[DÚVIDA] - Calotas do Ka+ e sobre rodas aro 14 ou 15?

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[DÚVIDA] - Calotas do Ka+ e sobre rodas aro 14 ou 15?

Mensagem por dantastd em Seg Nov 16 2015, 23:50

Galera, alguém sabe onde posso encontrar a calota do Ka+ (com preço em conta)? Fui na css, me cobraram R$ 75,00 por unidade. Tenho um Ka hatch, mas enquanto o pneu estiver novo, não vou trocar as rodas. Depois penso em comprar as rodas originais, aro 15".

Maraccini, em relação as rodas aro 15, vejo que você não é defensor da escolha para o modelo 1.0 por questões de desempenho e consumo. Mesmo o diâmetro total do conjunto ficando com medidas próximas, você acha que isso gera tantos problemas assim?

Ao colocar um conjunto R15 185/55, o diâmetro fica praticamente o mesmo do R14 175/65. Sendo 23,01" para o conjunto R15 185/55 e 22,95" para o conjunto R14 175/65). Você acha que isso seria uma alternativa ao R15 195/55 das rodas originais?

O conjunto R15 195/55 teria o diâmetro total de 23,44".

Cheguei até a pensar em colocar uma roda aro 14 pra não prejudicar tanto assim o consumo/desempenho do carro. Mas o que queria mesmo era uma aro 15 original do ford ka.

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Re: [DÚVIDA] - Calotas do Ka+ e sobre rodas aro 14 ou 15?

Mensagem por Maraccini em Ter Nov 17 2015, 15:04

Calotas estão caras e não se acha paralelas, talvez em lojas de rodas (alguem trocou e deixou em troca!)

Não se deve só se ater ao diâmetro externo há outros fatores que interferem como tamanho da banda, quanto maior mais contato com solo gerando maior atrito e causando maior esforço de rolamentos e do motor que precisa de mais potência/torque para rodar na mesma velocidade E tb eleva o consumo!

Sabe porque os carros de competição como categoria turismo utilizam rodas de liga metálica em vez das rodas de ferro que são mais resistentes ? pelo menor peso ( massa não suspensa) o mesmo principio do peso se aplica ao pneu quanto maior (medida e aro)  o peso aumenta  e reduz o desempenho e outras .

Massa não suspensa: compreende todos os componentes que não ficam suspensos pelas molas da suspensão do veículo, como rodas, pneus, discos e tambores de freio. Quanto menor essa massa, melhor o comportamento da suspensão em pisos irregulares, maior a aceleração e mais eficientes as frenagens ou seja  melhor será o comportamento dinâmico do veículo . 
A relação entre peso não suspenso para peso suspenso é grande teria que procurar (mas de cabeça) é mais de 1: 20 ou 1:25 que quer dizer que cada 5kg que aumente nas rodas e nos pneus eqüivalem a mais de 100 kg (como se carro tivesse ganho este peso !) 
Temos que pensar que grande maioria são de veículos usados (já com alguma Km) e algumas peças vão se desgastar mais rápido com rodas e pneus maiores :  toda a suspensão (bandeja, coxim, amortecedor, etc); freios; embreagem; homocinética e caixa de direção !

Carro 1.0 tem baixa potência e torque e no caso dos KA ainda o cambio (escalonamento das marchas) não ajuda pois não houve o adequamento (projeto) e já é longo com rodas e pneus originais.

Devido a isso  e outros fatores que nos ka/fiesta 1.0 e New Ka  acho o pneu 195/55R15 e ou roda de Ecosport  de ferro  15 ( são reforçadas) muito grandes e pesadas . Até o VW Up TSI que tem grande desempenho usa 185/60R15 !

O 185/55R15 é boa medida (a melhor se for aro 15) mas é uma medida mais difícil de achar e por isso mais cara !  Mas tem uma desvantagem é mais duro devido ao perfil/altura 

185/55 = 101,75
175/65 = 113,75
185/60 = 111,00

Quanto as rodas as de ferro do New Fiesta 1.5 S e SE são as melhores devido ao peso 

Devido a isto que as vezes sugiro a 185/60r15 por ser mais em conta ! Mas hoje já reduziu bem a diferença de preço.

Existe tb a idéia que pneu maior dá mais aderência sempre! e como já demonstrei em outro tópico um pneu maior (tamanho) aquaplana mais fácil e em menor velocidade! o que um desenho da banda voltado para chuva pode amenizar!

A VW no FOX 1.0 colocou os pneus 195/55R15 ( necessitou colocar!) mas fez um trabalho na suspensão e adequou a relação de marcha e diferencial então ai não tem do que reclamar 

Poderia colocar outros argumentos mais acho que já deu para entender e já está ficando muito teórico e chato !! E ainda a diferença de desempenho e consumo não chega a ser tão grande como parece na teoria ! Mas tem e tb desgaste!!

Meu objetivo não é criar polemica e sim dar uma visão pouco mais técnica e ampla ( conjunto ) numa modificação.

Abraço 

Maraccini
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