[OPINIÃO] - Alguém usa (ou conhece) esse mini-projetor H4?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [OPINIÃO] - Alguém usa (ou conhece) esse mini-projetor H4?

Mensagem por tirakowski em Seg Fev 08 2016, 14:49

Baah, curti esse negócio aí.
Pretendo colocar no meu, que é h1, h3 ou h7. Sempre confundo o modelo da lampada. Mas a ideia é colocar esse mini projetor onde é a luz baixa e isolar a alta.
Se funcionar, sera que da para pintar o globo do farol de preto? Ou ele depende do globo para iluminar também?

tirakowski
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 307
Cidade/Estado : Canoas/RS
Motorização/Cor : Ka GL/Preto
Código de Opcionais : 2

http://www.lastfm.com.br/user/lastfmdorafa

Mensagem por tirakowski em Seg Fev 08 2016, 14:49

Ahh, outra pergunta.
Quanto ficou o total da brincadeira, com frete e taxa?

tirakowski
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por arai em Seg Fev 08 2016, 16:17

Bom, esse projetor é soquete H4. O seu carro, pela assinatura é 2003? Se for, usam dois tipos de soquetes: Encaixe de Lâmpada na Baixa H7; Encaixe de Lâmpada na Alta H1.

Daí, para usar em faróis que usem outros tipos de soquete:

1 - Ver se o diâmetro é compatível (se passa pelo furo); e
2 - Considerar algum tipo de adaptação para encaixar e fixar o soquete H4.

Creio não depender do refletor do farol. Mas se vc vai pintar o refletor, vai ter de abrir i farol. E nesse caso, é mais fácil colocar um projetor comum, que já costuma vir com adapatadores para vários tipos de soquete.

Quanto ao valor, foi £20,48 e graças a Deus, não fui taxado.

Não sei se existe para outros tipos de soquete (só procurando pelo modelo insteressado para ver se tem...).

PS.: Fiz pesquisa rápida e para seu caso (H1 ou H7) só projetores comuns (a não ser que esteja disposto a algum tipo de modificação no próprio farol ou no encaixe da lâmpada caso for usar esse mini-projetor). Veja mais AQUI.

Última edição por arai em Seg Fev 08 2016, 16:58, editado 4 vez(es) (Razão : Tipos de soquete usados no Ka 2003. Pesquisa pelos soquetes H1 ou H7)

arai
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 78
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class

Mensagem por arai em Ter Fev 09 2016, 23:51

Finalmente consegui montar os projetores hoje na parte da manhã e agora de noite fui testar.

Ontem à noite já tinha testado os projetores, reatores e os cabos e todos funcionais.

Comecei hoje de manhã um pouco antes das 9 e terminei (isto é, dei por terminado) umas 11:40.

Antes de tudo, tinha que retrabalhar os guardas-pó das lâmpadas, porque o do nosso Ka (acredito que todos faróis que usem soquete H4) tem furos somente para passagem dos pinos das lâmpadas. Mas agora tem que torcar pelo tampão de silicone onde passam os fios do projetor.

Mas antes disso, precisava me livrar dos fios que vieram no projetor, que não serão mais usados (os dois da frente).

Cortei junto aos terminais e removi.

Depois aproveitei um dos furos e passei os fios do solenóide de luz alta. Para isso tive que desencaixar os fios do soquete (tem dois pinos trava que devem ser fechados para poder remover os pinos por trás.

Aqui os fios do solenóide já passados por um dos furos.

Agora a parte que mais relutei em fazer: a de retrablhar o guarda-pó.  O certo seria já ter um par comprado para alguma eventualidade (o meu medo era de só vir junto com faróis, mas aí vi um camarada vendendo no ML e pude ir adiante). Primeiro cortei fora a parte que encaixa na parte traseira da lâmpada.

Depois cortei onde passavam os pinos das lâmpadas. Na realidade esse furo teve que ser alargado mais um pouco do que aparece aí.

Detalhe do tampão de silicone já encaixado no guarda-pó.

Projetor já encaixado e travado no farol esquerdo (lado do motorista).

Projetor coberto com guarda-pó.

Reator esquerdo preso na barra à frente.

Detalhe dos cabos presos.

Projetor direito (está escondido atrás do reator e dos cabos). Só aparece parte do guarda-pó.

Aqui foi um erro "crasso Embarassed " meu... passei o enforca-gato onde apoia a borracha do capú.

Projetor direito.

Projetor esquerdo.

O que "sobrou": as duas lâmpadas NBU, dois cabos que alimentariam reatores, restos de borrachas dos guardas-pó.

Projeção na parede a +/- 2 metros.

Passei um pouco de cola de silicone pela parte dentro do tampão de silinone, nos furos onde passavam os fios antes.

Considerações finais:
1 - A parte que mais me afligiu foi, como escrevi acima, a de "estragar" o guarda-pó por não ter a volta, caso algo desse errado na falta de guarda-pó no comércio;
2 - Como a espessura do material é diferente, as travas das lâmpadas são extremamente difíceis de recolocar com esse projetor, principalmente o do lado direito que, além de ficar do lado do pala lama, tem o bujão de gasolina que limita o espaço físico para trabalhar com as duas mãos. Devo ter levado quase meia hora para travar o pino do lado direito;
3 - No rápido teste que fiz andando na rua, percebi que o facho direito estava um pouco baixo e virado "para dentro" (pro lado esquerdo) deixando de mostrar corretamente o lado direito da rua (ainda que destacassem bem as placas de sinalização que ficam nas calçadas);
4 - Consegui regular a altura, mas não consegui regulagem horizontal.

Conclusão:
- Como os fachos de luz praticamente "se juntam" a uns 50 metros à frente, não senti muita diferença em relação às lâmpadas halógenas.
Amanhã vou ver na luz do dia para ver se tem alguma coisa errada na monstagem que causou esse deslinhamento horizontal.
- Apesar não ser muito perceptível na fotos, a linha de corte (cut-off) é bem definida e acredito que não ofusque ninguém em sentido contrário.

Se alguém souber como ajustar o farol horizontalmente, me dê uma luz por favor (eu atuava no outro parafuso após acertar a altura, mas não via acontecer nada horizontalmente).

Última edição por arai em Qua Abr 13 2016, 10:07, editado 2 vez(es) (Razão : Complementendo informações)

arai
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Lucas Campos Dallaval em Qua Fev 10 2016, 11:54

Arai, parabéns pelo trabalho! Se puder gravar um vídeo dele rodando a noite e compartilhar conosco, será bem legal para termos uma ideia melhor de como fica!

Quanto a regulagem, tem um vídeo no YouTube que mostra, pesquisa como "retrofit Ka" entra no vídeo postado por "Up Car Tuto", a explicação está em por volta de 3:20 do video.

Abraço!

Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE

Mensagem por arai em Qua Fev 10 2016, 14:49

Obrigado Lucas!

Então... eu atuava nesse parafuso de cima, mas não via diferença perceptível horizontalmente. Já o outro (o de altura) respondia rapidamente com pequenas voltas.

O interessante é que do outro lado também acontece a mesma coisa (fui testar do outro lado para ver se não era algum problema específico do lado direito)... enfim...

Ainda não tive coragem de descer para ir ver novamente (muito quente hoje por aqui).

Quanto a vídeo, vou ver se gravo alguma coisa nesse fim de semana e disponibilizo.

arai
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Lucas Campos Dallaval em Qua Fev 10 2016, 15:31

Está bem! Qualquer coisa estamos aqui.

Realmente está quente demais!!

Abraço.

Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE

Mensagem por jaspionvgp em Qua Fev 10 2016, 21:45

Parabéns ficou bem legal.
Vou aproveitar seu tópico e para comparação vou postar como ficou meu carro com lâmpadas H4 LED 4300K.

LED / Halógena

Na prática dirigindo ficou melhor que com as halógenas. Mas não deu muuita diferença.
Agora ficou animal depois que coloquei xenon 4300K nos neblinas, ilumina muito o chão, dá para andar de boa com o farol alto que não perde a visibilidade do que está próximo.

jaspionvgp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 112
Cidade/Estado : VGP/SP
Motorização/Cor : 1.0 SE Plus / Branco Ártico
Código de Opcionais : Alarme, Sensor Estacionamento, Friso lateral, Módulo Conforto, Farol Neblina

Mensagem por Dragoniten em Qui Fev 11 2016, 18:52

Show de bola os projetores! Com certeza considerarei como uma próxima aquisição.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por tirakowski em Sab Fev 13 2016, 10:31

arai escreveu:Bom, esse projetor é soquete H4. O seu carro, pela assinatura é 2003? Se for, usam dois tipos de soquetes: Encaixe de Lâmpada na Baixa H7; Encaixe de Lâmpada na Alta H1.

Daí, para usar em faróis que usem outros tipos de soquete:

1 - Ver se o diâmetro é compatível (se passa pelo furo); e
2 - Considerar algum tipo de adaptação para encaixar e fixar o soquete H4.

Creio não depender do refletor do farol. Mas se vc vai pintar o refletor, vai ter de abrir i farol. E nesse caso, é mais fácil colocar um projetor comum, que já costuma vir com adapatadores para vários tipos de soquete.

Quanto ao valor, foi £20,48 e graças a Deus, não fui taxado.

Não sei se existe para outros tipos de soquete (só procurando pelo modelo insteressado para ver se tem...).

PS.: Fiz pesquisa rápida e para seu caso (H1 ou H7) só projetores comuns (a não ser que esteja disposto a algum tipo de modificação no próprio farol ou no encaixe da lâmpada caso for usar esse mini-projetor). Veja mais AQUI.

Pois então.
Eu sei que o soquete é diferente, mas eu iria fazer uma adaptação.
O projetor comum, até pretendia colocar no farol, mas pelo tamanho, creio que não possa encaixar direito no globo.

Essa lampada aí ficaria melhor no meu farol.
Já tirei a lente dele para fazer um polimento, mas o farol esquerdo ta condenado na regulagem de altura.
Eu consigo regular apenas para os lados.
Entre comprar um par de farol original e adaptar esses mini projetores, prefiro arriscar no mini projetor.

tirakowski
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por arai em Sab Fev 13 2016, 11:24

Tentei regular ontem o ajuste horizontal do farol direito com a ajuda do Frances do canal UpCar Tuto.

E como ele havia me explicado, diferentemente do ajuste vertical, o horizontal é muito lento na resposta.

Consegui "abrir" mais (virar à direita), mas o parfuso de ajuste chega ao fim antes de atingir o ponto ideal. Melhorou bastante a qualidade de iluminação. Mas é extremamente desagradável (sensação de estranheza) os feixes de luz aproximando e afastando, conforme ilumina longe ou próximo do farol (caso de passar uma lombada, por exemplo).

Começo a desconfiar que esse projetor é para ser usado em carros com "mão inglesa" (inglaterra [óbvio!], Japão, Austrália, etc), onde o meio fio fica à esquerda de quem está dirigindo, devendo iluminar mais à esquerda.

Uma ideia que tive e que ainda preciso testar, é se melhoraria se calçar no suporte do projetor para forçar a apontar para direita. Por outro lado, não posso virar o esquerdo muito à direita que ofuscaria (ainda que menor grau a quem vem em sentido contrário).

Última edição por arai em Dom Jul 03 2016, 22:00, editado 1 vez(es)

arai
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por arai em Seg Fev 15 2016, 11:04

Conclusão final

Bom, vou listar os prós e contras e conclusão final.

Prós:
1 - Facildade de montagem, já que não precisa desmontar a lente do farol pela frente. Isso sem contar a eventual desmontagem do para choque (como é o caso do Ka, March, Accord, entre outros) para poder retirar o farol;
2 - Pela mesma razão, pode ser reconvertido às lâmpadas halógenas em alguma eventualidade (basta estar andando sempre com lâmpadas H4).

Contras:
1 - Não ilumina muito pelo tamanho da lente (1,5"). A iluminação é melhor quanto maior a lente;
2 - Nâo sei se foi um caso isolado, mas não conseguii regular corretamente o facho do farol direito.

CONCLUSÃO FINAL:
Como ideia, é inetressante o esquema de fazer retrofit simplesmente trocando uma lâmpada H4 por esse mini projetor (mais os agregados para lâmpada xenon), como se fosse uma troca comum de lâmpada.

Mas achei que o resultado final não compensou e estou removendo, voltando a usar lâmpadas comuns.

Como escrevi acima, é interessante como um conceito, mas NÃO RECOMENDO seu uso. Se quiserem usar xenon, usem projetores normais, ainda que isso demande mais tempo e dinheiro.

"Nâo coloque simplesmente lâmpadas Xenon (como a maioria faz), pois refletor comum não é projetado para lâmpadas xenon. E não sendo um refletor apropriado, "espalha" a luz ofuscando a quem vem em sentido contrário. Já usando um par de projetores, por existir a lâmina "cut-off", delimita esse espalhamento de luz, por mais intensa que seja a luz como xenon." Conselho do Frances do Canal UpCar Tuto

Última edição por arai em Qua Abr 13 2016, 10:16, editado 2 vez(es) (Razão : Corrigindo tamnho da lente)

arai
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por arai em Sex Mar 18 2016, 22:38

Senhores,

Um comparativo feito pelo Frances do Up Car Tuto e a conclusão dele "bate" com a minha.

arai
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:18

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: