Falha no sistema de arrefecimento / ventoinha no máximo / luz de temperatura acesa - carro volta ao normal se desligado e religado

Ir em baixo

Falha no sistema de arrefecimento / ventoinha no máximo / luz de temperatura acesa - carro volta ao normal se desligado e religado

Mensagem por Ferrarista em Ter 31 Jul 2018 - 23:01

Amigos,

Vou repassar para vocês um MISTERIOSO problema que meu Ka 2008/2009 está apresentando para ver se vocês conseguem me dar uma "luz". O texto a seguir é uma adaptação de uma carta que enviei para a Concessionária Barrafor Campinho, no Rio de Janeiro, onde o carro encontra-se desde a manhã de hoje, 30/07/2018:

ALERTA: PRA NÃO TER QUE LER ESSE TEXTO TODO, COLOQUEI LÁ NO FINAL UM RESUMO, COM LETRAS AZUIS.


...

Veículo apresenta constante problema de acendimento da luz de alerta do arrefecimento, parecendo ser falha de "alarme falso", uma vez que o ao abrir o capô, não verifica-se sinais de superaquecimento. Uma vez que o carro é desligado e religado novamente após 1 minuto, o sistema volta ao normal.

Faço um breve relato exemplificando o que ocorre, cronologicamente:

1. O carro é ligado;

2. Após algo em torno de 5 a 10 minutos a ventoinha é acionada na velocidade máxima;

3. 5 minutos após a ventoinha acionar, o ar-condicionado para de refrigerar;

4. Poucos minutos após o ar-condicionado parar de refrigerar, a luz de de alerta de temperatura do sistema de arrefecimento acende;

5. Ao desligar o carro completamente e religá-lo após 1 minuto, o carro volta ao normal. A ventoinha trabalha armando e desarmando normalmente. O ar-condicionado refrigera, a luz de arrefecimento não acende, enfim, o carro fica completamente normal.


Reitero que tal problema ocorre em cerca de 70% das vezes que o veículo é utilizado e independe da temperatura ambiente ou quilometragem do trajeto. Já percebi tal falha ocorrer em dia extremamente frio, às 5 da manhã, em trajeto de 8 km. Por outro lado o veículo ficou completamente normal, em dia quente, em trajeto pesado e 160 km.

Acrescento ainda que:

1. Tal problema ocorre desde abril/2017, isto é, a cerca de 15 meses, tornando-se cada vez mais frequente;

2. Independente do problema apresentado, neste meio-tempo o veículo teve superaquecimento efetivo (a válvula do reservatório expeliu água), por problemas na válvula termostática. Desta forma, a válvula termostática foi trocada e também o sensor de temperatura, o que não fez o problema ser sanado. Este item é apenas informativo, mas é importante ressaltar que o problema que o carro apresenta já acontecia bem antes desta ocorrência;

3. O veículo foi levado à uma oficina Bosch duas vezes. Foi utilizado um scanner para verificar anomalias no sistema de arrefecimento, alguns parâmetros foram corrigidos. Sem sucesso. Na segunda visita, foi trocado o sensor de temperatura pelo sensor que o carro utilizava antes. Também sem sucesso.

Isto posto, tendo em vista que adquiri este veículo na Barrafor Campinho, confiando que estou entregando o carro a especialistas Ford, fabricantes do veículo, espero solucionar de forma eficaz este problema. Gostaria de pedir se necessário, que fosse buscada solução em níveis superiores, como consulta à equipe de engenharia da Ford para solução do problema. Não estou buscando um serviço de troca de peças baseado em "achismos", pois já tive problemas anteriores neste sentido.

Conto com esta referenciada oficina para solucionar o problema, para que eu continue a manter a confiança na marca Ford.



RESUMO RESUMO RESUMO RESUMO RESUMO

Amigos do fórum, desculpem o "textão", mas em resumo, o que acontece em 60% das vezes que eu uso o carro é o seguinte:

Eu ligo o carro. Em 5 minutos a ventoinha liga no máximo. Em cerca de 10 minutos o ar-condicionado para de gelar. Pouco tempo depois acende a luz de temperatura, que pisca no início, acende e apaga descontroladamente.

Eu paro num posto, abro o capô do carro: nenhum sinal de superaquecimento. A água circula normalmente. E a ventoinha fica ligada direto.

E IMPORTANTE: Após desligar o carro, deixar passar mais ou menos 1 minuto e ligar novamente, tudo volta ao normal... A ventoinha desarma, a luz de arrefecimento apaga, o ar volta a gelar. Como se nada tivesse acontecido.

Isso já aconteceu tantas vezes, que se tivesse superaquecido a junta do cabeçote já estaria danificada. E a concessionária não verificou nenhum sinal de superaquecimento.

Em tempo: carro já foi pra oficina Bosch, boa, de minha confiança e não conseguiram um diagnóstico. Agora está numa concessionária porque não sei mais a quem recorrer.

Desconfio de PROBLEMA ELÉTRICO ou AR NO SISTEMA.

Alguém pode me ajudar?

Um forte abraço!
avatar
Ferrarista
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.6/Prata Geada
Código de Opcionais : KPG9 + rodas de liga leve
Data de inscrição : 05/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Falha no sistema de arrefecimento / ventoinha no máximo / luz de temperatura acesa - carro volta ao normal se desligado e religado

Mensagem por Professor em Qui 2 Ago 2018 - 20:32

Ferrarista, isso parece ser um problema no sistema eletrônico do carro. Você já verificou sensor de temperatura do motor e sensor de temperatura do fluído de arrefecimento? Passou um scanner prá ver se acusa algum erro ou falha? Desligou a bateria e religou, para reiniciar o módulo eletrônico? Se fizer esse procedimento da bateria lembre que depois alguns componentes, como rádio e alarme, podem precisar de código para voltar a funcionar. O que os molóides da ford dizem a você?

Professor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 110
Cidade/Estado : curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 11/12/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum