Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Mensagem por Roberto Rossi em Qua Jun 14 2017, 10:14

Olá!
Vamos fazer uns cálculos?

Estava eu vendo um post antigo de 2009.. onde havia um cálculo para potência requerida para tal velocidade máxima... e acho que vi umas inconsistências sabem...

E um amigo nosso do forum me falou, com minhas palavras, num post que o carro com 110cv não passa de 200km/ reais aproximadamente, resolvi calcular.

Então, como engenheiro também que sou, decidi aprimorar as informações obtidas no fórum, pois vi que algumas estavam incorretas...

Vamos lá! Faz tempo que não brinco com contas rsrs... como fui professor de Física, geralmente trabalho com o Sistema Interncional de Unidades (por exemplo, força = N, e não kgf (o que não seria padrão... a propósito, se 1 quilograma-força = 9,80665 Newtons (onde g = 9,80665)).

Potência (W) = Trab (N.m)/Período(s) = Força (N=kg.m/s2) . Velocidade (m/s)

F arr (N) = (1/2). densidade ar (kg/m3). coeficiente de arrasto. Velocidade carro ² (m2/s2) . Área frontal (m2)

Portanto, isolando a velocidade, e unindo as duas equações

Velocidade ³ (m3/s3) = P/F = Potência (kg.m2/s2 = N.m) . 2 / (dens ar (kg/m3) . coef aerod (adimensional) . área frontal (m2))

Convertendo várias coisas

Velocidade km/h = 3,6 . ( 2 . Potência roda / ( dens ar . coef aero . área f ) ) ^(1/3)

Velocdade carro km/h = 3,6 . (2. Potência motor / . Perda de potência do motor à roda / (dens ar úmido . coef aero . área frontal))^(1/3)

Considerando a potência do motor 1.6 rocam 2008 G2 etanol = 110CV, perda de potência do motor à roda, aproximadamente 20% conforme pesquisas que fiz (multiplicar por 0,Cool, densidade ar úmido na tabela psicrométrica (volume específico a 25ºC, 30% umidade é 0,87) = 1/0,87 = 1,15 kg/m3, coeficiente de arrasto aerodinâmico ford ka 2008 1.6 = 0,385, área frontal ford ka G2 2008 = 1,98 m² (fonte: site carrosnaweb) temos

Considerando também que 1CV = 735W, 110CV = 110 CV*735 W/CV

V = 3,6*(2*110*735*0,8/(1,15*0,385*1,98))^(1/3)

Velocidade máxima que o carro consegue atingir em piso plano, para um carro com potência de 110cv e especificações acima, para vencer a resistência do ar úmido de são paulo

V= 3,6 (km/h / m/s) * (52,84 m/s) = 190,24 km/h

Fico satisfeito com o resultado, e confirmo o que o nosso colega de fórum falou no outro tópico, que se o limitador de velocidades fosse retirado, a vlocidade subiria pouco, tipo uns 10-15km/h se não me engano.

Ora, o meu Ka 1.6 09/09 tem velocidade máxima de 178km/h reais, e aproximadamente 190km/h no painel... então, se tirasse o limitador, a velocidade seria limitada pela potência em 190km/h

Em qual marcha atinge-se 190,2 km/h?

no site sapinho câmbios, colocando a relação de marc has
1a 3.545
2a 2.045
3a 1.281
4a 0.951
5a 0.756
diferencial 3.82
PNEU 175mm x 65% x 14pol

rotação motor = 6100 rpm (variado depois abaixo)
a 1a marcha chega a 49.6 km/h
2a 86km/h
3a 137,3 km/h
4a 184.9 km/g
5a dinamômetro (teórica) (sem resistência) 232.6 km/h

Caso tudo isso esteja uns 4% de erro na velocidade angular (rotação por minuto), pois coloquei rpm final máxima, só que não vi tabelado, pode ser mais tipo 6350, pois vi esse numero num site que não me lembro... enfim 6350/6100 = 1,04...e assim colocaremos 4% a mais de velocidade por marcha, multiplicando por 1,04
1a 51,6 km/h
2a 89,4 km/h
3a 142,8 km/h
4a 192,3 km/h
5a 241,9 = 242 km/h (velocidade que nosso amigo tinha chegado no dinamômetro em outro post!)

Claro que como sabemos o carro de quinta fica bem mais fraco, pois ao transmitir maior rotação para a roda, transmite menos potência para a roda, deste modo creio que o carro original de 110 cv não consiga passar desses 190/192,3 km/h de quinta marcha de jeito nenhum, só na descida ou no dinamômetro rsrs

a propósito a razão entre a velocidade máxima de 4a (192,3 km/h) e a velocidade calculada anteriormente acima de 190,24 km/h é 1%... e assim pode ser que seja possível atingir a velocidade máxima do carro em 4a marcha com a potência original do carro

Obs. nem com gasolina podium se alcança isso, pois o etanol garante mais potência... ainda mais num carro flex que (Ka G2) tem especificações muito diferentes de 102cv gasolina comum e 110cv etanol ,daí com podium, provavelmente o carro demonstre pot maior de 102 cv e menor do que 110cv.

Abraços.

Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 25
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 42000km em 06/2017
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm Escuro, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha Led 6000k, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro, Pneus Tração Michelin R14 33psi, Traseira Pirelli Cinturato P4 35psi, Rodas Liga leve, Faróis de Led 8500k
Data de inscrição : 30/01/2017

http://pontosdefeedoutrina.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Mensagem por Roberto Rossi em Qua Jun 14 2017, 10:49

Desculpe o post seguido gente, mas o ford Ka 1.5 G3 com roda Aro 15, 110cv, etanol, rpm max 6500, de 4a marcha chega-se a 188.86km/h

(rel diferencial = 4,07)

Já fazendo o cálculo da velocidade máxima de acordo com a aerodinamica, 110cv etanol, C=0.338, Af = 2,2m2... e algumas propriedades iguais às de cima
a velocidade máxima seria de 191,81km/h

Essa velocidade seria limitada pela velocidade de 188,8 da 4a marcha, ou seja, provavelmente não seria possível chegar a 191,81 km/h (ainda que seja quase a mesma coisa) em pista reta de 5a marcha, ou seja, o carro não teria torque suficiente para o serviço em quinta, pois perde-se torque para aumentar a velocidade... lembrando gente que se tiver algo pouco incorreto, será um prazer aprender com vcs, favor escreverem!

Bom, perda de torque do Ka da 4a marcha (0,951) para a quinta (0,756) = 0,951/0,756 = 25,8%, e esse também seria o aumento da velocidade teórica

até mais

Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 25
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 42000km em 06/2017
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm Escuro, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha Led 6000k, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro, Pneus Tração Michelin R14 33psi, Traseira Pirelli Cinturato P4 35psi, Rodas Liga leve, Faróis de Led 8500k
Data de inscrição : 30/01/2017

http://pontosdefeedoutrina.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Mensagem por Maraccini em Qui Jun 15 2017, 15:31

Roberto para o calculo faltou o atrito do rolamento e pneus mas para um aspirado ao nível do mar com temperatura de 25 graus C. está certo.

Falta a perda pela temperatura do ar e pressão atmosférica .

 Para São Paulo/SP tem a ISO 1585 que diz que a 25 graus C. A perda pela altitude (menor pressão - menor massa de ar (oxigênio)) é de 11 % , a 30 graus C. A perda é de 15% e em dias extremos até 19%  (em Campos de Jordão é de 21%) . quanto maior a temperatura o ponto de ignição diminui para evitar batidas de pino ( pré detonação) o que diminui ainda mais a potência. Mas  o Cx diminui com a altitude ! Então é preciso corrigir a potência antes da perda pela transmissão no calculo ! 

Como a resistência do ar cresce de maneira desproporcional -ao quadrado ( quadrática) precisa muita potência para aumentar a velocidade final !

Para 200 km/h precisa de 130 cv.

Para perto de 250 km/h (os citados 242 km/h ) precisa de perto de 230 cv. (210-230).

Para 300 km/h precisa (pelo menos no carro que atinge com menor potência ) de 360/380 cv. mas nesta categoria a media é maior de 400 cv. Ou mais ou menos 4kg/cv.

O erro da sapinho (e outros) é não levar em conta a potência ! Além do que carros aspirados não conseguem manter o índice estequiometrico correto em alta rotação diluindo a potência e velocidade final ! 

Abraço e espero ter ajudado  assim como seus cálculos me ajudaram !

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1515
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Mensagem por Roberto Rossi em Qui Jun 15 2017, 20:41

Obrigado amigo pelas dicas! Vou tentar melhorar alguma coisa, hehe, mas vai ser com o passar do tempo!

Bom.... então.... com a queda da densidade do ar em são paulo, por causa da queda de pressão pela altitude para 0,92atm (700mmHg) conforme pesquisas = 0,92atm = 0,92.101325 Pascais (que é N/m²)

fonte (não tão confiavel, mas fazer o que rsrs http://klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-935-1355,00.html )

considerando o ar úmido um gás ideal, pois é composto na sua maior parte de gases como nitrogênio e oxigênio;;;

temos pv=nRT
pressão.volume=(massa/MM).coeficienteR.temperatura
pressão=densidade.R.temperatura/MM
pressão*MM/densidade/temperatura=R

Igualando 2 estados

(R=R)
p1.MM1/(dens1.temp1)=p2.MM2/(dens2.temp2)
corta MM1 com MM2 (mesma massa molar encontrada na tabela periódica)
corta temp1 com temp2 (com a mesma temperatura de 25ºC)

p1/rhô1=p2/rhô2
1atm/1,15 (ar úmido) = 0,92 atm/rhô2
rhô2 = 1,058 kg/m3

obs o vapor d'agua está sendo considerado um gás pois está muito longe de se tornar líquido - essa não é uma aproximação forte)

Daí vemos que, conforme vc amigo falou, a densidade cai conforme a altitude de 1,15 com 30% umidade, para 1,058 kg/m3 = cai 8%... e é obvio que até a quantidade de vapor d'água que caberia na mistura de ar diminuiria.......

então o motor pegando a mesma quantidade de ar (volume) na câmara de combustão, como tem menos oxigênio (tem menos massa pois tem menor densidade)... libera menos energia nos pistões (pois ocorrerá uma queima não totalmente completa), dando menos potência no motor...

Fiz uns cálculos estequiométricos;;;;;;;Portanto, com os cálculos aproximados o motor com etanol perde 6,72% da potência quando o ar fica meio rarefeito e úmido (tanto a umidade quanto a queda de pressão diminuem a densidade), com menor pressão, menor densidade......... ar seco densidade = 1,2041
ar umido e rarefeito = 1,058 kg/m3
perda de densidade total = 12,2%
perda de potência aproximada = 7% (comparado ao nível do mar)

novos cálculos

considerando que o coeficiente de arrasto aerodinâmico foi calculado no nível do mar...

considerando que a potência do motor foi medida numa oficina também ao nível do mar... ou seja, é 110cv

a velocidade tem que aumentar se a densidade do ar diminui, pois tem menos moléculas para ultrapassar/mover

Velocdade carro km/h = 3,6 . (2. Potência motor / . Perda de potência do motor à roda / (dens ar úmido rarefeito de sp . coef aero . área frontal))^(1/3)

considerando perda de 6,2% de potência (eficiência motor) em são paulo comparado ao nv mar, diminuição de 10% do coef arrasto

na praia, com 6,2-6,7% a mais de potência (calculada pelas relações estequiométricas (relação entalpias de combustão do etanol (incompletas e completas proporcionalmente) quando o ar tem 8% a mais de densidade)

confirmado abaixo (113cv interior, 106cv praia)
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI258911-10142,00-O+MOTOR+RENDE+MELHOR+AO+NIVEL+DO+MAR.html


são bernardo do campo/são paulo
V=3,6.(2.110.(1-0,062).735,5.0,8/(1,058.0,385.(1-0,1).1,98))^(1/3)
V=198,35 km/h máxima apenas para vencer a resistência do ar... em sp capital
(densidade bem menor, arrasto consideravelmente menor, potência pouco menor)

--------------------------------------------
agora no nv mar

umidade 80% nivel mar wikipedia dens ar = 1,163kg/m3

V=3,6.(2.(110.735,5).0,8/(1,163.0,385.1,98))^(1/3)
V=189,6km/h

(densidade do ar maior, arrasto maior, potência pouco maior)

Portanto a velocidade máxima é menor no nv mar de acordo com a resistência do ar........

------------------------------------

estou estudando a resistência de rolamento (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/automotiva/downloadsAutomot/c1Transmissoes.pdf)

Fr=Resistencia.carga(toneladas)
Resistencia asfalto = 60N/t
carga ford ka com 1 pessoa = 1t
portanto

Fr=60N

considerando piso plano... (sem resistência do gradiente)

Portanto, em são paulo, ....

Froda(N) = resistencia do ar + resistencia pneu/asfalto + resistencia inclinação (zero aqui)

Froda(N) =0,5.0,385*0,9*(190/3,6)^2*1,98*1,058 + 60.1
Froda=1010,94N+60N=1070,94N

Proda=Froda.vroda
Proda=1070,94.190/3,6=56521W

perda da transmissão de 20,5% conforme um post de branquitude de 2009 que falou a potência de um carro no motor e no dinamômetro

Pmotor*(1-0,205)=Proda=71096,6W
PmotorCV=PmotorW/735,5=96,6cv para levar o carro em sp a 190km/h...

mas quanto o carro tem de potência em sp? perda de 6,2%
Psaopaulo=Pnivelmar*(1-0,062)
Pfordkasaopaulo=110.0,938 cv=103,18CV

fazendo uma comparação
103,18/96,6=6,8% de potência sobrando em 190km/h

só que P~V³ -> v=(p)^(1/3)
então 6,8% de potência sobrando significa, 1,89% a mais de velocidade = 193,5km/h

-----------------------------
com 2km/h a mais de velocidade (192km/h)
mesmos calculos em sp dariam
Pmotor necessaria para o carro chegar a 192km/h=100cv em sp

com 194km/h - 102,66CV, que é aproximadamente o que o carro 1.6 desenvolve em sp original

Portanto velocidade maxima em sp reto asfalto seria aproximadamente 194km/h

-------------------------------
fazendo os mesmos calculos nv mar:

Froda(N) =0,5.0,385*(190/3,6)^2*1,98*1,163 + 60.1
Froda=1294,74N
eficiência transmissão etc de 79,5% (perda de 20,5%)

Proda=Froda.vroda
Proda=1294,74.190/3,6=>
Pmotor=68333,5W/(1-0,205)=116cv

então o carro no nv do mar com 110cv não chega a 190km/h... o carro precisaria de 5,5% a mais de potencia para atingir 190km/h, o que seria

5,5% a mais de potencia requerida é 1,765% de velocidade a menos = 186km/h

vamos verificar denovo a potencia requerida com velocidade de 186km/h nv mar;;....
calculando é 109,85CV

------------------

resultado
em são paulo com 30% umidade, 0,92atm, a velocidade maxima teórica do carro ford ka 1.6 G2 original com etanol com as hipoteses acima é 194km/h (lembrando que o carro em sp desenvolveria teoricamente 103CV com etanol no motor)

no litoral a 25ºC e 1atm, a velocidade maxima teorica do carro ford ka 1.6 G2 original com etanol com as hipoteses acima, e potência de 110cv, é 186km/h.

Parece absurdo, mas com a resistência do ar diminuida, por causa da menor quantidade de ar a 760m de altitude, o carro anda mais! Ainda que a potência do carro desenvolva com menor eficiência, por causa da menor quantidade de oxigênio que entra na câmara de combustão, e por causa do aumento da quantidade de combustão incompleta (DeltaH=-218kJ/mol) frente à combustão completa (DeltaH=menor do que 1600), ou seja, libera menos energia no motor para empurrar o pistão..
Ainda que o motor do carro em 760m de altitude seja menos eficiente, a resistência do ar influencia muito mais na resistência do ar, diminuindo-a, do que na resistência do motor...

P=(Farr+Fr).v
P~C.rho.A.V3+V.R
ignorando o rolamento
ProdaW~0,5.C.rho.A.V3
PmotorCV*0,795*735,5 ~ 0,5.C.1,98.1,058.(190/3,6)^3
PmotorCV = 263,34 Cx

Pmotor em CV é proporcional à Cx em 263 vezes!
daí qualquer diminuição do arrasto em 10% faz a potência requerida para o carro atingir 190km/h diminuir de 263,34 para 237 (multipliquei por 0,9), o que significa, com Cx =0,385...........diminuição de 10CV para o carro atingir 190km/h

Como o carro perde eficiência ou potência em 6,2% quando sobe a serra, 6,2% de 110cv é 6,82CV a menos...

com 6,82cv a menos, e com demanda de 10cv a menos... é como se o carro tivesse 3,2CV a mais de graça no seu desempenho quando vai do litoral de santos para são paulo capital por exemplo...

3,2CV a mais significa

subtraindo
198,35km/h sp
189,6km/h litoral

8,75km/h a mais de velocidade máxima teórica no asfalto

--------

foi legal, mas deu uma canseira.. rsrs

comenta ai amigo, e se tiver algo errado pode falar com prazer.

Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 25
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 42000km em 06/2017
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm Escuro, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha Led 6000k, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro, Pneus Tração Michelin R14 33psi, Traseira Pirelli Cinturato P4 35psi, Rodas Liga leve, Faróis de Led 8500k
Data de inscrição : 30/01/2017

http://pontosdefeedoutrina.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Mensagem por Roberto Rossi em Qui Jun 15 2017, 21:21

Desculpe gente o post seguido, simplesmente tem muita informação!

Maraccini, ao nv do mar, um Ford Ka 1.6 precisaria de 136cv para atingir 200km/h
Precisaria de 261CV para atingir 250km/h
Precisaria de 447CV para atingir 300km/h

e isso tudo porque o coeficiente de arrasto do Ford Ka é muito alto comparado a um Audi A4 por exemplo.

Esse audi
http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=5813
2.0 turbo 207 de 190cv
de R$ 159900,00
tem Cx=0,23
Afrontal=2,23m2
daí, no nv do mar, para chegar aos 300km/h (mesmo que a sua velocidade máxima seja de 240km/h)
Precisa apenas de 288CV (e não 447cv como o Ka G2), mas precisa de 55% menos potência, pois Cx dele é 60% menor do que o nosso
ainda que pese 400kg a mais, e tenha uma área frontal maior!

fazer o que né
rsrsrs

Edit. Foi considerada eficiencia da transmissao de potencia motor-roda do audi a4 85%, e do ford ka 79,5%

Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 25
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 42000km em 06/2017
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm Escuro, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha Led 6000k, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro, Pneus Tração Michelin R14 33psi, Traseira Pirelli Cinturato P4 35psi, Rodas Liga leve, Faróis de Led 8500k
Data de inscrição : 30/01/2017

http://pontosdefeedoutrina.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Mensagem por Maraccini em Sex Jun 16 2017, 15:34

Roberto se houve algum mal entendido peço desculpas só quiz ajudar lembrando de algumas coisas que vi um professor fazer no calculo. E não discutir ou corrigir sobre o seu.!
E nem poderia pois não pude terminar a engenharia por problema de saúde e nem vou mais !

Quanto ao A3 vi em um programa Europeu um S3 de 300 cv sem limitador e este não conseguiu chegar a 300 km/h não sei se houve (ram) algum(ns) outro(s) fator (es) para não conseguir . ( só observação não há como discordar de um calculo) .

Fiquei surpreso de um carro ser menos veloz ao nível do mar pois maioria Dos recordes de velocidade no Bradil foram no litoral !!

A menor potência em São Paulo é que com menos moléculas de oxigênio num mesmo volume (ar menos denso) o motor injeta menos combustivel para manter indice estequiometrico e assim reduz a potência . É citado que a perda é de 1% cada 100 metros mas a ISO diz indice muito maior no mínimo 11%

Abraço e desculpe .
Valeu pelos cálculos precisos e de grande ajuda a todos do clube !! Valeu !!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1515
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Mensagem por Roberto Rossi em Sex Jun 16 2017, 17:43

Maraccini escreveu:Roberto se houve algum mal entendido peço desculpas só quiz ajudar lembrando de algumas coisas que vi um professor fazer no calculo. E não discutir ou corrigir sobre o seu.!
E nem poderia pois não pude terminar a engenharia por problema de saúde e nem vou mais !

Quanto ao A3 vi em um programa Europeu um S3 de 300 cv sem limitador e este não conseguiu chegar a 300 km/h não sei se houve (ram) algum(ns) outro(s) fator (es) para não conseguir . ( só observação não há como discordar de um calculo) .

Fiquei surpreso de um carro ser menos veloz ao nível do mar pois maioria Dos recordes de velocidade no Bradil foram no litoral !!

A menor potência em São Paulo é que com menos moléculas de oxigênio num mesmo volume (ar menos denso) o motor injeta menos combustivel para manter indice estequiometrico e assim reduz a potência . É citado que a perda é de 1% cada 100 metros mas a ISO diz indice muito maior  no mínimo 11%

Abraço e desculpe .
Valeu pelos cálculos precisos e de grande ajuda a todos do clube !! Valeu !!

Amigo,

Não houve mal entendido nenhum! Fico é feliz e honrado pela sua ajuda em melhorar os cálculos! Os cálculos são tem muitas hipoteses, e sao aproximações da vida real, mas sempre devem ser melhorados! E eu gosto de calcular hehe. Desculpe-me também se fui em algo rude, não foi a intenção!

A propósito, eu acho que até uma certa velocidade (tipo vai uns 150km/h), em que o ganho de desempenho no nv do mar é maior do que a resistência do ar, o carro avança mais rápido, e bate sim recordes, como vc amigo falou... mas como a potência requerida para vencer a resistência do ar a certa velocidade é proporcional ao cubo da velocidade (P~V³), chega um momento que o ganho da potência é mínimo considerado ao gigante aumento da resistência do ar, tipo há 250km/h... e daí o carro a uma grande velocidade não teria um desempenho melhor do que há 1000m de altitude.

http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=3331

Esse link acima fala de um S3 audi com 286cv, e com velocidade máxima de 250km/h
Mas o coeficiente de arrasto aerodinâmico é muito alto, quase como o do Ford Ka -> Cx audiS3=0,32

Daí não desenvolve muito não... a altas velocidades

mas esse aqui

http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=5813

Audi a4 de 190CV
tem velocidade máxima quase igual à do S3, 240km/h

mas o coeficiente de arrasto dele é SÓ 0,23... Cx audi A4 = 0,23

então se pensarmos principalmente na resistÊNCIa do ar, o Audi A4 tem uma aerodinâmica (1-0,23/0,32).100% = 28% melhor!

daí fiz os mesmos cálculos no nv mar para o audi S3, mudando Cx, e Área frontal... precisa de 367CV para vencer/chegar os 300km/h
o audi A4 só precisa de apenas 288CV para chegar aos mesmos 300km/h

Eu acho que cada caso é um caso... não tem como fazer uma regra clara tipo 300km/h - 330CV...

Maraccini, obrigado por responder os posts, e contribuir com coisas que eu nem sabia que existiam que influenciam os nossos carros. Até mais.

Abraço



Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 25
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 42000km em 06/2017
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm Escuro, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha Led 6000k, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro, Pneus Tração Michelin R14 33psi, Traseira Pirelli Cinturato P4 35psi, Rodas Liga leve, Faróis de Led 8500k
Data de inscrição : 30/01/2017

http://pontosdefeedoutrina.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cálculo de velocidade máxima do Ka G2 1.6 de acordo com a potência.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum