[DÚVIDA] - O Consumo está me dando nos nervos! O que fazer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - O Consumo está me dando nos nervos! O que fazer?

Mensagem por Daniel Almeida em Qui Jun 16 2016, 08:48

Bom dia galera!

O meu Ka e o 1.0 completo 2010, meu segundo carro, já possui um Palio Wekeend, mas não tive boas recordações dele não.
No caso do Ka que possuo atualmente gostei muito dele, o torque e tal, design e motor. Motor forte e imponente, as vezes pego até o Ecosport Freestile do meu sogro e percebo que o Ka não fica muito pra atrás não. Mas o que esta me irritando muito é o consumo dele gente  Sad , na gasolina ele esta fazendo 7,5km/l na cidade, horrível para a porte do carro, e olhe que eu não ando com o ar ligado, somente quando passeio com minha filha, o Ecosport do meu sogro que é 1.6 faz até mais do que 9 km/l, estou muito triste com isso, já troquei cabo de vela, as velas ,filtro de ar e nada de melhorar, eu uso ele pra trabalhar todo dia e ainda abasteço só em posto conhecido, livre de adulteração, mas não tem melhora, fico indignado com isso, é muito pouco, agora por exemplo ele esta já entrando no reserva e só rodou 280 km/l com o tanque. Não sei mais o que fazer  Mad , se tiver alguém aqui que já passou por isso e modificou algo que melhorou eu agradeço pela a dica.

Flw galera!

Daniel Almeida
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : Natal/RN
Motorização/Cor : Ford Ka 1.0 Preto
Código de Opcionais : AR, VE, TE, AL, DH

Re: [DÚVIDA] - O Consumo está me dando nos nervos! O que fazer?

Mensagem por vitordiasm em Qui Jun 16 2016, 10:01

Daniel,

O Zetec Rocam é um motor muito bom. Eu gostei tanto dele que já tô no meu segundo Rocam, mas tem esse problema crônico de consumo mesmo.
O meu antigo 1.0 fazia essa mesma média de 7,5, e na melhor das hipóteses fazia 8 na gasolina. O meu atual 1.6 faz 8,5 na gasolina, mas ainda não está com todas as manutenções feitas, então não me assusto muito com esse consumo, mas consciente de que não fará muito menos que isso.
Algumas pessoas conseguem médias muito boas com o Ka g2, e eu Ka bati cabeça várias vezes pra tentar melhorar esse consumo, mas nunca consegui.
No seu caso tente ver a sonda lambda. Leve até uma oficina e passe um Scanner pra ver se acusa algum erro.

vitordiasm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 97
Cidade/Estado : Belém - Pará
Motorização/Cor : 1.6 2008/2009 Flex Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Daniel Almeida em Qui Jun 16 2016, 10:12

Vitor,

É verdade o motor é muito bom mesmo, realmente ouvi muitos proprietários relatarem o alto consumo dele dentre os populares do mercado, mas me assustei com essa minha média, vou verificar pelo o Scanner como você citou, verificar se todos os itens estão em ordem.

Vlw!

Daniel Almeida
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por vitordiasm em Qui Jun 16 2016, 10:25

Daniel Almeida escreveu:Vitor,

É verdade o motor é muito bom mesmo, realmente ouvi muitos proprietários relatarem o alto consumo dele dentre os populares do mercado, mas me assustei com essa minha média, vou verificar pelo o Scanner como você citou, verificar se todos os itens estão em ordem.

Vlw!

Leia também os diversos tópicos que tem na seção "desempenho" relacionados ao consumo. São diversas as possíveis causas e soluções pra essa situação.

Já tentei grande parte das soluções que postaram lá, mas não consegui resolver. Não custa você tentar.

Sobre as causas, parece que a mais pertinente é que o carro já vem de fábrica com um acerto meio ruim na central eletrônica, o que deixa ele Gastão. Sobre isso a solução poderia ser um remapeamento na central eletrônica, para que o carro consuma menos.

Se isso da certo eu não sei, porque nunca tive dinheiro e nem disposição pra gastar com tudo isso. Mas te digo que tenho um tio que tem um fiesta sedan 1.6 2009, com o mesmo motor do nosso Ka. O carro dele consumia bastante, ele ele levou em uma oficina que além de trocar diversas peças básicas de manutenção do carro, também parece que fez algum serviço na central eletrônica, acho que foi esse remapeamento ou algum acerto na central. Hoje o carro dele não consome quase nada. Embora ele rode muito pouco no mês, diferentemente de mim, o tanque dele dura umas três semanas, tendo um consumo excelente na cidade.

O problema é que por todos os serviços que ele fez ele pagou mais de 1.000 reais, mas deu jeito. Não tô dizendo que se você fosse fazer, seria esse preço, mas no caso dele, somando tudo deu isso. Cada carro é um carro

Com a rotina que eu tenho, o tanque dura uma semana.

vitordiasm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Professor em Seg Jun 20 2016, 09:42

Já deu um reset na central eletrônica? Tem que desligar os cabos da bateria e deixar algumas horas, depois conecta os cabos de volta, dá a partida no carro e deixa em marcha-lenta até armar e desarmar a ventoinha umas 3 vezes. Só tem que cuidar do alarme e do rádio, esses equipamentos costumam ter códigos, você precisa saber os códigos para digitar depois que religar a bateria!

Professor
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : SEL

Mensagem por vitordiasm em Seg Jun 20 2016, 11:06

De qualquer modo, acho que seria melhor só fazer tal procedimento depois de trocar a sonda lambda, já que depois que trocá-la, vai ter que fazer de novo.

Tem um tópico explicando como deve ser feito o desligamento e religamento da bateria.
Abraços

vitordiasm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Daniel Almeida em Seg Jun 20 2016, 11:18

Blz brother, vlw aí.

Vi o tópico do "Reset", mas lá eles não falaram nada de digitar código nao, vou trocar essa Sonda ai e fazer isso, mas fico meio receoso de dar esse Reset e o carro ficar louco e me deixar na mão, falar nisso vou trocar o catalisador também, pois em marcha lenta fica fazendo um som estranho na parte debaixo dele como fosse um lata cheio de terra sendo assoprada, acho que o catalizador também esta ajudando a esse consumo e já foi pro saco. Vou ler mais sobre esse Reset ai mesmo, como eu uso o Ka para o trabalho logo cedo fico com medo do bicho dar bronca e não ter a quem recorrer logo (Eletricista).

Abraços.

Daniel Almeida
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Professor em Seg Jun 20 2016, 11:32

Daniel, os códigos são necessários apenas para alguns alarmes e alguns rádios. É que quando desliga a bateria os aparelhos perdem tudo que estava na memória, por isso tem que digitar os códigos quando religar. Um bom eletricista pode verificar isso para você. Sobre o catalisador, será que ele está restringindo a passagem de ar? Já experimentou, com o carro ligado, pedir para alguém acelerar em ponto morto, para você colocar a mão a uns 20 cm da saída do escapamento e sentir como os gases são expelidos? Se tiver um 'entupimento' no catalisador você perceberá, pela forma que os gases saem do escapamento (mas vai com cuidado, para não se queimar, aproximando a mão devagarinho)!

Professor

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : SEL

Mensagem por Daniel Almeida em Seg Jun 20 2016, 12:18

Professor.

Realmente na saída do escapamento em marcha lenta o motor NÃO oscila, mas verifiquei que não é tão linear, dar um sopapos e umas falhas, principalmente de manhã logo cedo, e na aceleração na mesma situação de marcha lenta até os 3000 rpm fica meio que umas falhas do mesmo jeito, mas quando as marchas são engatas e o motor já quente as acelerações ficam normais, só que mesmo o motor quente e já rodado em marcha lenta ele fica com a aceleração falhando do mesmo jeito. O meu carro era de uma jovem que andava com ele rebaixado 2 elos das molas, quando peguei ele troquei logo as molas e deixei na altura normal, por isso suspeito que nesse rebaixamento que ele fez, raspavam muito nos quebra-molas o catalisador, pois o físico dele não é tão agradável, percebo que ao redor do catalizador é feito de trançados de fios de ferro, nos quais estão se destrançando, deve ser isso.

Daniel Almeida
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por JP em Seg Jun 20 2016, 15:52

Tenho um Ka 2008/2009 e meu consumo médio é 7,5 até 8,5 Km/l no álcool, na gasolina é por volta dos 8,5 para 9,5 km/l.

Tem muitas variáveis que aumentam o consumo, como o pé do motorista, aclives, trânsito e o motor (questão de sorte, querendo ou não alguns motores saem com um acerto diferente).

A variação do meu consumo (7,5 até 8,5 Km/l no álcool) se deve totalmente ao meu pé. Quando ando com a cabeça focada para economizar sem se importar com o trânsito e com o tempo o consumo muda radicalmente.

Se já olhou tudo no motor e não achou solução tente investigar outras coisas como entrada de ar, escapamento, pneu, etc. Nesses itens você consegue uma melhora.

Mesmo eu andando quase sempre sozinho calibro meu pneu com 35 frente e traseiro. Fica menos confortável, mas ganho aí uns 0,5 Km/l na semana.

JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 210
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9

Mensagem por Maraccini em Sex Jun 24 2016, 23:25

O consumo do 1.0 sempre foi alto e num carro usado sempre aparece algumas falhas de sensores ou desgaste! sujeira e outrso que aumentam mais o consumo. Tem que procurar onde está fora do padrão.

E JP usar 35 pode melhorar consumo mas reduz muito a area de contato do pneu com o solo e reduz bastante estabilidade e frenagem fica muito maior além de forcar a suspensão  cuidado!!  Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1295
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:39

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: