[TUTORIAL] - Como realizar a instalação do limpador traseiro? Ka G2

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[TUTORIAL] - Como realizar a instalação do limpador traseiro? Ka G2

Mensagem por freys em Sex Fev 26 2016, 16:55

Olá pessoal,consegui instalar o limpador traseiro com esguichos dianteiros e traseiros funcionando, sem conflitos com outras funções.


O motor do limpador foi plug and play, nao precisei fazer nada, só tirei o velho, de uma saída e coloquei o novo de duas e liguei a mangueira do esguicho traseiro na conexão preta e o esguicho dianteiro na azul. Simples assim!

Comprei no ML um kit usado de um KA 2013, por R$300,00 que veio composto por chave de seta completa, ja com o relé com limpador traseiro e speed alarm + botão info,que ficaram sem utilidade devido a ser do fiesta ou ecosport se não me engano... Continuando, mangueira do esguicho, motorzinho do esguicho duplo, braço limpador com palheta com porca para fixação, motor do limpador com os parafusos originais.
Precisei comprar o anel de vedação de borracha do limpador, que me saiu por R$20,00 na ford, e o back light com esguicho fumê, que comprei usado no ML praticamente novo. No total usei 15 metros de fios, 5m azul, 5 preto e mais 5 verde, todos de 2,5mm na Leroy Merlyn por R$27,00. Precisei de 2 porcas adicionais para poder fixar o motor,mas não precisei furar nada, o motor encaixou com exatidão em cima dos furos porta mala mas apenas um possuía rosca, os outros furos eram sem nada, apenas um buraco quadrado na lataria. No ato da instalação do back light fumê, precisei cortar os fios para emendar pois o meu back light possuía os conectores um em cada ponta da lente, e o fumê vinha em uma tomadinha simples.
Próximo passo foi passar a mangueira do esguicho traseiro.ESSA SIM!foi chata! Aconselho a quem for fazer, passar a mangueira do cofre do motor para a traseira e nao o contrário, pois diferente do que parece, quando a gente chega com a mangueira pelo teto e tenta passá-la pelo buraco da lataria, para o cofre do motor,fica praticamente impossível de empurrar a mangueira com dois dedos(sim, o espaço que sobra pra você pegar a mangueira e puxa-la pra dentro do carro e exatamente esse!!), ou seja, é mais fácil passar pelo cofre do motor e depois passar pra parte de trás do carro, a não ser que você queria sacar o painel inteiro para fazer isso, pois quando voce passar a mão em baixo do painel você vai entender do que estou falando em termos de mobilidade...
Seguindo, no cofre do motor do lado do passageiro, encontramos o filtro anti pólen, e na parede, na lataria temos uma borrachinha redonda que é na verdade o orifício por onde passamos a mangueira do esguicho. Ela vem tampada mesmo, é só tira-la.Não aconselho retirar o filtro anti pólen, apesar de que isso dificultará um pouco mais o procedimento, mas é melhor não retirar pois corre-se o risco de começar a entrar água por ali depois... Dá pra passar a mangueira sozinho, recomendo usar um passa fio primeiro, para aprender bem onde que ficam as posições dos buracos.Depois de passado por ali, o resto é fácil, na coluna já tem as presilhas com os apoios da mangueira, e dali em diante é tranquilo.
Quanto ao motor do limpador traseiro, saem três fios dele, no meu caso o motor é do modelo 2013, e os fios são: Preto que é o terra, azul e lilás, que é o fio que mandará o pulso para o motor desligar na posição zero, com o braço abaixado... Se não ligar esse fio o motor funcionará normalmente,porém, quando desligar a chave, ele irá parar no mesmo lugar não completando o seu percurso total, e o fio branco e vermelho, que é o fio que irá na chave de seta, na entrada W7.
O preto irá aterrado na carcaça, e o azul e lilás ira num positivo pós chave, que pode ser na chave de seta também, na entrada W10. O segredo da instalação fica no diodo que vai no fio branco e vermelho, que evita o retorno da corrente, Pois a chave de seta quando acionada, manda sinal positivo e quando desligada manda negativo, forçando o motor na hora de desligar correndo o risco de queimar.O que fiz foi ligar o diodo(tirei da minha fonte de PC velha) COM O ANEL CINZA VOLTADO PARA O MOTOR DO LIMPADOR, se ligar ao contrário, o limpador nao funcionará...

E é so isso galera... Ouvi muita história a respeito da instalação desse limpador, ouvi dizer que os esguichos não funcionariam, ouvi que era muito trabalho,que era caro...que não iria conseguir fazer a instalação como no original com todas as funções... Mas consegui!!! E agora deixo aqui pra todos verem que na verdade é possível sim e que fica igualzinho ao original...

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