Espuma na caixa do filtro de ar
Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka :: Manutenção, Reparo & Tutoriais :: Manutenção e reparos
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Espuma na caixa do filtro de ar
Bom pessoal, resolvi abrir hoje a caixa do filtro de ar pra ver como era...
E me deparei com uma espuma, não entendi para oq servia... alguem ai sabe pra que serve ela?

O meu esta sem a orelha do sherek, da pra perceber que entra um pouco de água, mas existe dois furos embaico da caixa para, penso eu, justamente a água sair caso entre, e não tem perigo de molher o filtro pq ele fica "elevado"

E me deparei com uma espuma, não entendi para oq servia... alguem ai sabe pra que serve ela?

O meu esta sem a orelha do sherek, da pra perceber que entra um pouco de água, mas existe dois furos embaico da caixa para, penso eu, justamente a água sair caso entre, e não tem perigo de molher o filtro pq ele fica "elevado"

Re: Espuma na caixa do filtro de ar
vish, nunca reparei, alias nunca abri
ASIUEHAISUEh
mas deve ser pra isso mesmo ou para a vazao de ar mesmo!
abraço
ASIUEHAISUEh
mas deve ser pra isso mesmo ou para a vazao de ar mesmo!
abraço

Marco- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 104
Cidade/Estado: Sao Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: Tecno / Mangels Motion 15" / Toyo Proxes4 195/50/15 / Escape Inox 4"
eu abri ja mais nem reparei se tinha essa espuma...
agora pra q ela serve nao tenho a minima ideia...
ja o buraco embaixo creio eu tbm q seja pra escorrer a agua caso ela entre..
agora pra q ela serve nao tenho a minima ideia...
ja o buraco embaixo creio eu tbm q seja pra escorrer a agua caso ela entre..
é o filtro do respiro do óleo.

RMP- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 58
Cidade/Estado: SP
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: Neo
O ar quente q volta do motor para a caixa do filtro de ar passa por essa espuma para evitar que algum óleo possa vir junto e cair no filtro. Pelo menos era assim no endura. Nesse nao sei se ainda existe esse prob de retornar vapor de oleo pro filtro.
todo carro tem esse fator ae do oleo voltar...so que alguns carros poe o respiro separado da caixa de ar e outros nao como o o KA

duche- Carteira Provisória

- Número de Mensagens: 843
Cidade/Estado: São Luís
Motorização/Cor: 1.6 preto
Código de Opcionais: KPI9
ainda não entendi... pq q tem que sair ar do motor? e posivel ar com óleo?
Por conta da temperatura em que o motor trabalha acaba sendo gerado vapores de óleo.
A valvula anti-chamas que fica localizada no motor do veiculo e é composta por filtros que condensam o vapor de oleo do motor fazendo com que o oleo volte ao motor e aproveitando assim os vapores aquecidos gerados pelo mesmo, geralmente estes vapores são aproveitados pelo sistema de admissão para aumentar a temperatura do ar que é admitido pelo motor para que a mistura ar-combustivel chegue a câmara de combustão a uma temperatura mais alta proporcionando economia e uma queima mais homogenea.
Abraço.
A valvula anti-chamas que fica localizada no motor do veiculo e é composta por filtros que condensam o vapor de oleo do motor fazendo com que o oleo volte ao motor e aproveitando assim os vapores aquecidos gerados pelo mesmo, geralmente estes vapores são aproveitados pelo sistema de admissão para aumentar a temperatura do ar que é admitido pelo motor para que a mistura ar-combustivel chegue a câmara de combustão a uma temperatura mais alta proporcionando economia e uma queima mais homogenea.
Abraço.
Rodrigo Sartori escreveu:Por conta da temperatura em que o motor trabalha acaba sendo gerado vapores de óleo.
Abraço.
Entendeu Tar? rsrs Eu já sabia q era assim...
Agora a explicação está bem detalhada...
Resumindo: sabe a tampa superior do motor? (aquela preta onde está gravado "Zetec Rocam"), se vc observar do seu lado direito, proximo a bateria, tem uma mangueira q vai dessa tampa superior até a caixa do filtro. Essa é uma das mangueiras por onde os vapores de óleo saem do motor e vão para o filtro de ar, antes de serem direcionados para a admissão d novo...como esses vapores d óleo contém gotículas d óleo, a Ford colocou essa "esponja" para absorver as gotículas d óleo , para evitar q o elemento filtrante seja enxarcado d óleo, o q prejudicaria a filtragem do ar q entra na admissão do motor...

Robson M.- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 333
Cidade/Estado: Taubaté/São Paulo
Motorização/Cor: 1.6L/Preto
Código de Opcionais: +Veloz +Furioso!
Amanha vou procurar essa mangueira que vc falou... entendi sim, mas não fazia nem idéia que existia umas coisas dessas... xD
cara dxa eu ja aproveitar este tópico pra fezer uma pergunta...
no caso de colocar um filtro esportivo o que eu faço com essa mangueira???

Dani_D- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 380
Cidade/Estado: São Paulo / São Paulo
Motorização/Cor: 1.0 flex / Preto
Código de Opcionais: KFM9
Este filtro é o "Filtro Separador que é Trocado na Segunda Revisão do Ford Ka"
Abraços!
Abraços!

Adolfo Luiz- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

Dani_D escreveu:cara dxa eu ja aproveitar este tópico pra fezer uma pergunta...
eh vendido por ae uns mini filtros de ar q serve pra colocar nesse respiro de oleo..
aff, sério que é essa espuma que é o tal do "filtro separador"? hauauahuahuahuahauaAdolfo Luiz escreveu:Este filtro é o "Filtro Separador que é Trocado na Segunda Revisão do Ford Ka"
Abraços!
Pior e o preço deste filtro na Revenda aqui em João Pessoa na "Ford" custa R$ 19,00 Reais por um pedaço de espuma, é moleeeeeeee!! 

Adolfo Luiz- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

Eu mesmo troquei a espuma. Cortei e encaixei. Será que é exigido algum tipo especial?
Tonho Cruz- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 65
Cidade/Estado: Salgueiro/PE
Motorização/Cor: Zetec RoCam 1.0/Cinza
Código de Opcionais: Ar
Tonho Cruz escreveu:Eu mesmo troquei a espuma. Cortei e encaixei. Será que é exigido algum tipo especial?
Alguém tem alguma opinião a respeito?
Tonho Cruz- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 65
Cidade/Estado: Salgueiro/PE
Motorização/Cor: Zetec RoCam 1.0/Cinza
Código de Opcionais: Ar
cara, não sei se tem algo em especial neste filtro! mas já troquei do meu uma unica vez!

Vogel Design- Moderador

- Número de Mensagens: 9398
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Motorização/Cor: 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais: Tudo que for possivel
puts, 19 pila uma espuminha... ta loko..
mas eu nao entendi uma coisa, la na explicação o sartori disse "aumentar a temperatura do ar que é admitido"...
eu to aqui querendo comprar o Cold Air Intake... e outras cositas más... visando "esfriar" o ar que entra...
agora me perdi, que que é vantagem? esfrar ou esquentar o ar? :p
mas eu nao entendi uma coisa, la na explicação o sartori disse "aumentar a temperatura do ar que é admitido"...
eu to aqui querendo comprar o Cold Air Intake... e outras cositas más... visando "esfriar" o ar que entra...
agora me perdi, que que é vantagem? esfrar ou esquentar o ar? :p
na verdade a espuma se não me engano é só pra não lavar o filtro de ar com oleo! pois ali fica a entrada do respiro da tampa de valvula não!?
sobre esquentar o ar! possivelmente ele esquente um pouco mesmo, o ar quente serve um pouco nos carros para ignição e etc. inclusive a galera que põe filtro esportivo e tira a entrada ali do oleo, o carro fica uma bosta pra ligar! principalmente quando ta frio!
agora uma coisa é real, desculpa falar isso, mas C.A.I., filtro esportivo e outras baboseirar do tipo, não vão fazer teu carro ganhar cavalos a mais por isso!
sobre esquentar o ar! possivelmente ele esquente um pouco mesmo, o ar quente serve um pouco nos carros para ignição e etc. inclusive a galera que põe filtro esportivo e tira a entrada ali do oleo, o carro fica uma bosta pra ligar! principalmente quando ta frio!
agora uma coisa é real, desculpa falar isso, mas C.A.I., filtro esportivo e outras baboseirar do tipo, não vão fazer teu carro ganhar cavalos a mais por isso!

Vogel Design- Moderador

- Número de Mensagens: 9398
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Motorização/Cor: 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais: Tudo que for possivel
Tópicos similares» Filtro de AR de Papel da Titan 150 na Intruder
» Caixa de Fusíveis...
» MB 180d caixa curta
» Borracha no trampulador da caixa de mudanças
» remover caixa filtro ar - xt350
» Caixa de Fusíveis...
» MB 180d caixa curta
» Borracha no trampulador da caixa de mudanças
» remover caixa filtro ar - xt350
Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka :: Manutenção, Reparo & Tutoriais :: Manutenção e reparos
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: