CheckList antes de Viagem

Ir em baixo

CheckList antes de Viagem

Mensagem por Admin em Qua 30 Abr 2008 - 9:29

Pessoal, abaixo segue um check list para quem vai viajar. Arpoveitem a lista e caso haja mais alguma coisa, vamos adicionando. Se desejarem, imprimam e faça uma tabela no Word e vá riscando as tarefas a fazer conforme voc~e for "checando".

Os motoristas devem adotar precauções para ter uma viagem segura e confortável. A primeira providência é fazer uma vistoria geral no veículo.

Confira os seguintes itens:

1. Nível do óleo,
2. Nível da água da bateria (caso nao seja selada),
3. Parte elétrica,
4. Calibragem dos pneus (não esqueça do estepe),
5. Itens obrigatórios de segurança,
6. Validade do extintor de incêndio
7. Macaco, triângulo e chave de roda,
8. Lâmpadas - estão funcionando?
9. Água do radiador
10. Fluido de freio
11. Encher o tanque de combustível
12. Encher o depósito de água do limpador de pára-brisa e verificar a paleta do limpa-vidros
13. A documentação está em dia (DUT, IPVA, Seguro Obrigatório)?
14. É sempre bom levar uma lanterna e um Guia 4 Rodas com as principais estradas, restaurantes, hotéis, pousadas, postos de polícia rodoviária, etc..
15. Kit de primeiros socorros
16. A cada 500 km rodados aconselha-se a verificar o nível do óleo do motor, através da vareta de controle. Para melhor aferição o carro deve estar em locais planos e com o motor frio.
17. As crianças devem ficar sempre no banco traseiro. As com idade de até 4 anos devem ser transportadas em cadeiras especiais, com cintos próprios. Dos quatro aos 10 anos é recomendado transportá-las sobre uma almofada para o cinto não encostar no pescoço.
18. Bebês, mesmo recém-nascidos, não devem viajar no colo da mãe, pois em caso de colisão a criança pode ser usada como amortecedor no impacto com o painel ou banco da frente. O ideal é transportá-las em cadeirinhas fixadas de costas do sentido do carro.
19. O motorista também precisa estar descansado e com a saúde em dia. O cansaço e a fadiga diminuem os reflexos e aumentam a probabilidade de acidentes. Antes de viagens e passeios, dormir de 6 a 8 horas é indispensável.
20. Bebidas alcoólicas e direção não combinam. Se deseja beber dois ou mais chopes, viaje na companhia de alguém que também dirija, e não beba. Recomenda-se também que o motorista não tome qualquer medicamento antes de viajar.
21. Evite sobrecarregar o veículo ou levar objetos pesados e soltos dentro do habitáculo. Além de prejudicar o desempenho do motor, excesso de bagagem pode comprometer a segurança dos ocupantes. Em uma frenagem mais brusca, qualquer objeto colocado sobre o tampão atrás do banco traseiro, por exemplo, é projetado para a frente e pode atingir a cabeça dos passageiros.
22. O cinto de segurança não pode ficar sobre o pescoço. A parte superior do encosto de cabeça deve ficar na altura dos olhos do ocupante do banco para ser protegido contra lesões na coluna cervical e no pescoço.

Admin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 241
Cidade/Estado : Vitória, ES

http://www.clubedonovoka.com

Re: CheckList antes de Viagem

Mensagem por Eulalio em Qua 30 Abr 2008 - 10:19

Se tudo der certo, amanhã estarei na estrada, espero que o contratempo que surgiu hoje seja solucionado e então farei esse check-list.

Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Kátia em Qua 30 Abr 2008 - 10:25

Nossa que ótimo check list, não vejo a hora de utilizá-lo... até agora não viajei com o novo ka... tá faltando tempo $$$...
Kátia
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 68
Cidade/Estado : Curitiba
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : KFC9

Mensagem por Túlio em Qua 30 Abr 2008 - 10:32

Excelente a lista hein! Parabéns. Esse fórum é 10!

Mas é tanta coisa que eu, que já voei num monomotor de um amigo e presenciei o check list dele, garanto:o dele é menor! hahahahahaha

Mas tá certíssimo, quanto mais segurança, melhor.
Ainda mais para mim, que nunca tive carro e sou motorista recente. Prezo muito pela segurança.

Valeu!

Limpador e desembaçador trazeiro
Vidros elétricos
Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9

Mensagem por Kátia em Qua 30 Abr 2008 - 10:44

O check list é bem válido sim... tem coisas que vc vê por rotina mesmo, que são o nível de óleo, água, calibrar pneus... etc... mas eu já passei por uma experiência no mínimo engraçada. Fui viajar com o kadett, já faziam 6 meses que estava com ele, estacionei para lanchar na estrada e qdo voltei o pneu estava vazio... beleza, peguei macaco e chave de roda, meu noivo foi tirando o step, mas qdo fomos usar a chave de roda veio a surpresa: ela não cabia nos parafusos!!! A chave não era compatível ao tamanho do parafuso, mas como eu 'pobre' mortal ia saber que eu tinha que ter visto isso antes? eu sabia que tinha a chave de roda, mas nunca pensei em ir ver se dava certo!! Sorte que um motorista nos emprestou a chave de roda dele (aquela do tipo estrela) e deu certo. Assim que chegamos ao destino comprei uma chave igual para mim...
Que burra que eu fui né?

Outra coisa importantíssima é não esquecer de calibrar e verificar sempre o estepe, imagine vc vai trocar o pneu e descobre que o estepe está vazio? ninguém merece né?

Última edição por LeonardoHB em Qua 30 Abr 2008 - 11:18, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionado dois posts seguidos em um só)
Kátia
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Eulalio em Qua 30 Abr 2008 - 10:53

Tá lá, item 4

Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Kátia em Qua 30 Abr 2008 - 11:12

Eu vi Eulálio... só tava comentando... hehehe... é que muita gente esquece disso...
Kátia
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Boichato em Qua 22 Abr 2009 - 21:21

eu estou vendo ai katia, eu tb esperei 62 dias....peguei o meu antes de ontem... mas concerteza amanha quando eu viajar novamente vou conferir estes itens ai do eulalio...enquanto a chave de roda ta blz, a unica surpresa a minha foi quando a ford me entregou carro de tanque vazio e a chave que veio de fabrica nao abria o tanque de combustivel...as duas chaves extras nao abria o tanque, logo a concessionaria trocou por um outro fod ka qe tinha no patio...
esse item acho que nao poderia faltar...
"nao esqueca a chave do tanque de combustivel" de preferencia que abra o tanque...
huahauhauahua

abs
Boichato
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 29
Cidade/Estado : Volta Redonda RJ
Motorização/Cor : 1.0 Flex - Preto
Código de Opcionais : pedaleiras esportivas originais e apliques internos nas manoplas e maçanetas

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: