Câmbio automático

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Câmbio automático

Mensagem por Fabio em Qui Fev 12 2009, 21:10

Alguém poderia me explicar a respeito?

Como funciona embreagem? automática?
Numa lomba o carro segura sozinho?

Nunca tive(e nunca quero ter, pois prefiro com câmbio manual, pq deixa o carro mais esportivo na minha opinião) um com isso, e gostaria de saber como funciona por curiosidade mesmo.

Fabio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens: 1255
Cidade/Estado: Porto Alegre / RS
Motorização/Cor: 1.0/ Vermelho
Código de Opcionais: Básico

Re: Câmbio automático

Mensagem por PoLGaMeS em Qui Fev 12 2009, 21:16

nunca dirigi um carro automatico.. ja vi uns amigos falando q eh gostoso andar num carro assim... q eh muito simpls soh acelerar e frear... igual a uma motoq tem yamaha neo.. (nessa eu ja dei uma volta soh pra conhecer... se vc tiver acelerando de boa ele sempre joga a marcha mais alta possivel... se vc precisar de um pouco mais de força (ultrapassagem ou subida) soh vc puxar o acelerador ate o final q ele diminui a marcha pra te dar mais força.. issu na moto no carro deve ser mesma coisa)

PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 2231
Cidade/Estado: Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor: 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais: Black Turtle

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Tar em Qui Fev 12 2009, 21:38

Se vc estiver em uma subida ele não volta e nem precisa ficar freiando, pq ele tem um sistema que não deixa ele voltar...A letra "P" é qndo vc vai deixar o carro estacionado, a letra "D" é para dirigir normalmente"R" deve ser ré"N" deve ser neutra"S" deve ser sport (troca as marchar com giro mais alto)Em alguns carros tem o botão "S" que serve pra trocar as marchas com giro mais alto tbm.Dizem que gasta mais que um carro manual, e é mais lerdo em arrancada(nunca dirigi um automatico tbm, mas pelo que li e pelo que sei que o pessoal conta é isso dai)

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 2215
Cidade/Estado: Umuarama / PR
Motorização/Cor: 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais: Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por LeonardoHB em Sex Fev 13 2009, 09:56

Olha... isso eu posso dizer... já dirigi um Corolla automático... é gosto de dirigir sim... mas tem que se acostumar com o carro... no meu carro eu demorei pra sentir as trocas de marchas... daí eu tava na estrada... mantendo 120Km/h se eu tirasse um pouco pé e o KM fosse para uns 100km/h o carro descia uma marcha e ficava gritando... tinha q pisar um pouco mais pra ele passar e manter a marcha alta aos 120km/h... então é questão d se adaptar...

Sim... carros com marcha automática são umas porcarias para largar rápido... porém como a marcha é passada sempre certinha eles desenvolvem melhor...

Qto a serem mais gastões está lá em cima a resposta... vc tem q aprender a dirigir com um carro assim... senão vai sempre manter a marcha baixa e rotação alta e evaporar combustível...

Oq o Tar disse sobre as letras está correto... é isso mesmo...

Outra coisa... carro automático não tem o pedal de embreagem (claaaaaro!!) e com isso o pedal do freio é maior... então tomem cuidado pra não pisar no freio com o pé esquerdo... senão vai ficar dando tranco... entenda... se não tem pedal de embreagem então vc vai deixar o pé esquerdo parado... morto... quietinhu no lugar dele... e boa...

Falows!!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens: 3815
Cidade/Estado: São Paulo SP
Motorização/Cor: 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais: KPG9

Mensagem por Darksun em Sex Fev 13 2009, 10:20

Eu já drigi 2 corollas e um vectra automáticos, e assim como o Leonardo colocou é muito gostoso de se dirigir, o carro fica macio e faz as marchas no tempo certo, ele não desce na lomba não e também não tem pedal de embreagem, tem que usar só o pé direito mesmo, o esquerdo você amarra em algum lugar ! Razz senão você pode sem querer pisar no freio com ele e o carro dá um socão !!! Você vai controlando ele só no acelerador, aí você vai "sentindo" o carro e se adaptando. Nas sinaleiras é só pisar no freio e aguardar, ou então botar em ponto morto (N), aí você não precisa ficar segurando o freio, porém tem que lembrar de botar no (D) depois. Tem carros que tem outro tipo de câmbio também que é sequencial, ai não totalmente automático, você vai subindo ou descendo as marchas mas é só pra frente e pra trás. Existem ainda carros com câmbio semi-automático, que não possuem embreagem porém vc tem que fazer as marchas. Eu curto muito câmbio automático, se viesse de série no ka (isso só sonhando) eu ia achar o máximo, mas sei que o pessoal em geral não curte por causa que tira a esportividade do carro, alegam que "perde a graça" de dirigir o carro, porém eu particularmente gostei.

Última edição por Darksun em Sex Fev 13 2009, 15:09, editado 1 vez(es)

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens: 703
Cidade/Estado:  
Motorização/Cor:  
Código de Opcionais:  

Mensagem por Eulalio em Sex Fev 13 2009, 10:31

Meio "off-topic" mas certo dia ouvi Alexandre Garcia num comentário na rádio falando sobre a questão de veículos no mundo inteiro. Enquanto muitos países já adotaram o câmbio automático como item de série em seus carros, aqui ainda é item de luxo.

Se for abordar o lado da segurança, o câmbio automático oferece maior segurança que o manual, que segundo Garcia, seria mais adequado em carros esportivos.

Só de imaginar que meia-embreagem deixaria de ser feita em qualquer situação é uma maravilha.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 2525
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata

Mensagem por Darksun em Sex Fev 13 2009, 10:40

Cara, eu particularmente adorei o câmbio automático, mas é questão de costume e até um pouco que de cultura mesmo, tem muitas pessoas que nunca dirigiram um carro automático e já saem falando pra todos que nem querem saber pq carro automático é sem graça de se dirigir.

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Cidade/Estado:  
Motorização/Cor:  
Código de Opcionais:  

Mensagem por Fabio em Sex Fev 13 2009, 11:40

hm... entendi então! mas eu não queria carro automático(pode ser pq eu nunca dirigi), pois pelo que disseram ele é fraco e não é nada esportivo... Por exemplo, um motor 1.5 da honda não desenvolve nada com câmbio automático (é o que tão falando no teste dos 100 dias com o Honda Fit)

Valeu.

Fabio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens: 1255
Cidade/Estado: Porto Alegre / RS
Motorização/Cor: 1.0/ Vermelho

Mensagem por Darksun em Sex Fev 13 2009, 11:51

Sim, pra quem gosta de arrancar e dirigir mais esportivamente o câmbio automático não é a melhor das opções, mas pra quem dirige mais "estilo tiozinho", bem na manha, é uma maravilha !!!

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Cidade/Estado:  
Motorização/Cor:  
Código de Opcionais:  

Mensagem por Hitokiri Adriel em Sex Fev 13 2009, 15:16

Ë aquela coisa.. hj.. somos jovens.. temos nosso carro com cambio manual... Espera daqui a uns 40/50 anos.. vc de SACO cheio de dirigir, tendo q trocar de marcha?? é uma boa hora pra comprar um carro automático =P

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1102
Cidade/Estado: São Caetano do Sul / SP
Código de Opcionais: KPN9

Mensagem por Tar em Sex Fev 13 2009, 21:30

Hitokiri Adriel escreveu:Ë aquela coisa.. hj.. somos jovens.. temos nosso carro com cambio manual... Espera daqui a uns 40/50 anos.. vc de SACO cheio de dirigir, tendo q trocar de marcha?? é uma boa hora pra comprar um carro automático =P
²isso mesmo, só quem é velho que curte carro manual, mas imagina vc depois de uns 30 anos só trocando de marcha? É um descanso mais que merecido ^^Eulalio, pq cambio manual seria mais perigoso?(eu aperto enter pra pular de linha, mas qndo mando o post fica tudo junto... =S)

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por marcelo em Sab Fev 14 2009, 07:43

Nunca dirigi carro com câmbio automático. Conheço gente que tem e adora, realmente simplifica muito a coisa. As mulheres são fãs.

Uma história engraçada que eu ouvi foi de um cara que tem um Honda Accord. Quando ele pegou o carro, demorou muito a acostumar com a falta de embreagem. Dirigir sem usar o pé esquerdo no início é estranho. O pedal de freio é bem largo, e aí o cara tava descendo uma rampa de garagem e, por estar condicionado a usar embreagem, enfiou o pé esquerdo acertando o freio, aí o carro deu aquele tranco e ele enfiou a cara no volante...

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 259
Cidade/Estado: Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor: 1.0 Flex - Vermelho Bari
Código de Opcionais: KBC9-S

http://www.coposujo.net

Mensagem por PoLGaMeS em Sab Fev 14 2009, 09:33

marcelo...issu deve ser mesma coisa ao contrario o cara q ja anda num carro automatico a muitos anos voltar pega um carro manual deve dar umas engasgadas eheheh

PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 2231
Cidade/Estado: Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor: 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais: Black Turtle

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Eulalio em Sab Fev 14 2009, 10:30

Tar escreveu:
Hitokiri Adriel escreveu:Ë aquela coisa.. hj.. somos jovens.. temos nosso carro com cambio manual... Espera daqui a uns 40/50 anos.. vc de SACO cheio de dirigir, tendo q trocar de marcha?? é uma boa hora pra comprar um carro automático =P
²isso mesmo, só quem é velho que curte carro manual, mas imagina vc depois de uns 30 anos só trocando de marcha? É um descanso mais que merecido ^^Eulalio, pq cambio manual seria mais perigoso?(eu aperto enter pra pular de linha, mas qndo mando o post fica tudo junto... =S)

Tar,

Alguns dizem que quanto menos comandos a realizar, mais seguro o desempenho da função se torna. Então, a retirada da embreagem e a função do câmbio automático segue essa linha. Não precisar sair de uma ladeira na meia embreagem, não precisar da embreagem para sair com o carro, etc... tudo isso é motivo para um descuido e deixar o carro descer e bater no outro. Então, o câmbio automático oferece maior segurança que o manual.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Darksun em Seg Fev 16 2009, 10:46

Falando ainda sobre esportividade, me esqueci de citar, eu nunca vi nem testei, mas parece que existem alguns tipos de câmbio automáticos (principalmente nos modelos da mercedez) que ele se "adapta" ao seu estilo de dirigir. Você inicialmente aciona um modo que o câmbio permite que você troque as marchas, aí você faz elas do modo como você costuma dirigir, ou seja, troca no tempo que você quiser, aí então depois o carro "guarda" essa configuração pra você e troca automaticamente as marchas no mesmo tempo que você trocou quando tava "calibrando". Tem carros que você pode guardar + de uma configuração, assim você poderia guardar um estilo para viajar por exemplo e outro para fazer um racha (no cambio automático !!!). Mas claro, apenas uma suposição, pois o propósito desse tipo de câmbio não é esse e nem deve ser usado assim. Mas que seria legal seria.

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Cidade/Estado:  
Motorização/Cor:  
Código de Opcionais:  

Mensagem por LeonardoHB em Seg Fev 16 2009, 10:52

Ainda mais que vamos dar um exemplo... vc guarda uma configuração pra um "racha" e do nada precisa dar uma reduzida forte no carro... q vc faz? hehehehehe

Mas essa de guardar a configuração é interessante pra caminhos já manjados...

Mas não sei se seria o ideal... acho que oautomático é automático e pronto... cabou o papo... Razz

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Darksun em Seg Fev 16 2009, 11:00

É nesse caso o cara teria que passar rapidamente pro modo manual de troca, o que seria inconveniente, sendo mais prático fazer o "racha" tudo no manual mesmo. rsrsrsrs, É, não adianta, câmbio automático não foi feito pra correr mesmo.

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Cidade/Estado:  
Motorização/Cor:  
Código de Opcionais:  

Mensagem por Tar em Seg Fev 16 2009, 21:36

Mas e no cambio automatico se acabar o freio do carro? oq que faz? puxa o freio de mão? Se travar o aclerador então? imagina?!!? hauhauahuha (ta certo que é meio impossilvel de acontecer isso...)

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Alessandro em Seg Fev 16 2009, 22:58

Por essas que eu vou de freio motor presente no manual.
mas também tem aqueles sequenciais, da pra diminuir se acontecer alguma coisa.

mas assim eu vou de manual.

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 4899
Cidade/Estado: Campinas/SP
Motorização/Cor: Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais: KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Eulalio em Ter Fev 17 2009, 10:08

Tar escreveu:Mas e no cambio automatico se acabar o freio do carro? oq que faz? puxa o freio de mão? Se travar o aclerador então? imagina?!!? hauhauahuha (ta certo que é meio impossilvel de acontecer isso...)

E no câmbio manual como se faz quando falta freio? Reduz a marcha, porém a vantagem é que em ladeiras o automático se mantém numa velocidade mínima ou parado enquanto no manual o carro desce.

Se travar o acelerador no manual o que se faz?

O câmbio automático tem mais tecnologia embarcada que o manual, a consequência disso é maior segurança. Pelo menos é o que eu acho.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Darksun em Ter Fev 17 2009, 10:14

A câmbio automático tem freio motor sim, varia de carro pra carro, mas geralmente são nas últimas posições, que equivalem a primeira, segunda e terceira marcha (nos cambios automáticos que possuem essas posições). Já no câmbio da foto acima desse tópico em questão, creio que colocando na posição S estando em alta velocidade, ele reduziria para a segunda instantaneamente. E carro com câmbio automático tem a posição "P" que você usa quando deixa o carro estacionado. E quanto a trancar o acelerador acho meio difícil, pois esses tipos de carros o acelerador não é com cabo, mas mesmo que venha a trancar acho que tem como contornar.

Última edição por Darksun em Ter Fev 17 2009, 10:27, editado 1 vez(es)

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Cidade/Estado:  
Motorização/Cor:  
Código de Opcionais:  

Mensagem por LeonardoHB em Ter Fev 17 2009, 10:23

Darksun... carro automático tem freio de mão sim...

O Corolla que eu andei tinha e o Focus do meu cunhado tbein tem... e ambos são automáticos!

A!! O New Civic do meu tio tbein é automático e tbein tem freio de mão...

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Darksun em Ter Fev 17 2009, 10:41

Realmente Leonardo, retificado, faz tanto tempo que diriji que nem me lembrava, mas agora olhei uma foto e tem mesmo. Só não sei o efeito que causa puxando em alta velocidade, deve ser o mesmo que um carro manual.

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Cidade/Estado:  
Motorização/Cor:  
Código de Opcionais:  

Mensagem por LeonardoHB em Ter Fev 17 2009, 10:59

A mesma coisa... hehehehe o freio de mão não muda em nada de carro manual para automático... hehehehe

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Darksun em Ter Fev 17 2009, 11:06

Alguém aí pra fazer o teste ? rsrsrs
E pra fazer o automático pegar no tranco então !! acho que o cara só pisa direto.

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Cidade/Estado:  
Motorização/Cor:  
Código de Opcionais:  

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: