[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

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[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho em Sex Mar 04 2016, 00:02

Salve galera! Instalei o módulo de vidro no meu Ka e resolvi fazer esse tutorial.

O meu é o Ka SEL, e o módulo é o Tury 4.18AP (com antiesmagamento).
Com paciência e coragem (rsss) dá para instalar de boa na garagem de casa!
No decorrer do tutorial vou mostrando os macetes que facilitam a instalação ok.

Primeiramente, tenha em mente que o módulo é plug and play em relação ao chicote da botoeira (conjunto de botões). Porém, temos de conectá-lo, também, a 4 fios originais do carro, tendo que “descascá-los” ou usar conectores. Mas não se preocupem, esse procedimento não pode comprometer a garantia, pois até na concessionária fazem assim.

Além dessas 4 conexões, existe mais uma, que é ligada na corrente positiva do carro. Nesse caso eu liguei o fio diretamente no polo da bateria, evitando descascar mais um fio.

O módulo fica acondicionado dentro do forro da porta, pois tem espaço de sobra para isso. Porém, 2 das conexões são feitas fora da porta (positivo e pulso de seta), tendo que passar os fios para o interior do carro. Comecemos por aí... borá lá então....

MATERIAIS USADOS:
- chave de fenda fina
- chave torx
- chave canhão
- espátula de plástico (ou faca sem ponta, ou chave de fenda... foi o que eu usei rsss)
- 2 metros de fio 1mm
- 2 metros de fio 0.5mm (se tiver difícil encontrar, usa o de 1mm mesmo)
- 4 conectores de derivação
- um terminal de bateria
- um fusível de 25 A
- um porta fusível
- 50cm de espaguete (borracha de acabamento)
- plástico bolha pra envolver o módulo (pra ele não ficar batendo)
- fita isolante, alicate, água benta e o que mais achar necessário!

1) BUSCANDO O POSITIVO
O módulo tem um fio vermelho que deve ser ligado na corrente positiva. Preferi ligar diretamente na bateria, pois na porta não passa fio positivo. Comprei uns 2 metros de fio 1mm, pois o fio do módulo é curto (a emenda ficará dentro da porta).
Para facilitar, comece passando o fio de fora para dentro na abertura da porta. Retire a borrachinha para facilitar o trabalho. Deixe o fio descer e enfie a mão por dentro para pegá-lo:


NOTA: não passei o fio junto com os originais do carro pois em seu chicote não tem espaço.

Atrás da embreagem, tem uma borracha que dá acesso ao motor. Eu amarrei o fio na ponta de uma chave de fenda fina e furei essa borracha:



Abra o capô que você verá o fio saindo. Puxe ele até a bateria passando junto com a fiação do carro e prendendo com fita para que não fique solto. Retire a proteção vermelha da bateira e use um terminal para liga-lo.
DICA: no manual do produto, recomenda-se usar um fusível de 30 A próximo ao terminal da bateria, mas como já existe um fusível de 30 A próximo ao módulo (que fica dentro da porta), resolvi usar um fusível de 25 A próximo da bateria, pois se queimar, que queime esse pois ficará beeeem mais fácil trocar (se eu estiver falando besteira me corrijam).



2) BUSCANDO O PULSO DE SETA (ATRÁS DO PORTA LUVAS)
Temos um fio do módulo que ligamos no pulso de seta. Esse fio (preto/branco) é curto e tem que comprar mais uns 2 metros de fio 0,5mm (a emenda também ficará dentro da porta).
Passe o fio de fora para dentro na abertura da porta, junto com o positivo. Depois, passe por debaixo do painel até sair no pé do passageiro. Retire ou rebata o porta luvas para ter acesso aos chicotes.

ATENÇÃO: o pulso de seta é o fio amarelo/roxo, porém, o chicote correto de onde ele sai é o superior, que é disposto na horizontal. Logo abaixo tem outro chicote disposto verticalmente que também tem fios amarelo/roxo, cuidado para não confundir (eu fiz isso!).

DICA: ao invés de descascar os fios do carro, eu utilizei conectores de derivação (pecinha azul):



Agora a brincadeira começa a ficar séria!

3) RETIRAR O FORRO DA PORTA DO MOTORISTA
São quatro parafusos:
- um atrás da maçaneta (retire a pecinha de plástico com a espátula)
- um no porta treco da botoeira (retire a pecinha de plástico)
- dois na parte de baixo da porta


NOTA: tenha em mãos a chave torx e chave canhão (se não me engano a 5).

Após retirar os parafusos, não se preocupe, seu forro não vai cair..rsss.

Enfie a faca espátula entre o forro e a porta, fazendo alavanca para soltar as presilhas. Eu comecei por baixo e fui contornando.
CUIDADO: o forro se encaixa “por baixo” do acabamento do retrovisor. Cuidado para não puxar e quebrar alguma coisa. Eu não consegui tirar esse acabamento, mas com algumas reboladas (no forro!) dá pra tirar. Além disso, tem o cabo da tranca que é fixada no forro. Eu também não retirei, apesar de um vídeo no youtube mostrar que é facinho. Então, na verdade, eu não retirei completamente o forro, apenas puxei para fora, e trabalhei num espaço de uns 30cm (dá tranquilo).



4) RETIRAR A BOTOEIRA (EIS A QUESTÃO!)
Eu retirei a botoeira antes de remover o forro, mas no final das contas, até acho que não precisava. Claro que vai ser um pouco mais difícil conectar o plug and play, mas com um pouco de habilidade dá para fazer, mesmo no pequeno espaço.
Mas como eu removi, vou mostrar como faz: pegue a espátula alavanque para cima, começando pelo lado debaixo (seta vermelha). Depois, basta soltar os chicotes.



5) CONECTANDO O MÓDULO
O esquema plug and play não tem como errar. Conecte-o na botoeira e a recoloque no lugar. Traga os fios positivo e de seta para dentro da porta, usando o espaguete para dar acabamento. Siga o esquema:



Agora já pode emendar os fios positivo (fio vermelho do módulo) e do pulso de seta (branco/preto do módulo). Isole com fita.

Temos mais 3 fios para ligar, que ficam no chicote da porta. Descole o forro cinza, com cuidado para não rasgar, até ter acesso aos fios. Agora é fácil, mas atenção:
- fio verde/preto (módulo) – ligar no fio cinza/marrom (carro);
- fio verde (módulo) – ligar no fio verde/roxo (carro);
- fio amarelo/preto (módulo) – ligar no fio marrom/verde (carro).

Segue esquema (tirei foto só com um dos fios conectado):



Quase pronto!

Agora a parte mais fácil...

6) CONFIGURANDO O MÓDULO
Fiação toda ligada, tem que configurar o módulo. Vire a chave sem dar partida e mantenha assim até o final. Aperte e segure o botão que tem no módulo até o vidro do motorista começar a se movimentar. Solte o botão e aguarde. Todos os vidros irão se mover, um após o outro. No final, eles deverão estar abaixados, que significa que a configuração foi válida! (todos esses procedimentos constam no manual ok). Desvire a chave e comemore!!!
O módulo tem um tipo de toque padrão, mas que podemos alterar, se quiser. O padrão é o toque curto, que só de tocar no botão o vidro sobe/desce automático e, para parar, tem que tocar de novo. O outro tipo é o toque longo, que se você der toque curto no botão, ele sobe/desce um pouco, mas se segurar um pouquinho, ele sobre/desce automático (eu prefiro esse). Para configurar, vire a chave e desvire (aí começa a temporização de 1 minuto). Durante esse tempo, pressione o botão do módulo por 2 segundos. Se o led do módulo piscar 1 vez por 2 segundos, o toque configurado é o toque curto. Se piscar 2 vezes por 2 segundos, é o toque longo.

Depois de todos os testes, embale se módulo com plástico bolha para não ficar batendo, e monte tudo em seu lugar.




SERVIÇO FINALIZADO:


É isso ... desculpa aí se escrevi demais tá.
Acredito que com umas 2 horas de serviço dê pra fazer essa instalação.
Com um pouco de habilidade você consegue!

Abraços!

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por frnando em Sex Mar 04 2016, 02:47

Legal, ótimo tutorial!

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por sousaman em Sab Mar 05 2016, 08:27

Excelente!

Já fixado!

Agradecemos por colaborar com o fórum.

Abraços!

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho em Sab Mar 05 2016, 14:29

Obrigado frnando e sousaman! Fico feliz em poder colaborar de alguma forma..

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por rossisolrac em Sex Mar 18 2016, 21:19

Acredita que na pergunta no ML o vendedor disse que não precisa cortar ou passar nenhum fio? Perguntei porque vi antes um vídeo já que a Ford deu essa grande mancada em oferecer apenas como opcional. Assim que chegar vou instalar e ver se consigo esses conectores de derivação pra não precisar cortar fios (sou muito ruim com soldas hahah).

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho em Seg Mar 28 2016, 13:36

Então rossisolrac, é meio estranho pois até mesmo o fabricante fala que é "plug-and-play", que nos faz pensar que é só plugar e pronto. Talvez o vendedor te respondeu de acordo com o que leu nas propagandas. Mas não é bem assim. Apesar de mínimas, intervenções nos fios originais do carro tem que ser feitas. Afinal, o vidro sobe quando o módulo recebe o pulso de seta e o de tranca ao mesmo tempo (aí são 2 fios para cortar); e desce quando recebe 3 pulsos de destrava (mais um fio). Também tem o negativo da porta (outro fio).
Boa sorte na instalação e estamos aí se precisar de ajuda. Abraço

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima em Dom Ago 07 2016, 10:59

Instalei no módulo no meu carro, porém notei que a função de alívio de pressão do funciona quando a porta do motorista se abre, nas outras não. Alguém saberia uma forma de colocar a função para funcionar nas outras portas também?

Vlw!

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por arthurgregorio em Seg Ago 29 2016, 15:22

Muito bom tutorial, segui ele para instalar o meu.

Mas ai vão alguns problemas:

O 4.18AP já foi descontinuado, ele não funcionada como deveria no KA. Para isso criaram o 4.24AP.

Ambos, 4.18 e 4.24 não tem alívio, pois o KA tem snorkel de alívio, então no 4.24 nem vem mais o fio terceiro fio da porta, vindo apenas 2 (trava e destrava).

O 4.18AP tem os fios, mas não funciona direito pois o próprio botão do carro já é inteligente para subida e descida causando as vezes alguns problemas do tipo travar o carro e o vidro descer e subir após o fechamento (ou caso estejam já fechados).

A tury me informou que estão fazendo uma nova versão do módulo para corrigir estes problemas e para compatibilizar o KA com o módulo.

Se precisarem, entrem e contato coma tury que eles vão passar as infos necessárias, o suporte deles é muito bom.

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima em Seg Ago 29 2016, 21:08

arthurgregorio escreveu:Muito bom tutorial, segui ele para instalar o meu.

Mas ai vão alguns problemas:

O 4.18AP já foi descontinuado, ele não funcionada como deveria no KA. Para isso criaram o 4.24AP.

Ambos, 4.18 e 4.24 não tem alívio, pois o KA tem snorkel de alívio, então no 4.24 nem vem mais o fio terceiro fio da porta, vindo apenas 2 (trava e destrava).

O 4.18AP tem os fios, mas não funciona direito pois o próprio botão do carro já é inteligente para subida e descida causando as vezes alguns problemas do tipo travar o carro e o vidro descer e subir após o fechamento (ou caso estejam já fechados).

A tury me informou que estão fazendo uma nova versão do módulo para corrigir estes problemas e para compatibilizar o KA com o módulo.

Se precisarem, entrem e contato coma tury que eles vão passar as infos necessárias, o suporte deles é muito bom.

Olá, arthurgregorio!

Eu instalei o 4.18 AP no meu Ka e o alívio de pressão funciona perfeitamente. Não identifiquei problema algum. O único inconveniente, o que não seria um problema, é que o alívio de pressão só funciona quando se abre a porta do motorista, mas com as outras portas não. Já fiz contato com a Tury para me confirmar como poderia melhorar esse inconveniente e me confirmaram o que pensei, vou testar e trarei o resultado para o pessoal do clube que tiver interesse em fazer.

Na versão 4.24 não vem mais o fio que vai atrás do porta luvas? Se for esse fio que deixou de existir, ela é reverente ao pulso de seta e para o módulo ele tem a função de subir os vidros automaticamente ao acionar a trava do carro, ele não interfere no alívio de pressão.

Será que não ficou algum mau contato na instalação e está gerando problemas?

Qualquer coisa podemos trocar informações.

Abraço!

Delano Lima
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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por arthurgregorio em Ter Ago 30 2016, 13:51

Delano Lima escreveu:
arthurgregorio escreveu:Muito bom tutorial, segui ele para instalar o meu.

Mas ai vão alguns problemas:

O 4.18AP já foi descontinuado, ele não funcionada como deveria no KA. Para isso criaram o 4.24AP.

Ambos, 4.18 e 4.24 não tem alívio, pois o KA tem snorkel de alívio, então no 4.24 nem vem mais o fio terceiro fio da porta, vindo apenas 2 (trava e destrava).

O 4.18AP tem os fios, mas não funciona direito pois o próprio botão do carro já é inteligente para subida e descida causando as vezes alguns problemas do tipo travar o carro e o vidro descer e subir após o fechamento (ou caso estejam já fechados).

A tury me informou que estão fazendo uma nova versão do módulo para corrigir estes problemas e para compatibilizar o KA com o módulo.

Se precisarem, entrem e contato coma tury que eles vão passar as infos necessárias, o suporte deles é muito bom.

Olá, arthurgregorio!

Eu instalei o 4.18 AP no meu Ka e o alívio de pressão funciona perfeitamente. Não identifiquei problema algum. O único inconveniente, o que não seria um problema, é que o alívio de pressão só funciona quando se abre a porta do motorista, mas com as outras portas não. Já fiz contato com a Tury para me confirmar como poderia melhorar esse inconveniente e me confirmaram o que pensei, vou testar e trarei o resultado para o pessoal do clube que tiver interesse em fazer.

Na versão 4.24 não vem mais o fio que vai atrás do porta luvas? Se for esse fio que deixou de existir, ela é reverente ao pulso de seta e para o módulo ele tem a função de subir os vidros automaticamente ao acionar a trava do carro, ele não interfere no alívio de pressão.

Será que não ficou algum mau contato na instalação e está gerando problemas?

Qualquer coisa podemos trocar informações.

Abraço!

Então, o KA não tem interruptor de porta, por isso não funciona direito. A galera da tury sugere uma gambita puxando um fio la da outra porta e tals...

Mas sobre o fio que não existe mais, é o terceiro (verde eu acho) para pegar o sinal de porta. O resto continua igual.

O meu por exemplo (4.24AP) ficou com problema que as vezes ao travar o carro (caso os vidros estejam fechados já) o vidro desce e sobe, intercalando, as vezes o do motorista outras o do passageiro.

Falei com eles já e pediram para desligar a temporização do modulo cortando o fio laranja e preto e ligando ele no laranja.

Fiz mas não resolveu! ehauhh

Vou aguardar eles fazerem a nova placa para pedir a troca do meu...

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima em Ter Ago 30 2016, 14:31

Eu acredito que pode estar havendo um problema na configuração do limite de subida dos vidros que é o que dá referência à função de anti-esmagamento. O módulo pode estar interpretando que o vidro não está no fim de curso e aí ele recua o vidro até a metade e aí volta a fechar. Já tentou refazer a configuração dos vidros?

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por arthurgregorio em Ter Ago 30 2016, 14:37

Delano Lima escreveu:Eu acredito que pode estar havendo um problema na configuração do limite de subida dos vidros que é o que dá referência à função de anti-esmagamento. O módulo pode estar interpretando que o vidro não está no fim de curso e aí ele recua o vidro até a metade e aí volta a fechar. Já tentou refazer a configuração dos vidros?

Fiz sim, sempre da que a configuração foi aprovada, finaliza com todos os vidros abaixados.

Até gravei um vídeo pra glr da tury e mandei pra eles, mas nao sabem o que é também.

at.,

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima em Ter Ago 30 2016, 14:55

Realmente, estranho! Se eu fosse você pediria para eles te mandarem a versão 4.18 AP. Instalei e não tive problemas, funciona tudo direitinho, inclusive o alívio de pressão.
Você disse que o Ka tem snorkel de alívio de pressão, mas acho que o meu não tem. Minha esposa diz que o Ka Hatch de uma amiga dela fecha as portas suave com os vidros fechados, mas no meu Sedan a pressão dificulta fechar, com vidros abertos fecha numa boa. Será que nos Sedan não tem snorkel?

Quanto ao Ka não ter interruptor de porta, realmente, o interruptor é na fechadura, daí a necessidade de puxar fios das outras portas para o alívio funcionar na abertura de qualquer uma das 4 portas, mas acho que quem conhece o chicote do carro consegue puxar de outro ponto. Na porta do motorista já é conveniente ligar lá mesmo pois o módulo já está la dentro. Eu vou fazer isso assim que eu estiver com paciência, sempre me incomodo com o vidro descendo só com abertura da porta do motorista. Espero que o módulo saiba lidar com o pulso de interruptor de fechadura vindo de mais de uma porta.

Vou dar uma estudada nessa versão 4.24.

Vlw!

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Carlos Minafra Jr em Ter Ago 30 2016, 15:56

angelobicalho,

Muito bom o tutorial.
Sou novo do forum e me inscrevi para passar dicas e buscar informações .
Assisti alguns videos, mas eles não eram tão explicativos quanto este tutorial.
Agora estou animado para instalar no meu Ka.
Só estou com uma dúvida. O modelo que adquiri é o 4.24 AP.
Ele tem 4 fios. O fio do pulso da seta e o positivo consegui identificar pelo tutorial, mas os fios de trava ainda estou com dúvida.
Qual deles é o da trava e qual o de destrava? cinza/marrom (carro) ou marrom/verde (carro).
Se puder me ajudar ficarei muito grato.

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima em Ter Ago 30 2016, 16:59

Fala, Carlos!

O fio cinza/marrom do carro liga no verde/preto do módulo, o fio marrom/verde do carro liga no amarelo/preto do módulo.

Esses são os fios de trava e destrava. Veja na foto abaixo:


O outro fio, que ta mais embaixo, você pode desconsiderar pois na versão 4.24AP não tem mais alívio de pressão e esse fio não existe.

Espero que tenha ajudado!

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho em Qua Ago 31 2016, 10:19

Complementando:
- fio de destrava do carro: marrom/verde ---- deve ser ligado no fio amarelo/preto do módulo
- fio de trava do carro: cinza/marrom ---- deve ser ligado no fio verde/preto do módulo.

Com relação ao alívio de pressão, no meu funciona tudo direito, alternando o movimento entre as portas dianteiras. Mas realmente só funciona quando se abre a porta do motorista, mas esse fato não me incomoda.

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima em Qua Ago 31 2016, 23:13

Me incomoda ver a pessoa que entra pela porta do passageiro, as vezes, ter que fechar a porta mais de uma vez e com mais força que o necessário. heheheh

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Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

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