Razões para não tunar muito o carro com turbo ou preparacao aspirada forte.

Ir em baixo

Razões para não tunar muito o carro com turbo ou preparacao aspirada forte.

Mensagem por Roberto Rossi em Sab 22 Dez 2018 - 15:00

Olá. Estive eu estudando sobre as possibilidades de aumentar a potencia, torque, eficiencia termica e volumetrica, e a receita de bolo da vovó para o ford ka rocam é comando swr1 + unichip, diziam muitos neste forum, no forum fordhp, etc.

Bom, agora em 2018, vemos que muitos deles abandonaram e venderam seus karangos e foram para outros projetos e carros. Em 2008 - 2011 era a maior febre tunar o rocam, turbina-lo, ou trocar o comando p um bravo que aumenta a potencia e perde torque em baixa... ou colocar o caro unichip q faz milagres...

agora, esses caras não estão mais aqui. Poucos ka preparados são encontrados, exceto talvez numas poucas paginas do facebook. me pergunto o porquê. já li que alguns deram perda total.

tenho uma boa explicação. Colocar chip ou remap mesmo q unichip aumenta o consumo absurdamente. não passa no controlar. todo mes fazendo 4.5 km/l... passa 5 anos nenhum bolso aguenta. O comando, junto c unichip prometem 130cv no rocam 1.6 fase 1. O comando 260 ou 280° (original 244°) deixa o carro esperto para arrancadas nas rotacoes altas, mas, para a cidade, é um fracasso. O carro bebe mais por 2 motivos c comando esportivo: 1. perde um pouco q seja de torque em baixa e o carinha tem q pisar mais pro ka andar, aumentando o consumo. 2. aumenta-se a fase da admissao... levantamento de valvulas, injetando combustível por mais tempo, a saber, milisegundos. De 6km/l com etanol faz 5 dependendo do comando na cidade. Em São Paulo, nem chega a isso de tanto transito e farol. Com unichip programado para detonar então, 4km/l... avanço de ignicao o ka tem de sobra, daí o chip complementa enriquecendo a mistura..

daí da gente fazendo 160km c um tanque na cidade, fazendo só 250 km c um tanque na estrada: nao tem jeito: nenhum bolso aguenta um carro 1.6 gastao e potente como um 2.0 para andar no dia-a-dia. se for p fds ou track days tudo bem.

Conclusão, vc que está em 2018 vendo esse fórum meio morto, aprenda como eu aprendi que não é só empolgacao potencia e alegria. para manter o carro a longo prazo o consumo é um fator importante.

no meu ford ka faço 240km na cidade de São Paulo e 400km na estrada c um tanque c etanol (40litros). pago 2.799 no etanol aqui. já quis fazer de tudo c o carro mas só melhorei a admissão o escape, e, no motor, vela e regulador de pressão recomendado pelo amigo Maraccini.

perder o torque de baixa não compensa para quem quer manter o carro a longo prazo e não tem dinheiro p varios carros. Ora, a respeito do sigma, parece que poucos mexem nele p tunar (e infelizmente o cambio nao feito especialmente pro carro deixa a desejar). A respeito do dragon, já vem tunado "otimizado" de fabrica rsrs, tanto é que esse motor recebeu até premios. Infelizmente a versão c cambio manual limita o torque máximo, o que é um absurdo.

Parece bom o sigma 1.6 16v do new fiesta, com 130cv manual, e no dino 142cv a altissimos 6500rpm. Claro, falam q é meio manco de baixa, o que era de se esperar. Como o Maraccini falou neste forum, nesses países emergentes sempre diminuem a motorizacao potencia etc dos carros daqui comparado aos da europa, tanto é q o ka sigma é 1.5 e nao 1.6, pra redução de custo e emissões.
Roberto Rossi
Roberto Rossi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 68
Idade : 33
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 57.000km em 12/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro; Pneus Pirelli Cinturato P4 175/65r14 35psi, Michelin energy xm2 R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow, Regulador de Pressão Comb. 3,7 bar, Velas NGK Iridium IX, sem abafador intermediário, gold tape na admissão, tubo pvc 50mm no lugar da captação do ar, e cabos de vela 10mm silicone da original cabos.
Data de inscrição : 30/01/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum