[DÚVIDA] - Alguém já modificou o escapamento do KA 1.0 3c?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Alguém já modificou o escapamento do KA 1.0 3c?

Mensagem por Guilherme Eduardo em Sex Jul 22 2016, 11:31

Boa tarde amigos, tudo bem?

Alguém já botou o kazinho pra falar alto? Estou com um difusor de escape e estou querendo colocar, mas queria ver como ficaria o ronco.

Abraço

Guilherme Eduardo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor : Branco 1.0 12v
Código de Opcionais : SE

Re: [DÚVIDA] - Alguém já modificou o escapamento do KA 1.0 3c?

Mensagem por Garrettt em Sab Jul 23 2016, 16:09

Tenho a mesma duvida, estou a fim de instalar um difusor de escape no meu, mas nunca ouvi o motor sem o escapamento original pra ter ideia do som, ainda tenho que descobrir qual a melhor posição para instalar sem prejudicar o carro, se antes do catalizador intermediário ou depois.

Garrettt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Cidade/Estado : rio de janeiro
Motorização/Cor : ka Se Plus 2015 1.0
Código de Opcionais : ?

Mensagem por Maraccini em Sab Jul 23 2016, 18:59

Com difusor há grande risco de voltar ar frio e atingir as valvulas de escape entortando- as, trincas no cabeçote .

É muito dificil acertar o escape de um carro 1.0 ( gases de pressão e contrapressão) que normalmente pode fazer o desempenho cair e ou consumo aumentar. abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por vitordiasm em Dom Jul 24 2016, 00:33

Guilherme Eduardo escreveu:Boa tarde amigos, tudo bem?

Alguém já botou o kazinho pra falar alto? Estou com um difusor de escape e estou querendo colocar, mas queria ver como ficaria o ronco.

Abraço

Guilherme,

Você está no grupo do whatsapp? Lá já mandaram alguns vídeos do novo Ka com abafador esportivo e o ronco é bem bonito.
Se não estiver no grupo, pede pro Sousaman te adicionar, no tópico de redes sociais e blogs aqui no fórum.

abraços.

vitordiasm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 97
Cidade/Estado : Belém - Pará
Motorização/Cor : 1.6 2008/2009 Flex Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Guilherme Eduardo em Seg Jul 25 2016, 12:33

Maraccini escreveu:Com difusor há grande risco de voltar ar frio e atingir as valvulas de escape entortando- as, trincas no cabeçote .

É muito dificil acertar o escape de um carro 1.0 ( gases de pressão e contrapressão) que normalmente pode fazer o desempenho cair e ou consumo aumentar. abraço

Maraccini, usei o difusor em um Gol G5 e nunca tive tive problemas. Sabe me dizer se é um caso particular dos 1.0 3Cilindros?

Obrigado!

Guilherme Eduardo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Guilherme Eduardo em Seg Jul 25 2016, 12:38

Garrettt escreveu:Tenho a mesma duvida, estou a fim de instalar um difusor de escape no meu, mas nunca ouvi o motor sem o escapamento original pra ter ideia do som, ainda tenho que descobrir qual a melhor posição para instalar sem prejudicar o carro, se antes do catalizador intermediário ou depois.

Garrettt, tive em um Gol G5 e instalei apos o catalisador. O ronco era muito bonito! Se perdi potencia eu não senti, pois você pisa muito mais pra ouvir o belo ronco, logo o consumo aumenta mesmo. Quando eu estava mais de boa, rodava com ele fechado e o consumo era o que sempre foi, mas com ele aberto... bebia bem. no Ka estou pensando em instalar apos o abafador intermediário.

Guilherme Eduardo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Garrettt em Qui Ago 18 2016, 23:10

Guilherme Eduardo escreveu:
Garrettt escreveu:Tenho a mesma duvida, estou a fim de instalar um difusor de escape no meu, mas nunca ouvi o motor sem o escapamento original pra ter ideia do som, ainda tenho que descobrir qual a melhor posição para instalar sem prejudicar o carro, se antes do catalizador intermediário ou depois.

Garrettt, tive em um Gol G5 e instalei apos o catalisador. O ronco era muito bonito! Se perdi potencia eu não senti, pois você pisa muito mais pra ouvir o belo ronco, logo o consumo aumenta mesmo. Quando eu estava mais de boa, rodava com ele fechado e o consumo era o que sempre foi, mas com ele aberto... bebia bem. no Ka estou pensando em instalar apos o abafador intermediário.

Comprei um difusor de escape, já vi alguns instalado em up, mas até hoje não consegui ver nenhum ka usando, to muito na dúvida sobre o local, a galera do hb20 e up disseram que colocar após o coletor intermediário, praticamente não muda o som, o carro uma muito pouco, disseram que sentiram uma boa diferença instalando antes do intermediário, acredito que o motor 3 cilindros deve ter um som ótimo direto, já estou com todas as peças pra instalar e após decidir mando fotos pra galera se animar a upar o ka!

Garrettt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

INSTALEI!!!

Mensagem por Garrettt em Qui Set 01 2016, 21:41

Garrettt escreveu:
Guilherme Eduardo escreveu:

Comprei um difusor de escape, já vi alguns instalado em up, mas até hoje não consegui ver nenhum ka usando, to muito na dúvida sobre o local, a galera do hb20 e up disseram que colocar após o coletor intermediário, praticamente não muda o som, o carro uma muito pouco, disseram que sentiram uma boa diferença instalando antes do intermediário, acredito que o motor 3 cilindros deve ter um som ótimo direto, já estou com todas as peças pra instalar e após decidir mando fotos pra galera se animar a upar o ka!

Cara, instalei o Difusor na 4a feira, antes do catalisador pra testes, o ronco era tão absurdo, que até mesmo uma Harley fazia menos barulho, em alta velocidade perdia compressão com o difusor aberto, e como o difusor não possui uma vedação 100% quando está fechada, fazia um ronco mesmo com ele fechado.
Hoje fui a uma loja de escape de um amigo meu e instalei após o intermediário, ficou excelente, o ronco ainda é expressivo, mas fica bem mais grave após o catalisador, pra retirar a vibração excessiva do fundo do carro, soldamos na saída do difusor um cano na mesma medida que acompanha o desenho do escape original, e sai antes da roda traseira, pela lateral, agora fechado ele não faz barulho, mesmo com o suave escape de ar, e aberto ele joga o som para trás e para o lado, bem mais grave, se quiser depois coloco fotos aqui do resultado final, mas ficou bem agradável.
Recomendo que estenda a saída do difusor para trás ou para o lado para retirar o foco do som do escape debaixo da cabine, no final de tudo não há perda de compressão e o carro anda muito bem tanto em baixa como em alta rotação tanto com ele fechado como aberto.

Garrettt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por frnando em Sab Set 03 2016, 15:10

E os vídeos/áudios? Razz

frnando
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 49
Cidade/Estado : RS
Motorização/Cor : 1.0 Branco Ártico

Mensagem por Maraccini em Sab Set 03 2016, 22:06

Garret
Desculpe a demora a responder tive e tenho alguns  problemas mas vamos lá não é exclusivo do KA não ! em rápida explicação : As válvulas de escape, os gases e o cabeçote quando o motor está  na temperatura normal de trabalho estão entre 800 e 900 graus Celsius (+-870 ) e num retrocesso (ar externo volta pelo escape ) principalmente se estiver sem o catalisador o ar estará no máximo a 50 graus o choque térmico pode entortar ou quebrar as válvulas de escape, entortar o cabeçote e ou queimar junta . Vi que já sou num outro carro um difusor pode não ter acontecido mas existe a possibilidade . 

Num carro turbo um difusor não apresenta defeitos grandes devido a pressão e contra pressão dos gases no escape não ser tão importante e tb porque o próprio turbo funciona como restritor ao fluxo dos gases e de barulho (só ver que os Formula 1 turbos tem ronco bem menor que anteriores aspirados).

Quanto a localização antes do catalisador é ainda mais preocupante visto que a correção da mistura (ar + combustível ) é feita pela ECU através do sinal do sensor(es) de oxigênio (sonda Lambda) - nos mais modernos tem um sensor antes e outro depois do  catalisador e tb este  para trabalhar bem precisa de fluxo dos gases e temperatura alta constantes devido a isso que hoje os catalisadores estão mais perto do coletor de escape para aquecer mais rápido e diminuir a poluição e mesmo quando fechado o difusor vc mesmo informou que vaza gases modificando o fluxo por este. Para ver só de retirar o catalisador num carro deixando o resto do escape original a relação ar/combustível fica errada .

Outros efeitos consumo aumenta e desempenho diminui mesmo sem pisar mais! , explicando : com difusor aberto causa uma  saída mais rápida dos gases e parte dos gases que ainda queimaria na câmara de combustão saem mais rápido e leva parte da mistura ar/combustível que está entrando, junto pelo escape (quando há o cruzamento do comando as válvulas de Escape e admissão ficam abertas ao mesmo tempo) assim a mistura na câmara de combustão fica mais pobre e diminui a potência e ainda eleva-o pico para giros mais altos .

Num aspirado após  o catalisador quando aberto o difusor a velocidade de saída dos gases tb  aumenta não passa pelo(s) abafador/silencioso e todo o sistema de pressão e contra pressão dos gases se modifica e ocorre o mesmo problema da explicação anterior quando a mistura ar/combustível admitida e que sai junto dos gases da câmara de combustão não queimados que sai pelo escape (o combustível ) vai ajudar a derreter o catalisador diminuindo sua vida útil assim como pela maior velocidade dos gases fazem que as reações químicas dentro do catalisador não sejam completas o mesmo ocorre pela diminuição da temperaturas de trabalho neste que ajuda tb a comprometer o catalisador, a mistura pobre na câmara de combustão pode elevar a temperatura levando a um superaquecimento e  pode inclusive derreter ou fundir os pistões ao cilindro .

Para não haver comprometimento do desempenho teria que fazer um acerto da mistura (admitindo mais combustível pelo aumento da vazão dos bicos ou pelo aumento da pressão de linha do combustível (regulador de pressão maior !)) rever o ponto de ignição ou ainda com ajuda de um programador de injeção/ignição assim como se faz em carros de corrida que tem escape livre e o retrocesso do ar (que mencionei acima) nestes carros de competição é quase nulo pois sempre estão em altas rotações inclusive na trocas de  marchas (inclusive reduções) para manter os anéis sincronizadores do cambio  na mesma rotação do motor  (punta taco) e a potência e torque seriam atingidos em altas rotações (deslocamento do pico maximo ) mas sempre com consumo prejudicado.

Não é para assustar só para compreenderem que uma modificação que parece tão simples tem muita complicação na mecânica (parte técnica) tentei ser o mais sucinto e simples possível mas se ainda houver duvida podem perguntar !!  Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Eliel Anderson em Dom Set 11 2016, 19:08

Boa noite à todos! Novo por aqui, me chamo Eliel e tenho o Ka menos de uma semana.. Mas já fui fazer arte no bicho.. Mexi no escapamento para ouvir como ia ficar. O que fiz foi o seguinte: O ultimo abafador foi cortado perto do eixo traseiro e feito uma flange nele pra encaixar, sendo assim coloca-se e tira-se quando quiser...

Resultado: Eu não gostei.. Para mim não ficou bom sem o ultimo abafador. O ronco perde a característica dos 3 cilindros, em pouca faixa de giro ele ainda parece um 3cil, no restante, um 4 cilindros mesmo.. Mas pode ser percepção minha, claro. Comprei o Inflow e to esperando chegar, acho que vai valer o investimento.

Aqui me cobraram R$ 50,00 pra fazer essa flange..

Eliel Anderson
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Joinville/SC
Motorização/Cor : 1.0 3cil/prata

Mensagem por Maraccini em Qua Set 14 2016, 16:23

estou achando que a economia por volume tb está no escape do G3 ou seja tanto o 1.5 e 1.0 usam o mesmo escape (diametro e silenciosos) que explica ( coloque aqui tb o efeito cambio de relação de marchas generica todos modelos ford usam a mesma) a  pouca disposição em baixa rotação do 1.0 de 3 cilindros ( falta de contrapressão dos gases de escape !) . Um escape ainda mais solto vai piorar ainda mai o torque em baixa rotação . Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:58

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: