[DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

Ir em baixo

[DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

Mensagem por Roberto Rossi em Sab 19 Maio 2018 - 20:42

Olá.

-------
chips

Gostaria de contar minha experiência com os chips de potência.
Estudando bastante, e como pra mim é facil estudar algumas coisas pois sou formado em engenharia mecânica (não especializada em carros), em poucas horas, por dois dias, estudei sobre o funcionamento do chip de potencia etc. em sites, de preferência, que falam sobre mecânica, injeção, etc., principalmente em inglês.

Pros

Bom, descobri que os chips mexem com o avanço de injeção (ponto de ignição) e injeção de combustível. Também descobri que a cada grau de avanço de injeção (timing no torque pro, dashcommand etc.), aproximadamente, o torque chega antes em 100 rpm (ref. em inglês), por exemplo, se vc tem 15 kgfm de torque a 4000 rpm, e avança 10 graus, esse torque provavelmente será proporcionado à 3000 rpm.

Isso é muito legal. É ótimo ter disponível torque a 1700-2000 rpm no meu ka 1.6 flex 2009 com etanol.

No meu carro, senti pouco acréscimo de consumo de combustível... foi mais ou menos, com filtro chip e velas, medico no dashcommand, de 1,3 ou 1,4 L/h no ponto morto sem ar, para 1,7 ou 1,8 L/h nas mesmas condições só colocando o chip. Claro que isso significa pouco, pois na realidade não usamos o carro no ponto morto sem carga, ou seja, andamos com o carro... e a diferença de consumo deveria ser medido num percurso sob mesmas condições, e não com o carro parado, mas dá para se ter uma ideia.
Não reclamo do acréscimo, visto que o carro fica mais ágil com torque acessível com uma menor rotação, e assim, não preciso passar de 2000 rpm em condições alguma, exceto na estrada ou numa subida íngreme que tenho que esticar a 2a marcha para 3000 rpm se quero manter boa velocidade.
O chip fez meu carro, com essas condições, funcionar muito bem de 1000 a 2000 rpm, especialmente de 3a e 4a marchas, onde posso ficar a 17km/h de terceira no reto (ou 30-35km/h de quarta), e pisando o carro se recupera em vez de morrer, quando era sem o chip.

-------
velas de iridium
Bom, instalei velas de iridium no lugar das de cobre, e, como está no site da denso (apesar que instalei ngk iridium IX), acrescenta um ganho de potência de aproximadamente/até 1,4% por criar uma maior chama, se não me engano, e ocasionando melhor combustão, e assim maior torque... deixa o carro mais liso... etc
Recomendo, pois no meu conhecimento muitos carros hoje estão usando velas de iridium no lugar das de cobre, que duram uns 100.000 km, ou as laser-iridium, que li durarem ainda mais, mas no meu entendimento não compensa, exceto se avir original de fabrica, como no hyundai azera...

--------
filtro de ar esportivo
O filtro de ar esportivo devia pelo menos ter uma melhor eficiência de filtragem, e permite uma maior entrada de ar do que os filtros convencionais... o uso recomendado para eles é urbano, não em estradas de terra...
li que os filtros esportivos dão uns 2% a mais de potência no veículo (2% mais de torque e potência é torque vs rpm)...
claro, pois certamente permitem uma vazão maior de ar...
como muitos desse forum, realmente eu aconselho um filtro inbox (interno) ou semelhante, para o uso diário...
na minha opinião, como já tive em outro carro, os filtros cônicos, especialmente com intake de ar frio, nos meus carros, o filtro conico parece limitar menos o ar do que o inbox dentro da caixa do filtro de ar...
eu acho muito agressivo para meu motor, que quero que dure muito sem entrar sujeira, além do que as vezes vou para o interior ou em estradas não pavimentadas, e fico com o filtro esportivo inbox inflow

....
chips de potencia

Contras

Bom, pela misericórdia de Deus, percebi que provavelmente ocorreu pré-detonação em alguns casos com o meu carro, como vi no knock-detector app do torque pro. Por quê? Por que o avanço da injeção estava tão avançada, que estava +60º ou mais a 3000 rpm (pasmem!)... e pesquisei muito e não vi nenhum doido em lugar nenhum com avanço maior do que 47º (esse eu vi), e o meu ford ka 2009 tem taxa alta de compressão 12,3 (quanto maior a taxa menor a capacidade de avanço)...
ainda bem que eu estava usando etanol de alta qualidade (para diminuir o problema)

um sintoma de muito avanço é que o carro não pega facilmente de manhã, mesmo com um reservatório cheio de gasolina de alta octanagem, e tudo o resto do carro ok. Isso aconteceu comigo por algum tempo, pouco tempo por sorte...

Bom, ocorre que tive curiosidade, que veio do nada, graças a Deus, de entender o porque que o carro demorava 5 a 10 seg para pegar de manhã com o chip, e não sem o chip.

Aí estudei, google aqui, google ali, engenheiros daqui, foruns dali, websites de preparação aqui e finalmente, vejo que o avanço, conforme recomendação de um certo indicador, estava absurdo!

Não é a toa que eu tinha ganhado tanta potência no meu kazinho (de 110 cv para 131cv com filtro, chip, velas e escape)! Infelizmente estava desregulado e começando a estragar o motor, de tanto avanço, de tanta injeção de combustível.

Por isso digo que tenham cuidado com chips tipo + 16cv + 10% pot + 30% torque... (não comprei chip assim e não foi o caso - só estou generalizando, mas muito ganho de potência significa problemas futuros com o motor, como danificar algo com detonações constantes.

-------------
Escape

acho muito legal que o meu ford ka g2 não tem silencioso intermediário, mas tem um abafador, ou seja, não impede muitas passagens de gases na parte intermediário do escape.
coloquei um turbão de saída 3", mais barato, para ver se ficava bom.

Pronto! O carro ficou um chupão de primeira! Potente! Fez 180 km com 40 litros de álcool na cidade!
Fiz 8,4 segundos de 0-100 km/h na praia!

Mas fez um barulho........... um BARULHO! que no começo nem sentia, mas nos primeiros 10 km, como o nosso ka é muito pequeno, e talvez não tenha muito isolamento acústico, doía meu tímpano! Sério!

Eu ja tive um citroen c3 1.4, coloquei um abafador de inox com atenuador de ruído, não fez nem metade do barulho que o turbão fez.

Daí tive que tirar e paciência, dinheiro jogado fora.

----------------------
Complementação

Com escape + vela + chip + filtro, o carro fez 131 cv, e 8,2 segundos, litoral. Fiz 9s e outra vez 8,9s a 700m de altitude em diadema.



Para quem quiser ver, veja como estava se comportando meu motor na aceleração, fazendo ondinhas, com o chip desregulado, e até chegou a 6600 rpm.. não sei como.


------------------------
bom tirei escape, coloquei denovo o silenciador amam, e regulei o avanço (timing) da injeção..

123 cv.... só.
está injetando uns 20% menos combustível, e acelerando no máximo no ponto morto, o carro em vez de fazer 99 g/s (MAF mass air flow... o app dashcommand calcula o MAF, que meu carro não fornece, pela pressão MAP), que é o limite de ar do motor 1.6 L, usando 100% da carga teórica, e com 105% de eficiência volumétrica segundo o aplicativo ATG calculator (VE calculator) (mas gastando horrores).....agora está fazendo apenas 75 g/s de ar a 6350 rpm.

Menos potente sem o escape? Claro, sem liberar ar facilmente pelo escape, a vazão de ar que entra diminui (segundo o que acredito)...
Menos potente sem o chip desregulado? Claro, mas ia destruir meu motor com a pré-detonação.

Não tenho mais 131 cv com meu ford ka 1.6? Não, mas pelo menos não faço 5km/L na cidade com o foguete, que a cada semana tinha que abastecer, parecia um carro 2.5L aspirado com seus 950kg.

-------------
conclusão.
conforme pesquisas

em sites-links como
https://forum.g5g6.club/topic/3979-um-banho-de-%C3%A1gua-fria-sobre-reprograma%C3%A7%C3%A3o-de-inje%C3%A7%C3%A3o-elet/

http://www.cmracing.com.br/

que fala que chips não funcionam... não "aumentam" potência considerável...
Bom, o meu ka 1.6 originalmente tem 110 cv + 2-3% filtro de ar (3cv) + 1,4% de velas de iridium (1,5 cv) fica com 115 cv mais ou menos.

Com o chip, pra dar esses 123 cv medidos hoje, conforme figura abaixo, que o motor não se comportou com ondulações (suavização baixa):



...
Portanto, pra mim, vale a pena colocar chip, pois ganhei 8 cavalos de potência e testei se tem detonação de manhã no frio e de tarde a 15º a mais, e não teve mais detonação.
Vale a pena investir 10% mais de combustível com tudo isso na cidade. Na estrada está fazendo média de 10 a 12 km/l com etanol sem ar dirigindo tranquilamente (o chip pra meu motor 1.6 economiza muito na estrada (assim como todo 1.6, só que amplificado) e faz ficar mais ágil-esperto-gasta 10% a mais na cidade, com torque acrescido).

É pouco por 400 reais ? Talvez. Mas para mim, não estragando o motor vale tudo haha.

Eu escrevi esse post pois vi alguns colocando chip q promete ser um verdadeiro "turbo", e podem estar danificando o motor.
E também para aprender mais com os srs. que queiram acrescentar algo abaixo.

Abraço
avatar
Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 45
Idade : 33
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 50.000km em 04/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro - DashCommand - PerfExpert, Pneus Tração Pirelli Cinturato P4 33psi, Traseira Michelin R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow e Velas NGK Iridium IX
Data de inscrição : 30/01/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

Mensagem por Roberto Rossi em Seg 21 Maio 2018 - 13:46

Bom, gente, tive que regular o chip novamente, diminuindo o avanço em 10%, e o carro ficou ótimo!!!!

Tive que regular pois com o frio que fez hoje e o calor que fez outro dia o knock sensor mostrou que tinha muito avanço ainda (possível detonação).

O avanço (timing) está agora ajustado, e o limite é +- a uns 2800 rpm 38-40º de avanço. No resto do intervalo está mais ou menos em 20º... sem acelerar o timing fica em +- 2º... na descida, sem acelerar, fica em mais ou menos -10º...

finalmente ficou bom. aprendi algumas lições com isso.

Estático, parado, o carro consome agora, com o dashcommand app, apenas +- 1,5 L/h (10%-15% a menos, pois antes estava 1,7-1,8 L/h)

Na cidade, com trânsito, trajeto severo, e muitas subidas, em vez de fazer 5km/L está fazendo 6km/L.. (20% a mais)

Obs. recomendo a instalação de chip, mas regulado.

Abraço
Roberto
avatar
Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 45
Idade : 33
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 50.000km em 04/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro - DashCommand - PerfExpert, Pneus Tração Pirelli Cinturato P4 33psi, Traseira Michelin R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow e Velas NGK Iridium IX
Data de inscrição : 30/01/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

Mensagem por Maraccini em Seg 18 Jun 2018 - 21:47

Tente usar um regulador de pressão ajustável com 3,7 ou 3,8 bar no lugar dos 3,5 bar originais vai melhorar muito em WOT ( aceleração máxima ) em outras condições própria injeção corrige e consumo no modo normal não aumenta ! E evita a pré ignição!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

sem chip

Mensagem por Roberto Rossi em Seg 23 Jul 2018 - 14:33

Novidades. Tirei o chip pois parece que o motor original já possui um avanço considerável, e ao ligar o carro de manhã o carro fazia um barulho estranho com excesso de avanço... como o ford ka zetec rocam 1.6 já possui de fabrica um bom avanço da ignição como é possivel de se verificar no torque pro.... o chip estava dando ainda mais avanço, de modo que provavelmente estava prejudicando o motor pelo barulho que estava fazendo com motor frio.

O incrível é que fiz testes novamente sem o chip, e cheguei nos mesmos 9 s (8,95 s) de 0 a 100 km/h sem o chip (torque pro) em diadema, sp a uns 780m de altitude ---com tanque cheio----- (no outro post quando eu fiz 8,4 s na praia estava de noite e com tanque mais pra vazio)... A potencia caiu de 123 cv para 117 cv (no app de dinamometro perfexpert - que possui erro de 2%), e o torque máximo foi constante (perfexpert).

(sem chip) (com velas, filtro)





Bom... edit...

parece que fui enganado por esses fabricantes de chips rsrsrs. Vejo que aumentam a quantidade de combustível em baixa rotação para dar a sensação de pulo para frente... além do que o perfexpert (app de dinamometro) possui margem de erro de 2%...

Deste modo, como consegui o mesmo valor de 0 a 100 km/h no torque pro com e sem chip (9s em diadema, sp, 780m acima do nivel do mar), e como o dinamometro do perfexpert deixa um pouco a desejar... não mais recomendo a instalação de chips de potencia... especialmente para carros como o meu zetec rocam que já trabalham com avanço de ignição considerável ao usar etanol. Usar chip seria um desperdício de combustível.

Abraço
avatar
Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 45
Idade : 33
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 50.000km em 04/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro - DashCommand - PerfExpert, Pneus Tração Pirelli Cinturato P4 33psi, Traseira Michelin R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow e Velas NGK Iridium IX
Data de inscrição : 30/01/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

Mensagem por Alysson em Ter 14 Ago 2018 - 19:59

eu uso filtro inflow desde 20mil km hoje o kazinho 1.0 3 cilindros esta com 39 mil. esse filtro e lavavel depois passa- se vaselina nele.
note: o carro ficou pouquinho mais esperto... nada exorbitante, o consumo do meu melhorou pouquinho tambem.
so que... somente com gasolina nao gostei, uso sempre misturado com alcool seja 50/50 ou 40/60 sendo etanol os 60

Alysson
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : mg
Motorização/Cor : ka 1.0 prata
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 14/08/2018

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

Mensagem por Roberto Rossi em Qua 29 Ago 2018 - 21:29

Olá.

Eu vinha usando chip de potência, mas retirei.

O meu ford ka 1.6 09/09 vem de fábrica com avanço...
Vem com 0º de avanço a 850 rpm (pto morto)
Vai aumentando gradativamente
Vem com um máximo de 43º de avanço a 4000 rpm.
Depois diminui até +- uns 25-30º de avanço até 6350 rpm.
Comprovei isso com um ecosport antigo com o mesmo motor do que o meu carro falando a mesma coisa que vejo no torque pro.

Quando o chip de potencia era colocado, ele acrescentava ao avanço de fábrica mais avanço do chip! Provavelmente deve ter dado alguma batida de pino nos 3 meses que usei. Mas nada que incomodasse muito... ou que se mostrasse muito prejudicial... (confiando no sensor antidetonação)

Como os chips de potencia apenas trabalham com avanço do ponto de ignição e injeção de combustível... achei bobeira usar no meu ka 09/09 1.6 já que chega até 43º de avanço a 4000 rpm... o que quem sabe sabe que é muito avanço! Por isso, tirando o avanço (que já vem de fábrica, não preciso mais), a injeção de mais combustível a baixas rotações pro carro dar um pulo para frente é desnecessária sozinha... pra se ter uma noção eu conseguia dirigir na cidade inteira sem passar de 1500 rpm... só mudando a marcha (exceto numa subida muito ingreme) até andar de 4a ou 5a de vez em quando (até 50 km/h)... mas confio que o projeto do motor zetec rocam foi muito bom, e eles não deixariam-projetariam a curva de avanço de um modo que não honrasse o motor e o nome ford. Assim, apenas usar um chip para acrescentar combustível em baixas rotações não preciso... uso o acelerador.

Quem sabe algum dia coloco o sprint booster... mas o bicho é muito caro e pelo jeito não melhora o 0-100 km/h...

Por isso tudo, gente, fica a dica... antes de comprar chip de potencia em qq lugar (exceto o campeão e caro unichip rsrs) verifica se o seu carro via torque pro já tem avanço considerável... porque isso seria perda de dinheiro... ou forçar o motor, a biela quando não seria demasiadamente necessário.

Abraço

Roberto
avatar
Roberto Rossi
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 45
Idade : 33
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 50.000km em 04/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro - DashCommand - PerfExpert, Pneus Tração Pirelli Cinturato P4 33psi, Traseira Michelin R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow e Velas NGK Iridium IX
Data de inscrição : 30/01/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum