Aditivo para carros flex

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aditivo para carros flex

Mensagem por Eulalio em Seg Mar 09 2009, 11:42

Acho que comecei a me preocupar mais com meu carrinho, principalmente por que ele vai alcançar a marca dos 30.000km em breve e isso siginifica que algumas peças começarão a necessitar de manutenção, devido ao tempo de vida útil.

Uma questão que intriga é a utilização de aditivos para veículos flex. Sempre há a recomendação, porém nunca se fala da sua eficácia. Hoje ao abastecer veio uma funcionária me oferecer o Bardhal FLEX e rejeitei de primeira, mas fiquei meio que em dúvida e na vontade de testar.

Encontrei então essa matéria de 2004 que transcrevo aqui, embora possa ter evoluído alguma coisa, mas acredito que ainda pese muito os fundamentos contidos nela:

Fonte: http://infoener.iee.usp.br/infoener/hemeroteca/imagens/78058.htm

Nº: 78058

Gazeta Mercantil

Data: 24/03/2004

Flex Fuel, dois combustíveis e um aditivo

São Paulo, 24 de Março de 2004 - Modelos a álcool e/ou gasolina requerem produtos específicos; uso indiscriminado pode causar danos ao motor. Com a chegada do veículos com tecnologia bicombustível -que hoje já representam 13% das vendas de carros zero-quilômetro-, mais conhecidos como Flex Fuel, duas empresas acabam de colocar no mercado aditivos específicos para esse nicho, que tem um grande diferencial, que é servir ao mesmo tempo para dois combustíveis: álcool e gasolina no mesmo tanque, misturados em qualquer proporção. Os produtos são o Flexpower, da ACDelco, e o Flex, da Bardahl.

Os problemas causados no motor são diferentes dependendo do combustível utilizado. Por exemplo: a gasolina, principalmente a de má qualidade, causa o acúmulo de uma borra -um tipo de goma- no coletor de admissão, contaminando o óleo lubrificante e sujando os bicos injetores. Já com o álcool, toda a problemática surge com o hidróxido de alumínio, proveniente não do combustível, mas da corrosão da bomba de combustível. Fato comum em postos de abastecimento que não têm grande rotatividade. O hidróxido de alumínio, na forma de gel, entope o pré-filtro de combustível, que pode até dar pane seca no veículo. Ou seja: o aditivo Flex tem dois trabalhos, dois inimigos a combater.

A fórmula, porém, é diferente dependendo do produto. Diferentemente do produto da ACDelco, o Flex, da Bardahl, não prevê a solvência do gel de alumínio, e promete a manutenção dos bicos injetores limpos e a prevenção dos depósitos nas válvulas de admissão, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

Cuidados

Segundo dados da ACDelco, a colocação de aditivos direcionados apenas para o álcool ou para gasolina podem ser nocivos para o motor Flex Fuel. "O maior problema dos aditivos apenas para gasolina ou álcool, se utilizados nos veículos Flex Fuel, é que muitos produtos não são missíveis, ou seja, não se misturam a um dos combustíveis; essa química que não se misturou à gasolina ou ao álcool vai entupir o pré-filtro de combustível, que irá absorver todo o excedente. Aí é que está a diferença do aditivo Flexpower, a missividade nos dois combustíveis", afirma o coordenador do laboratório de combustível e lubrificantes de engenharia de materiais da GM -ACDelco é uma das empresas da General Motors-, Djalma de Mello.

A Bosch, por meio de seu gerente de desenvolvimento de produtos, Fábio Ferreira, reitera que a preocupação com a missividade dos aditivos de combustível é real e que pode sim causar danos e prejuízo financeiro aos consumidores desavisados.

Muitas montadoras e fornecedores, no entanto, são contrários à utilização de qualquer tipo de aditivo de combustível. "Problemas com sujeiras nos bicos injetores e borra são problemas para a assistência técnica, a Fiat não indica o uso de qualquer aditivo nos carros da marca, que são projetados para usar gasolina ou álcool comum sem problema algum", fala o assessor técnico da Fiat Automóveis, Carlos Henrique Ferreira. Segundo ele, a montadora não realizou testes com esse tipo de substância em seus motores. Da mesma forma, a Volkswagen, também, no manual do proprietário, não sugere a utilização de aditivo de combustível, independentemente do modelo.

Das montadoras que têm modelos bicombustíveis em sua linha, apenas a General Motors recomenda a utilização de aditivo específico para os Flex Fuel -nos modelos GM há uma etiqueta que alerta o consumidor sobre o aspecto nocivo dos aditivos não específicos para os bicombustíveis. Estranhamente, a Delphi, empresa que desenvolveu a tecnologia bicombustível para a maioria dos modelos da montadora -Novo Corsa, Meriva e Montana-, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que "não recomenda nenhum tipo de aditivo para melhorar a performance de motores bicombustível. Segundo a empresa, "até o momento nenhum teste foi feito para comprovar a eficácia, ou não, dos produtos em questão".

ACDelco

"O mercado de aditivos no Brasil é estimado em 1,2 milhão de litros por mês, desse total, queremos 18% com a nossa linha que engloba produtos para álcool, gasolina e Flex Fuel", conta o diretor de operações da ACDelco América do Sul, José Luiz Parisatto. A empresa de propriedade da General Motors faturou R$ 150 milhões no ano passado, 30% mais que em 2002. Distribuído nas concessionárias GM, como produto original, a ACDelco agora quer ampliar o seu leque de distribuição.

"Vamos ter como alvo agora o público que compra aditivos em supermercados e postos de gasolina, além, claro, das concessionárias GM", fala Parisatto.

Uma curiosidade da marca ACDelco é que apesar de participar nos segmentos de baterias, lubrificantes, sistemas de freio, a empresa não tem nenhuma fábrica. "Somos uma Nike do setor, administramos a qualidade dos nossos fornecedores que colocam a nossa grife em seus produtos, nós mesmos não produzimos nada", explica o diretor de operações da América do Sul.

(Caderno Carro8)(Renato Acciarto)

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Re: Aditivo para carros flex

Mensagem por Felinto Sérgio em Seg Mar 09 2009, 12:23

Eulálio, já utilizei uma vez um aditivo no tanque de um
outro carro na expectativa de limpar o bico e melhorar desempenho e consumo.
Não sei se a sujeira estava muito grande, sei que quando utilizei o carro ficou
falhando e perdeu consideravelmente o rendimento além de aumentar o consumo.
Resumo: Levei ao mecânico e o bico estava todo sujo. Acho que ele pode ter
feito uma limpeza no sistema de combustível (do tanque ao bico), mas essa
sujeira ficou toda depositada nos bicos.

- Rodas 15 Vaska (195/55/15)
- Molas esportivas Macaulay

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 804
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por Eulalio em Seg Mar 09 2009, 20:04

Mas é isso que a reportagem fala um pouco... o aditivo flex pode ser bom para apenas um tipo de combustivel, no entanto, nem os fabricantes dos dispositivos flex recomendam o uso de aditivo no combustivel. Que o ideal é levar o carro a uma autorizada para fazer a limpeza do sistema de injeção.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por felipelombardi em Sab Jan 16 2010, 05:19

De quanto em quanto tempo deve-se levar o carro para fazer essa limpeza dos bicos ?

felipelombardi
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 37
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa
Motorização/Cor : Ka 1.0 Flex 09/10 Preto Ebony
Código de Opcionais : KPM0

Mensagem por Felinto Sérgio em Sab Jan 16 2010, 16:37

Eulalio escreveu:Mas é isso que a reportagem fala um pouco... o aditivo flex pode ser bom para apenas um tipo de combustivel, no entanto, nem os fabricantes dos dispositivos flex recomendam o uso de aditivo no combustivel. Que o ideal é levar o carro a uma autorizada para fazer a limpeza do sistema de injeção.

Aew entra outra dúvida minha. Falasm que os bicos são auto limpantes.
Me falaram que só o aditivo que contém na gasolina aditivada já resolve.
Não sei se é verdade.

- Rodas 15 Vaska (195/55/15)
- Molas esportivas Macaulay

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 804
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por Cibulska em Seg Abr 05 2010, 11:01

Bom dia.Esse é meu primeiro post no fórum.Estou com meu kazinho com os seus 60mil Kms rodados e não tive problemas com sujeira no motor nem nada. Mas, como todo carro as coisas podem acontecer a qualquer momento e por isso estou aqui procurando recomendacoes!Ja ouvi varias vezes a respeito da gasolina aditivada para ajudar a limpar os bicos mesmo. Dizem que como ela é mais 'pura' ela consegue absorver a sujeira que é acumulada pelo uso de outras gasolinas 'piores'. Recomenda-se de tempos em tempos fazer uso de uma gasolina 'podium', por exemplo, para fazer essa limpeza. Sobre aditivos nao sei, pois nao uso. Tb nao sei sobre o uso de combustiveis para caso voce use mais o alcool que a gasolina. (No meu caso a gasolina esta com um melhor custo-beneficio). Espero ter ajudado e nao ter me delongado mto.Abracos,Cibulska

Cibulska

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : Brasilia/DF
Motorização/Cor : 1.0/Azul
Código de Opcionais : Kit Fly + Rodas R15 (BRW)

Mensagem por djfernandolages em Qui Out 14 2010, 20:31

Bom, hoje pela primeira vez abasteci somente com álcool, 42 litros aproximadamente (quero fazer a média com álcool, hoje completou 1023 km), e coloquei um desses bardahl flex, ao sair do posto peguei uma via rápida e notei que ao mudar da 1ª para a segunda e da segunda para terceira marcha, o Kazão dá uma "segurada" depois "puxa" de solavanco, não fazia isso na gasolina, paira a dúvida: foi o álcool que ocasionou essa "anomalia" ou foi o tal do bardahl flex? ou o sistema tem que se "adaptar" à mudança brusca de combustível, já ouvi gente dizendo que quando muda de combustível totalmente o sistema demora um pouco pra se adaptar, não sei se é verídico isso, peço help para os mais experientes com o KA, grato.

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE

http://www.djfernando.br21.com

Mensagem por Vogel Design em Sex Out 15 2010, 17:46

cara, como vc nunca colocou acool, nem a gente sabe como responder! teu primeiro tanque de alcool e vc mete aditivo! ai não tem como saber! agora é esperar o carro se acostumar! tem uma grande diferença andar no ka com gasolina e com alcool! eu sou um cara que não sou fã de aditivos de combustivel!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:25

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares