[FOTOS] - Apresentando meu Ka XR 2003 - Aaron Ardingen

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[FOTOS] - Apresentando meu Ka XR 2003 - Aaron Ardingen

Mensagem por Aaron Ardingen em Seg Dez 14 2015, 21:58

Boa noite, pessoal!

Sou novo no fórum - esta é minha primeira postagem - e gostaria de me apresentar contando uma breve história do meu Ford Ka 1.6 XR 2003, comprado há pouco menos de um ano. Uso o carro para meu dia-a-dia e pretendo fazer apenas manutenções de rotina - sem preparação ou mudanças radicais no visual. Sou entusiasta automotivo e gosto de carros modificados mecânica e esteticamente. Mas tunning não é a minha realidade - tanto por tempo quanto por dinheiro $ Laughing  

Este é meu primeiro carro e a escolha do XR foi uma feliz coincidência, pois, na época, queria um carro que me levasse do ponto A ao ponto B e que me fosse agradável esteticamente. Sempre gostei do visual compacto do Ford Ka e ele era uma das minhas primeiras opções de modelo, junto com concorrentes de faixa de preço semelhante como Gol GIII e Fiesta MK5. Vi um anúncio na internet e, imediatamente me interessei. O estado geral e histórico do carro é excelente e o hodômetro marcava pouco mais de 40 mil Km - aferidos por meu mecânico de confiança. Fechei negócio alguns dias depois e a baratinha foi imediatamente para troca de óleo, filtro e pequenos itens que se desgastam com o tempo - procedimento de rotina na compra de um usado.

Um dos fatores que gosto de monitorar é o consumo de combustível. Já vi que há tópicos especiais para isso no fórum, mas gostaria de fazer aqui uma breve análise.
Esperava um consumo na casa dos 12Km/L devido aos seus magrinhos 943Kg. Mas isso só foi possível em estrada, pois em um trânsito médio ele se mostrou mais exigente: exatos 9,00Km/L, quase sempre com ar-condicionado desligado, medidos em 15 idas ao posto de gasolina (costumo anotar frequentemente a quilometragem quando abasteço). Confesso que não fiz essa pesquisa antes da compra e, inicialmente, fique um tanto apavorado - principalmente com a escalada do custo dos combustíveis. Mas hoje acredito estar dentro da média. Foi mesmo um otimismo de principiante Doeu

Uma outra "supresinha" foi o valor do seguro. Imaginava que o seguro para um carro com quase 15 anos de uso ficasse em torno dos mil reais. E o valor é mais ou menos este, exceto pelo fato de que as seguradoras consideram o XR um carro esportivo. Resumo: R$1950,00 de seguro, parcelados em oito vezes (quase um financiamento Laughing ), franquia de R$800,00. Sem nenhuma classe de bônus, pois é meu primeiro seguro. Perfil: homem até 25 anos solteiro (isso certamente elevou a cotação, também), garagem em casa e no trabalho, único condutor.

Usei o carro bastante nesse ano e ele me conquistou bastante confiança. Não fiz nenhum tipo de manutenção corretiva nesse período - somente troca de óleo e filtro rigorosamente a cada 5mil Km. Ele viajou comigo, andou no trânsito das cidades, nos finais de semana, estradas boas e outras nem tanto. Mostrou-se íntegro e confiável.
Uma única coisa me incomoda - e é por neurose minha, mesmo: o ruído interno é um tanto elevado. Sim, eu gosto de ouvir o ronco do motor e dar umas esticadas - quase nunca ligo o rádio para poder apreciar o caminho, hehe. Mas o ruído interno se mostra mais elevado que outros carros que andei e que eram também padrão popular. Mas não é nada que não possa ser corrigido por um isolamento acústico, uma das poucas modificações que pretendo fazer nele.

Por fim, gostaria de listar alguns itens que pretendo consertar/melhorar (alguns do nível neurose e perfeccionismo mesmo). Gostaria da opinião e da ajuda dos amigos do fórum, pois tudo o que posso fazer em casa no melhor estilo DIY (Do it yourself - faça você mesmo) me agrada:

- Conserto do vidro elétrico do lado do motorista que está saindo do trilho;
- Troca da placa eletrônica da lanterna traseira direita, que está em curto com uma das lâmpadas;
- Isolamento acústico;
- Reforço na fixação das saias laterais (quem já pesquisou um pouco sabe que, infelizmente, as peças de reposição estética do XR são raras e custam um bom $$$)
- Troca do sistema de embreagem, que está começando a ficar duro. Meu mecânico já atestou que não fico na estrada com isso, mas meu joelho sofre em dias que dirijo muito.
- Polimento da tampa da manopla do câmbio - li em algum lugar que o XR foi o único modelo em que essa tampa é na cor prata. Confere?
- Retirar alguns pequenos arranhados no pára-choques traseiro - comprei assim e não dei importância no começo. Mas a gente acaba se apegando ao bichinho e agora isso está me dando nos nervos, rsrs.

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 16
Cidade/Estado : Agudo, RS
Motorização/Cor : 1.6 XR / Prata
Código de Opcionais : XR

Re: [FOTOS] - Apresentando meu Ka XR 2003 - Aaron Ardingen

Mensagem por merotti em Seg Dez 14 2015, 23:18

Parabéns, bonito o carro!

merotti
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : Maringá
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : completo

Mensagem por Canela em Seg Dez 14 2015, 23:31

Parabéns pelo carro, fiz um isolamento acústico com manta da technoise em um ka antigo e as portas ficaram pesadas, se for fazer procure um material leve ou uma manta de espessura fina ! Ta cada vez mais difícil ver um XR, parabéns pelo carro esta realmente muito bem conservado.

Canela
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 189
Cidade/Estado : São PAulo
Motorização/Cor : 1.0
Código de Opcionais : mp3

Mensagem por sousaman em Ter Dez 15 2015, 09:15

Aaron Ardingen,

Seja Bem-Vindo e curta bastante seu carro.

Abraços!

http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1149
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo

http://www.uol.com.br

Mensagem por Aaron Ardingen em Ter Dez 15 2015, 10:29

Obrigado, merotti!

Canela, muito obrigado mesmo pela dica. Não sabia dessa possibilidade de a manta deixar a porta pesada - vou usar a tua dica quando for pôr os planos em prática.
Os XR realmente estão cada vez mais raros - o que me deixa ao mesmo tempo triste por ver um excelente carro se perdendo no tempo, e feliz por saber que tenho algo exclusivo Cool
A propósito, teu Ka é muito lindo. Essas rodas caíram muito bem nele! São parecidas com a do New Fiesta antes do facelift, mas os raios são mais finos. É isso mesmo?

Caro sousaman
Muito obrigado pela recepção. Espero poder contribuir construtivamente com o fórum.

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Canela em Ter Dez 15 2015, 10:45

Ola Ardingen,

Isso mesmo a roda é parecida com a do fiesta o Modelo da roda é TSW VX1, é difícil encontrar pra vender pois essa roda foi lançada em 2001 e a tsw parou de fabricar em 2002. Eu tenho o catalogo de peças da ford do ka XR aqui em pdf se precisar mando no seu email ! abraço.

Canela
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Aaron Ardingen em Ter Dez 15 2015, 17:27

Boa tarde, Canela

se puder enviar o catálogo, agradeço muito!
Enviei meu endereço por mensagem privada, pois o fórum não permitiu eu postar o endereço nesta página.

Grande abraço!

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Canela em Ter Dez 15 2015, 18:57

Manda o email no provado de novo que minha caixa estava cheia.

Canela
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Ter Dez 15 2015, 22:47

Carro bem bonito e conservado.
Mas não precisa trocar o óleo cada 5 mil !! óleo sintético novo (moderno) dura até 30 mil km mas deve trocar na época ( tempo e km) que o fabricante do motor mandar e não do fabricante do óleo então 10 mil km é o correto !

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Aaron Ardingen em Qua Dez 23 2015, 22:42

Canela, reenviada a mensagem.

Maraccini, pois então, sei que é um tanto exagerado os 5mil Km. Vou dar uma pesquisada nas especificações e tentar salvar uma grana nas próximas trocas, hehe.

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:30

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares