Carro engasgando com AC ligado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Carro engasgando com AC ligado

Mensagem por AndEnd em Ter Fev 10 2009, 23:55

Olá,

peguei meu KA na segunda (09/02) e logo na primeira volta tive de retornar a concessionária assutado com o ruído do asfalto. Como confirmei aqui depois, o mecanico me falou la na hora que o isolamnento do KA é ruim quando se trafega sobre asfalto poroso (99% das ruas brasileiras creio eu, ou melhor, 99% das vias que nao tem pedágio). Enfim....já vi que vou ter q me acostumar com o ruído até poder trocar os pneus por outros mais silenciosos, o que vai demorar até que os mesmos se desgastem...

Prém o que me preocupa mais é que hoje ao pegar uma via expresa onde se mantem numa reta cerca de 90 à 100km/h senti o carro engasgando periodicamente a cada 10 ou 15 segs. Fiz uns testes na hora e vi que era quando o AC estava ligado. Pensei que provavelmente poderia ser o sistema de desligamento auotmatico dele quando vc pisa no acelerador. Acabei de ler um topico aqui no forum (ano passado) sobre isso e realmente parece ser isso sim.

Agora, isso não é normal certo? afinal de contas, eu mantenho a aceleração constante, e mesmo assim o AC fica ligando e desligando, e eu na to querendo mais potencia..so mante-la...

outra coisa muito importante sobre isso que me faz acreditar ser um problema: quando eu aos 100km/h solto o acelerador e deixo eno embalo (com a 5° engatada), o carro vai diminuindo a velocidade aos poucos e continua engasgando a cada 15segs.... então esse desligamento parece não estar vinculado necessariamente a "pedida de potencia" do motor, pois nao estou acelerando...

uma hipotese para isso lida aqui é a manutenção de temperatura.... mas ligar e desligar um compressor a cada 15 segs pra manter a temperatura acho que nao dá né....o carro nao tem um termometro tao preciso assim pra verificar variação de temperatura a cada 15 segs, que nao chega a ser significativa... e se realmente for isso, o carro nao pode dar uma segurada notoria dessas cada liga e desliga do compressor... será q ue se pode fazer algo ? na correia ? na regulagem ? pra deixar essa transição de potencia do AcCmais suave ?

Enfim, ja ouvi falar aqui tmb que acima dos 3,5K rmp ou mais esses engasgos são menos perceptiveis, mas nao costumo andar nessa rotação. aos 3000 rpm o carro desenvolve bem entre 90 e 100km/h, então nao vou pisar fundo pra gastar mais combustivel só pra nao sentir isso. Realemnte os engasgos incomodam e jdevo voltar na ford pra ver como isso pode ser amenizado. Algum ajuste na injeção, no ponto de desligamento do compressor, etc....

Minha namorada tem um fox onde esse sistema funciona perfeitamente, desligando quando vc pisa no acelerador (vc ouve um "TIC"), e vc nao sente o engasgo quando ele volta a ligar...nem quando desliga...

Realmente, estou ficando meio desapontado com o carro.... já não bastasse o ruido do aslfalto, agora isso....são coisas que incomodam mto durante a dirigibilidade....

Gostaria de saber se isso tmb ocorre com vcs e se de algum modo foi resolvido.

Abraço,

André

AndEnd
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : Ford KA 2009 / Preto
Código de Opcionais : KPM9

Re: Carro engasgando com AC ligado

Mensagem por LeonardoHB em Qua Fev 11 2009, 09:40

Caramba... o pessoal gosta de dar cabeçada... e com isso o tempo de garantia vai passando... não exite em levar seu carro pra concessionária! eles conseguem resolver isso pra vc... only!

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por AndEnd em Qua Fev 11 2009, 10:51

Cara,

O que é "dar cabeçada" pra você, pra mim é utilizar o forum pra entender os problemas, saber se está acontecendo também com os outros e principalmente saber se foi e como foi solucionado. Isso pra eu poder comparar as situações e sintomas do problema, saber exatamente o que falar na concessionária, e principalmente, concordar ou não com o que o mecânico me falar.

E é claro que eu vou levar na concecionária...mas ja vou chega lá preparado. Pq a coisa mais fácil do mundo pra eles dizerem é que é assim mesmo e pronto.

[]'s

AndEnd
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Alessandro em Qua Fev 11 2009, 11:05

É o meu comecou a engasgar quando eu Levei o meu Kazão pra refazer o condensador do meu A/c que eu esmaguei quando bati na minha moto na garagem de casa e pra ajudar não resolveu e eu estou sem a/c. mas tudo.

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por LeonardoHB em Qua Fev 11 2009, 11:43

AndEnd escreveu:Cara,

O que é "dar cabeçada" pra você, pra mim é utilizar o forum pra entender os problemas, saber se está acontecendo também com os outros e principalmente saber se foi e como foi solucionado. Isso pra eu poder comparar as situações e sintomas do problema, saber exatamente o que falar na concessionária, e principalmente, concordar ou não com o que o mecânico me falar.

E é claro que eu vou levar na concecionária...mas ja vou chega lá preparado. Pq a coisa mais fácil do mundo pra eles dizerem é que é assim mesmo e pronto.

[]'s

Qdo eu disse cabeçada me referia a perder tempo se lamentando e reclamando do carro... só isso...

Possivelmente é algum problema no sensor do ar que faz ele desligar e ligar de acordo com oq vc exige do pedal do acelerador e consequentimente do motor do carro...

No meu carro eu percebo que o ar está desligando qdo eu sento o pé duma vez e ele sobe o giro bem rápido e qdo ultrapassa os 3500 4000 giros é q eu vejo que desligou o ar pra dar mais potência pro motor... mas ficar ligando e desligando... é problema nesse sensor certeza... é melhor ir rápido para a concessionária pois pode acabar queimando seu ar condicionado por bobeira...

Pronto... uma resposta digna para sua pergunta... desculpe o comentário anterior.

Ats,
LeonardoHB
Adm. Clube Novo Ka

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por AndEnd em Qua Fev 11 2009, 12:08

Obrigado pela resposta...era isso que eu esperava...hehe

Eu imaginava que poderia ser isso, e tmb estou preocupado em queimar o AC pq ligar e desligar a cada 10 segs é mta coisa...

fiz o teste com ele parado...liguei o ar e acelerei lentamente até desarmar....passou de 1.500 rmp começa... mantendo o pé firme sem alterar a aceleração, ele sobe mais uns 500rmp desligado e volta aos 1.500 quando liga de novo.....sem parar, a cada 10 segs.....

E realmente, pedir potencia é acima dos 3.500 mesmo, não nos míseros 1.500....

vou logo la ver isso e sem usar o AC por enquanto...

vlw !

[]'s

AndEnd
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por LeonardoHB em Qua Fev 11 2009, 12:47

Certeza AndEnd!

Assim que tiver uma resposta posta por aqui!

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por AndEnd em Qua Fev 11 2009, 13:59

Fui lá ver...

o cara falou que era o desarme da temperatura do AC quando chega no limite...ele ve a pressão do gás e a temperatura e desarma toda hora. Disse que pra diminuir isso é bom botar o ventilador no 3 (costumo usar no 2). Ai o ar sai menos frio e é mais dificil chegar na temperatura de desarme. Mesmo assim questionei o fato do desarme ser tão sentido pelo motorista. Ele disse que é assim mesmo, o carro é 1.0 e vc sente mesmo...ainda mais por ser zero...com o tempo o motor vai pegando folga, e o consumo vai diminuir, e a potencia aumentar, ai ele disse que eu vou sentir menos esse desarme.... vamos ver. Quando fui e voltei agora nao senti anda....pq ta um sol absurdo e com a temperatura tao quente o AC nao chegou nem a desarmar...mas vamos ver a noite quando é mais critico...se botando no ventilador n° 3 ele para de armar e desarmar....

ao final perguntei se nao existia um regulador da temperatura de desarme p/ alterar...ele disse que nao..o que pode ser feito em último caso se continuasse acontecendo e me incomodasse mto é tirar um pouco do gás do AC, com isso ele vai gelar menos e será mais dificil chegar na temperatura de desarme....

realmente nao queria tirar o gás...vou testar o ventilador n° 3 se passa a não desarmar mais com tanta facilidade, mesmo a noite...

tmb falei se não é prejudicial ao sistema ligar e desligar tão rapido assim...ele disse que o sistema foi feito pra isso....

bom é isso... nao sei se tudo q me foi dito é verdade...mas faz um pouco de sentido, mas vamos ver....qq novidade a respeito eu posto aqui....

[]'s

AndEnd
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por dexinho em Dom Mar 08 2009, 01:20

vc tem novidades desse caso, pois eu compartilho do mesmo problema !!!

dexinho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : Jundiaí/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto

Mensagem por Thiago BH em Ter Mar 10 2009, 09:48

dexinho escreveu:vc tem novidades desse caso, pois eu compartilho do mesmo problema !!!

Eu acho que é assim mesmo.
Quando peguei o carro achei muito estranho na estrada.
Na cidade nem taaanto ..

Depois de um tempo e alguns km rodados (1700) ele melhorou muito.
Quase não percebo isso aí mais.

Abraço

Thiago BH
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 500
Cidade/Estado : MG
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Teimosa em Qui Abr 09 2009, 23:55

Oi. O meu 1.6 está com 3000 km e o problema (idêntico) continua firme e forte. Hj fui em outra concessionária, mas nesta o piloto de teste sequer sentiu o problema. Já havia ido em outras 2 e a resposta foi: é uma característica do carro. Duvido. Então consegui um outro 1.6 hj pra dirigir e ele não apresentou o problema. Depois de sair da concessionária quase chorando de ódio porque eles acham que o problema é coisa da minha cabeça, liguei no 0800 da Ford e abri um chamado; levarei meu carro na concessionária na próxima semana e a Ford vai acompanhar o trabalho. Se o defeito persistir, quero a visita de um engenheiro. Aí, então, se ele me disser que eles fazem um veículo que engasga, amarra, dá soquinhos a cada 10 segundos com o ar ligado, eu vendo o carro.
Ah, regularam a carga de gás também, o que não alterou nada.
AndEnd, vc não quer ligar no 0800 também e registrar o problema? Os mecânicos disseram que nunca ouviram falar deste problema... bando de homens à toa! rs

Teimosa
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : SP
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : kpp9

Mensagem por PoLGaMeS em Sex Abr 10 2009, 00:09

meu nao tem AC mas ja andei numa parati 1.6 q meu pai tinha e sei la nunca senti esse tal engasgo... deve ter alguma coisa nisso... pois o leonardoHB nao tem ese problema q vcs estao citando..

PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Alessandro em Sex Abr 10 2009, 00:28

Nossa eu nem sei o que é isso, pois quando o a/c do meu kazão estava funcionando não tinha isso não.

Abraçõs

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Mensagem por igordmb em Sex Abr 10 2009, 02:28

na moral, isso e problema, nao e normal nao... o que eu acho e o seguinte, se um nao tem os outros tambem nao tem que ter... nao e tudo o mesmo carro??

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por Alessandro em Sex Abr 10 2009, 08:25

É eu concordo com o Igor, mas isso seria motivo para um Recall ?

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Mensagem por Teimosa em Qua Abr 22 2009, 20:41

Oi. Só para vcs saberem como está a história... A Ford me ligou hoje (um garoto do telemarketing, óbvio) para me dar a resposta. Disse que o problema foi acompanhado, que a Ford fará uma análise para que o ar condicionado pare de ligar e desligar com tanta frequencia, mas que, no momento, isto é uma característica do veículo. Registrei que não concordo com a resposta, que o carro está com defeito. Liguei novamente para o responsável pela mecânica da concessionária e ele ficou de agendar com um engenheiro. E eu vou registrar minha queixa no Procon.

Evite posts seguidos e uma possível suspensão de 5 dias. Leia as regras 14.1 e 14.2 do fórum.
EDIT
Ah, me esqueci de mencionar que há outra reclamação do mesmo problema na concessionária e a Ford pediu as ordens de serviço...

Última edição por polgames em Qua Abr 22 2009, 21:26, editado 1 vez(es) (Razão : utilize a opcao edit em cima do seu post para acrescentar algum comentario...)

Teimosa
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por dexinho em Qui Abr 23 2009, 21:59

olha meu carro esta com 10 mil km e praticamente nao acontece mais isso !!!
essa semana peguei 150km de pista e nao me lembro de ter sentido, vou testar novamente esse fds e posto aqui !!

dexinho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : Jundiaí/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto

Mensagem por LeonardoHB em Qui Abr 23 2009, 22:47

O meu nunca fez isso... acho q por ser 1.6 e sentir menos a parada...

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Teimosa em Sex Abr 24 2009, 19:08

Leonardo, o meu é 1.6... quando vc comprou o seu e com quantos km ele está, por favor?
Gente, quando falei Procon, o pessoal da concessionária ficou preocupado. Status: me ligaram para eu andar num outra Ka, porém era 1.0, mas o problema é idêntico. Disseram que há muitas reclamações, que a Ford está correndo atrás, mas não tem solução para o problema, que é o compressor. Disseram, ainda, que TODOS os novos Ka têm este problema, o que está difícil de engolir porque vcs afirmam que não. Por isso estou coletando informações... Não vou registrar queixa no Procon, mas vou verificar quais são minhas chances... Se só alguns têm o defeito, então quero outro carro ou meu dinheiro de volta. Olha, não sou exigente com carro, mas este defeito é insuportável pra mim, fico irritadíssima e desligo o ar. O André sumiu... será que ele tbem continua com o problema?

Teimosa
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por GQuadros em Ter Abr 28 2009, 08:48

Opa galera... eu também tenho este problema no meu Kazin... vou tentar deixar o ventilador no 3, como disse o AndEnd... se nao funcionar, vou pra concessionária direto.

GQuadros
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 11
Cidade/Estado : SC
Motorização/Cor : 1.0L / Branco Artico
Código de Opcionais : FLY + Ar+Dir

Mensagem por igordmb em Qua Abr 29 2009, 01:05

caramba!!! quantos cv do motor esse ar condicionado ta consumindo pra fazer isso??? com certeza deve ser o compressor, deve ta meio agarrado, ne possivel!!!

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por tirakowski em Ter Abr 30 2013, 13:08

Tenho um Ka 2003 e o mesmo acontece quando ligo o ar.
Se eu andar a 70,80, 100, 120...

Parece que da uma falta de combustível, mas coisa de 1 segundo.
Ele fica uns 20,30 segundos ou até mais e da tipo uma falha, tipo falta de combustível.

Ae tu desliga o ar e ele volta ao normal.
Parece que até hoje não solucionaram o caso.

tirakowski
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 307
Cidade/Estado : Canoas/RS
Motorização/Cor : Ka GL/Preto
Código de Opcionais : 2

http://www.lastfm.com.br/user/lastfmdorafa

Mensagem por saly200 em Ter Abr 30 2013, 13:37

Normal isso ai no KA galera..... com o ar ligado...

saly200
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 312
Cidade/Estado : natal/rn
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : AR,TR,AL

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:26

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares