[DÚVIDA] Ar quente com problema (Onde conseguir esquema elétrico do comando do AC?)

Ir em baixo

[DÚVIDA] Ar quente com problema (Onde conseguir esquema elétrico do comando do AC?)

Mensagem por DiegoCarvalho em Ter 21 Nov 2017 - 15:43

Fala galera, boa tarde!
Este é meu primeiro post aqui no fórum e gostaria de saber se alguém pode me ajudar Cool
Então... Tenho um Ford Ka 2011 (G2) 1.0 e o ar quente dele não funciona há um bom tempo, tipo uns 3 ou 4 anos...

Após ouvir de algumas oficinas que não valeria a pena consertar o ar, resolvi eu mesmo meter as caras e tentar resolver esse problema.

Não manjo de mecânica de carro, mas sou curioso o bastante para resolver coisas simples... Manjo um pouco de eletrônica básica.

Avaliando toda situação, conclui que a válvula do ar quente está defeituosa (tirei ela fora e vi que ela queimou fechada). Conclui também que a placa de controle do ar quente foi danificada.

Para concluir que a referida placa está com defeito, fiz o seguinte: verifiquei, com um multímetro, a tensão no conector da válvula de ar quente. Para isso, fui variando o controle de temperatura e verifiquei que a tensão no conector era 13.5V quando o seletor estava todo girado para o azul (permanecendo com essa tensão durante quase todo o giro do seletor). A tensão caia para 2.29V quando o seletor de temperatura já estava bem próximo ao topo da marcação vermelha. Ou seja, não está havendo uma faixa intermediária de tensão: ou o comando manda a válvula abrir totalmente, ou manda fechar totalmente (se é que eu entendi o funcionamento da válvula).

A placa é essa abaixo:

Essa placa está muito cara em comparação com o restante dos componentes do sistema (só ela está saindo por R$ 210,00 no Mercado Livre e encontrei apenas um vendedor).

Pelo sintoma apresentado, acredito que esse componente em vermelho (conhecido por potenciômetro, resistor variável ou trimpop - como quiser chamar, rsrs) está danificado. Porém, não encontro nenhuma especificação desse componente...

Entrei em contato com a ALPS (fabricante do componente), mas eles disseram que por política empresarial, não poderiam divulgar o modelo utilizado no projeto da Ford e pediram para que eu entrasse em contato com a Ford. Tentei falar com a Ford, mas me orientaram a falar com uma distribuidora, ou seja, o mesmo que nada...

Então, depois de MUITO pesquisar, encontrei no site do fabricante ALPS o seguinte material: http://www.alps.com/prod/info/E/HTML/Sensor/Position/RDC50/RDC50_list.html

Pela aparência, diria que o modelo é o RDC503051A, mas sem certeza de nada...

Enfim... Alguém sabe onde posso encontrar o esquema elétrico do comando do ar condicionado (e outros esquemas também)? Pq aí daria para ver o modelo correto do componente...

* Após muitas pesquisas também, consegui encontrar um comando de ar completo por um preço acessível (o preço só está mais acessível pq é daquele modelo sem ar condicionado - mas como a placa do ar quente é a mesma, vai servir pra mim).
** Já li que esse é um defeito bastante comum e até crônico nos nossos Ford's Ka. Por isso, gostaria de recuperar essa minha placa para já ficar com ela de reserva.

Desde já agradeço a atenção de todos!!!

DiegoCarvalho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : ?

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: