cálculo de eficiência volumétrica do ford ka 1.6 09/09

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cálculo de eficiência volumétrica do ford ka 1.6 09/09

Mensagem por Roberto Rossi em Seg 3 Set 2018 - 22:17

Boa noite a todos

Eu estou tentando calcular a eficiência volumétrica do meu ford ka 1.6 09 com filtro inflow, etanol, e velas iridium ix. Ta difícil achar fontes fáceis... tive que converter unidades na equação que achei...
Faz pouco tempo consegui 117,3 cavalos (suavização média) a 5425 rpm no aplicativo de dinamômetro perfexpert. Neste mesmo gráfico consegui 16,6 kgfm (109,5 cv) a 4731 rpm (máximo torque = máxima eficiência volumétrica).

Mais detalhes abaixo no link

https://network.perfexpert-app.com/results/F21UMWvvFd

(simulação de dinamômetro rodada em 23/7/18 13h com tanque cheio e peso total do carro comigo 1040 kg)

Devo salientar que fiz esses testes em diadema (sp) e existe uma correção ISO que multiplica a potência admitida em diadema por 1,09 de acordo com o clima (22ºC 93,2 kPa umidade 57%) para obter a potência estimada ao nível do mar. Assim, a potencia e torque teóricos foram 117,3 cv e 16,6 kgfm, a partir de 107,6 cv máx e 15,23 kgfm tq máx (100,5 cv a 4731rpm) medidos em diadema (experimentais).

Estudando as fontes para cálculo de eficiência volumétrica sem o sensor MAF uma vez que o meu ford ka não mostra no torque pro temos:

VE = 9411 x HP x BSFC (brake specific fuel consumption) / ( displacement (cubic inches) x rpm )

(formula obtida de)

http://www.carro-carros.com/carros/car-enthusiasts/car-makes-models/100320.html

https://www.scribd.com/document/204816516/Volumetric-Efficiency-and-Mass-Air-Flow-Calculation

O BSFC foi admitido padrão 0,45...

Vou calcular a eficiência volumétrica no ponto de máxima potencia

Eficiencia volumétrica = 9411 x ( 117,3 CV x 0,98632 HP/CV  ) x 0,45 / (( 1,6 litros x 61,0237 in³/litros) x ( rpm )) x 100%

Eficiência volumétrica = 9411 x 115,7 HP x 0,45 / ( 97,64 cubic inches (in³) x 5425 rpm) x 100%
= 92,5% (máxima potencia)

Agora calcular a máxima eficiência volumétrica no ponto de máximo torque

Igualzinho
Porem em vez de 117,3 cv colocarei 109,5 cv (gráfico no perfexpert) para o ponto de máximo torque (4731 rpm)

VE (máximo torque sem chip) = 9411.109,5.0,98632.0,45/(1,6.61,0237.4731) = 99% (pra quem sabe isso é muito alto para um carro quase não mexido aspirado)

Se isso estiver certo parece que o rocam 1.6 2009 (109-110 cv com etanol) fica muito bom com o filtro e vela... e de projeto sensacional visto que com essas 2 coisas adicionais possui uma eficiência volumétrica surpreendente.

Bom, se eu quiser desconsiderar a correção ISO 1585 (fator multiplicador nesse caso 1,09),
em diadema (sp) a mais de 700 m de altitude com 100,5 cv na região de torque máximo a 4731 rpm temos 90,9% de eficiência volumétrica máxima (pois a densidade do ar fica menor, claro).

A propósito estou com escape original e o MAF máximo a 6350 rpm calculado a partir da pressão MAP no meu app é de 80 a 83 g/s (vazão mássica de ar). Quando eu tinha colocado a porcaria do turbão ficou 99 g/s fiz 8,4 s na praia no frio, mas perdi torque em baixa, o que ficou impraticavel.

Com essa configuração em diadema faço 8,95 segundos de 0 a 100 km/h em diadema num dia claro normal.

O consumo não está muito bom, claro (para essa eficiencia volumetrica), na cidade, mas estou no primeiro tanque a aproveitar o cut-off o que nunca fiz... creio que 20% andando modo tranquilo será economizado no final do tanque... veremos
Abraço
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Re: cálculo de eficiência volumétrica do ford ka 1.6 09/09

Mensagem por Roberto Rossi em Qui 15 Nov 2018 - 11:04

vim atualizar o topico
a eficiencia ou rendimento volumetrico de um carro aspirado nao supera 130%. com etanol pude pesquisar que é maior do que com a gasolina visto que o etanol retira calor dos pistoes bielas etc na camara de combustao o que aumenta o rendimento volumetrico.

a formula é
9411 . potencia em cv ÷ 1.014 hp/cv . bsfc / ( litros . 61.0237. rotacao da potencia acima em rpm)
bom nas minhas ultimas medicoes fiz no pto de torque maximo 88.2 cv a 3881 rpm.

acima eu havia colocado bsfc 0.46 (gasolina) simplesmente p comparar com outros motores a gasolina

assim
9411 . 88.2 cv ÷ 1.014 . bsfc / 61.0237 / 1.598 litros / 3881 rpm

o bsfc para etanol num carro aspirado eficiente é aprox 0.6. google.

deste modo
eficiencia volumetrica etanol = 129.8%
no ford ka 1.6 0909.

em sp.

fui p praia e a potencia e consumo e eficiencia do carro se manteram constante visto q nao 'cabe mais' mistura ar combustível nesse rocam.

obs o carro ficou supereconomico pq a 40 kmh sem ar ligado até em subida leve o carro vai de 5a marcha

bom
fiz os mesmos calculos c o motor dragon 1.5 de 136 cv a 6500rpm admitindo bsfc p etanol 0.58 super eficiente

9411 . 136 ÷ 1.014 .0.58/ 61.0237 / 1.497 litros / 6500
e dá +- 124% no ponto de potencia maxima e mais 5% no pto de torque maximo (o que é normal) tambem c etanol chegando a 130%... limite de eficiencia vol motor aspirado.

a respeito das minhas aceleradas nos outros posts a curva de potencia ou melhor o pico foi ultimamente depois do termotape no coletor de admissao e alargada da orelha de shrek no filtro de ar, um pouco mais pra altas rpms (6000 rpm) do que medias (orig 5500 rpm zetec rocam) e nao faço mais 8,9 s de 0 a 100 km/h mas só 9,8 segundos, muito menos 8,4 s. tudo bem. meu 1/8 milha esta em 11s e 1/4 milha 17 s e pouco.

estou consumindo 9,5 km/l etanol estrada. e cidade faria uns 7 a 8 mas como vi o cristiano falar no fordhp em sao paulo todo carro flex faz 5 km/l, e o meu nao escapa do transito e dos semaforos tambem.

com a efic vol assim um comando esportivo talvez nem faça efeito e como esse carro tem mais de 30 graus de avanço do pto de ignicao (pico de 43° a +- 4000 rpm) seria estupido por um chip, exceto se eu quisesse enriquecer a mistura. como isso é inviavel pois o carro ficaria gastao, e mistura rica ou pobre nao faz bem p o motor, só falta daqui a alguns anos um remapeamento até 6600 rpm pois a faixa vermelha do giro rocam começa em 6500 porem o corte de giro fica em 6150-6200 rpm impedindo uma aceleracao por ex até 100kmh em 8s...esse limitador...
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