pastilhas e lonas de freio: quando trocar

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pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Eulalio em Seg Mar 09 2009, 11:07

Fonte: http://www.venecar.com.br/manual.html

Examine as pastilhas de freio a cada 5 mil quilômetros, não deixe que o desgaste das pastilhas chegue até o metal, pois aí vai danificar o disco também.

Quando o freio a disco emitir um chiado, é sinal de que a pastilha deve ser trocada ou que o disco está riscado. Aí só uma retífica resolve. Mantenha todo o sistema de freio bem regulado. Regulagem muito baixa do pedal retarda a ação da freada. E ajuste muito alto provoca atrito entre as lonas e as panelas traseiras.

As lonas costumam durar de 25.000 a 40.000 quilômetros, ao tocar as lonas mande retificar os tambores. O fluido de freio deve ocupar três quartas partes do reservatório. Abaixo disso a margem de segurança do sistema diminui consideravelmente. A cada seis meses verifique a existência de vazamento na tubulação do sistema de freio.

Use apenas fluído de freio recomendado pelo fabricante do veículo. A troca deve ser feita a cada dois anos ou 30.000 quilômetros.

Fonte: http://blogcarburado.blogspot.com/2008/06/saiba-quando-trocar-as-pastilhas-de.html

Alguns veículos vêm de fábrica com um dispositivo eletrônico de segurança que indica o fim da vida útil da pastilha. Em veículos sem esse dispositivo eletrônico, o desgaste da pastilha é indicado por um forte ruído.

É sempre bom verificar condições das pastilhas a cada 5.000 km e trocá-las quando chegarem a espessura de 2 mm o que ocorre geralmente a cada 30.000 km. Para garantir uma boa frenagem, é aconselhável que os discos sejam verificados estes geralmente suportam até duas trocas de pastilhas sem problema algum. Após a troca das pastilhas, é recomendado que o mecânico circule com o veículo e acione o freio diversas vezes, para que haja um pré-assentamento.

As frenagens devem ser normais e o freio não deve ser acionado junto com o acelerador ou em velocidades muito altas. O assentamento só estará completo após, aproximadamente, 300 km rodados em perímetro urbano.

O fluído do sistema de freio não é consumível, ou seja não gasta, então sempre é bom ficar de olho no nível do óleo pois se baixar e a pastilha ainda não tiver gastado é sinal de que tem algum problema.

Geralmente o óleo tem validade de 12 meses e é sempre importante utilizar o recomendado pelo fabricante do veiculo.

A maioria dos carros nacionais tem lonas nas rodas traseiras e estas também merecem atenção não esquecendo dos cilindros de roda. E fique atento sempre na luz do painel em caso de alguma falha deve acender e se isto acontecer, pare o quanto antes para verificar qual o problema.

Dicas para aumentar a vida útil útil dos freios de seu carro:

- Freie sempre que possível com suavidade, dosando a força no pedal. Freadas bruscas aumentam o desgaste dos freios e pneus e podem travar as rodas, o que aumenta o espaço necessário para parar o veículo.

- Entre nas curvas em velocidade compatível. Frear dentro da curva é possível, mas requer sensibilidade. Pise com moderação e alivie a pressão se sentir travamento de roda.

- Use numa descida a mesma marcha que usaria para subi-la. Isso poupa os freios. Jamais coloque o câmbio em ponto-morto (a popular "banguela"): o desgaste dos freios e o risco à sua segurança e à dos outros não compensam a mínima economia de combustível.

- Não desligue o motor com o carro ainda em movimento. A câmara de vácuo (servo-freio) deixará de atuar, o que torna o pedal bastante pesado. Este é, a propósito, outro risco da "banguela": o motor pode morrer e você precisar frear antes de conseguir religá-lo.

- O nome já diz: freio de estacionamento serve apenas para manter o carro imóvel quando estacionado. Evite aplicá-lo em movimento, o que pode bloquear as rodas traseiras e causar um "cavalo-de-pau".

- A presença do sistema antitravamento ABS não significa que você deve frear ao máximo sem necessidade. Além do desgaste do conjunto, isso pode levar a uma colisão traseira se o veículo de trás não conseguir frear com a mesma eficiência que o seu.

- Seguindo estes cuidados é improvável que você fique sem freios. Se acontecer, porém, segure o carro através da redução de marchas e puxe o freio de estacionamento com suavidade, mantendo o botão apertado. "Bombar" o pedal permitirá saber quando o sistema recuperar a eficiência.

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Lu Brandão em Ter Abr 21 2009, 23:41

ai gente.. as minhas tão gritando + q minha sobrinha! rss

agora q tá começando a esfriar entao.. tá pior ainda!!

acho q vou ter q trocar antes da proxima revisao viu..

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Eulalio em Qua Abr 22 2009, 10:45

É bom trocar logo, pois se não o prejuízo pode ser maior: ter que antecipar a troca dos discos de freio.

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Lu Brandão em Qua Abr 22 2009, 10:57

sério???? ai meu Deus!!! nao me fale isso!!!

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qua Abr 22 2009, 15:22

mas lu, leva num mecanico d confiança, pq as vezes ta gritando por outro motivo, como falta de oleo ou outra coisa.

off: lu a data do 2º encontro ta errada :p

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por LeonardoHB em Qua Abr 22 2009, 15:44

Q isso! óleo nas pastilhas de freio? rsrs tá doido? Razz

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qua Abr 22 2009, 16:09

LeonardoHB escreveu:Q isso! óleo nas pastilhas de freio? rsrs tá doido? Razz

Oleo do freio logico q tem oO

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Darksun em Qua Abr 22 2009, 16:12

Óleo do freio = líquido de freio ? O que vai no recepiente quando se abre o capô ?

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qua Abr 22 2009, 16:21

Darksun escreveu:Óleo do freio = líquido de freio ? O que vai no recepiente quando se abre o capô ?

n é um óleo aquilo?

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Darksun em Qua Abr 22 2009, 17:03

se for isso que vc tá falando é a mesma coisa sim !!!

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Eulalio em Qua Abr 22 2009, 17:07

Fluido de freio ou óleo de freio é a mesma coisa. Na realidade é um óleo mesmo e pode ser verificado no reservatório do freio no cofre do motor. Geralmente não há problemas com o óleo, que tem durabilidade de 40.000km ou dois anos, a não ser que esteja vazando.

O barulho característico ao frear pode ser as pastilhas desgastadas ou alguma sujeira entre a pastilha e o freio.

O correto é verificar antes que os discos danifiquem, pois ele tem uma "durabilidade" de ser trocado na segunda substituição das pastilhas de freio.

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Rodrigo Sartori em Qua Abr 22 2009, 22:43

O ideal é trocar as pastilhas um pouco antes delas chegaram no final, assim vc consegue utilizar dois pares no mesmo disco. Se deixar desgastar muito estraga o disco e ai já era.

Mas no caso da Lu nao acredito que seja pastilha gasta pois nao tem Km rodados pra isso, o meu tá chegando nos 30.000 e hj eu chequei e ainda tem bastante pastilha.

O meu tb faz barulho qdo o carro tá quase parando dá um ranjido, mas sempre foi assim.

Fiquem atentos pra nao trocar pastilha a toa, pq o pessoal quer é ganhar dinheiro.

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Lu Brandão em Qua Abr 22 2009, 22:58

o reservatório desse fluído de freio esta cheio sim.. eu vi..

dizem q qto + gastas as pastilhas + gostoso o freio fica neh..

p.s.1: eu vim com outra dúvida na cabeça pra perguntar pra vcs e esqueci.. hihihihihi
p.s.2: valeu Hit!! ehehehe

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Tar em Ter Ago 31 2010, 19:47

O meu fez 50 mil semana passada, nunca troquei o fluído de freio e nem as pastilhas... Laughing

Quanto sera que custa um serviço desses?

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Eulalio em Sab Set 04 2010, 21:44

Tar escreveu:O meu fez 50 mil semana passada, nunca troquei o fluído de freio e nem as pastilhas... Laughing

Quanto sera que custa um serviço desses?

Depende,

Fora da concessionária a troca de pastilhas + pastilhas não sai por mais de R$50,00.

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Rhodnius em Ter Mar 15 2011, 22:36

Qual a marca da pastilha que o Ka usa?

Na troca, é bom seguir a marca original, ou qualquer uma boa pode ser usada? E pros discos?

Valeu!

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por Vogel Design em Qua Mar 16 2011, 01:51

já foi respondido em outro topico amigo!

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Re: pastilhas e lonas de freio: quando trocar

Mensagem por usuariofree1 em Sab Jan 12 2013, 12:31

Rhodnius escreveu:Qual a marca da pastilha que o Ka usa?

Na troca, é bom seguir a marca original, ou qualquer uma boa pode ser usada? E pros discos?

Valeu!

Eu usei da marca Varga. Estou satisfeito.

Patilha de freio Varga

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