chance de ocorrer uma aquaplanagem perigosa, fazendo que a condução em tempo chuvoso seja mais segura." (eHow)

" teste da Quatro Rodas entre aro 15 e aro 17 

No piso molhado, nova bateria de testes. Enquanto há pouca água no asfalto, as rodas maiores se saem melhor, com maior aderência. No momento em que existe o excesso de água - uma poça d'água, por exemplo -, os pneus com aro 17 aquaplanam com maior facilidade. A banda de rodagem perde contato com o asfalto em velocidades mais baixas, o que exige bastante atenção do motorista para que ele não perca o controle. Isso acontece porque a maior área de contato do pneu faz com que a pressão de contato da borracha com o piso seja menor.

Depois do teste subjetivo, é a vez de medir a aquaplanagem, em uma pista específica para esse fim. O veículo vem acelerando progressivamente sobre uma lâmina de água de 7 milímetros até o equipamento registrar a velocidade em que o pneu perdeu o contato com o chão. Com as rodas de 17 polegadas, a velocidade é 10% menor que nas de 15. Enquanto as de 17 perdem a aderência aos 78,6 km/h, as rodas originais vão aquaplanar a 87,5 km/h. Ao contrário do que alguns acham, com um pneu mais largo, o motorista precisa aliviar o pé direito mais cedo quando estiver rodando sob chuva.

Os pilotos da Pirelli lembram que variações no desenho da banda de rodagem dos pneus poderiam provocar uma leve diferença para cima ou para baixo nos números, mas nunca fariam com que a velocidade de aquaplanagem das rodas 17 fosse maior que as rodas de aro 15, desde que se mantivesse o mesmo peso do veículo."

"Rodas e pneus: quando maior nem sempre é melhor"  Editorial da Best Cars -

Pneus mais largos aumentam a área de contato com o solo, o que realmente favorece as capacidades de fazer curvas e de frenagem. Esses ganhos só aparecem nos limites de aderência dos pneus: não há vantagem nas frenagens comuns do dia a dia, tampouco em curvas ou manobras enquanto a velocidade ficar abaixo daquela que levaria pneus mais estreitos a desgarrar.

De resto, apenas desvantagens. Com maior área de contato, tanto o desempenho quanto o consumo de combustível são prejudicados. A maior largura também afeta a aerodinâmica, o que acrescenta perdas àqueles dois parâmetros — basta ver que o Cx divulgado costuma ser um para a versão básica do modelo e outro pior para aquela com pneus mais largos. Em piso molhado, a aquaplanagem tende a se manifestar em velocidade mais baixa que com pneus estreitos. E o custo de reposição é, em regra, mais alto."

"Rodas e pneus: quando maior nem sempre é melhor"  Editorial da Best Cars - Parece ótimo, não? E seria, se não houvesse desvantagens. A primeira delas envolve, outra vez, desempenho e consumo: mesmo que a largura dos pneus seja mantida (é comum que se aproveite tal mudança para ampliá-la), o conjunto com roda maior torna-se mais pesado, o que aumenta a inércia para acelerar e frear. Assim, o carro fica mais lento para ganhar velocidade — exigindo mais potência para cumprir a tarefa no mesmo tempo de antes, o que explica o consumo — e também para reduzi-la pelos freios, que passam a ser mais solicitados"

"Carros com relações mais longas são mais econômicos por conseguirem aproveitar uma faixa de rotação eficiente por uma faixa de velocidade maior, além de manter as rotações um pouco mais baixas durante uma mesma condução" -  concordo com o modo de condução carga mas Rodas e pneus maiores como alteram a relação marcha/diferencial projetada alongando-a e desta forma trabalham fora da faixa de rotação eficiente (faixa útil) concordo tb que em  determinadas condições como local plano pode ser benéfico mas após uma lombada carros com esta relação alongada deve sair em 2a marcha enquanto quando estava com pneus de fabrica poderiam sair em 3a. marcha ( demonstram perda de "força" e portanto vai precisar pisar mais para mesmo desempenho e logicamente terá maior consumo , isto sem levar em conta o maior atrito e aumento do Cx que vão ampliar este efeito).

Hoje existe a tendência de voltarmos a usar câmbios 4+E  em vez de 5 marchas, para aproveitar bem a faixa útil do motor existe um calculo para determinar as relações de marcha ( e logicamente que a alteração do pneu modifica esta ) no meu carro e no New KA 1.5 (economia porca da Ford) onde as relações vem de outro carro (de peso e potência diferente do nosso) um pneu mais largo acarretará um desvio grande da relação marcha /Diferencial que realmente deveríamos ter ( falta de projeto) e assim sempre teremos um maior consumo e menor desempenho.

Tb gosto de um pneu maior mas a idéia que coloquei é verdade.

Espero ter deixado claro minha opinião. Abraço.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Dom Out 25 2015, 13:02

Sim, sim! Concordo plenamente. O que eu quis dizer é que deve-se comparar o mesmo modelo de pneu quando estamos falando sobre aquaplanar com mais facilidade. Se você sai de qualquer pneu OEM lixo 175 pra um bom modelo 195, com certeza sua velocidade mínima de aquaplanagem vai ser maior, com pouquíssimas exceções como citei do XM2 que possui área de drenagem proporcionalmente maior do 185 para o 195 por mudar o desenho e ganhar 1 sulco a mais.

Sobre 195/55 vs 195/50, ontem montei meus Achilles ATR Sport 2 195/55 R15 (não se enganem, não são pneus all-terrain, rs) e confesso que foi uma surpresa muito boa o comportamento e performance destes pneus. Perto dos Toyo T1R 195/50 eu ganhei conforto e pelo jeito um tanto a mais de grip no seco. Em piso molhado ele pareceu ser um pouco inferior aos T1R quando novos, mas superior agora que eles estavam no fim da vida. Claro que os primeiros 200~300km o pneu ainda dá uma boa melhorada, mas as impressões do primeiro dia com eles foram muito positivas.

Li muito em reviews lá fora sobre este pneu que ele também dura bastante se cuidar de alinhamento, etc. 45~60kkm pelo menos, dependendo bastante da forma de condução (os Toyo rodaram 25kkm e os dianteiros já estavam bem gastos, os traseiros ainda rodariam mais uns 6~8kkm).

A estética melhorou um tanto por encher mais a caixa de rodas, mas os ATR não tem a proteção de borda para a roda que eu tinha nos T1R, deixando ela ligeiramente mais exposta, mas ainda com um bom tanto de borracha protegendo elas. Tomar bastante cuidado no meio fio agora, rs. E se antes eu achava que as Eibach poderiam ter baixado um pouquinho mais meu carro, agora eu tenho a certeza de que a altura ficou perfeita. Pneus alinhados com a carroceria.

Fotos dele com os pneus antigos:

Com os pneus novos já em casa:

Desenho dos ATR Sport 2, sulcos com uma boa largura, bem fundos e borracha bem dura:

Abrçs!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Dom Out 25 2015, 14:39

Dragoniten Gostei do desenho do seu novo pneu tem sulcos bem largos e profundos! Pena não ter PB no Brasil é quase essencial ! 

Realmente entre o mesmo modelo de pneu o de maior largura será melhor e ainda existem os pneus especiais para chuva que mesmo maiores tem uma melhor drenagem !

Coloquei aqueles textos para não ficar só na minha opinião mas ainda acho que não deixei claro vou colocar para nossos amigos que forem ler entender melhor.

Um cambio é um "amplificador" multiplicador da força do motor e as três (3) primeiras  marchas são multiplicadoras tem fator (relação de marchas) maior que 1 (um) e as 4a e 5a marchas nos câmbios de 5 marchas (real) ou nos de 4+E(tb tem 5 marchas mais a 5a é de redução de giro/consumo) são desmultiplicadas e tem fator (relação de Marcha menor que 1 (um) )).

Considerando um carro original de fabrica:

A 5a marcha no de 5 marchas reais e a 4a marcha no 4+E são calculadas (ou deveriam né dona Ford !! ) para ter a velocidade máxima na rotação de potência máxima . Devido a isto que com pneus maiores o resultado da desmultiplicação irá ser alongada e não conseguira mais força para atingir a velocidade máxima nesta marcha.

Para esta idéia considere as curvas de potência e torque medidos na roda ( ou seja passando pelo cambio) 

Quanto ao consumo digamos que um carro precise de 40/45 cv para manter uma velocidade de 100 km/h e esta potência é conseguida na rotação de 3500 rpm com pneus maior irá alongar a  relação final ( na roda) então para conseguir os mesmos 40/45cv precisara de digamos 3650 rpm se contar o atrito maior dos pneus e o novo Cx (coeficiente de atrito) até mesmo a maior carga no rolamento poderia modificar (mas valor seria ínfimo ) precisará de 3700 rpm então para conseguir mesma velocidade é necessário pisar mais e consumo aumenta!

Concordo que em algumas condições como terreno plano, velocidade inferior a 100 km/h e poucas outras o uso do pneu mais largo poderá diminuir o consumo!

Mas no mundo real com aclives , subidas de serra, ultrapassagem, etc irá gastar mais combustível, a não ser que carro tenha uma potência extra devido a alguma preparação do motor !

Espero agora ter deixado mais claro minha opinião.
 Abraço.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Dom Out 25 2015, 23:26

Isso é verdade, mas uma das coisas que melhora o consumo é justamente porque na estrada precisamos de pouca potência, se formos analisar a carga do motor em kPa. Com uma relação mais longa, teremos uma rotação menor, logo, uma menor potência máxima naquela faixa de rotação, porém nunca estamos usando toda a potência em determinada faixa de rotação para manter a velocidade, nunca mantemos WOT para manter 100~110km/h (exceto em subidas muito acentuadas), então temos, por exemplo, 50kPa a 3650 rpm para manter 100km/h, mas se alongarmos a relação e mantivermos 3500 rpm, teremos um pouco menos de potência em plena carga, porém para manter a velocidade precisaremos de 55kPa. Como você falou, precisamos pisar mais, só que aí temos dois detalhes: apesar da carga maior que exige um pouco mais de combustível, temos uma rotação menor, então isso diminui a frequência dos pulsos dos bicos e, além disso, temos uma carga maior no motor. Após meses e meses de conversas no grupo da MegaSquirt descobri que o melhor para o motor em questão de eficiência é trabalhar com a maior carga o possível. Então sempre vai ser melhor uma relação mais longa quando falamos de consumo, pois necessitaremos de uma carga maior, só que numa rotação menor, dando menor consumo por pulsar menos os bicos e ainda maior eficiência térmica por ter uma carga maior no motor. Claro que temos situações específicas como subida de serra que numa determinada relação de marchas poderemos subir na quinta e se alongarmos um pouco necessitaremos reduzir para quarta marcha, acabando com todas as vantagens de um câmbio mais longo, mas acho que você entendeu o que eu quis explicar, hahahaha.

O pneu é realmente muito bom! Coloquei 35 na frente e 28 atrás para tentar melhorar um pouco o conforto da traseira que é dura pra caramba, hahahaha. Melhorou um tanto. No molhado eu dei uma forçada em uma curvinha aqui perto que tem asfalto beeeem liso e percebi o pneu escorregando de forma bem suave, nada daquela tremida no volante e tal. Acredito que pela borracha ser mais dura ela realmente não faça tanto contato com o solo (também calibrei os pneus dianteiros um pouco a mais que ontem, que piora um tanto), mas reações super previsíveis e tranquilas. Os Toyo por terem naturalmente uma borracha mais macia, aderem um pouco melhor em pisos desse tipo, mesmo frios.

E curiosidade: eles não cantam. Estacionamento do shopping, fiz uma curva, nem um piu, fiz uma mais forte, outra mais rápida E NADA! Parecia um louco virando curvas nas rampas do shopping hahahahaha.

Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Ter Out 27 2015, 13:50

Dragoniten Concordo com tudo alias as nossas ideais são iguais inclusive o modo de condução carga já falei que uso não lembro se neste tópico ou outro !  

Permita uma ressalva quando diz :         " Como você falou, precisamos pisar mais, só que aí temos dois detalhes: apesar da carga maior que exige um pouco mais de combustível, temos uma rotação menor, então isso diminui a frequência dos pulsos dos bicos e, além disso, temos uma carga maior no motor"  -- ----se um carro necessita de aprox. 34 cv para andar a 120 km/h e esta potência. aparece a 3500 rpm ( na roda ) com o alongamento dos pneus a mesma potência irá aparecer em rotação maior e somente em algumas situações poderá com menor potência e rpm menor manter a mesma velocidade (terreno muito plano ou declive ) . Se entendi errado o que escreveu neste trecho desculpe !!

Realmente até um carro 1.0 L a 120 km/h usa aprox. 34 cv ( acima disto a necessidade de potência para aumentar a velocidade sobe muito assim como as rotações e cessa o beneficio ) tem margem de força e um pequeno alongamento não deverá causar tanta diferença e um pneu com uma ou duas medidas a mais não representariam um alongamento tão longo assim NUM cambio com escalonamento correto mas no meu ( da minha esposa na realidade !) carro G3 1.0 3 cil. Usa a mesma relação de marcha ( genérica da Ford ) que o seu 1.6 que tem 60% a mais de litragem , pouco mais de 25% de potência, torque aproximado de 50% a mais e ainda pesa pouco menos e o seu ainda é 8 válvulas (melhor em baixas rotações) então no projeto da primeira marcha deve superar carregado uma rampa de 30 graus de inclinação dá para acreditar que temos a mesma capacidade !!  kkkkkk      
Imagine na 5a marcha que é desmultiplicada !!!! 

Percebo no meu que perde muita da força com aclives de pouca inclinação (se não estiver perto da rotação de torque máxima) e mesmo reduzindo para 4a marcha não muda muito tem que ir para 3a marcha é como se fosse um 3 marchas +2E ( mal projetado )  olha que usa pneus 175/65R14 imagine no que usa 195/55R15. Este meu carro deveria ter um cambio com as quatro primeiras marchas mais reduzidas  a quinta como está seria um verdadeiro cambio 4+E e melhoraria condução (desempenho e consumo). Tentar acertar um cambio pelo diferencial não dá certo ( limitado pelo números de dentes! ).

O alongamento pelo uso de pneus maiores como nós concluímos tem benefícios em algumas condições e apresenta prejuízos em outras conduções, em um carro esportivo o escalonamento (perfeito) para o melhor desempenho tem 7 marchas como indica a Ferrari, Porsche, Lamborghini, mas no mundo real os novos carros tem usado câmbios (automáticos ou automatizados ( tipo DSG adoro este !)) com 8, 9 e 10 marchas para reduzir consumo e emissões reduzindo como falou os giros (rpm) dos motores só que nestes já está no projeto da engenharia do cambio (relações) a potência , o torque , e leva em consideração suas curvas e faixa útil do motor, peso, rodas e pneus não é algo adaptado e mesmo estes se ganham na aceleração (muito pouco) perdem (bem) nas retomadas imagine vc vindo na estrada e tem que frear caindo a velocidade para 40 km/h até o cambio reduzir de 8a marcha para 2a marcha demora bem mais que um cambio de 5 ou 6 marchas.

Quanto ao seu pneu novo tem Sílica e qual o Treadware dele, percebi que pneus com sílica e valor alto de Treadware e pneus verdes (tb tem bastante sílica e normalmente alto TW tb.) normalmente não fazem muito barulho ou não fazem em shopping.

Outra coisa acho que 35 de pressão (frio) muito e existem duas teorias sobre pressão alta em pneus - 1) uns acham que ajuda a absorver irregularidades do solo protegendo pneus.   2) Outros alegam que pressão alta altera o perfil do pneus tanto da banda como da lateral e forçam o movimento para qual não foi projetado . Normalmente pneus apresentam bolhas e estouros/cortes quando muito cheios ou muito vazios! 
Eu usaria no máximo 32 pois pneus que tem muita sílica e TW alto perdem grip mais fácil com pressão alta (só sugestão! Pois já tive este problema  mas vc entende bem de pneus tb pelo que vi em vários tópicos ! )

Quanto aos Pneus Toyo sempre achei muito bons mas a maioria que conversei tem tido problema maiores com bolhas e  Grip !!! ( vc que já teve tb não acha isso estranho!) tô achando que tem pneu pirata no mercado (pelo preço deste é provável que falsifiquem !)

Um pneu que não tenho dados técnicos e nunca vi nada sobre eles mas achei mto interessante é um MOMO que tem o ombro ampliado e muitas micro ranhuras ( tem Pb ).

Gostei muito da nossa troca de idéias  !

Abraço 

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Maraccini em Ter Out 27 2015, 16:40

Dragoniten quanto a sua idéia colocada concordo pois nem teria como não concordar pois está correta !  Apenas quanto a rotação menor ( entendo que no geral ou maioria do tempo irá trabalhar em rotação menor devido ao alongamento) mas nas velocidades constantes para manter aquela velocidade necessitará de maior rotação que originalmente pois está alongada.

Acho que tb  já é muita teoria da minha parte (e preciosismo) pois temos o mesmo ponto de vista!

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:49

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: