[INFO] - Sobre aditivos destinados a arrefecimento

Ir em baixo

[INFO] - Sobre aditivos destinados a arrefecimento

Mensagem por sousaman em Seg 6 Fev 2017 - 15:48

ADITIVOS de ARREFECIMENTO

O etilenoglicol ou EG é uma substancia extremamente tóxica e pode levar a morte. Sendo assim, recentemente, o EG vem sendo substituído pelo seu primo propilenoglicol, que possui as mesmas propriedades anticongelantes e não tóxico aos seres humanos. Muitos fabricantes ainda usam o nome etilenoglicol mesmo usando propilenoglicol nos frascos!!! Normalmente o aditivo de radiador a base de etilenoglicol duram de 1 a 3 anos.

Monoetilenoglicol também chamado de MEG,  Mas por causa da língua portuguesa o termo mono pode ser suprimido e causa confusão o termo mono indica que substancia faz somente uma ligação de seus átomos.

Normalmente o aditivo de radiador a base de monoetilenoglicol duram de 3 a 5 anos.

Vale lembrar que, como são substâncias distintas, o etilenoglicol e monoetilenoglicol não podem ser misturados, por isso, nunca misture um aditivo de radiador com bases diferentes em seu veículo. Isso pode ocasionar bolhas, sujeira e modificações nas propriedades químicas.

Existem dois tipos de aditivo : orgânico e o inorgânico, também chamado de aditivo sintético. 

Cuidado: Tanto o orgânico quanto o inorgânico tem como principal agente o monoetilenoglicol ou o etilenoglicol  

Aditivo orgânico
O aditivo orgânico é desenvolvido através de materiais orgânicos – OAT (Organic Acid Technology), ou seja, de origem natural. Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 15297,  à base de monoetilenoglicol . 

******Então todo aditivo orgânico é de Monoetilenoglicol  MAS NEM todo Monoetilenoglicol é orgânico!!!!!! ******

Aditivo inorgânico ou sintético
O inorgânico é sintético, ou seja, completamente desenvolvido em laboratório, Mas aqui diferente dos óleos o sintético é pior! E só devem ser usados em carros que o fabricante recomende seu uso !!!.

Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 13705, e compostos por monoetilenoglicol e monopropilenoglicol, tipos A e B. Ou Etilenoglicol .

******ATENÇÃO NÃO é possível reconhecer um aditivo orgânico ou inorgânico pela COR !! Falta de padrão normativo no Brasil! ******

Mas os aditivos costumam (geralmente) tem as seguintes cores:

Aditivo orgânico: costumam ter cor vermelha, amarelo ou rosa.

Aditivo inorgânico (sintético): costumam ter cor verde ou azul

No entanto, como já foi dito, não é possível determinar se o aditivo é sintético ou orgânico apenas pela cor, pois é possível encontrar aditivos sintéticos na cor rosa ou vermelha por exemplo.

Sendo assim, a dica é sempre ler o rótulo para verificar qual tipo de aditivo você está comprando. Se no rótulo não disser se é orgânico ou inorgânico, tente localizar a qual norma ele atende, e a partir daí tenha certeza de qual é o tipo de aditivo que está comprando.

Contribuição - Membro Maraccini
avatar
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 43
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum