Palheta do limpador do para-brisas: quando trocar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palheta do limpador do para-brisas: quando trocar

Mensagem por Eulalio em Seg Mar 09 2009, 10:50

Fonte: http://www.carro100.com.br/artigos/palheta.php

Algumas observações farei em destaque e na cor verde sobre esse texto:

Considerada uma peça muito simples, o jogo de palhetas do pára-brisa pode colocar em risco a segurança do veículo e, por conseguinte, do seu ocupante. Imagine-se trafegando por uma estrada mal sinalizada e numa noite chuvosa. E aí você percebe que suas palhetas estão velhas e com aquela aparência de uma secura sem fim, raspando o pará-brisa sem limpá-lo ou livrá-lo da chuva. Nessa hora, a visibilidade é próxima de zero!
Infelizmente esse fato é mais corriqueiro do que se imagina. As palhetas do limpador do pára-brisa estão na vice-liderança do ranking de problemas detectados pela Inspeção Veicular Gratuita que a Agenda do Carro promove, na cidade de São Paulo, desde dezembro de 2006. 44% dos 1.247 veículos inspecionados nesse período, ou seja, 543, apresentaram falhas nessa peça. Realmente parece que esse componente passa despercebido pelo motorista que, muitas vezes, até por falta de informação, deixa de fazer a sua correta manutenção. Que, por sinal, é bastante simples e de custo muitíssimo acessível. Atento a esse fato, um fabricante já colocou no mercado um modelo que através de um sensor dedicado, anuncia o momento ideal para a troca.

Para manter o bom funcionamento das palhetas, os fabricantes recomendam que a troca seja feita, ao menos, uma vez por ano. Deixar de fazer a substituição, além de colocar em risco a já mencionada segurança do motorista e passageiros, pode causar danos maiores ao carro. O mais comum é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique ressecada, e dependendo de seu estado, pode riscar o pára-brisa. Por isso, se as palhetas deixam riscos nos vidros a serem acionadas, significa que já passou, e muito, da hora de trocá-las. A borracha deformada, ao invés de retirar a sujeira, deixa uma névoa no vidro e se estiver rasgada inviabiliza a limpeza, prejudicando totalmente a visibilidade do motorista, deixando a impressão de que o vidro estava mais limpo antes de seu acionamento. Aliás, neste caso, estava mesmo!
O caso das palhetas é semelhante ao guarda-chuva, o motorista só se lembra delas quando começa a chover. Quem nunca esqueceu o guarda-chuva no banco, no restaurante porque parou de chover!
Outro problema que pode ocorrer é a trepidação quando o limpador é utilizado. Isso acontece porque o mecanismo apresenta folgas.

Ao instalar um novo jogo de palhetas, é preciso cuidar da limpeza do vidro antes de se fazer o primeiro acionamento. Para promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro. Detergentes, querosene e quaisquer tipos de sabão, NUNCA! Esses produtos danificam a peça, comprometendo o seu funcionamento e reduzindo sua durabilidade. Para a limpeza das borrachas, quando for necessário, basta apenas passar um pano umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas, sempre com cuidado para não danificar os braços do limpador durante o processo.

fiquei em dúvida, pois alguns recomendam usar detergente neutro, daqueles que de lavar louça, principalmente foi uma das orientações do programa televisivo AutoEsporte na Globo

Nada de detergentes também no reservatório do limpador que deve ser abastecido com uma solução de água com aditivo apropriado para limpeza que ajuda na diminuição do atrito entre a borracha e o vidro, melhora a qualidade da limpeza e não corrói a borracha.

Todas essas dicas são importantes para que você possa cuidar corretamente das palhetas do limpador do pára-brisa do seu carro. Esses cuidados vão assegurar maior durabilidade da peça e que, por sua vez, cumprirá com eficácia a sua função que é de melhorar a visibilidade em situações adversas, chegando a ser componente essencial em casos extremos de chuvas intensas em locais escuros. Agora que você conhece um pouquinho melhor essa peça, sua importância e como cuidar dela, lembre-se de amanhã mesmo verificar o seu funcionamento e estado de conservação. Não hesite em substituí-la no momento adequado. Afinal, você merece trafegar em segurança e com a tranqüilidade de poder ir e vir sem preocupações.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Re: Palheta do limpador do para-brisas: quando trocar

Mensagem por PoLGaMeS em Seg Mar 09 2009, 11:07

nao coloco mais nada de aditivo nem nada no reservatorio de agua....
coloquei aquele produto q nao deixa embassar o vidro... na embalagem diz pra usar 1 potinho dele de 100ml no reservatorio e completar com agua... ele faz uma espuma parecendo ate um sabao neutro mesmo poremmmmm como respinga agua no capô no no teto esse "sabao" mancha o capô... o meu ta todo cheio de marquinhas de sabao... pra tirar aquilo tem q ter muito saco pra esfregar muitooo a cera...
depois dessa soh uso agua mesmo...

PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Alessandro em Qui Jul 16 2009, 10:20

Ihh Pol é só regular o ijetor de água, pq no antigo carro da minha Mãe eu comprei um trem desses e saia msm a espuma e tanto q era um sabão msm pra limpar e fazia diferença tremenda, e já no Ka só uso o do motorcraft, na revisão quero ir pra ver se encontro pra venda na parte de peças na concessionaria...

Eu curto isso, e também eu vi umas palhetas muito diferentes chamadas aerotwin da bosch :

AeroTwin

Design moderno e inovador. Tecnologia exclusiva Bosch.

A linha de palhetas AEROTWIN possui diversos modelos disponíveis no mercado nacional com comprimentos que variam de 400 a 750 mm. Com a Linha Adapt, complementa o programa, tornado-a mais versátil. As principais montadoras mundiais utilizam as palhetas AEROTWIN nos mais modernos veículos: Audi, Honda, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.
Lâminas de aço pré-tensionadas Distribuição de força uniforme sobre o pára-brisa garante a eficiência da limpeza.
Melhor adaptação e maior durabilidade.
Spoiler aerodinâmico integrado Reduz a trepidação e o ruído. Perfeito para altas velocidades.
Borracha com 3 componentes Maciez da borracha garante um funcionamento mais eficiente, flexível e silencioso. Componentes mais resistentes proporcionam melhor qualidade de limpeza e maior vida útil (30% mais que as palhetas convencionais). Menor formação de névoa no pára-brisa.
Linha Adapt Permite trocar as palhetas convencionais por uma exclusiva AEROTWIN.
Quick-Clip Bosch As palhetas Bosch podem ser instaladas por qualquer pessoa em poucos segundos, com apenas três movimentos. É rápido e fácil!

Fonte :
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/palhetas/aerotwin.asp

O que acham pessoal ...

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Adolfo Luiz em Qui Jul 16 2009, 11:47

Eu Tb. uso o aditivo da Motorcraft ele não mancha a pintura é custa em media R$ 7,00 Reais! Cool

Adolfo Luiz
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1661
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

http://www.quatrorodas.com.br

Mensagem por Alessandro em Qui Jul 16 2009, 11:51

Ihh ta barato vou comprar um na concessionaria pq o meu acabou e também vou dar uma olhada no reservatorio do radiador e colocar um novo e mais os aditivos.

faleu meu amigo Adolfo...

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Marca da Palheta usada pela FORD

Mensagem por Luciana_Helena em Qua Out 28 2009, 22:05

Pessoal, boa noite!alguém sabe a marca da palheta usada no Ford Ka 2009...é uma dessas que encontramos nos mercados?

preciso trocar a minha, mas imagino que na concessionária é o olho da cara... porém tb imagino que a FORD compra de empresas terceirizadas e não faz sua própria palheta... se puderem me responder, por email: luciana_hgferreira@hotmail.com

obrigada!

Luciana_Helena
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Cidade/Estado : SBC/SP
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : Karra

Mensagem por Tiago B. em Qui Out 29 2009, 11:11

Luciana,

A marca original Ford é Motorcraft e na concessionária o valor é de R$49,00, eu particularmente nunca vi em nenhum supermercado, hipermercado, talvez por nunca ter procurado tb hahaha, agora existem outras marcas boas tb...fica a dica! (respondido por e-mail tb)

Tiago B.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 198
Cidade/Estado : Itatiba / São Paulo
Motorização/Cor : New ka 1.6 / 1.0
Código de Opcionais : 17" + xenon em tudo, inclusive milhas

Mensagem por Luciana_Helena em Qui Out 29 2009, 11:37

então, eu vi na Sandrecar, o vendedor de acessórios me passou que era Motorcraft e custava 26,00... acho que está até mais barato que as que encontramos no mercado.

mas foi uma história bizarra que aconteceu com as palhetas, depois conto com calma

obrigada!

Luciana_Helena
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Cidade/Estado : SBC/SP
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : Karra

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:13

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo