[DÚVIDA] - Pq estou com problemas com embreagem nova no Ka XR?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Pq estou com problemas com embreagem nova no Ka XR?

Mensagem por Aaron Ardingen em Qua Mar 30 2016, 20:30

Troquei minha embreagem original do Ford Ka XR aos 55mil Km. Ela funcionava bem, engatava todas as marchas perfeitamente, mas estava excessivamente pesada e desconfortável. Dei-me ao luxo de investir um pouco e trocar o conjunto completo, inclusive o atuador hidráulico (marca Sachs). Pois bem, a embreagem nova ficou macia, como esperado e funcionou bem... até 15 dias e 800Km rodados (a maioria em rodovia) depois.
Ao manobrar para guardar o carro na garagem, a primeira marcha não desengatava e o carro continuava andando, mesmo com a alavanca 100% acionada. Para bem de não bater o carro contra a parede, pisei no freio e o desliguei. Ao religá-lo, a ré não entrava e raspava muito forte, tão alto quanto se eu tentasse engatar com o carro ainda em movimento. Algumas tentativas depois consegui manobrar o carro e levei-o na mahã seguinte ao mecânico que fez a troca.
No caminho até a oficina, tudo normal. O mecânico inclusive não identificou problemas, o que me deixa bastante chateado, pois agora não tenho confiança no meu próprio carro e, pior: após fazer a devida manutenção e gastar uns bons trocados.
Hoje o mesmo problema com a ré voltou a acontecer, mas não o fato de o carro continuar andando com a embreagem acionada. Logo, peço a opinião dos usuários do fórum: qual pode ser o problema? Poderia ser a peça defeituosa? Ou talvez a execução do serviço foi malfeita? Tenho algumas teorias, mas não sou muito entendido de mecânica e gostaria da opinião dos colegas.

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 16
Cidade/Estado : Agudo, RS
Motorização/Cor : 1.6 XR / Prata
Código de Opcionais : XR

Re: [DÚVIDA] - Pq estou com problemas com embreagem nova no Ka XR?

Mensagem por Hades666 em Qui Mar 31 2016, 12:36

Conselho:
1. Leve em uma boa mecânica de embreagens;
2. Mande fazer uma checagem e se possível com laudo técnico;
3. Portando o laudo, retorne ao mecânico(picareta) que fez o serviço e mande reparar;
4. Se nada resolver....entre na justiça.

Claramente é problema de montagem ou peças.......nos dois casos a responsabilidades é do mecânico que fez o serviço.

Os custos do reparo serão seus se:
Vc comprou as peças para executar o serviço e deram defeito. A responsabilidade passa a ser sua, tanto das peças defeituosas tanto quanto do serviço a ser refeito.
Por isso recomendo não comprar peças se vc não entende do assunto, deixando para a oficina a garantia completa, compre peças originais ou superiores.

Hades666
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 180
Cidade/Estado : Poa/RS
Motorização/Cor : Novo Ka White 1.0
Código de Opcionais : Novo Ka 2015

Mensagem por Aaron Ardingen em Qui Mar 31 2016, 12:46

Caro Hades666,

primeiramente, muito obrigado pelo comentário. Minhas suspeitas são as mesmas suas: peças ou montagem.

O que me entristece é que a oficina que levei é referência na cidade. Todos para quem perguntei me recomendaram levar lá. Já tive a ideia do tal laudo e, possivelmente, farei isso.

No caso, levei o carro, apenas... não comprei nenhuma peça. A responsabilidade é total da oficina.

Postarei atualizações do caso assim que tiver novidades.

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Qui Mar 31 2016, 17:52

Pela característica mencionada indica ser defeito do atuador hidraulico que não está dando curso completo e assim não desacoplando direito a embreagem !!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1303
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Hades666 em Qui Mar 31 2016, 22:10

Ficaremos no aguardo das atualizações...
Sorte ai...

PS: Parabéns por esse XR....acho um belo carro Very Happy

Hades666
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 180
Cidade/Estado : Poa/RS
Motorização/Cor : Novo Ka White 1.0
Código de Opcionais : Novo Ka 2015

Mensagem por Aaron Ardingen em Sab Abr 02 2016, 19:17

Maraccini, obrigado pelo caráter técnico do seu comentário.

Hades666, gosto bastante do XR também. Hoje "fiz as pazes" com ele: lavei todinho e dei aquela encerada no capricho, haha. Obrigado pelo elogio.

Apesar de o problema não ter se repetido, levei novamente na oficina e, mais uma vez, não foi constatado nenhum tipo de vazamentos ou indicação de mau-funcionamento da embreagem. O curioso é que as únicas ocorrências de problemas foram as descritas no primeiro post, ou seja, o problema simplesmente sumiu (pelo menos por enquanto). Isto me leva a duas teorias, que gostaria de debater com os colegas:

1. Talvez por medo de "queimar o filme", o mecânico tenha trocado uma peça ou corrigido um detalhe primário e não me avisou. Não acredito muito nisso, mas já que as possibilidades não são lógicas, me veio essa teoria.

2. Durante a troca do conjunto, pode ter entrado uma bolha de ar ou uma sujeira no sistema, fazendo com que, por aquelas duas vezes, a embreagem não tenha desacoplado. Com o carro parado à noite, a própria queda de temperatura pode ter dissolvido essa bolha/sujeira, fazendo com que o problema sumisse.

O que vocês acham? O problema ter momentaneamente sumido pode indicar que o serviço não foi tão malfeito assim? Ou será que é uma questão de tempo até eu voltar a ter dores-de-cabeça com minha embreagem nova?

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Herumor em Seg Abr 04 2016, 08:31

cara, meu carro "sara" as vezes assim e é muito frustante =/

não é de costume mecânico fazer isso pois mesmo não "queimando filme" perde a confiança e mecânico adora chorar as correções por erro dele ou defeito de peça (que é o que ele diz quando é erro dele)...
por ser referência na cidade pode ser que ele trocou mesmo sem avisar, vai saber ehehehe

Herumor
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : Bauru - SP
Motorização/Cor : 1.6 Preto
Código de Opcionais : Modelo MP3 2007

Mensagem por Maraccini em Ter Abr 05 2016, 16:11

Pode ter feito uma simples sangria do sistema .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1303
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Aaron Ardingen em Ter Abr 12 2016, 19:37

Herumor, pois então... essa é a definição: o carro sarou! hahaha
É um tanto frustante mesmo. Mas uma hora eu acabo descobrindo de vez o que aconteceu. Ah, eu descubro, rsrs.

Maraccini: bem pensado. Fecha certinho com os sintomas e a "solução" do problema.

Bem, gostaria de atualizar os colegas: durante esses dias, andei com o carro normalmente. O defeito não ocorreu e as trocas de marchas estão perfeitas. Como mencionado acima, o carro "sarou".
De qualquer forma, sou precavido e pretendo levar o carro no mecânico que sempre cuidou dele para uma revisão geral em breve. Nesta ocasião, quero aproveitar e fazer um check-up da embreagem.

Agradeço a atenção do pessoal do fórum.

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Aaron Ardingen em Dom Maio 08 2016, 21:07

Caros colegas, conforme prometido, venho com uma "nota de esclarecimento", hehe.

Pois bem, levei o XR no meu mecânico de confiança para uma revisão geral - o que, obviamente, incluiu uma checada na embreagem nova.

A montagem em si está correta, o que era até óbvio pelo fato de o carro ter "sarado" e ter trocado as marchas perfeitamente há algumas semanas. Jamais saberemos com 100% de certeza o que aconteceu. Mas a teoria mais plausível é que alguma bolha de ar entrou no sistema e causou o mau-funcionamento do conjunto naquelas duas ocasiões. Uma sangria do sistema pode ter sido a solução. Esse foi o veredito do mecânico e em conformidade com o que nosso colega Maraccini citou acima.

Agradeço a atenção de todos.

Grande abraço!

Aaron Ardingen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:22

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: