[Defeito] Tranco ao passar de marcha, reacelerar e 0-100 "demorado".

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Defeito] Tranco ao passar de marcha, reacelerar e 0-100 "demorado".

Mensagem por Leandronik em Ter Maio 31 2016, 14:13

acabo de comprar um KA 2008/2009 1.6 completinho 90mil rodados.
mas desde que comprei tem algumas coisinhas me incomodando, peço ajuda de vocês para saber qual seria o DEFEITO.

1º - toda vez que eu vou acelerar de uma vez (saída de semáforo, quebra-molas ou retomada) ele faz que vai dar uma arrancada forte, dá uma mini falhada e dá um tranco, e depois vai normal, é como se eu tivesse acelerado soltado e acelerado de novo, mas dá um tranco quase tão forte quanto fazer o carro pegar no tranco. É tipo um buraco na aceleração, acontece também na passagem de todas as marchas (menos evidente de 4 para 5), e acontece também quando estou numa velocidade constante, solto o pé do acelerador, freio um pouco sem usar embreagem e quando piso no acelerador de novo, ele faz a mesma coisa, o efeito do tranco acontece mais nitidamente em rotações abaixo de 2500.

2º - Ele estrala as vezes quando estou arrancando, sinto que a mocinética não está 100%.

3º - A embreagem é certeza que está no fim da vida, é o próximo item a ser trocado.

4º - Sinto que o carro não está tão forte quanto deveria, medindo um 0-100 nele, o melhor tempo que tive foi 12,8 , mesmo considerando meio segundo de diferença na medição do Torque Pro + OBD2 ELM 327, é um tempo um pouco alto para o padrão  Torque/Peso do carro. Por exemplo, tenho um POLO Sedam 1.6 que faz em 11,5 na mesma medição.

5º - Defeito já conhecido é que a água está baixando meio litro por semana, a carcaça da eletrovauvula está vazando um pouquinho (espero ser só ai o vazamento).

Manutenção já feita:
Usei 2 perfect clean no tanque com combustível na reserva.
Troquei filtro de Combustível, Filtro de óleo, Filtro de Ar e Limpei o TBI (incluindo a entrada de ar pro sensor da borboleta) com Koube K90.
Coloquei Óleo Sintético Selenia + Militec. (o óleo que estava no carro nem saiu muito preto, ainda rodava uns 5k fácil, mas eu não quis acreditar no dono anterior rs).
Trorquei bobina (coloquei Magneti Marelli), Cabos de vela (NGK),  e velas (NGK).

Será sensor MAP, Lambda, Catalizador entupido ???? dúvidas rs.

Vou levar no mecânico , e infelizmente vai ser a 1a vez que faço serviço neste mecânico, pois meu mecânico de confiança não trabalha mais  pale , queria uma luz de vocês para já ter uma ideia dos defeitos.

obs.: tenho o OBD2 Bluetooth, então consigo fazer alguns testes , por exemplo o sensor de oxigênio 1 fica doidão enquanto estou rodando, se soltar o pé do acelerador ele vai pra 0,0v e se acelerar ele pula pra 0,9 e volta pra 0,3 e fica sambando.

obrigado a todos.

Leandronik
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 16
Cidade/Estado : Brasília DF
Motorização/Cor : 1.6 Branco
Código de Opcionais : completo

Re: [Defeito] Tranco ao passar de marcha, reacelerar e 0-100 "demorado".

Mensagem por Maraccini em Ter Maio 31 2016, 21:39

Provavelmente seja mesmo o sensor de oxigênio (lambda) mas veja tb o sensor de temperatura do motor ele causa este defeito tb .  Catalisador entupido tb pode ajudar o defeito mas está com cheiro forte de enxofre ? Veja se mangueiras do canister e do vapor de óleo que vão direto ao coletor de admissão não estão furadas ou rachadas (entrada falsa de ar) tente fazer depois um reset do modulo ECU (tem aqui no clube como fazer) .

Outra coisa cuidado em usar o aditivo Perfect Clean nesta proporção que nosso amigo (mineiro) na internet fala !! Nesta proporção pode facilmente chegar no óleo e diluir muito a lubrificidade. Ele é muito bom e tb muito forte e o próprio fabricante indica no máximo 2 frasco em 50 litros

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Leandronik em Ter Maio 31 2016, 22:24

Obrigado pela ajuda Maraccini.

bom, eu cheguei a cogitar entrada falsa de ar, mas achei que se tivesse entrada falsa, a marcha lenta ia oscilar, e neste caso qdo ta parado ela fica entre 860 e 880 sem variar quase nada, amanhã vou dar um confere nas mangueiras de novo, mas acho que não tem entrada falsa.

sobre o sensor de temperatura, seria o que me retorna o valor do coolant, ou tem outro? pq esse ta marcando certinho.

e o carro não está com cheiro de enxofre.

estou receioso em resetar a ECU pois não sei se o torque pro consegue ler todos os códigos de erro, e talvez eu possa comprometer o diagnóstico do mecânico.

os códigos de erro que consegui captar foram:
P0232 - Transmissão - Fuel Pump Secondary Circuit High (posso estar com problema de pressão na Bomba de combustível??)
B1202 - Carroçaria.

estava pensando em desconectar a MAP e tentar rodar com ela desligada, isso faria a ECU usar mapa de emergencia e se for nela o erro, vai corrigir o erro, ou não? posso fazer isso na lambda tb?

outro detale, o sensor 2 de O2 fica travado sempre no 1.3v, nunca oscila.

acho que sensor 1 é a MAP e sensor 2 é lambda seria isso ????

abraços

Leandronik
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Qui Jun 02 2016, 02:15

Leandro

Se for um furo normalmente a marcha lenta oscila mas se for rachadura as vezes somente quando aumenta o vácuo que dá a entrada de ar falsa . 

Sim o sensor de temp. é este mesmo e varia conforme o combustível utilizado ( motor flex) temperatura de trabalho diferentes .

Se não está cheirando enxofre normalmente não é catalisador mas um bom scanner pode dar informação mais precisa .

Resetar apaga a maioria dos erros DTC mas se problema persistir vai aparecer de novo então não tem problema de mascarar .

O DTC P0232 pode ser na tensão que está chegando na bomba de combustível ou na bomba em si ( defeito ) precisa mandar medir vazão - no flex é 3,5 bar. E este tipo de defeito pode ocasionar o defeito mencionado ! 

O DTC B1202 tb tem a ver com problema no sistema de alimentação de combustível ( bomba ou circuito elétrico ) 

Tente ver o aterramento da bomba de comb. , da bateria e do modulo ECU !!

Se desligar o MAP vai desligar tb o AIT ( temperatura do ar) mesmo conector e vai entrar em modo de segurança ou pode nem ligar mas não irá corrigir erro não ! - pode tentar retirar e limpar com limpa contato não oleoso.

O mesmo vale para o sensor de oxigênio ( lambda 1 antes do catalisador) pode tentar limpa-lo com mesmo produto mas cuidado para não retirar a graxa da rosca desta pois é graxa de cobre e difícil de achar!! E cara !!

Seu carro tem duas sondas lambdas uma antes e outra depois do catalisador ?? Não me lembro se neste ano já tinha ! Se tiver a sonda 2 tem valor mais fixo mesmo é a primeira que oscila para corrigir a mistura ar/combustível ( além dos outros parâmetros é lógico ). Mas os valores da sua parecem estar fora do padrão (variando muito) mas pode ser reflexo de baixa vazão da bomba de combustível !! 

Apesar da bobina ser nova há relatos que desta marca vieram com defeito de fabrica verifique tb !

Observe tb se não esta misturando agua no óleo pode ser sinal de junta queimada  

Boa sorte e Um Abraço.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Leandronik em Qui Jun 02 2016, 14:52

Desconsiderei desligar a MAP kkkk.

fazendo mais alguns testes, o Óleo eu olhei logo de cara, pois o defeito parece bastante com junta queimada, e aliado ao fato da água estar baixando, mas aparentemente não é junta queimado, pois o óleo está 100%.

sobre a bomba, eu fui olhar (um saco desmontar o assento de trás do KA, ele é parafusado oO), percebi o positivo que chega na bomba meio queimado (o pino do positivo no conector estava preto), eu passei limpa contato e botei de volta no lugar.

temos 2 agravantes,
1º o carro tinha bloqueador, aquele que corta a corrente da bomba gradativamente se não apertar o botão, e isso pode ter dado os falsos erros. (já desisntalei o maldito bloqueador)

2º as vezes quando ligo a chave pela manhã, enquanto a bomba está fazendo aquela carga inicial, escuto uma vibração metálica, tipo um celular vibrando encima de uma lata, e depois que dou partida a vibração continua por uns 30segundos a 1min e para.

descobri uma maneira de minimizar muito o engasgo, eu do um toque no acelerador nas passagens de marcha e faço punta taco nas reduções rs.  (tenta fazer puntataco nas reduções num engarrafamento kkkkkk).
o que me faz pensar em algum sensor ta bugando a ECU que está jogando a aceleração muito pra baixo.

acho que não é só 1 defeito no final das contas ($$$$ indo embora).

vlw a ajuda.
abraços

Leandronik
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Qui Jun 02 2016, 22:08

Vibração pode ser a bomba solta dentro da carcaça !
Os mal contados devem ser estes mesmo que achou mas acho que vai ter que desmontar a carcaça.
Vela a pressáo dela tb .
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:05

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: