Aditivo para carros flex
Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka :: Manutenção, Reparo & Tutoriais :: Manutenção e reparos
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Aditivo para carros flex
Acho que comecei a me preocupar mais com meu carrinho, principalmente por que ele vai alcançar a marca dos 30.000km em breve e isso siginifica que algumas peças começarão a necessitar de manutenção, devido ao tempo de vida útil.
Uma questão que intriga é a utilização de aditivos para veículos flex. Sempre há a recomendação, porém nunca se fala da sua eficácia. Hoje ao abastecer veio uma funcionária me oferecer o Bardhal FLEX e rejeitei de primeira, mas fiquei meio que em dúvida e na vontade de testar.
Encontrei então essa matéria de 2004 que transcrevo aqui, embora possa ter evoluído alguma coisa, mas acredito que ainda pese muito os fundamentos contidos nela:
Fonte: http://infoener.iee.usp.br/infoener/hemeroteca/imagens/78058.htm
Nº: 78058
Gazeta Mercantil
Data: 24/03/2004
Flex Fuel, dois combustíveis e um aditivo
São Paulo, 24 de Março de 2004 - Modelos a álcool e/ou gasolina requerem produtos específicos; uso indiscriminado pode causar danos ao motor. Com a chegada do veículos com tecnologia bicombustível -que hoje já representam 13% das vendas de carros zero-quilômetro-, mais conhecidos como Flex Fuel, duas empresas acabam de colocar no mercado aditivos específicos para esse nicho, que tem um grande diferencial, que é servir ao mesmo tempo para dois combustíveis: álcool e gasolina no mesmo tanque, misturados em qualquer proporção. Os produtos são o Flexpower, da ACDelco, e o Flex, da Bardahl.
Os problemas causados no motor são diferentes dependendo do combustível utilizado. Por exemplo: a gasolina, principalmente a de má qualidade, causa o acúmulo de uma borra -um tipo de goma- no coletor de admissão, contaminando o óleo lubrificante e sujando os bicos injetores. Já com o álcool, toda a problemática surge com o hidróxido de alumínio, proveniente não do combustível, mas da corrosão da bomba de combustível. Fato comum em postos de abastecimento que não têm grande rotatividade. O hidróxido de alumínio, na forma de gel, entope o pré-filtro de combustível, que pode até dar pane seca no veículo. Ou seja: o aditivo Flex tem dois trabalhos, dois inimigos a combater.
A fórmula, porém, é diferente dependendo do produto. Diferentemente do produto da ACDelco, o Flex, da Bardahl, não prevê a solvência do gel de alumínio, e promete a manutenção dos bicos injetores limpos e a prevenção dos depósitos nas válvulas de admissão, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Cuidados
Segundo dados da ACDelco, a colocação de aditivos direcionados apenas para o álcool ou para gasolina podem ser nocivos para o motor Flex Fuel. "O maior problema dos aditivos apenas para gasolina ou álcool, se utilizados nos veículos Flex Fuel, é que muitos produtos não são missíveis, ou seja, não se misturam a um dos combustíveis; essa química que não se misturou à gasolina ou ao álcool vai entupir o pré-filtro de combustível, que irá absorver todo o excedente. Aí é que está a diferença do aditivo Flexpower, a missividade nos dois combustíveis", afirma o coordenador do laboratório de combustível e lubrificantes de engenharia de materiais da GM -ACDelco é uma das empresas da General Motors-, Djalma de Mello.
A Bosch, por meio de seu gerente de desenvolvimento de produtos, Fábio Ferreira, reitera que a preocupação com a missividade dos aditivos de combustível é real e que pode sim causar danos e prejuízo financeiro aos consumidores desavisados.
Muitas montadoras e fornecedores, no entanto, são contrários à utilização de qualquer tipo de aditivo de combustível. "Problemas com sujeiras nos bicos injetores e borra são problemas para a assistência técnica, a Fiat não indica o uso de qualquer aditivo nos carros da marca, que são projetados para usar gasolina ou álcool comum sem problema algum", fala o assessor técnico da Fiat Automóveis, Carlos Henrique Ferreira. Segundo ele, a montadora não realizou testes com esse tipo de substância em seus motores. Da mesma forma, a Volkswagen, também, no manual do proprietário, não sugere a utilização de aditivo de combustível, independentemente do modelo.
Das montadoras que têm modelos bicombustíveis em sua linha, apenas a General Motors recomenda a utilização de aditivo específico para os Flex Fuel -nos modelos GM há uma etiqueta que alerta o consumidor sobre o aspecto nocivo dos aditivos não específicos para os bicombustíveis. Estranhamente, a Delphi, empresa que desenvolveu a tecnologia bicombustível para a maioria dos modelos da montadora -Novo Corsa, Meriva e Montana-, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que "não recomenda nenhum tipo de aditivo para melhorar a performance de motores bicombustível. Segundo a empresa, "até o momento nenhum teste foi feito para comprovar a eficácia, ou não, dos produtos em questão".
ACDelco
"O mercado de aditivos no Brasil é estimado em 1,2 milhão de litros por mês, desse total, queremos 18% com a nossa linha que engloba produtos para álcool, gasolina e Flex Fuel", conta o diretor de operações da ACDelco América do Sul, José Luiz Parisatto. A empresa de propriedade da General Motors faturou R$ 150 milhões no ano passado, 30% mais que em 2002. Distribuído nas concessionárias GM, como produto original, a ACDelco agora quer ampliar o seu leque de distribuição.
"Vamos ter como alvo agora o público que compra aditivos em supermercados e postos de gasolina, além, claro, das concessionárias GM", fala Parisatto.
Uma curiosidade da marca ACDelco é que apesar de participar nos segmentos de baterias, lubrificantes, sistemas de freio, a empresa não tem nenhuma fábrica. "Somos uma Nike do setor, administramos a qualidade dos nossos fornecedores que colocam a nossa grife em seus produtos, nós mesmos não produzimos nada", explica o diretor de operações da América do Sul.
(Caderno Carro8)(Renato Acciarto)
Uma questão que intriga é a utilização de aditivos para veículos flex. Sempre há a recomendação, porém nunca se fala da sua eficácia. Hoje ao abastecer veio uma funcionária me oferecer o Bardhal FLEX e rejeitei de primeira, mas fiquei meio que em dúvida e na vontade de testar.
Encontrei então essa matéria de 2004 que transcrevo aqui, embora possa ter evoluído alguma coisa, mas acredito que ainda pese muito os fundamentos contidos nela:
Fonte: http://infoener.iee.usp.br/infoener/hemeroteca/imagens/78058.htm
Nº: 78058
Gazeta Mercantil
Data: 24/03/2004
Flex Fuel, dois combustíveis e um aditivo
São Paulo, 24 de Março de 2004 - Modelos a álcool e/ou gasolina requerem produtos específicos; uso indiscriminado pode causar danos ao motor. Com a chegada do veículos com tecnologia bicombustível -que hoje já representam 13% das vendas de carros zero-quilômetro-, mais conhecidos como Flex Fuel, duas empresas acabam de colocar no mercado aditivos específicos para esse nicho, que tem um grande diferencial, que é servir ao mesmo tempo para dois combustíveis: álcool e gasolina no mesmo tanque, misturados em qualquer proporção. Os produtos são o Flexpower, da ACDelco, e o Flex, da Bardahl.
Os problemas causados no motor são diferentes dependendo do combustível utilizado. Por exemplo: a gasolina, principalmente a de má qualidade, causa o acúmulo de uma borra -um tipo de goma- no coletor de admissão, contaminando o óleo lubrificante e sujando os bicos injetores. Já com o álcool, toda a problemática surge com o hidróxido de alumínio, proveniente não do combustível, mas da corrosão da bomba de combustível. Fato comum em postos de abastecimento que não têm grande rotatividade. O hidróxido de alumínio, na forma de gel, entope o pré-filtro de combustível, que pode até dar pane seca no veículo. Ou seja: o aditivo Flex tem dois trabalhos, dois inimigos a combater.
A fórmula, porém, é diferente dependendo do produto. Diferentemente do produto da ACDelco, o Flex, da Bardahl, não prevê a solvência do gel de alumínio, e promete a manutenção dos bicos injetores limpos e a prevenção dos depósitos nas válvulas de admissão, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Cuidados
Segundo dados da ACDelco, a colocação de aditivos direcionados apenas para o álcool ou para gasolina podem ser nocivos para o motor Flex Fuel. "O maior problema dos aditivos apenas para gasolina ou álcool, se utilizados nos veículos Flex Fuel, é que muitos produtos não são missíveis, ou seja, não se misturam a um dos combustíveis; essa química que não se misturou à gasolina ou ao álcool vai entupir o pré-filtro de combustível, que irá absorver todo o excedente. Aí é que está a diferença do aditivo Flexpower, a missividade nos dois combustíveis", afirma o coordenador do laboratório de combustível e lubrificantes de engenharia de materiais da GM -ACDelco é uma das empresas da General Motors-, Djalma de Mello.
A Bosch, por meio de seu gerente de desenvolvimento de produtos, Fábio Ferreira, reitera que a preocupação com a missividade dos aditivos de combustível é real e que pode sim causar danos e prejuízo financeiro aos consumidores desavisados.
Muitas montadoras e fornecedores, no entanto, são contrários à utilização de qualquer tipo de aditivo de combustível. "Problemas com sujeiras nos bicos injetores e borra são problemas para a assistência técnica, a Fiat não indica o uso de qualquer aditivo nos carros da marca, que são projetados para usar gasolina ou álcool comum sem problema algum", fala o assessor técnico da Fiat Automóveis, Carlos Henrique Ferreira. Segundo ele, a montadora não realizou testes com esse tipo de substância em seus motores. Da mesma forma, a Volkswagen, também, no manual do proprietário, não sugere a utilização de aditivo de combustível, independentemente do modelo.
Das montadoras que têm modelos bicombustíveis em sua linha, apenas a General Motors recomenda a utilização de aditivo específico para os Flex Fuel -nos modelos GM há uma etiqueta que alerta o consumidor sobre o aspecto nocivo dos aditivos não específicos para os bicombustíveis. Estranhamente, a Delphi, empresa que desenvolveu a tecnologia bicombustível para a maioria dos modelos da montadora -Novo Corsa, Meriva e Montana-, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que "não recomenda nenhum tipo de aditivo para melhorar a performance de motores bicombustível. Segundo a empresa, "até o momento nenhum teste foi feito para comprovar a eficácia, ou não, dos produtos em questão".
ACDelco
"O mercado de aditivos no Brasil é estimado em 1,2 milhão de litros por mês, desse total, queremos 18% com a nossa linha que engloba produtos para álcool, gasolina e Flex Fuel", conta o diretor de operações da ACDelco América do Sul, José Luiz Parisatto. A empresa de propriedade da General Motors faturou R$ 150 milhões no ano passado, 30% mais que em 2002. Distribuído nas concessionárias GM, como produto original, a ACDelco agora quer ampliar o seu leque de distribuição.
"Vamos ter como alvo agora o público que compra aditivos em supermercados e postos de gasolina, além, claro, das concessionárias GM", fala Parisatto.
Uma curiosidade da marca ACDelco é que apesar de participar nos segmentos de baterias, lubrificantes, sistemas de freio, a empresa não tem nenhuma fábrica. "Somos uma Nike do setor, administramos a qualidade dos nossos fornecedores que colocam a nossa grife em seus produtos, nós mesmos não produzimos nada", explica o diretor de operações da América do Sul.
(Caderno Carro8)(Renato Acciarto)

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Básico
Re: Aditivo para carros flex
Eulálio, já utilizei uma vez um aditivo no tanque de um
outro carro na expectativa de limpar o bico e melhorar desempenho e consumo.
Não sei se a sujeira estava muito grande, sei que quando utilizei o carro ficou
falhando e perdeu consideravelmente o rendimento além de aumentar o consumo.
Resumo: Levei ao mecânico e o bico estava todo sujo. Acho que ele pode ter
feito uma limpeza no sistema de combustível (do tanque ao bico), mas essa
sujeira ficou toda depositada nos bicos.
outro carro na expectativa de limpar o bico e melhorar desempenho e consumo.
Não sei se a sujeira estava muito grande, sei que quando utilizei o carro ficou
falhando e perdeu consideravelmente o rendimento além de aumentar o consumo.
Resumo: Levei ao mecânico e o bico estava todo sujo. Acho que ele pode ter
feito uma limpeza no sistema de combustível (do tanque ao bico), mas essa
sujeira ficou toda depositada nos bicos.
- Rodas 15 Vaska (195/55/15)
- Molas esportivas Macaulay

Felinto Sérgio- Sócio Fundador

- Número de Mensagens: 819
Cidade/Estado: Fortaleza-CE
Código de Opcionais: KPD9
Mas é isso que a reportagem fala um pouco... o aditivo flex pode ser bom para apenas um tipo de combustivel, no entanto, nem os fabricantes dos dispositivos flex recomendam o uso de aditivo no combustivel. Que o ideal é levar o carro a uma autorizada para fazer a limpeza do sistema de injeção.

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Código de Opcionais: Básico
De quanto em quanto tempo deve-se levar o carro para fazer essa limpeza dos bicos ?

felipelombardi- Piloto de Controle Remoto

- Número de Mensagens: 37
Cidade/Estado: Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa
Motorização/Cor: Ka 1.0 Flex 09/10 Preto Ebony
Código de Opcionais: KPM0
Eulalio escreveu:Mas é isso que a reportagem fala um pouco... o aditivo flex pode ser bom para apenas um tipo de combustivel, no entanto, nem os fabricantes dos dispositivos flex recomendam o uso de aditivo no combustivel. Que o ideal é levar o carro a uma autorizada para fazer a limpeza do sistema de injeção.
Aew entra outra dúvida minha. Falasm que os bicos são auto limpantes.
Me falaram que só o aditivo que contém na gasolina aditivada já resolve.
Não sei se é verdade.
- Rodas 15 Vaska (195/55/15)
- Molas esportivas Macaulay

Felinto Sérgio- Sócio Fundador

- Número de Mensagens: 819
Cidade/Estado: Fortaleza-CE
Código de Opcionais: KPD9
Bom dia.Esse é meu primeiro post no fórum.Estou com meu kazinho com os seus 60mil Kms rodados e não tive problemas com sujeira no motor nem nada. Mas, como todo carro as coisas podem acontecer a qualquer momento e por isso estou aqui procurando recomendacoes!Ja ouvi varias vezes a respeito da gasolina aditivada para ajudar a limpar os bicos mesmo. Dizem que como ela é mais 'pura' ela consegue absorver a sujeira que é acumulada pelo uso de outras gasolinas 'piores'. Recomenda-se de tempos em tempos fazer uso de uma gasolina 'podium', por exemplo, para fazer essa limpeza. Sobre aditivos nao sei, pois nao uso. Tb nao sei sobre o uso de combustiveis para caso voce use mais o alcool que a gasolina. (No meu caso a gasolina esta com um melhor custo-beneficio). Espero ter ajudado e nao ter me delongado mto.Abracos,Cibulska

Cibulska- Piloto de Controle Remoto

- Número de Mensagens: 27
Cidade/Estado: Brasilia/DF
Motorização/Cor: 1.0/Azul
Código de Opcionais: Kit Fly + Rodas R15 (BRW)
Bom, hoje pela primeira vez abasteci somente com álcool, 42 litros aproximadamente (quero fazer a média com álcool, hoje completou 1023 km), e coloquei um desses bardahl flex, ao sair do posto peguei uma via rápida e notei que ao mudar da 1ª para a segunda e da segunda para terceira marcha, o Kazão dá uma "segurada" depois "puxa" de solavanco, não fazia isso na gasolina, paira a dúvida: foi o álcool que ocasionou essa "anomalia" ou foi o tal do bardahl flex? ou o sistema tem que se "adaptar" à mudança brusca de combustível, já ouvi gente dizendo que quando muda de combustível totalmente o sistema demora um pouco pra se adaptar, não sei se é verídico isso, peço help para os mais experientes com o KA, grato.
cara, como vc nunca colocou acool, nem a gente sabe como responder! teu primeiro tanque de alcool e vc mete aditivo! ai não tem como saber! agora é esperar o carro se acostumar! tem uma grande diferença andar no ka com gasolina e com alcool! eu sou um cara que não sou fã de aditivos de combustivel!

Vogel Design- Moderador

- Número de Mensagens: 9398
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Motorização/Cor: 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais: Tudo que for possivel
Tópicos similares» Pinturas (carros rfactor)
» Carros Brancos - Perfeitos.
» Alimentação saudável para um desportista
» Build Para Lord [backRO]
» Sugestões para melhoramento do fórum
» Carros Brancos - Perfeitos.
» Alimentação saudável para um desportista
» Build Para Lord [backRO]
» Sugestões para melhoramento do fórum
Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka :: Manutenção, Reparo & Tutoriais :: Manutenção e reparos
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: