Cuidado o Retorno nos financiamentos !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cuidado o Retorno nos financiamentos !

Mensagem por Levipe em Dom Mar 29 2009, 21:58

Gente,

Sou novo aqui no fórum, e na semana que vem mais um Kazeiro rsrsrs, mas gostaria de compartilhar uma questão com todos quando o assunto é FINANCIAMENTO DE VEICULOS está um pouco extenso, mas acredito que irá ajudar a todos pois já fui operador de Financiamento.

Toda vez que for efetuar a compra de um carro financiado, preste sempre atenção nestes detalhes, pois o seu financiamento pode ficar bem mais caro do que você imagina.

Vamos a alguns termos:

- RETORNO ou R:
Comissão paga pela instituição financeira para a concessionária e ou revenda, o valor do retorno parte sempre do VALOR DO CARRO X 1,2% ou seja, se o carro vale 10.000,00 e foi aplicado o R4, você calculará R$120,00 (1,2% de 10.000,00) x 4 (Valor do R).

- TAC ou TC:
É cobrado quando o consumidor não é cliente do banco. Caso queiram cobrar e você seja um cliente da instituição a qual estará fazendo o financiamento, questione.

- Plus :
Valor referente a comissão em cima do TAC paga a concessionária.

- IOF:
Imposto sobre operações financeiras, sempre pago ao governo. Este valor varia de acordo com a quantidade de meses do financiamento.

- CET:
Custo Efetivo Total ou seja o quanto você estará pagando realmente de juros no financiamento.

- SERVIÇO DE TERCEIROS:
Esta é a armadilha, é o valor de comissão que o consumidor paga para a concessionária. Este valor é somado ao valor a ser financiado antes que seja calculado o juros. Ou seja você paga XXX para concessionária e a financeira ainda ganha juros neste valor, haja visto que não pode ser pago a vista.

Bem vamos as dicas então...

Sempre desconfie quando a concessionária estiver empurrando um banco para o financiamento, pesquise no mercado, vá até o seu banco de relacionamento, pois assim você pode evitar as famosas armadilhas.
Falo isso porque aconteceu comigo ...
Quando fui comprar o carro do meu pai, parte do carro seria financiada em 36x, até ai tudo bem...
Cheguei para o vendedor informando que eu era operador de financiamento de veículos, e que não aceitaria RETORNO no financiamento... Até este momento tudo ok não é ? Pois não disse o vendedor me apresentando a tabela de coeficientes e falando esta aqui pode verificar é com R0 (so que eu conhecia a tabela do banco que ele ofertou e sabia que a mesma havia sido montada), porem eu sabia que o que ele estava falando não estava muito coerente, afinal de contas quando jogava na minha HP12c a taxa real estava dando seus absurdos 2,2%am. Questionei e ele me disse que era um acordo entre a financeira e a concessionária.
Para evitar stress antes da negociação, falei que o mesmo poderia passar a proposta e que se eu detectasse um RETORNO no financiamento iríamos brigar...
Não deu outra, quando peguei a proposta de Financiamento com o CET la estava:

Valor Financiado: R$25.540,00
Serviço de Promotora (TAC ou TC): R$600,00
SERVIÇOS DE TERCEIROS: 1.225,00
CET: 2,28%am

Ou seja a concessionária me apresentou uma "SUPOSTA TABELA R0" onde na realidade estava sendo aplicada a tabela de R4 (O que corresponde a 4,8% do valor financiado se considerarmos cada R como 1,2% do valor financiado).
Em resumo, a concessionária estava ganhando em cima de mim 4,8% do valor do financiamento e conseqüentemente a financeira também conforme no exemplo abaixo:

Valor financiado: 25.540,00 x 4,8% = 1225,98 ( Valor que a concessionária colocou de Retorno mesmo informando R0), este valor somamos ao valor do financiamento 25.540,00 + 1.225,00 + TAC 600,00 = 27.465,00 que é multiplicado pelo juros informado pelas revendas ex: 1,2% am 0,99% am

Ou seja em cima disso tudo ainda vem o juros e o valor do IOF.

Em poucas palavras, pagamos juros no VALOR FINANCIADO, RETORNO E TAC, o que para a financeira é a melhor coisa.

Voltando ao "causo" questionei as 36x de quase R$1.000,00 alegando que eles estavam utilizando o R4 nao R0 conforme a tabela apresentada na venda.

Nem o gerente de vendas e nem a gerente de F&I (Setor de financiamentos da concessionária quiseram me atender), alegando que não haveria jeito para isso que o valor era aquele mesmo.

Revoltado com a tal situação encaminhei um e-mail para a Diretoria da concessionária com cópia oculta para a Ford, informando todo o ocorrido e que não concordaria em efetuar o pagamento do RETORNO, haja visto que o financiamento é uma ferramenta de Vendas e não de extorsão para os clientes e que o que eles estavam fazendo ( Apresentar tabelas como se fossem R0, sendo que na verdade eram R4 para os clientes) era crime e que eu teria como comprovar isso.

No outro dia me retornaram informando que eu já poderia passar novamente na concessionária pois o "REFERIDO VALOR" já havia sido retirado do financiamento.

A parcela caiu para algo em torno de R$ 870,00

Então galera, prestem sempre atenção no CET pois ele sempre nos diz se estamos sendo passados para trás.
E questionem, pois se neste caso estivesse sendo utilizado outros valores de RETORNO eles ficariam da seguinte forma:
R0 = 4,8% do valor Financiado
R1 = 6,0%
R2 = 7,2%
R3 = 8,4% e assim vai até R13 em alguns casos.

Prestem sempre atenção no valor pago final e não nos valores de parcelas, pois quanto maior o financiamento mais dificil de perceber as "armadilhas".

Espero ter ajudado alguns de vocês e se precisarem de mim é só me contatar.

Um abraço

Levipe
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : Vitória / ES
Motorização/Cor : 1.0 / Prata
Código de Opcionais : KPM9 - R15 195/50

Re: Cuidado o Retorno nos financiamentos !

Mensagem por Adriano Maggo em Dom Mar 29 2009, 22:18

Em primeiro lugar, seja bem vindo Levipe!!!

obrigado pelas dicas, são muito uteis para quem for comprar um carro financiado!!

e se precisar da gente, estamos a disposição tb!!!!

Abraços,
Maggo!!!

Adriano Maggo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 544
Cidade/Estado : Poços de Caldas MG
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KFC9

http://www.dmepc.com.br

Mensagem por Eulalio em Seg Mar 30 2009, 10:20

Bem, entendi mais ou menos o assunto, porém, antes de fazer o financiamento de meu veículo, fiz várias simulações externas e inclusive em outras concessionárias com veículos de valores próximos.

Embora o novo ka ter sido cerca de R$2.500,00 mais caro que o Fiat UNO que eu havia feito uma proposta semelhante, o financiamento dentro das mesmas condições (entrada igual + 48 parcelas), o financiamento na Ford foi menor que na Fiat e que em outros bancos caso eu fosse alienar por minha conta.

Engraçado que foi financiado pelo finasa, agência de "propriedade" do bradesco, cujo sou correntista, e mesmo assim foi mais em conta do que simulando pelo bradesco.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:05

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: