Transpondo trechos alagados
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Transpondo trechos alagados
Bê-a-bá do Automóvel - Transpondo trechos alagados
Nunca ligue o seu carro se tiver entrado água no motor.
Calço hidráulico
Motorista deve tomar muito cuidado ao transpor trechos alagados, pois a água pode entrar no motor e provocar o chamado "calço hidráulico", cujo conserto é caro e não tem garantia. O que ocorre é que a água entra pelo sistema de captação de ar do motor na câmara de combustão e no interior dos cilindros. Ao tentar subir, o pistão encontra a enorme resistência da água, que, diferentemente do ar, é pouco compressível. O enorme esforço do pistão provoca o empenamento das bielas, ocasionando o calço hidráulico e, conseqüentemente, o travamento do motor. Como o reparo geralmente inclui troca de pistãos, bielas e válvulas, o serviço é muito caro (dependendo do carro, pode passar dos R$ 8 mil).
Como fugir do "calço hidráulico": evite passar por locais muito alagados, pois é melhor perder algum tempo do que ter um prejuízo enorme; se realmente tiver de atravessá-lo, engate a segunda marcha e mantenha aceleração média e constante, pois isso vai evitar que a força de aspiração do motor seja muito alta, a ponto de puxar água para dentro do motor e fazer com que o volume de gás expelido pelo propulsor seja suficiente para impedir a entrada de água pelo escapamento; e, se o motor apagar durante a travessia, a primeira recomendação é não tentar fazer com que ele funcione (nem 'no tranco' e nem na chave), sendo que o melhor a fazer é colocar a alavanca de marchas em ponto morto, empurrar o veículo até um local seguro e chamar um reboque, para que seja feita uma análise mais detalhada em uma oficina.
Motorista deve tomar muito cuidado ao transpor trechos alagados, pois a água pode entrar no motor e provocar o chamado "calço hidráulico", cujo conserto é caro e não tem garantia. O que ocorre é que a água entra pelo sistema de captação de ar do motor na câmara de combustão e no interior dos cilindros. Ao tentar subir, o pistão encontra a enorme resistência da água, que, diferentemente do ar, é pouco compressível. O enorme esforço do pistão provoca o empenamento das bielas, ocasionando o calço hidráulico e, conseqüentemente, o travamento do motor. Como o reparo geralmente inclui troca de pistãos, bielas e válvulas, o serviço é muito caro (dependendo do carro, pode passar dos R$ 8 mil).
Como fugir do "calço hidráulico": evite passar por locais muito alagados, pois é melhor perder algum tempo do que ter um prejuízo enorme; se realmente tiver de atravessá-lo, engate a segunda marcha e mantenha aceleração média e constante, pois isso vai evitar que a força de aspiração do motor seja muito alta, a ponto de puxar água para dentro do motor e fazer com que o volume de gás expelido pelo propulsor seja suficiente para impedir a entrada de água pelo escapamento; e, se o motor apagar durante a travessia, a primeira recomendação é não tentar fazer com que ele funcione (nem 'no tranco' e nem na chave), sendo que o melhor a fazer é colocar a alavanca de marchas em ponto morto, empurrar o veículo até um local seguro e chamar um reboque, para que seja feita uma análise mais detalhada em uma oficina.
Leia mais sobre o assunto:
. Chuva - Para não ficar à deriva
. Chuva - Prejuízos de verão
. Mergulhando no prejuízo
Última edição por Brvita em Qua Abr 15 2009, 09:37, editado 2 vez(es)

Sou eu no South Park!
"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."
Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita- Administrador

- Número de Mensagens: 503
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Motorização/Cor: 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais: SOMMA - KBB9
Re: Transpondo trechos alagados
Nossa Brvita gostei de mais disso, e eu já manero quando tem agua,porem até agora não passei nenhum apuro desse jeito com o kazão, pois nesse caso sou zeloso pra ramba, mas quando acontecer é nem ligar o motor e como o camarada disse é esperar e achar um mecênico dessente pra arruma-lo.
eu ja passei por um trecho fundo.. mas fiz q nem o cara falou coloquei 2° e sai queimando enbreagem pra nao deixar morrer...
é e o legal mesmo se for passar é deixar em marcha baixa e ir passando acelerando sem deixar entrar agua no motor por que se não ai complica pra caramba.
E tem que ter abilidade na condução do Carro para não apaga o Motor. por que se não ai complica a situação, e os reparos são Caros!! 

Adolfo Luiz- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

o esquema e pisar fundo e sai quemando... huahuahuahuahuahua

igordmb- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1145
Cidade/Estado: Vila Velha ES
Motorização/Cor: 1.0 preto
Código de Opcionais: kba09
O que meu pai falava era de engatar a primeira marcha, mas a segunda tem mais "fundamento", porém, vai que pegue um trecho difícil de transpor, tem algum obstáculo e aí o carro para no meio do caminho... a única vez que fiz isso foi usando a primeira marcha mesmo, mas dá um medo e a depender da velocidade o para-choque dianteiro pode não suportar a força da água e cair.

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Básico
eu nao vi o video ainda, mas ja vi que o bom e passar de 1º e sem acelerar muito, apenas o necessario para que nao pegue agua em outras partes do motor

em primeira eu ja fiz tbm quando o local nao estava tao fundo soh q era grande a rua alagada...
fui queimando embreagem na 1° marcha em rotacao alta e com carro bem devagar pra nao levantar aquela onda de agua... q issu sim poderia fazer com q entrasse agua na parte superior do motor ou ate mesmo quebrar meu parachoque...
fui queimando embreagem na 1° marcha em rotacao alta e com carro bem devagar pra nao levantar aquela onda de agua... q issu sim poderia fazer com q entrasse agua na parte superior do motor ou ate mesmo quebrar meu parachoque...
Eu nao passo em trechos alagados nem a p%$!
Já vi muita gente perder o motor por conta disso.
Já vi muita gente perder o motor por conta disso.
eu vou tomar mais cuidado daki em diante...nao to afim de zicar meu motor nao ...
o problema eh q tem vez q nao tem saida mesmo ae vc eh obrigado a passar...
o problema eh q tem vez q nao tem saida mesmo ae vc eh obrigado a passar...
o que acontece muito em alagamento e perder a placa

Placa, calota, enpenar discos de freio...esses sao os menores prejus.
disco de freio? caraca... o bagulho e mo forte, como e que empena um negocio desses?? vai ve que o cara vem a 100 por hora e passa na agua

Opa, imagina ele fervendo de tanto utilizar os freios e vc entra na água fria, dá um choque térmico q detona.
A mesma coisa acontece qdo vai lavar o carro, precisa tomar cuidado caso esteja quente e nao jogar água diretamente nos discos.
A mesma coisa acontece qdo vai lavar o carro, precisa tomar cuidado caso esteja quente e nao jogar água diretamente nos discos.
Tópicos similares» Transpondo trechos alagados
» Frases marcantes de filmes
» Motos proibidas de circular pista expressa Marginal Tiete
» Homens e Caranguejos
» Frases marcantes de filmes
» Motos proibidas de circular pista expressa Marginal Tiete
» Homens e Caranguejos
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: