Melhorar consumo alterando valor da temperatura do Ar Admitido através de resistor ("Intake Resistor MOD")

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Melhorar consumo alterando valor da temperatura do Ar Admitido através de resistor ("Intake Resistor MOD")

Mensagem por Ka_SC em Sex Nov 04 2016, 19:05

Salve pessoal,

A tempo venho participando de Fóruns relacionados a carros (GM, Peugeot). E como recentemente comprei um Ka (G2/2013) me cadastrei num fórum relacionado a este carro.
O consumo elevado do ZetecRocam já é sabido por muitos.
Lendo na internet existem muitas pessoas (principalmente os gringos) que adicionam um resistor em série ao sensor de temperatura do ar admitido, com isto a injeção lê um valor de temperatura menor e consequentemente adianta um pouco o tempo de injeção, incrementando a potência do motor (pouca coisa claro).
Desmontando o filtro de ar, encontrei tal sensor, o qual é em conjunto com o MAP, logo este sensor retorna temperatura e pressão (pude acompanhar tais valores através do scanner ELM327 ).
Acontece que este encontra-se por baixo do coletor de admissão em um lugar de difícil acesso sendo necessário a remoção do coletor de admissão inteiro.
Minhas indagações são:

1) Alguém já fez tal alteração em seu 1.0 zetec ?
2) Se sim, realizaram de alguma forma mais "facil" sem a retirada completa do coletor de admissão?
3) Pude perceber que o fio entra em um chicote e sobe até a parte superior do motor. Se eu souber qual fio é este, posso apenas mexe-lo no chicote. O problema é saber qual é o fio certo.

Para seus conhecimentos, em viagem o Ka apresenta tais leituras:

Timing Adv: 22Graus
Intake Temp: 50Graus
Coolant: 98 graus
Ka_SC
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Florianópolis/SC
Motorização/Cor : 1.0/Branca
Código de Opcionais : CLASS

Re: Melhorar consumo alterando valor da temperatura do Ar Admitido através de resistor ("Intake Resistor MOD")

Mensagem por Maraccini em Dom Nov 06 2016, 00:37

Já falei bastante sobre isso é só procurar .

Em carro mono só a gasolina funciona muito bem mas em Flex é muito mais difícil acerto pois tem muitos mapas e variáveis .

Faça um circuito com chave seletora  (original sinal direto e sinal modificado) use um Trimpot de 5K ohms (espécie de resistor com regulagem )  em seqüência (ligação em série) com resistor de  1 K ohms por 1/2 watt ou 1/3 de Watt para não dar erro sistema .

No gasolina  regulagem varia de 5,15  ou 5,32 K ohms ou 5,50 K ohms em flex é muito difícil acerto mas vai de 1,70 K ohms até 3,90 K ohms (este valor era do meu 1.6 mas no 1.0 pode chegar aos 5,50 k ohms ) vai ter muito trabalho com regulagem do Trimpot até acerto fino (vai precisar comprar um multimetro digital) 

Procure um eletricista que tenha mapa do circuito elétrico  e mande fazer uma extensão no chicote (não precisa desmontar nada !) com conectores macho/fêmea no fio de retorno do sensor para não danifica-lo onde ira instalar o circuito fabricado 

O fio se não me engano é branco/roxo ou branco/lilás faz muito tempo que fiz .

Uma coisa que pode ajudar tb é usar um regulador de pressão ajustável (regulável) de combustível com 3,65 bar o original é de 3,5 bar pode parecer erro (contradição) mas ajuda a diminuir o consumo pois a mistura muito pobre original faz consumir muito ! E ajudará a evitar pré ignição (batida de pino) .  No meu carro antigo melhorou . 

Abraço e boa sorte. Se precisar de informação ou duvida é só pedir aqui !!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1600
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Re: Melhorar consumo alterando valor da temperatura do Ar Admitido através de resistor ("Intake Resistor MOD")

Mensagem por Ka_SC em Dom Nov 06 2016, 13:33

Olá Maraccini...
Sim, concordo com você (já falaste bastante a respeito disto), inclusive um de seus post foi o que me motivou a tentar fazer tal alteração. Conforme pude ver você esta disposto a ajudar, fico muito agradecido.
Voltando ao assunto inicial, eu mesmo pretendo realizar alteração uma vez que  tenho bastante conhecimento na área de elétrica/eletrônica.
Em relação ao sensor, devo cortar o fio do sensor (branco/lilas pelo que pude observar) e ligar o Trimpot em série ao resitor? Ou devo ligar o Trimpot em paralelo?
Em relação ao Trimpot, pretendo usar um potenciômetro multivoltas obtendo maior precisão.
Outra dúvida é em relação ao ajuste. Quando eu começar a mexer no potenciômetro (depois de instalado) qual será a reação do motor? Quando saberei que a regulagem esta boa?
Desculpa pelos grandes textos, mas é melhor tirar todas as dúvidas antes de fazer coisa errada. Um módulo de injeção não é barato. Hehehe
Grande abraço!!
Ka_SC
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Dom Nov 06 2016, 15:34

Ka_SC
Boa tarde a ligação é em serie mais para controle dos Watts (para evitar erro).

Falando em erro se for usar um Potênciometro interno (dentro do carro) tem que usar um fio especial para não dar erro tb ! 

Use um Potênciometro de 5 K ohms mais o resistor não vai precisar mais que isso ! 

Esta modificação ainda altera  (adianta) o ponto de ignição !

Observe :  1) se em baixa rotação pisando ocorre pré ignição (batida de pino) voltar um pouco a regulagem,  2) em media rotação 2500 rpm a 3000 rpm se pisar no acelerador de vez e houver uma hesitação (encolher) e depois disparar o ponto estará muito adiantado voltar um pouco a regulagem .

A reação do motor será de maior força em baixa e medias rotações , aceleração e retomada mais forte, parecendo que motor está mais solto !

Normalmente a melhor regulagem indicará uma temperatura do ar entre 10 graus C e -10 graus C (atinge este ultimo valor com mais ou menos 5,75 K ohms) já ouvi gente falando em 10 k mas como pode ver desnecessário e pode ainda dar erro e entrar em modo de segurança  ! Teste com o leitor OBD2 !

Tente tb usar o regulador de pressão regulável inicialmente tente 3,6 bar e pode aumentar para 3,65 bar se sentir melhora dependendo das condições do motor pode chegar a 3,7 bar ( mas para carro original acho meio exagerado) .

Abraço e Boa sorte.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1600
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Ka_SC em Ter Nov 08 2016, 09:23

Beleza Maraccini

Vou ver se faço isto esse final de semana, pq mexer no carro só consigo nos finais de semana.

Assim que fizer posto fotos e resultados/leituras.

Valeu
Ka_SC
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: