Amortecedor - TROCA PREVENTIVA É GOLPE.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amortecedor - TROCA PREVENTIVA É GOLPE.

Mensagem por Adolfo Luiz em Qua Abr 08 2009, 18:15

Amortecedor - Troca preventiva é golpe

Eduardo Aquino - Estado de Minas

Não existe quilometragem específica para sua substituição, que depende das condições em que o veículo rodou. Fuja também dos recondicionados, pois não oferecem segurança
Pascoal Humberto/Cofap/Divulgação
Shocktester, da Cofap, consegue avaliar com precisão estado dos amortecedores

É comum ouvirmos da boca de alguns mecânicos, seja ele de oficina independente ou de concessionário, que o amortecedor deve ser trocado, de forma preventiva, aos 40 mil quilômetros. Pura enganação. Não existe um limite, pois isso depende das condições em que o carro foi usado. Outro golpe comum é o do amortecedor recondicionado. Trata-se de outra mentira, pois esse processo não é economicamente viável.

Substituição
O proprietário do veículo deve tomar cuidado com a lábia de alguns profissionais sem escrúpulos. Não existe um prazo definido para a durabilidade do amortecedor, que depende das condições em que o veículo foi usado. Por exemplo, enquanto um veículo que roda sobre estradas de terra esburacadas pode ter seus amortecedores destruídos aos 10 mil quilômetros, outro, que circula somente em Brasília, em ruas e avenidas asfaltadas e planas, pode atingir tranqüilamente os 100 mil quilômetros, sem qualquer problema.

"Tire grilos" sobre amortecedor recondicionado!

Avaliações
Na verdade, o amortecedor somente deve ser trocado depois de algumas avaliações, que devem ser periódicas, mas que, nem sempre, são precisas. Aquele teste simples (de empurrar o carro nas extremidades, para observar se a carroceria balança mais de duas vezes, o que é um sinal de problema), somente detecta amortecedores completamente sem ação. De acordo com o coordenador de assistência técnica e desenvolvimento de produto da Magneti Marelli Cofap (fabricante de amortecedor), "existe um equipamento, chamado Shocktester, que mede a ressonância da suspensão de um carro sobre uma plataforma e ajuda bastante a identificar problemas com o amortecedor". Mas, a máquina não tem os parâmetros, para comparação, de todos os veículos vendidos no Brasil e existem apenas 100 unidades, nos pontos de venda da empresa, em todo o país.

Visual
A Monroe (fabricante) desenvolveu um sensor que consegue medir o funcionamento do amortecedor, mas essa tecnologia somente estará disponível no mercado no primeiro semestre de 2008. Mas, segundo o gerente de engenharia de serviços da Monroe (fabricante), Nilton Tadeu, a análise visual também é muito importante, para verificar se o componente sofreu alguma pancada, se está empenado ou se apresenta algum vazamento. Ele ressalta que a empresa também tem uma máquina para teste de amortecedor, mas são apenas duas unidades móveis em todo o país.

Recondicionado
Não coloque amortecedores recondicionados em seu carro, pois eles podem expor ao risco você e sua família. Primeiro, porque é economicamente inviável recondicionar amortecedores, ou seja, para se conseguir dar a ele as mesmas características originais, o custo seria igual (ou até maior) ao de um novo. Além disso, os componentes originais (retentores, válvulas, haste, batentes e óleo) não são vendidos no mercado. Por isso, eles não conseguem reproduzir as mesmas características de um novo.

Importância
Ao contrário do que sugere o nome, o amortecedor não amortece a pancada, pois isso é tarefa das molas. O componente impede as oscilações da carroceria, provocadas pela mola. Manter os amortecedores em bom estado é fundamental para o equilíbrio do carro, principalmente em curvas e em pisos irregulares. Ou seja, rodar com amortecedor desgastado pode significar uma saída de pista fatal numa curva ou ao trafegar sobre asfaltos remendados e lombadas, mesmo em baixas velocidades.

Quanto custa trocar (*)?
Oficina Preço (R$)
Viegas Serviços Automotivos 586,80
Centro Automotivo Pingüim 561
WS Pollo 423
Rodasa 590
Dedé, o Rei da Suspensão 546

(*) Tomando como base um Fiat Palio 1.0, 2002, a troca dos quatro amortecedores originais, a mão-de-obra e o alinhamento, deixando de fora reparos, batentes etc. Preços pesquisados em Belo Horizonte.

Fonte: VRUM SITE.

Adolfo Luiz
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

http://www.quatrorodas.com.br

Re: Amortecedor - TROCA PREVENTIVA É GOLPE.

Mensagem por Alessandro em Qua Abr 08 2009, 18:30

Nossa Recondicionados e essas melecas a mais é tudo porcaria pra não prejudicar o $$, mas depois prejudica o carro e a segurança numa viagem e não tras nenhum conforto.

E também é legal um teste balança o Karro aonde está os amortecedores e se ele parar de imediato após você ter parado de balançar, que dizer que eles estão OK, e se eles começar a chacalhar, nesse caso está na hora de troca-lo e por um novo.

Eu vi essa dica no Auto Esporte..

Abraços

VENDA DAS PALHETAS FLAT BLADE.

Pneus Michelin do Karango são 175/65/14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles.... Twisted Evil Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 4438
Cidade/Estado: Campinas/Sp
Motorização/Cor: 1.0 Flex/ Prata
Código de Opcionais: KFF9(Kit Fly+Kit Class), Completo + up's e rumo ao Kit Pulse. ;D

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_360int.asp?mod=BDA

Mensagem por Tar em Qui Abr 09 2009, 22:15

Troca preventiva é golpe mesmo, os amortecedores sempre, ou quase sempre, não param de funcionar de uma hora para outra, é aos poucos, mas é só fazer o teste da reportagem (balançar o carro) que não tem erro não... ;D

Última edição por Tar em Qui Abr 09 2009, 22:20, editado 1 vez(es)

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 2165
Cidade/Estado: Umuarama / PR
Motorização/Cor: 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais: Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786565120

Mensagem por Alessandro em Qui Abr 09 2009, 22:17

É isso ae Tar, mas como tem gente que é picareta pra caramba e quer ganhar um $$ em cima de pessoas leigas.

Abraços

Pneus Michelin do Karango são 175/65/14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles.... Twisted Evil Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Código de Opcionais: KFF9(Kit Fly+Kit Class), Completo + up's e rumo ao Kit Pulse. ;D

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_360int.asp?mod=BDA

Mensagem por Tar em Qui Abr 09 2009, 22:21

Se duvidar ainda vende os amortecedores trocados "preventivamente" como remanofaturados... hauhauhauau ... =/

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 2165
Cidade/Estado: Umuarama / PR
Motorização/Cor: 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais: Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786565120

Mensagem por PoLGaMeS em Qui Abr 09 2009, 22:59

os meus amortecedores q coloquei quando instalaram a suspensao a ar foram preparados (eu entendo como recondicionado)

logo quando eles colocaram os dianteiro eu senti o carro pulando demais.. era soh passar em alguma ondulacao q o carro ficava kikando..
levei la e eles trocaram por uns menores e com mais pressao... ficou perfeito agora...

sera q esses meus amortecedores sao realmente remanufaturados ou deve haver alguma preparacao especifica mesmo nesse caso...

flwss

Minha garagemFotos black Turtle

Projeto CARPC
Leiam as REGRAS do fórum

PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 2229
Cidade/Estado: Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor: 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais: Black Turtle

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Alessandro em Qui Abr 09 2009, 23:42

Eu imagino que não Pol, o que estão no Black Turtle ele é especial, mas também você chegou a vê-lo na montagem.

Mas deve ser diferente.

Abração

Alessandro
Moderador
Moderador

Mensagem por PoLGaMeS em Qui Abr 09 2009, 23:48

eu cheguei tirar aki um pra ver como era... pra variar foi pintado de vermelho..
mas o estado dele aparenta ser "novo" e tbm a marca dele q está impressa em baixo relevo eh da motorcraft...

bom soh sei q tenho garantia de 1ano no kit completo entao se der alguma zica posso levar la e reclamar..

Minha garagemFotos black Turtle

Projeto CARPC
Leiam as REGRAS do fórum

PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 2229
Cidade/Estado: Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor: 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais: Black Turtle

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Alessandro em Sex Abr 10 2009, 00:26

Poxa ai menos mal, é original, mas será que não era os seus não Pol ?

que legal que deram garantia também.

Abraços

Alessandro
Moderador
Moderador

Mensagem por Eulalio em Sex Abr 10 2009, 16:36

eu tinha dúvidas sobre isso, sempre falam em troca aos 40.000km, só que isso depende de uma avaliação. Na concessionária não deixam nós entrarmos para ver o andamento do serviço, será que numa loja de alinhamento/balanceamento eles avaliam? Acho que não, pois eles vão querer empurrar alguma coisa com certeza!

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Básico

Mensagem por Alessandro em Sex Abr 10 2009, 20:10

Alem também das condições de piso e também de como se roda.

Mas tudo é como se avalia as condições..

Alessandro
Moderador
Moderador

Mensagem por igordmb em Seg Abr 13 2009, 04:11

mais uma picaretagem denunciada

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1145
Cidade/Estado: Vila Velha ES
Motorização/Cor: 1.0 preto
Código de Opcionais: kba09

Mensagem por Eulalio em Seg Abr 13 2009, 09:52

Eu suspeitava dessa questão, mas como dizem, é uma troca "preventiva"... talvez pelas nossas condições de ruas, os amortecedores duram em média esse tempo mesmo de 40.000km... o meu que está com quase 32.000km já sinto uma certa diferença no comportamento do carro.

Mas o correto mesmo é sempre nas revisões avaliar o estado dos componentes do sistema de amortecimento. Vai que uma peça esteja desgastada além da conta...

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Básico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: